Nós já comparamos o Golf 4,5 com o Cruze e com o Peugeot 308, e, agora, chega a vez de analisarmos como ele se sai frente ao Fiat Bravo.
Os carros testados são as respectivas configurações com câmbio automático, com preços similares. Dessa forma, os características dos modelos escolhidos são as seguintes:
O modelo da Volkswagen tem preço inicial sugerido de R$ 63.010 reais, mas como ele conta com pintura metálica, o preço final sobe R$ 1.071 reais, contendo bancos de couro, sensor de estacionamento traseiro, banco traseiro bipartido, cave canivete com controle remoto, sistema de som com conectividade Bluetooth permitindo streaming de músicas, direção com ajustes de inclinação e profundidade revestida em couro.
Além disso, temos direção hidráulica, vidros elétricos nas quatro portas, espelho retrovisor externo com ajuste elétrico e rebatimento automático no lado direito ao engate da ré, espelho retrovisor interno antiofuscante automático, faróis com função Coming & Leaving Home, freios ABS com EBD, entre outros itens. Esse powertrain empurra um veículo com 1.270 Kg.
O Golf Sportline é equipado com um motor quatro cilindros 2.0 8V com 116/120 cv (G/A) @ 5.250 RPM, e torque máximo de 17,7/18,4 Kgfm @ 2.250 RPM, associado a uma caixa de transmissão automática de Tiptronic de seis marchas, com conversor de torque.
O veículo da Fiat é mais barato, porém ele adota pintura sólida, enquanto o Golf Sportline está cerca de R$ 1.000 reais mais caro em função da pintura metálica. Se consideramos os dois com pintura sólida, o Fiat Bravo Sporting Dualogic e o Golf 2.0 Sportline Tiptronic têm basicamente o mesmo preço.
Em termos de itens de série, temos vantagens para o modelo da Fiat, que oferece, além dos itens do Golf acima relacionados, saídas de ar para o banco traseiro, compartimento refrigerado abaixo do apoio de braço do motorista, volante multifuncional com seletores de marchas atrás do volante (para operação manual do câmbio) e direção elétrica com dois níveis de assistência. O Bravo fica devendo, porém, o ar-condicionado digital, pois o seu aparelho é de controle manual, enquanto no Golf temos um sistema Climatronic com ajustes automáticos.
O Fiat adota um motor quatro cilindros 1.8 16V com 130/132 cv (G/A) @ 5.250 RPM, e torque máximo de 18,4/18,9 Kgfm @ 4.500 RPM, associado a uma caixa de transmissão automatizada de embreagem única, com possibilidade de trocas manuais por meio de seletores no volante. Esse conjunto empurra um carro com 1.370 Kg.
Interior
O Golf leva vantagem nesse quesito por vários aspectos. Em primeiro lugar, todos os modelos Sportline vêm de série com bancos esportivos e revestimento interno em couro.
VW Golf Sportline TipTronic 2014 - painel |
VW Golf Sportline TipTronic 2014 - interior |
VW Golf Sportline TipTronic 2014 - espaço traseiro |
Fiat Bravo Sporting Dualogic 2014 - painel |
Fiat Bravo Sporting Dualogic 2014 - interior |
Fiat Bravo Sporting Dualogic 2014 - espaço traseiro |
VW Golf Sportline 2014 - acabamento interno |
Fiat Bravo Sporting 2014 Dualogic - painel |
Este quesito traz diferenças significativas entre os dois. O Golf usa um ajuste de suspensão firme e uma direção mais direta, e com menos assistência que o observado no Bravo, resultando em um comportamento que transmite ao motorista sensação de segurança e de controle do carro. A "pegada" do Golf é claramente mais firme e esportiva - sem ser desconfortável. Ao contrário, o Golf não cansa mesmo após horas ao volante.
VW Golf Sportline 2014 - Câmbio TipTronic |
Fiat Bravo Sporting Dualogic - câmbio |
Fiat Bravo Sporting Dualogic - instrumentos |
VW Golf Sportline 2014 - instrumentos |
Desempenho
O Fiat Bravo, com seu motor 1.8 E-Torq de 16V tem a característica de entregar torque em altas rotações - comportamento diverso do motor do Golf, que tem abundância de torque em baixa. O resultado é que o Golf é ágil em cidade, com respostas rápidas, enquanto o Bravo é lento em respostas.
Já em estrada, o motor de maior potência e com torque em rotações mais elevadas do Bravo se mostra mais adequado. Em termos de aceleração de 0 a 100 Km/h, temos uma pequena vantagem para o Bravo, com o tempo de 11,8 segundos, enquanto o Golf fica em 12,4 segundos. O Bravo Manual tem uma vantagem de 4,9% sobre o Golf Automático.
Na aceleração de 0 a 1000 metros temos um empate técnicos, com o Golf fazendo a prova apenas 0,5 segundos mais lento que o Bravo 1.8. Importante considerar que os números acima são do Bravo 1.8 com câmbio manual - o Dualogic tende a ser um pouco pior. Como a diferença entre os dois é inferior a 3%, há um empate técnico nesse ponto.
Consumo
Se em desempenho temos números que dão uma ligeira vantagem para o Bravo, no consumo o quadro se inverte, com o modelo da VW se mostrando mais econômico tanto em cidade quanto em estrada.
Como se pode observar, Golf 2.0 TipTronic tem média de consumo em cidade de 6,9 Km/l de etanol, contra 6,5 Km/l do Bravo. Em ciclo rodoviário, enquanto o Golf percorre 9,9 Km com 1 litro de álcool, o Bravo fica nos 9,5 Km/l. Tendo em vista a diferença a favor do Golf superior a 4%, o Golf vence nesse aspecto.
Frenagem
Ambos os carros são equipados com freios a disco nas quatro rodas e sistema ABS, e ambos os modelos apresentam bons números.
O modelo da VW atingiu a imobilidade em 56,4 metros, vindo a 120 Km/h, enquanto o Fiat Bravo demandou um espaço ligeiramente maior: 56,8 metros. A diferença entre os dois foi de 0,7% - assim, por ser menor que 3%, temos um empate nessa dimensão de análise.
Revenda
Este é um ponto onde o Golf leva grande vantagem. Ter um Golf (em bom estado) para vender é praticamente ter dinheiro líquido, tamanha a facilidade de revenda. O Fiat Bravo, por sua vez, exige muita paciência do dono, pois o carro demora longos meses para ser vendido.
Conclusão
O VW Golf tem visual sem alterações desde 2007, enquanto o Fiat Bravo é mais novo, de 2011. Entretanto, o modelo da VW tem melhor comportamento dinâmico, melhor acabamento interno, menor desvalorização, mais prazeroso de ser dirigido, consome menos, tem um câmbio muito melhor e desempenho equivalente. O Bravo, por sua vez tem uma pequena vantagem em espaço interno.