O Volkswagen Scirocco foi lançado na Alemanha em 1974 com dois objetivos básicos: substituir o Karmann Ghia como cupê esportivo de acesso e complementar a remodelação de imagem da marca prestes a acontecer com o iminente lançamento do Golf. O Scirocco trazia a ideia de que é possível um carro divertido e de alto desempenho, porém acessível. Seu sucesso, paradoxalmente, determinou o surgimento da versão esportiva do Golf, o GTI.

VW Scirocoo 1974

A própria Volkswagen não entendia o Scirocco como o carro que iria lhe trazer o grosso de seu faturamento. Essa era uma tarefa do Golf, que seria lançado em breve e no qual a empresa apostava todas as suas fichas. Apostava tanto que o lançamento do Golf era cercado de cuidados, e um deles foi o lançamento prévio do Scirocco, que antecipava uma série de componentes e a mecânica completa do Golf.

VW Scirocoo 1974

Nesse contexto, o Scirocco serviu de "teste de campo" para o Golf. Os problemas que surgiram no Scirocco foram corrigidos para que não se repetissem no outro carro, algo que ajudou a criar a imagem do Golf de veículo confiável e de poucos problemas (a VW usa essa estratégia até hoje - o caso mais recente foi o lançamento do motor 1.0L 3 cilindros do Up! no Fox Bluemotion).

VW Scirocoo 1974

O carro chegou ao mercado com motores 1.1, 1.5 e 1.6 (e ainda uma versão 1.7 exclusiva para os EUA), sempre com desempenho bastante elogiável, sobretudo em função do baixo peso.

VW Scirocco GTX - 2ª geração - 1984

Sendo assim, a estratégia da VW para com a dupla Scirocco/Golf era o Scirocco atendendo à demanda por "hot hatchs" e o Golf ao público convencional - menos apressado. Não se pensava, então, em um "Golf GTI", pois o público para esse tipo de carro era atendido pelas versões mais fortes do Scirocco.

VW Scirocco GTX - 2ª geração - 1984

Entretanto, os dois carros, tanto o Golf quanto o Scirrocco, foram sucessos instantâneos, e a Volkswagen demorou um pouco, mas percebeu que os consumidores não entendiam o Scirocco como um "Golf esportivo".

VW Scirocco R 2009 - 3ª geração

Ficou claro que o Scirocco ganhou via própria no mercado, e, assim, abriu espaço para uma versão esportiva para o Golf - algo que os chefes da VW à época relutavam em aceitar, mas deixavam o projeto andar para deixar sua zelosa equipe de engenharia feliz.

O Golf GTI

VW Golf GTI MkI

O Golf GTI foi pensando inicialmente como uma série especial de 5.000 unidades, e a diretoria da VW determinou que o nome dessa versão não poderia em hipótese alguma mencionar o termo "esporte", para evitar deixar os consumidores decepcionados com eventuais insuficiências de performance.

VW Golf GTI MkI

O nome escolhido para o Golf esportivo, então, foi "GTI", tendo em vista que a VW substituía o carburador pelo sistema de injeção de combustível Bosh K-Jetronic. Além disso, havia dezenas de outras alterações que fizeram a potência do Golf GTI ser 57% superior à do Golf 1.6 normal.

VW Golf GTI MkI

Exageros estéticos foram sugeridos, como aerofólios dianteiros e traseiros, mas a conservadora equipe de estilo da VW os rejeitou completamente, por receio de que tais apetrechos prejudicassem a beleza sutil do Golf GTI.

VW Golf GTI MkI

Quando chegou ao mercado, o boca a boca se espalhou como fogo em mato seco e a badalação em cima do GTI atingia um climax febril. Os consumidores estavam maravilhados com o vigor do carro associado ao visual discreto. Além disso, a injeção eletrônica proporcionava uma maciez de funcionamento de motor jamais vista em carros de massa, e uma resposta ao acelerador imediata.

VW Golf GTI MkI

O sucesso foi tamanho que logo a programação de produção foi alterada das limitadas 5.000 unidades, para nada menos que 5.000 unidades mensais. Assim, o Golf proclamou a revolução dos hatchs esportivos, colocou seu nome na história e viu surgir uma horda de imitadores - nenhum deles, porém, chegou a uma fração de seu carisma ou de sua competência.

14 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. simplesmente..VOLKSWAGEN..DAS AUTO!!!!

    ResponderExcluir
  2. Credo que carro feio esse Siroco quadradão, um Gol caixote anabolizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não notou que é um carro de 1973 como está na placa. São mais de 40 anos. Veja uma foto do seu pai ou mãe dessa época. Vai achar quadradão também...

      Excluir
    2. hahahahahahahahahha

      Excluir
  3. O Golf GTI é sonho de consumo de muita gente que gosta de automóveis; nada mais que o carro perfeito, desejado e buscado através de gerações, que finalmente chegou ao Brasil na sua essencia e atualizado.

    ResponderExcluir
  4. E a prova real que a VW sempre se assemelhou com AUDI e seus carros sempre tem uma identidade forte e bem comum a eles mesmos, reparem que o gol caixa, quantum, scirocco todos eles eram bem parecidos mesmo naquela época. E bom pra esfregar na cara de muitos que fica com esse mimimi de que a identidade da VW hoje e tudo igual. Sempre foi assim e tomara que seja sempre

    ResponderExcluir
  5. Exatamente Thyago, a chamada identidade ou a grande semelhança entre os modelos da VW e dos demais carros alemães é o segredo do sucesso, vc identifica a marca de longe não importando se o que vem em sentido contrário é um Gol 6 ou um Golf 7. Enquanto for assim o sucesso estará garantido para a VW, Audi e BMW. Me parece, que a Mercedes está no mesmo caminho, Classe C, A e E é tudo muito parecido,

    ResponderExcluir
  6. Adoro essas matérias com história, porém tem um erro aí. "-Além disso, a injeção eletrônica proporcionava uma maciez de funcionamento de motor jamais vista em carros de massa, e uma resposta ao acelerador imediata." A resposta imediata não necessariamente tem a ver com a injeção. Um carro carburado bem ajustado e preparado tem a resposta ao acelerador mais rápida que um injetado, haja vista que é um sistema analógico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc falou bem "um carro carburado bem ajustado e preparado"...o que sempre foi raríssimo de acontecer..mesmos carros 0km tinham grandes chances de estarem com marcha lenta ruim por irregularidades na carburação. A injeção eletrônica acabou com isso...e essa é a imagem que ficou. na teoria o carburado pode ter sim funcionamento suave tanto quanto o injetado, mas na pratica so o injetado tem.

      Excluir
  7. O blog poderia mudar de nome para VW.blog.br, só notícia dessa montadora periférica, cadê notícias da Honda, Toyota, Ford, Fiat, GM e outras ?

    Nada haver esse VW Briocco, nem aqui por esta terra passou.

    ResponderExcluir
  8. A vegetação ao fundo dessa foto nº 2 com certeza não é da Alemanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de não ter retrovisor do lado esquerdo e apenas um limpador de pára-brisa. Essa foto está sinistra.

      Excluir
  9. Feio e desengonçado desde a criação!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem