A Hyundai do Brasil anuncia o "esportivo" Veloster, equipado com o motor 1.6 16V, com 140 cavalos de potência - número este que sempre foi objeto de ceticismo tanto por parte da imprensa automotiva como de proprietários, já que o desempenho do carro não corresponde à expectativa criada pelos números anunciados institucionalmente.


A revista FullPower conseguiu, porém, um exemplar do Veloster com um proprietário (a Hyundai CAOA não fornece carros para a imprensa) e o levou ao dinamômetro, no qual foi aferida uma potência real de 116 cavalos, conforme pode ser observado no vídeo abaixo.



O resultado é um carro com 24 cavalos a menos do que o informado na ficha técnica oficial - potência na prática é 17% menor que o divulgado.

42 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Todos sabem que realmente não tem, mas o que me deixa com a pulga atrás do orelha é: se 116 cavalos, isso quer dizer que HB20 1.6 e i30 1.6 tem os 116 cavalos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tudo com 116 cv, enquanto o Gol 1.6 8V tem 109 cv!

      http://www.car.blog.br/2013/07/video-gol-rallye-2014-tem-motor-mais.html

      Excluir
    2. carlos4carros????

      Excluir
    3. Só nos trolls Carlos!

      Excluir
    4. De Veloster não tem nada! Deveria chamar Slowster.

      Excluir
    5. isso se não tiver menos né, não duvido nada

      fico com o new fiesta 130 cavalos

      Excluir
    6. O motor do veloster não é o mesmo do hb, i30 e cerato

      Excluir
    7. Então qual é a diferença? Pois num vídeo do ADG, ele falou que só mudava uma pequena coisa, mas que era o mesmo motor.

      Excluir
    8. Pelos resultados é o mesmo. 140 hp é só propaganda para vender mais.

      Depois desse processo de 210 milhões de dólares, quero ver a Hyundai pisar na bola novamente. Só se forem muito burros.

      Excluir
  2. A Hyundai foi processada nos Estados Unidos por divulgar valores de consumo médio muito acima do que é na realidade. Terá que pagar 210 milhões de dólares!

    http://www.noticiasautomotivas.com.br/hyundai-e-kia-terao-de-pagar-395-milhoes-de-dolares-a-proprietarios-de-seus-veiculos/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O revoltante eh saber que, aqui, o máximo que pode acontecer eh a fabricante emitir uma nota corrigindo os dados.

      Excluir
  3. no dinamo é 116,,,,mas o que chega nas rodas é bem menor,,pode ser apenas uns 100 pocotós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nesse teste aí é 116 nas rodas mesmo.

      Excluir
    2. Esse dinamômetro não faz as leituras nas rodas?

      Excluir
    3. e o q eu disse. esse dina da fullpower faz a leitura nas rodas.
      é 116 nas rodas.
      é ruim, mas não é 100....náo vamos exagerar...

      Excluir
  4. Esse carro é apenas pros otarios ficarem desfilando e ostentando. Meu Fusquinha Itamar faz ele comer poeira kkkkkkk!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. A Vw é a melhor sem duvidas..........não tem o que discutir...........a unica coisa que falta é um pouco de arrojo no design, somando tudo isso seria imbativel..........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor é a AUDI. Vw não chega nem perto.
      Já dirigiu um carro da AUDI ? Te recomendo... você nunca mais vai querer saber de Vw.

      Excluir
  6. O automático faz de 0 a 100 na casa dos 12 segundos, meu Tiida Sedan 1.8 16v com calotas faz em 10s cravados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro que em alguma revista que eu li que o slowster perdia pra um honda city automatico, Ridiculo

      Excluir
    2. Amigo, aqui em SP na marginal numa noite eu com um simples celtinha 1.4 original, aro 13 e eu gordinho dirigindo andei na frente dessa coisa. Nunca ri tanto dirigindo... legal mesmo foi jogar o pisca e ver a cara de bunda do motorista do slow la.

      Excluir
  7. Não aguento mais o Carlos com seu fanatismo, vai arrumar uma outra coisa para fazer. Gol !!!!!

    ResponderExcluir
  8. Não aguento mais o Carlos com seu fanatismo, vai arrumar uma outra coisa para fazer. Gol !!!!!

    ResponderExcluir
  9. Acho que a notícia deve ser corrigida o anúncio que é feito para este veloster é 130 CV, e não 140 CV, e não ficou claro se foi com ar ligado ou não...

    ResponderExcluir
  10. De tão farsante e caloteira que é, a tal CAOA só poderia mesmo existir no Brasil, a terra dos "jeitinhos" e das propinas - faz tudo para ganhar mais dinheiro enganando o consumidor. E a Hyundai vai se queimando junto com ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais a Hyundai não e muito diferente la fora, vide o processo nos Estados unidos por mentir discaradamente nas propagandas, Ou o simples fado de os carros deles serem basicamente copias de outros. Não sei daonde que o brasileiro inventou que eles são uma marca premium, la fora eles são considerados o carro de quem não tem dinheiro pra comprar coisa melhor.

      Excluir
    2. Sei que a Hyundai "não é nenhuma santa" e em Países sérios, ela vem sofrendo grandes sanções, mas se misturando no Brasil com a tal CAOA - trambiqueira-mor, se queimará muito mais.

      Excluir
  11. Dono de Veloster nem sabe o que é um dinamômetro. O que interessa é que as mina pira na máquina.

    ResponderExcluir
  12. Só aqui mesmo para Ruyndai fazer sucesso a base d enganação. É o pior é tirarem uma de playboy com esses carros

    ResponderExcluir
  13. Pera aí galera. Quando se divulga potência máxima de um motor eh o quanto ele produz ao se exigir o máximo. Essa potência não eh contínua, por ex em velocidade de cruzeiro em uma rodovia o motor está despejando muitas vezes menos de 30 cv (no plano), além disso tem as perdas de energia até chegar as rodas. Se um motor tem potência máxima de 140 cv vc nunca vai ter isso nas rodas em qq regime de rotações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como voce acha que as fabricas medem a potencia do motor, e no dinamometro, pra isso que ele serve pra definir a potencia do motor, a unica coisa e que eles usam o dinamometro de bancada que elimina as perdas na transmição de energia pras rodas, e isso da pra calcular
      Pelo amor de deus da uma pesquisada antes de falar tanta besteira

      Excluir
    2. Aeee o 10:46, vc só pode ser um retardado, presta a atenção. Não estou chancelando os dados da Hyundai/Caoa. Entendo que o teste do dinamômetro vai medir a potência (e neste caso a máxima) nas rodas. Por convenção a potência máxima de um motor é medida ANTES das perdas no eixo motriz. Na Europa e Ásia este motor, o Gamma tem potência indicada em 130 cv (e não estou dizendo que tem). A minha resposta era para o 7:45, que ficou na dúvida se o teste usava o ar do carro ligado ou não, e todos sabemos que com o ar ligado o carro perde cerca de 3/4 cv, e isto é irrelevante NA FICHA TÉCNICA, ou seja na ficha técnica divulga-se a potência máxima de um motor, que nunca é contínua e só se apresenta na faixa de rotação indicada na ficha.

      Excluir
    3. O que voce falou na primeira mensagem não a se entender nada disso que voce esta explicando agora o problema então nao e que vc não sabe de potencia mais que voce precisa articular melhor o que você quer dizer. Realmente pela primeira mensagem parece que vc esta falando que o dinamometro de rolo não vai medir nada de valido
      De qualquer modo da sim para ter uma ideia da potencia do motor desse modo, e so calcular as perdas, não fica exatamente preciso mais mesmo assim o motor fica muito abaixo do rendimento prometido mesmo com os possiveis erros
      e de qualquer modo é muito estranho que esse motor so produz essa potencia aqui no brasil, sendo que na ficha tevnica do motor em outros lugares ele sempre e menos potente

      Excluir
    4. Toda ficha técnica indica a potência e torque máximos juntamente com a RPM que se atinge os picos....

      Excluir
  14. o carro tem um desing muito bom, pode gostar ou não, mas ele deveria ter um motor mais respeitável sim
    Lentoster????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom copia descarada do megane ...
      vc concorda com a pirataria de design ? eu n.

      Excluir
    2. todo carro da ruinundai e copia de um outro melhor eles colocam ate o nome parecido
      ix35 - FX35
      i30 - bmw serie1 (eles tentaram pelo menos hahaha)

      Excluir
  15. Puntinho baratinho Tjet tem 167 cv no dinamometro!! bem mais barato!! hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. achei legal o fluence nesses testes da fullpower deu mais de 190 cv

      Excluir
  16. o motor é diferente do hb20. A mesma empresa fez um teste com o hb20 1.6 e o resultado foi melhore que o informado. Apesar de dizerem que tem 128cv, no teste ele ficou com 130 ou 132cv. Por incrível que pareça. Pásmem!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem