A Toyota Motor Corporation está enfrentando um problema que muitos gostariam de ter: como alocar a montanha de US$ 40 bilhões de dólares que se acumulam no caixa da companhia. A questão é como investir essa pilha de dinheiro da melhor forma.


A maior fabricante automotiva do planeta registrou lucros em disparada com a fraqueza da moeda japonesa - yen - e a demanda crescente nos Estados Unidos e China. E para tornar as coisas ainda mais "complicadas", a empresa deve adicionar US$ 4.3 bilhões de dólares ao seu caixa com os resultados do último trimestre.

As propostas que estão à frente da diretoria da Toyota sobre o que fazer com os recursos vão de maior pagamento de dividendos para os acionistas, recompra de ações ou construção de mais fábricas nos EUA e China - onde a capacidade de produção está no limite.

A empresa, porém, já afirmou que não tem planos de construir novas fábricas até 2015, sendo que seu foco, no momento, é aumentar a eficiência das plantas existentes.

A relutância da Toyota em aumentar seus gastos tem correlação com os tempos difíceis pelos quais a empresa já passou, registrando perdas bilionárias em 2009 em decorrência de um recall de milhões de veículos nos EUA com problemas de aceleração involuntária.

A Toyota, que não anuncia a construção de novas fábricas desde janeiro de 2012, tem capacidade de produzir cerca de 9,5 milhões de unidades anualmente. Além disso, a produção pode ser até superior a este número caso a empresa opte por pagar horas extras aos trabalhadores.

As fábricas da Toyota que mais estão no limite de capacidade estão nos EUA, o que está levando a empresa a produzir unidades do Camry - carro mais vendido dos EUA - em uma fábrica da Fuji Heavy Industries.

Estados Unidos, China

Enquanto a Toyota reluta em ampliar sua produção, a Volkswagen anunciou planos de investir mais de US$ 7 bilhões de dólares na América do Norte nos próximos cinco anos. A VW busca ampliar as vendas das marcas VW e Audi na região para 1 milhão de unidades até 2018 - ano em que a empresa alemã pretende se tornar a maior do planeta.


Na China, a Toyota prevê que suas vendas subirão para um patamar acima de 1.1 milhão de veículos em 2014, mesmo com sua capacidade de produção local ser de 990.000 unidades. A Toyota registrou um recorde de vendas na China em 2013, em recuperação à queda de 2012 decorrente de uma disputa territorial entre China e Japão.

"A Toyota precisa tomar uma decisão rapidamente", diz Edwin Merner, presidente da Atlantis Investment Research Corporation, de Tokyo, em referência à capacidade de produção da Toyota na China. "Se eles não fizerem isso, eles vão perder mercado. E a Toyota não pode perder participação de mercado."

Riscos geopolíticos

As empresas japonesas em operação na China sofrem com problemas políticos, com reflexos nas vendas. Em 2012, em decorrência de tensões entre os governos do Japão e da China sobre ilhas não habitadas, as vendas da Toyota despencaram 4.9% na China, enquanto a General Motors e a Hyundai Motor viram suas vendas aumentarem.

"A Toyota não pode sair da China", disse, Yoshihiro Okumura, diretor geral da Chiba-Gin Asset Management Co. de Tóquio. “GM e Volkswagen não são afetadas por problemas políticos e estão elevando suas respectivas capacidades de produção na China. A Toyota terá que ser agressiva também".

A VW, que já anunciou planos de investir US$ 19 bilhões de dólares na China até 2016, está construindo uma nova fábrica em Xinjiang. A GM tem a expectativa de investir ao menos US$ 11 bilhões na China entre 2013 e 2016, ampliando sua capacidade de produção em 5 milhões de unidades.

Luxo


A subsidiária de carros de luxo da Toyota, a Lexus, é a única do segmento que não fabrica carros na China. Até marcas menores como Cadillac, Volvo Cars, Infiniti, e Acura estão começando a ser fabricados na China, mas os Lexus ainda não.

Fonte: Bloomberg

28 Comentários

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  1. Bacana ver uma grande empresa que não depende de governo pra salvá-la da falência. As empresas americanas adoram a grana do governo americano.

    Mas falando sério, podia começar investindo de verdade no Etios. Que feiura.

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    1. "A maior fabricante automotiva do planeta registrou lucros em disparada com a fraqueza da moeda japonesa - yen -"

      O governo japonês está comprometendo o poder de compra de toda a população japonesa para inflar os lucros dos exportadores.

      A irônica guerra cambial
      http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=795

      O que está por trás da guerra cambial?
      http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=915

      O arsenal sem sentido da guerra cambial
      http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1061

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    2. tirar o etios de linha e por um carro decente pro Brasil...na altura do que significa toyota...

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  2. Investir aqui no Brasil na fabricação do Yaris ,Auris ,nova Filder ,nova Hilux e SW4, um suv compacto e motores compactos turbo.

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    1. Aì vai dominar o mercado completamente. Talvez seja uma grande estratégia mesmo: qualificar seus modelos de modo que a concorrência não tenha o que fazer.

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  3. Consertar a besteira e mandar o Etios para o limbo!

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  4. A Toyota está preocupada com a eficiência e não com a quantidade.Se não quer investir no Estados Unidos e nem na China, com certeza não vai querer investir no Brasil, onde a casaca pode virar a qualquer momento.

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  5. Seguem as minhas sugestões para a Toyota gastar só um pouquinho desse grana toda aqui no Brasil, afinal, já somos o quarto maior mercado de carros do mundo:

    1) fabricar o Aygo, para concorrer com o March, Novo Ka, Up, etc;
    2) substituir o Etios pelo Yaris;
    3) fabricar a versão hatch do Novo Corolla (Auris na Europa, Matrix nos EUA);
    4) fabricar o Verso-S para concorrer com o Honda Fit e com o futuro Nissan Note;
    5) fabricar o Urban para concorrer com o EcoSport, Duster, Tracker, etc.

    Além disso, já passou da hora da Toyota Brasil descer do salto e começar a importar o Camry com motor 2.5, completíssimo, por R$100K, como a Ford já faz com o Fusion e a Nissan, idem, com o Altima, lembrando que esse último também é importado dos EUA.

    O Camry 3.5 V6 de R$140K, que hoje é a única versão do carro disponível no nosso mercado, quase ninguém quer, e com toda a razão, muito caro.

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  6. O blog sempre dá um jeito de colocar a VW no meio da notícia, ainda quando não tem nada a ver.

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    1. Concordo, incrivel como em uma noticia totalmente sobre a toyota aparece a VW
      oque uma foto de um carro da VW ta fazendo no meio de uma reportagem sobre a toyota

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    2. com certeza...a vw tá sempre presente...se falarem de futebol tem que colocar a propaganda do gol seleção...

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    3. Eu estava prestes a fazer esse comentário novamente. Será que o editor do Blog não tem limites? Ou a VW virou subsidiária da Toyota, para novamente aparecer no post. Em respeito à grande quantidade de visitantes que esse blog possui, o mínimo que se espera é imparcialidade.

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  7. A VW é muito superior à GM e Toyota.
    Mesmo ela saindo de um mercado doméstico muito menor (Alemanha tem 80 milhões de habitantes contra 130 milhões do Japão), o que é uma imensa desvantagem, já que está em vias de superar a Toyota no planeta.
    Se for comparar coma GM, então, dá até dó. A incomptência da GM é tanta que mesmo partindo de um mercado doméstico muito maior (300 milhões de gordos nos EUA), ela toma um couro federal no planeta não só em vendas, como também em lucros e faturamento. E ainda assim a GM precisa passar o chapéu entre os contribuintes americanos para não falir, enquanto a VW está sólida e em crescimento.

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    1. "E ainda assim a GM precisa passar o chapéu entre os contribuintes americanos para não falir, enquanto a VW está sólida e em crescimento."
      Dei muita risada com essa passagem!!! O pior é que é verdade, uma triste realidade... Já valeu a pena ter aberto o blog...

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    2. A VW so cresceu na china por causa do preconceito contra os japoneses, especialmente pelas tensoes politicas na região, que são muito antigas e complexas. Se não fosse isso a toyota muito provavelmente ia estar na frente por la tambem.
      Alias, ela vai muito bem considerando a historia da relação japão china e o preconceito local.

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  8. Os americanos precisam rever urgentemente a forma como eles administram suas empresas. Enquanto as montadoras alemãs e japonesas são os departamentos de engenharia que dão as cartas, nos EUA, quem manda são os financistas que só olham para os lucros.
    O resultado está à vista de todos: a engenharia americana está na década de 80 ainda, enquanto os alemães e japoneses estão colocando inovações no mercado a todo momento.
    Esse tipo de gestão das empresas norte-americanas dá certo no curto prazo e deixa acionistas felizes, mas no longo prazo é um desastre, pois qualquer projeto de desenvolvimento de longo prazo mais custoso não passa no crivo dos financistas, o que leva à estagnação da tecnologia, das inovações, da produtividade, perda de mercado, faturamento em queda e lucros declinantes se transformando em prejuízo.
    As montadoras americanas são administradas por pessoas com cabeça dos anos 60 e que acham que a tecnologia dos anos 80 é o máximo. Deveriam contratar gente das empresas de tecnologia, como Google, Facebook e Intel para lhes ensinar a como recuperar a capacidade de inovação, pois nem mesmo o mercado dos EUA está aceitando mais esses carros de baixa qualidade que GM, Crrysler e cia limitada continuam a fazer, com motores grandes e ineficientes.

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    1. "quem manda são os financistas que só olham para os lucros."

      Ah, a VW é uma instituição de caridade agora? Essa demonização do lucro que o brasileiro faz é que é o motivo do país ser tão atrasado. Ora, ninguém trabalha de graça, todos precisam ganhar dinheiro para sobreviver. E o lucro nada mais é do que isso. Você, Carlos, no seu emprego, vende sua mão de obra em troca de um salário, que é o seu lucro. O problema das montadoras do EUA é só um: sindicatos, que acabam, justamente, com a lucratividade das empresas de lá. Sem lucro, a empresa não consegue inovar e criar novas tecnologias.

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    2. Ninguém é contra o lucro, aliás se tem uma coisa que a VW entende é de lucro, já que ela é a montadora com maior rentabilidade e faturamento.
      O que eu critico é o fato de montadoras americanas serem dirigidas, em geral, por pessoas que não entendem de carro, mas apenas de planilhas financeiras.
      No caso das alemãs, por exemplo, o CEO dessas empresas sempre vem da área de engenharia. Então a engenharia da VW é quem dá as cartas na empresa. Como eles que mandam, eles aprovam projetos mais caros (e menos lucrativos, a princípio), se do ponto de vista técnico ele é superior.
      Já em empresas como GM e Ford, a engenharia é subordinada aos financistas. Ou seja, não conseguem aprovar na empresa projetos muito sofisticados do ponto de vista técnico, pois os financistas não entendem de carro, então não dão valor a isso.
      Isso acontece há muito tempo, de modo que os melhores profissionais de engenharia querem ir trabalhar na VW, Audi, BMW, Mercedes-Benz, enquanto as americanas ficam com os novatos ou os não tão brilhantes...
      No longo prazo, o maior investimento em tecnologia de ponta leva a carros muito melhores, que são vendidos a preços mais caros e, logo, dão mais lucros!
      É por isso que VW é altamente lucrativa, e a GM uma empresa semi-falida. Fiat e Chrysler tem problemas também, pois os bancos não querem financiá-las, por risco de não receber.

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    3. Quer maior exemplo de empresa que so olha para lucro ?? So olhar a VW
      Mantem a kombi e gol g4 em produção enquanto dão lucro e so pararam porque a lei não permite mais e ia sair muito caro para eles adaptar esses carros. E eles lutaram até o fim pra etentar manter a kombi que provavelmente só não ia tirar nota negativa no latinncap porque ela não existe.
      Cade toda essa preocupação com a segurança que os fãs da VW ficam falando. Eles so fizeram o up assim porque isso vende carro, se não eles não estavam nem ai.
      Ou derrepente virou o ano e eles viraram santos?

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    4. daqui a pouco o carlos vai dizer q a vw é tão excelente que construirá um foguete que fará de 0 a 100 em 2 s e que terá consumo de 400 km/l...é um doente mental..

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    5. mas eles ja fazem esse carro, é o golf
      hahaha

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    6. Ei carlos tire a Ford de rota,tá.no passado sim hj e no futuro ela está tão avançada quanto o grupo vw se vc não sabe todas as tecnologias da jaguar land rover aston etc.. pertencem a ford ok? Ah vc está com muita razão em dizer que a GM é uma merda e é mesmo assim como a FIAT-CHYSLER e acho que a Toyota é um lixo só presta na parte de durabilidade as custas de alto preço e péssimo acabamento e design bem ultrapassado,sou fordista mas tenho que admitir em muitos aspectos o grupo vw está na frente mais tbem eles não são santos pois seus carros apresentam muitos problemas principalmente na elétrica e alguns no motor situação cretina da vw com seus cliente.. mas nem tudo é perfeito ..

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    7. kkkk !
      ler os comentários sem noção do carlos4vw não tem preço !!!
      resumindo todo mundo ta errado só a vw é que sabe fazer aos coisas certas !!!!
      ( e olha que ela só faz carro sem graça , com visual defasado e ate a 2 meses atraz vendia a kombi no nosso mercado !!!!)

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  9. na alemanha pode até ser...já no Brasil...onde estão os carros superiores da vw...só se for no preço, manutenção e na apólice de seguro, pois são os mais visados do país...

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    1. Claro que na alemanha a VW tem que ir bem, se nem no pais de origem dela ela fosse bem ai seria muito ridiculo. É a mesma coisa que olhar para o japão a VW esta em 9 lugar com menos da metada da mitsubishi que esta em 8 lugar e a VW vende o equivalente a 4% da venda da toyota por la.

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  10. tao fazendo propaganda contra toyota

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  11. Sério que vocês acham o Etios tudo de ruim ? Comprei um faz 3 meses e sinceramente...o carro é seguro , econômico e com uma arrancada ótima. O interior todo mundo que anda em meu carro elogia. Tem seus defeitos é claro mas pra categoria não acho nada absurdo.
    Acho que vocês têm que tirar da mente a versão 2012 do Etios e colocar a 2014 que a opinião será outra.

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    1. Rsrsr... Mas ninguém fala que o carro é ruim, falam que ele É FEIO..... E bota feio nisso....rsrsr

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