A maioria das montadoras de veículos de massa tem dois grandes problemas para resolver: encontrar uma maneira de frear a crescente supremacia - técnica e de mercado - do Golf, e, ao mesmo tempo, defender-se contra as marcas premium que estão entrando agressivamente no segmento de hatchs médios.


O segmento de hatchs médios é a divisão central e mais importante do mercado europeu, de modo que qualquer montadora que queira ter alguma relevância na Europa precisa estar bem posicionada nesse setor. A Nissan ficou ausente desse mercado por oito anos, mas vai lançar um concorrente para o Golf até o final do ano.


Nos oito anos de ausência da Nissan, o Golf em nenhum momento perdeu terreno para os concorrentes, mantendo-se sempre na liderança do mercado europeu e também como número 1 em âmbito global. O predomínio do Golf é tão grande que ele vende mais que o dobro do segundo colocado, o Ford Focus, desde que a atual geração (mkVII)do compacto alemão chegou ao mercado.


O segmento de hatchs médios no mundo é definido pelo Golf. E seu sucesso teve como resultado uma elevação das expectativas dos consumidores, que exigem confiabilidade e qualidade que antes estavam reservados apenas aos modelos mais caros. Não é por outro motivo que a Peugeot trabalhou tanto na área de qualidade para a segunda geração do 308.


O bom trabalho da Peugeot no 308 está dando resultado, já que o carro tende a quebrar a barreira de 100.000 unidades vendidas este ano e deve melhorar sua posição no ranking (foi o sexto mais vendido na Europa em 2013). Além disso, o 308 foi nomeado Carro Europeu do Ano 2014 e a Peugeot já emitiu comunicado informando que vai aumentar a produção do carro depois de receber 60 mil encomendas desde seu lançamento, em outubro passado.

Segmento Premium

O 308, no entanto, cairia para o nono mais vendido do segmento caso sejam colocados os hatchs premium na lista. Quando se soma Audi A3 ( 167.015 ), BMW Série 1 ( 152.453 ) e Mercedes-Benz Classe A ( 130.864 ), temos um total de 450.332 vendidos em 2013, o que ainda é menos que as 464.313 unidades do Golf. Caso se adicione as 74.472 unidades do Volvo V40, então o segmento de hatchs premium chega a 525 mil unidades. Isso representa uma perda significativa para as montadoras de massa.


Além disso, as montadoras de massa precisa se defender também dos modelos irmãos do Golf, que são os carros que compartilham a plataforma, como o Skoda Octavia e o Seat Leon. Pesquisas qualitativas indicam que são muitos os consumidores que apontam que compram tais carros pois eles são basicamente o Golf. Então a tarefa de Ford , Renault, PSA e GM é que elas precisam lutar para colocar alternativas não só ao Golf, mas também a seus derivados.


Não é por outro motivo que a Ford, no lançamento do Focus 2015, aplicou novas funcionalidades no carro, como um sistema de infotainment, além de recursos de estacionamento automático, de modo a torná-lo mais competitivo frente ao Golf.

Enfrentando o desafio

Ford e Opel estão contando com atualizações tecnológicas para reconquistar os compradores depois de um ano em que ambos sofreram queda nas vendas para seus hatchs médios. No lançamento do novo Focus no início do ano, o presidente da Ford Europa declarou que o Focus é um dos mais sofisticados veículos do mercado de massa no planeta, pois inclui recursos como sistema multimídia de última geracão, totalmente integrado aos smartphones, bem como estacionamento automático em espaços perpendiculares e paralelos.


A próxima geração do Focus será ainda mais intensivo em tecnologia. O centro de pesquisas das Ford na Europa desenvolve um sistema de condução semi-autônoma que deve chegar ao mercado dentro de cinco anos. Esse sistema irá controlar a velocidade e a direção do carro em situações de tráfego de baixa velocidade.


A Opel, por sua vez, anunciou que vai incorporar em seus carros o sistema OnStar infotainment a partir de 2015, incluindo o Astra. Esse sistema conta com capacidade 4G WiFi. Analistas de mercado, porém apontam que os clientes podem rejeitar a nova tecnologia se ela não for intuitiva o suficiente. Pior: um sistema que não seja acessível pode fazer com que os consumidores rejeitem o carro, por sentirem-se frustados por não conseguirem usá-lo.


As fabricantes japonesas também estão melhorando para melhor competir com o Golf. O Toyota Auris experimentou um aumento de vendas de 75% no ano passado, chegando perto das vendas do Megane, sendo que um dos motivos do avanço foi o lançamento do Auris híbrido. A Honda também colocou um novo motor 1.6 litros mais eficiente, e que aumentou as vendas do carro em 5%.


Kia cee`d (oitavo hatch mais vendido em 2013) e Hyundai i30 também tiveram melhoras em seu padrão de acabamento nas últimas gerações. Nenhum deles, porém, ainda está perto de desafiar a liderança do Golf no segmento, pois o Golf é carro que determina o que exigem os consumidores. Ele é o pivô do mercado.

Conclusão


O Golf já tem 40 anos de mercado sem que, no período, um rival a altura tenha surgido. Mesmo assim, o segmento de hatchs médios vem evoluindo ao longo do tempo, pois, a cada nova geração do Golf, os concorrentes se esforçam para chegar perto, beneficiando o mercado como um todo.

Fonte: Automotive News

37 Comentários

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  1. Em vez da maioria criticar o Golf deveria adora-lo, admira-lo e agradece-lo! Vide o GTI MK7 por exemplo, um ótimo custo-benefício, muito bem equipado, ótimo acabamento, é econômico se pararmos para olhar o motor e o desempenho que ele oferece e o melhor de tudo, os verdadeiros rivais do GTI começam em 170K andando a mesma coisa de um GTI de 98K e ainda por cima sendo menos equipados que um GTI de 130K!

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    1. Isso mesmo, os consumidores devem agradecer, vão surgir produtos melhores para nós pois a concorrência está acirrada.

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    2. Eu agradeço a JAC e a Hyundai com essa novidade de garantia de 6 e 5 anos. Pelo menos nós vamos ter certeza que o projeto do motor e a qualidade dos rolamentos é de primeira.

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  2. Só no Brasil que ele poderá perder para o Focus modelo atrasado. Prova mais uma vez da superioridade do entendimento dos compradores em relação ao resto do mundo.

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    1. acho q o q pesa para a pessoa que está em duvida entre os 2 escolherem o focus, pelo menos aki em sp, seria o alto indice de roubo e ser bastante visado por ladrões, pesa também o valor do seguro.

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    2. A matéria acima trata sobre a liderança do Golf no mercado europeu.bem diferente do que ocorre no mercado mundial,onde o Focus,disputa a liderança do mesmo.

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  3. O Golf no Brasil ainda é importado e só vendido em versões 25 mil mais caro que o Focus, que tem produção na Argentina. O Golf só não vende mais pois tem restrições de oferta. O que chega nas concessionárias é vendido. Quando tiver oferta suficiente, será uma hecatombe nas vendas dos outros modelos,

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    1. Pior que é verdade.

      Mal o Comfortline chegou por aqui em MT e já foi vendido... Sequer ficou no showroom.

      Cá entre nós, o Golf é realmente a referência do segmento... Excelente carro.

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    2. Melhor descrição foi essa do Carlos, AHUHAUAHUAUAHUAHUHUAAU, ok, me convenceu, sou da gangue do Carlos agora. Seremos um Hecatombe na vida dos antis.

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  4. Eu comentei aqui a questão das peruas monovolumes como a finada Parati, e as atuais Weekend, Spacefox, Spin, Livina, J5 e outros. Como esse tipo de carro perdeu mercado caindo de 100 mil por ano no BR para uma previsão de 25 mil em 2014.

    Conversando com algumas pessoas nesse fim de semana ouvi o comentário: "Essa Spin parece carro de funerária".

    Imagino que o comprador do carro que também é usado por funerárias ao ver o Ford Ecosport resolveu mudar para um utilitário mais redondo e gorducho e deixar o compridão para trás. E agora todas as montadoras estão correndo atrás das SUVs com vários lançamentos nesse ano.

    Penso que o mesmo aconteceu com o Gol e o Gol-F no passado. Quando esses modelos foram lançados eles entregaram um carro com a relação entre volume externo e volume interno equilibrada. Ao contrário do sedã que é um carro comprido e largo, complicado de manobrar e estacionar dentro da cidade, um hatch oferece um bom espaço interno sem necessariamente ser um carro grande por fora.

    Uma comparação interessante pode ser feita com o Ford Fiesta, Focus e Fusion. Eles tem linha parecidas com uma grande diferença no tamanho. Quem anda sozinho no trânsito pode ir de Fiesta, a família já é melhor servida com um Focus e quem prefere conforto escolhe o Fusion.

    A preferência do comprador de hatch fica no desenho e no equipamento oferecido. O que a VW ofereceu no passado que a deixou famosa foi a incrível resistência do Fusca e da Kombi que se refletiu na mecânica de toda a linha além de uma rede de css muito grande.

    Recentemente um diretor da Mercedes afirmou que a empresa americana Tesla não é concorrente no campo dos carros 100% elétricos porque ao contrário da BMW e Mercedes eles não tem uma ampla rede de concessionárias e serviço de manutenção e atendimento personalizado ao cliente.

    Ou seja, a compra é uma decisão de paixão (aparência, linhas, desenho, potência, atendimento na css) equilibrado com a razão (assistência técnica, resistência, consumo, ficha técnica). Por isso tem mercado para todo mundo, tem carros que vendem 10.000 unidades e outros que vendem 10 unidades. O que nos resta é respeitar o direito das pessoas pensarem de forma diferente.

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  5. Quando produzido aqui, será que o Golf terá redução de preço? Se ele já vende bem sendo importado da Alemanha por que a VW iria reduzir o preço em 2015? Isso é algo que me preocupa nas boas vendas do golf

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    1. Outra pergunta: será que ela não vai depenar o carro? O comfortline.já não conta com o ar automático!

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  6. Faltou no final da matéria vir escrito
    "Material promocional pago pela VW"

    Não tô desmerecendo o carro q fique bem claro, tô é questionando a matéria.

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    1. Faz o seguinte é simples de entender
      CAR BLOG
      onde se lê Car entenda VW
      ou onde se lê Car entenda GOLF
      ou onde se lê Car entenda UP.

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  7. Mundando um pouco o assunto, como ficarão os motores daqui um tempo se aprovado a adição de 2,5% de alcool na gasolina, total de 27,5% de alcool em nossa mijolina. Só quero ver os problemas que aparecerão em carros somente movidos a gasolina e com injeção direta. Oooooooo país de m....a.

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  8. A supremacia a que se refere o texto so vale para o gti. Esse sim tem ótimo custo benefício e sempre foi utilizado como vitrine tecnológica pela vw. As outras versões são somente outras versões.

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    1. Felipe vamos analisar, imaginamos que se fosse o Focus ou qualquer outro carro se fosse detentor dessa tal "supremacia", tu acha que a matéria teria esse título, acha....
      É eu também não acho não, alias nunca jamais nem teria matéria do gênero.

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  9. Esse texto é meio bizarro. Em três grandes mercados mundiais China, EUA e Brasil, o Golf perde feio para a concorrência. Que negócio é se esse dos outros terem de se mexer. Ficando assim está ótimo para eles.

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    1. Na china o focus vende menos que o Lavida (Jetta), nos EUA ele figura apenas como 16º da lista onde ate esse mes de abril nem tinha o Golf, e brasil não é mercado de carro só de carroças..

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    2. O que interessa é olhar em termos globais. Se somar Golf + Golf Sedan (Jetta), o Golf é de longe, de longe mesmo, o carro mais vendido do mundo.
      Isso que interessa, o resto é mimimi.
      Golf é o top supremo. Não gosta? Não compre. É siimples.

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    3. Calma lá Carlos. As vezes a pessoa até gosta,e muito, mas não pode comprar... aí vem até o blog falar besteira... é sempre assim, os que falam mal andam de compactos, na maioria dos casos compactos chineses e derivados.

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    4. Tem outros modelos que poderiam somar às vendas do Golf, a Golf Variant (chamada em alguns mercados de Jetta Variant ou Jetta Sportwagen) e a Golf Sportsvan (antigo Golf Plus).

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  10. O GTI realmente é um baita carro. Mas tem um pecado: não acender os 2 leds em cada farol...

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    1. O Golf R acende os dois LEDs, ficando dois "U"´s acesos. Tem que ter algum diferencial estético entre o GTI e o R< né?

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  11. A Fenabrave classifica o Punto como Hatch médio. Será porque ele não aparece nas notícias sobre o assunto?

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    1. se o punto fosse de fabricação VW meu amigo ai talvez voçê teria um chá de matéria assim como Golf e UP

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    2. Max o Punto é um compacto premium, o médio da Fiat é o Bravo, que nem de longe ameaça o Golfão, diga-se de passagem!

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  12. Sempre falam do duelo Focus x Golf, mas o mais vendido é o Punto! Vai entender....

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    1. O Punto é classificado por alguns como Hatch Premium,acho a classificação da Fenabrave mais apropriada.

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    2. Quem deveria concorrer com Focus e Golf é o Bravo. Diga-se de passagem é uma ofensa para os dois primeiro está no mesmo grupo que este último.

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  13. A questão, para mim, não são somente as vendas mas o carro em sí. Pesquisei mais de 8 carros para comprar, com limite de R$ 80.000,00 e nenhum oferece o que o Golf VII oferece. Na verdade, nem chegam perto (modelo Highline manual com pacote Elegance = R$ 76.990,00). Semana passada fiz o test drive do novo Corolla, gostei bastante mas, o interior do carro é sofrível. NÃO comprarei o Golf pois não tem jeito de eu gostar do design dele e, até o momento, estou indeciso em qual carro comprar. Honda Civic seria uma escolha sensata, pelo conjunto.

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    1. Esse entende bem de carros hein... sabe de nada inocente! "NÃO comprarei o Golf pois não tem jeito de eu gostar do design dele" fale a verdade cara, vc não pode comprar um GOLF, isso é fato! É sempre assim, manolos como vc não podem comprar o Golf aí vem no blog falar besteiras, comparando Corolla, Civic, ou trambolhos do tipo... algo meio sem nexo não acha?

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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    3. Uai amigo, design é questão de gosto. Não gostei e pronto. O Fiat Bravo, EM MINHA OPINIÃO, é MUITO, mas MUITO mais bonito que o Golf VII - MAS é MUITO mas MUITO pior em praticamente todo o resto. Além disso, onde você leu que eu comparei um carro com o outro? Escrevi que estou PESQUISANDO. Quanto ao fato de eu poder ou não comprar, é outro assunto que não preciso justificar ou provar a ninguém, já que ninguém paga minhas contas, correto? Isso de querer atacar os outros, até em questões pessoais, por conta de OPINIÃO é coisa de gente anormal. Veja que posto com meu perfil pois discussões se constroem com opiniões e não com agressões e não tenho nada a esconder.

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  14. 90 mil Dilmas num Golf aqui em nosso país é um absurdo!! (O que interessa né? alguém ai mora na china, europa, malásia etc..) o Post quer dizer que todos vão atrás do Golf em tecnologia... até a Mercedes... piada né?

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  15. Hoje fui fazer um test drive no Golf Highline 1.4 e gostei bastante, é um carrão. A concessionária tinha também a versão Confortline 1.4 com câmbio manual, mas tava complicado de tirar do estande, então rodei no automático com DSG mesmo. Só não tinha o GTI. O carro é uma delícia de se dirigir, as trocas de marchas são suaves, quase imperceptíveis.
    Aquelas borboletas no volante nem servem pra muita coisa, pra ser sincero. O carro sabe melhor do que você quando trocar de marcha, então relaxa e goza. Às vezes dá vontade de alterar o câmbio pro modo Sport e subir o giro, mas 99% do tempo você vai rodar no Drive.
    Estranhei o desligamento do carro nas paradas, mas se o negócio poupa combustível mesmo... vá lá. Quando se pisa no acelerador, o carro religa e em menos de um segundo já arranca. O ruim é que o AC desliga nesse meio tempo.
    Eu que já morei em Cuiabá não recomendo um carro desses pra matogrossense nenhum. Não só pelo calor, mas porque o asfalto em todo o MT é uma %$#!@
    Perguntei do câmbio DSG pra vendedora da VW e ela disse que nunca ouviu reclamação alguma. Perguntei se vai haver algum recall no Brasil e ela arregalou os olhos, assustada.
    Nas pesquisas que fiz na internet, coisa rápida, parece que esse câmbio é excelente... pra país de clima frio. Na Austrália, onde no verão faz um calor da peste, houve um recall de vários modelos. Em outros países também. Parece que o porta-voz da VW disse que o câmbio tem alguns problemas em países de clima quente e úmido. Hello Brasil, é nóis, quente e úmido. Se soltar um golf em Manaus ele quebra antes de chegar na esquina.
    Adorei o carro, talvez leve um de câmbio manual, se bem que depois do meu i30 AT fica difícil voltar a fazer musculação ao volante...

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