Antes da chegada ao Brasil do Golf de 7º geração o segmento de hatchs médios tinha um quadro totalmente diverso do que se observa hoje: o Focus era o líder, seguido do Cruze Sport6, enquanto Golf 4,5, Bravo e Peugeot 308 disputavam o terceiro lugar.

Fiat Bravo Sporting Dualogic x VW Golf Sportline TipTronic

Nós já comparamos o Golf 4,5 com o Cruze e com o Peugeot 308, e, agora, chega a vez de analisarmos como ele se sai frente ao Fiat Bravo.

Fiat Bravo Sporting Dualogic x VW Golf Sportline TipTronic

Os carros testados são as respectivas configurações com câmbio automático, com preços similares. Dessa forma, os características dos modelos escolhidos são as seguintes:

VW Golf 2.0 Sportline TipTronic - R$ 64.081 reais

VW Golf Sportline TipTronic 2014

O modelo da Volkswagen tem preço inicial sugerido de R$ 63.010 reais, mas como ele conta com pintura metálica, o preço final sobe R$ 1.071 reais, contendo bancos de couro, sensor de estacionamento traseiro, banco traseiro bipartido, cave canivete com controle remoto, sistema de som com conectividade Bluetooth permitindo streaming de músicas, direção com ajustes de inclinação e profundidade revestida em couro.

VW Golf Sportline TipTronic 2014

Além disso, temos direção hidráulica, vidros elétricos nas quatro portas, espelho retrovisor externo com ajuste elétrico e rebatimento automático no lado direito ao engate da ré, espelho retrovisor interno antiofuscante automático, faróis com função Coming & Leaving Home, freios ABS com EBD, entre outros itens. Esse powertrain empurra um veículo com 1.270 Kg.

VW Golf Sportline TipTronic 2014

O Golf Sportline é equipado com um motor quatro cilindros 2.0 8V com 116/120 cv (G/A) @ 5.250 RPM, e torque máximo de 17,7/18,4 Kgfm @ 2.250 RPM, associado a uma caixa de transmissão automática de Tiptronic de seis marchas, com conversor de torque.

Fiat Bravo Sporting Dualogic - R$ 62.901 reais

Fiat Bravo Sporting Dualogic 2014

O veículo da Fiat é mais barato, porém ele adota pintura sólida, enquanto o Golf Sportline está cerca de R$ 1.000 reais mais caro em função da pintura metálica. Se consideramos os dois com pintura sólida, o Fiat Bravo Sporting Dualogic e o Golf 2.0 Sportline Tiptronic têm basicamente o mesmo preço.

Fiat Bravo Sporting Dualogic 2014

Em termos de itens de série, temos vantagens para o modelo da Fiat, que oferece, além dos itens do Golf acima relacionados, saídas de ar para o banco traseiro, compartimento refrigerado abaixo do apoio de braço do motorista, volante multifuncional com seletores de marchas atrás do volante (para operação manual do câmbio) e direção elétrica com dois níveis de assistência. O Bravo fica devendo, porém, o ar-condicionado digital, pois o seu aparelho é de controle manual, enquanto no Golf temos um sistema Climatronic com ajustes automáticos.

Fiat Bravo Sporting Dualogic 2014

O Fiat adota um motor quatro cilindros 1.8 16V com 130/132 cv (G/A) @ 5.250 RPM, e torque máximo de 18,4/18,9 Kgfm @ 4.500 RPM, associado a uma caixa de transmissão automatizada de embreagem única, com possibilidade de trocas manuais por meio de seletores no volante. Esse conjunto empurra um carro com 1.370 Kg.

Fiat Bravo Sporting Dualogic 2014

Interior

O Golf leva vantagem nesse quesito por vários aspectos. Em primeiro lugar, todos os modelos Sportline vêm de série com bancos esportivos e revestimento interno em couro.

VW Golf Sportline TipTronic 2014 - painel
VW Golf Sportline TipTronic 2014 - painel
Além disso, o modelo da Volkswagen apresenta um padrão de acabamento interno, tanto em termos de materiais quanto de montagem, absolutamente irrepreensível.

VW Golf Sportline TipTronic 2014 - interior
VW Golf Sportline TipTronic 2014 - interior
A parte superior do painel é totalmente emborrachado, e o ambiente interno, apesar de o visual datar do final da década de 90, é agradável, com ótima ergonomia, com todos os comandos à mão, e excelente posição de dirigir.

VW Golf Sportline TipTronic 2014 - espaço traseiro
VW Golf Sportline TipTronic 2014 - espaço traseiro
Na questão de espaço interno, o Golf apresenta um espaço traseiro reduzido, e, quando se tem teto-solar no carro, o espaço vertical interno fica comprometido. O porta-malas comporta 330 litros.

Fiat Bravo Sporting Dualogic 2014 - painel
Fiat Bravo Sporting Dualogic 2014 - painel
O Fiat Bravo Sporting, por sua vez, apresenta-se com um interior menos sofisticado, visto que ele vem de série com bancos revestidos em tecido. Dessa forma, em termos de materiais ele perde para o Golf.

Fiat Bravo Sporting Dualogic 2014 - interior
Fiat Bravo Sporting Dualogic 2014 - interior
A montagem dos componentes, apesar de estar distante do nível de qualidade observado no Golf, não é ruim. Entretanto, a posição de dirigir do Bravo, um pouco baixa, acaba criando problemas de visibilidade. A ergonomia também fica aquém do observado no carro da VW.

Fiat Bravo Sporting Dualogic 2014 - espaço traseiro
Fiat Bravo Sporting Dualogic 2014 - espaço traseiro
O espaço traseiro do Fiat Bravo é maior que o observado no Golf, e ainda o seu porta-malas comporta 400 litros - uma vantagem de 70 litros.

VW Golf Sportline 2014 - acabamento interno
VW Golf Sportline 2014 - acabamento interno
Em resumo, o Golf tem melhor posição de dirigir, melhor acabamento e melhor ergonomia, enquanto o Bravo é superior no espaço para os joelhos dos passageiros atrás e no volume do porta-malas.

Fiat Bravo Sporting 2014 Dualogic - painel
Fiat Bravo Sporting 2014 Dualogic - painel
Comportamento dinâmico - dirigibilidade

Este quesito traz diferenças significativas entre os dois. O Golf usa um ajuste de suspensão firme e uma direção mais direta, e com menos assistência que o observado no Bravo, resultando em um comportamento que transmite ao motorista sensação de segurança e de controle do carro. A "pegada" do Golf é claramente mais firme e esportiva - sem ser desconfortável. Ao contrário, o Golf não cansa mesmo após horas ao volante.

VW Golf Sportline 2014 - Câmbio TipTronic
VW Golf Sportline 2014 - Câmbio TipTronic
Além disso, o Golf conta com uma transmissão automática de seis marchas que é a melhor entre todos os modelos nacionais - suave e rápida, e que oferece também opção de trocas manuais por meio da alavanca de câmbio.

Fiat Bravo Sporting Dualogic - câmbio
Fiat Bravo Sporting Dualogic - câmbio 
O Fiat Bravo Sporting, por sua vez, entrega uma suspensão com ajuste macio, combinando com uma direção elétrica mais leve que a observada no Golf. Na realidade, a direção do Bravo é até leve demais, mesmo no modo mais firme, isolando excessivamente o motorista do que ocorre na pista. O Bravo não transmite a mesma sensação de controle observada no Golf, e a suspensão macia acaba ficando cansativa em longas viagens.

Fiat Bravo Sporting Dualogic - instrumentos
Fiat Bravo Sporting Dualogic - instrumentos 
O câmbio do Bravo é o ponto baixo do carro. Sua transmissão Dualogic de embreagem simples fica muito inferiorizada quando comparada com a do Golf. O câmbio do Bravo dá trancos e acaba levando a movimentos pendulares do corpo nas trocas de marchas. Além disso, o software "se perde" frequentemente, selecionado marchas claramente erradas. Muito ruim. A Fiat deveria trocar essa transmissão do Bravo - oferecendo ou uma convencional com conversor de torque, ou uma automatizada de dupla embreagem. Esse câmbio Dualogic pode ser adequado para oferta em modelos de entrada, como Palio, Uno ou Gol, mas não em um hatch médio com preço acima de R$ 60.000 reais.

VW Golf Sportline 2014 - instrumentos
VW Golf Sportline 2014 - instrumentos
Dessa forma, o Golf é o claro vencedor nesse aspecto, já que oferece conforto, segurança, firmeza na medida certa, e sua transmissão automática é suave e eficiente. O Bravo, por sua vez, é cansativo, com direção que não transmite o que acontece na pista, excessivamente leve.

Desempenho

O Fiat Bravo, com seu motor 1.8 E-Torq de 16V tem a característica de entregar torque em altas rotações - comportamento diverso do motor do Golf, que tem abundância de torque em baixa. O resultado é que o Golf é ágil em cidade, com respostas rápidas, enquanto o Bravo é lento em respostas.

Fiat Bravo Dualogic x VW Golf 2.0 TipTronic

Já em estrada, o motor de maior potência e com torque em rotações mais elevadas do Bravo se mostra mais adequado. Em termos de aceleração de 0 a 100 Km/h, temos uma pequena vantagem para o Bravo, com o tempo de 11,8 segundos, enquanto o Golf fica em 12,4 segundos. O Bravo Manual tem uma vantagem de 4,9% sobre o Golf Automático.

Fiat Bravo Dualogic x VW Golf 2.0 TipTronic

Na aceleração de 0 a 1000 metros temos um empate técnicos, com o Golf fazendo a prova apenas 0,5 segundos mais lento que o Bravo 1.8. Importante considerar que os números acima são do Bravo 1.8 com câmbio manual - o Dualogic tende a ser um pouco pior. Como a diferença entre os dois é inferior a 3%, há um empate técnico nesse ponto.

Consumo

Se em desempenho temos números que dão uma ligeira vantagem para o Bravo, no consumo o quadro se inverte, com o modelo da VW se mostrando mais econômico tanto em cidade quanto em estrada.

Fiat Bravo Dualogic x VW Golf 2.0 TipTronic - consumo

Como se pode observar, Golf 2.0 TipTronic tem média de consumo em cidade de 6,9 Km/l de etanol, contra 6,5 Km/l do Bravo. Em ciclo rodoviário, enquanto o Golf percorre 9,9 Km com 1 litro de álcool, o Bravo fica nos 9,5 Km/l. Tendo em vista a diferença a favor do Golf superior a 4%, o Golf vence nesse aspecto.

Frenagem

Ambos os carros são equipados com freios a disco nas quatro rodas e sistema ABS, e ambos os modelos apresentam bons números.

Fiat Bravo Dualogic x VW Golf 2.0 TipTronic - frenagem

O modelo da VW atingiu a imobilidade em 56,4 metros, vindo a 120 Km/h, enquanto o Fiat Bravo demandou um espaço ligeiramente maior: 56,8 metros. A diferença entre os dois foi de 0,7% - assim, por ser menor que 3%, temos um empate nessa dimensão de análise.

Revenda

Este é um ponto onde o Golf leva grande vantagem. Ter um Golf (em bom estado) para vender é praticamente ter dinheiro líquido, tamanha a facilidade de revenda. O Fiat Bravo, por sua vez, exige muita paciência do dono, pois o carro demora longos meses para ser vendido.

Conclusão

VW Golf 2.0 Sportline TipTronic - vencedor do comparativo

O VW Golf tem visual sem alterações desde 2007, enquanto o Fiat Bravo é mais novo, de 2011. Entretanto, o modelo da VW tem melhor comportamento dinâmico, melhor acabamento interno, menor desvalorização, mais prazeroso de ser dirigido, consome menos, tem um câmbio muito melhor e desempenho equivalente. O Bravo, por sua vez tem uma pequena vantagem em espaço interno.
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