O Novo Focus está chegando às concessionárias da Ford em quantidades muito limitadas - em geral duas unidades, sendo que uma delas, em geral, está sendo destinada a test-drive. Ocorre que a procura pelo carro está [bem] maior que esta limitadíssima oferta e como resultado atua a lei da oferta e da procura - pouca oferta e muita procura resulta em preços mais elevados.

carro novo Focus Ford

Segundo informações que coletamos em concessionárias da Ford, os consumidores estão chegando nas lojas, gostando e querendo comprar o carro - especialmente os exemplares das versões topo de linha - Titanium.

carro novo Focus Ford

O modelo mostrado nas fotos é um exemplar da versão mais topo de linha do Focus Sedã, ou seja, um Titanium Plus 2.0 Powershift - carro que tem preço sugerido pela fábrica em R$ 89.990 reais.

carro novo Focus Ford

Entretanto, o carro mostrado já foi vendido por R$ 94.900 reais, e, segundo consta, o consumidor está bastante satisfeito, já que "disputou" a compra com outros interessados pelo modelo.

carro novo Focus Ford

A prática de sobre-preço em automóveis de lançamento é algo não muito apreciado, mas não tem nada de ilegal, já que o "preço sugerido", como o próprio nome diz, é "sugerido" e não "obrigatório". 

carro novo Focus Ford

Assim, em um ambiente em que vigora as leis de mercado, a mais básica delas não vai deixar de atuar, que é exatamente a Lei da Oferta e da Demanda.

85 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Um bom carro, mas utiliza freio-de-mão ainda e por 90 mil reais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Utiliza apenas na versão s 1.6

      Excluir
    2. Tambor na traseira que sai só na versão S 1.6.

      O que ele quis dizer foi sobre a alavanca de freio de mão. No Golf é eletrônica. Botão no console. Não tem mais a alavanca.

      Excluir
    3. Negativo. O tamborzão na traseira está na S 2.0 também do Sedã.

      Excluir
  2. Até o HB20 já teve sobrepreço. É uma questão de tempo para esse Focus novo virar a próxima jaca da Ford.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns aos brasileiros que "querem estar bem na fita".

    Vão pagar 90k por um carro mal-acabado e mal-construído...

    Como o Anônimo disse: problema de quem pagar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mal acabado e mal construído.
      Quanta ignorância!!!

      Excluir
    2. Ignorância? Só fanboy da Ford é que não enxerga que o novo Focus é uma porcaria...

      O pior cego é o que não quer ver... Isso mesmo, vai lá e compra esse lixo todo desalinhado e com peças mal-encaixadas por R$ 95k...

      Tá explicado porque as fábricas sempre querem empurrar porcaria para nós. Por causa de gente como você.

      Excluir
    3. Ja esperava esse tipo de pergunta... Tipica de fanboy da marca.

      Poderia dizer desde um Fusca com assoalho podre, ate uma BMW Serie 7, meu amigo... Isso iria importar?

      Isso nao muda o fato do carro ser uma porcaria. Pode ter um bom projeto, fato. Mas muito mal executado e com acabamento e montagem pessimos.

      Duvido muito que os Focus fabricados na Europa ou nos EUA tenham essa qualidade MEDONHA do argentino.

      Como ja disseram... Compra quem quiser. Se gostou do carro, va em frente e compre, oras...

      Excluir
    4. Fanboy que não exalta marca não é fanboy. Se esperava a pergunta devia ter colocado a resposta. Já entrou e dirigiu o carro? Sim, importa, afinal você afirmou que "Tá explicado porque as fábricas sempre querem empurrar porcaria para nós. Por causa de gente como você. (não foi para mim a afirmação)" e quem sabe você não faz parte de grande parcela da população que tem carro inferior ao que você está julgando...

      Quem quer julgar, tem que fazer melhor. Quem tem dinheiro e pode comprar, com certeza vai olhar outros carros antes de decidir. Se ele vender bem, seja hatch ou sedã, com certeza ele não vai ser a porcaria que você diz que é, pelo menos não pra quem importa e PODE comprar.

      Excluir
    5. Pra começar...

      Se você acha que o carro "vale" esse preço, isso não é da minha conta... Compre e pronto. EU não gostei. Se tem quem goste, quer que eu faça o quê?

      Outra coisa... Eu critiquei sim o carro e recebi uma resposta dizendo: "quanta ignorância". Você não me conhece para saber se sou ignorante ou não... Quem está julgando quem mesmo? Quem é você para afirmar coisa do tipo? Deus?

      Foi a sua resposta? Ah, dane-se se foi ou não... Então é preciso andar no carro para ver problemas de acabamento e montagem? Gozado que não fui o único que percebeu esses defeitos ao vivo... A QR também deixou isso bem claro.

      OK. Mas como devo ser "ignorante", devo estar errado...

      Excluir
    6. Ah, sim.. Ainda ao Anônimo das 14:20:

      Que tal aprender primeiro a respeitar a opinião dos outros ao invés de querer chegar aqui dando liçãozinha de moral? Não chamar de "ignorante" quem não se conhece já seria um bom começo...

      E novamente sobre o carro... O Focus II tinha qualidade geral superior (por sinal, eu teria um fácil). Esse atual me decepcionou bastante. Não é possível que um carro dessa faixa de mercado e que custe o preço dele venha com os defeitos que ele possui.

      Excluir
    7. Acho que tenho que concordar com o outro anônimo em ter te chamado de ignorante, pois como eu mesmo mencionei antes, não lhe chamei de ignorante, até porque respeito a opinião de todos, já você simplesmente mandou me danar... Como EU respeito a opinião de todos, já posso dar lição de moral que você não tem. Meu primeiro comentário foi dia 2 as 17h.

      Falando sobre o carro, QR não é parâmetro. As vezes fala bem e as vezes falam mal do mesmo carro, assim como a auto esporte. Concordo com você que se tem quem tenha gostado do carro e puder comprar, que compre, agora acho que ele deveria estar uns 5k no mínimo abaixo dos preços praticados, e o consumidor não deveria aceitar ágio de forma alguma. É obrigação da empresa entregar o produto que oferece em tempo hábil.

      Excluir
    8. Foi mal, então. Achei que fosse o mesmo cara.

      Então, para que não aconteça mais coisas do tipo, pelo menos coloque um nome, OK? Aí a gente se entende melhor, mesmo tendo opiniões distintas. O blog não deveria permitir postagens anônimas. Não tenho bola de cristal pra ficar adivinhando.

      Sobre o carro: penso o seguinte: SE o carro tivesse um nível de acabamento compatível com o segmento e com o preço, vá lá. Do jeito que está, é achar que o consumidor é otário.

      Como eu disse: a Ford conseguiu estragar o carro. Ou ela melhora o acabamento, reduz um pouco os preços, ou então... De líder no segmento de hatches médios, vai ser só coadjuvante.

      Abraços

      Excluir
    9. Agora entramos no espírito da coisa!

      A Ford tem cometido alguns erros que afetam um pouco as vendas do Focus. Pós venda ruim, preço alto de peças, revisões semestrais, acabamento +-, alto preço e falta de coisas simples nas versões mais básicas.

      Solucionando esses problemas que citei, a Ford tem um grande carro e pode levá-lo ao topo, claro, sem ter que sugar todo nosso dinheiro. Ela tem uma grande arma nas mãos, precisa investir mais nela para ter mais retorno.

      Abraço!

      Jonathan.

      Excluir
  4. Eita Brasilzao... povo acha que tá se dando muito bem comprando sedã médio por 90 mil reais...

    ResponderExcluir
  5. podem falar o que for, que é mal acabado, desalinhado etc e tal.
    mas uma coisa é inegável é que ele é o mais bonito seda medio do mercado. lindão esse focus seda.
    e o painel achei bem loco tb.
    To me lixando se o espaço atrás é pequeno..vou andar na frente mesmo.,..

    ResponderExcluir
  6. traseira é copia do grand siena..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só q o Focus foi lançado antes do Grand Siena...

      então se algm copiou foi a fiat

      Excluir
    2. Nossa então esse novo focus e velho hein

      Excluir
  7. Se apartamento de 50 m² vende por meio milhão, me surpreende não terem pago 100 mil nessa joça.

    ResponderExcluir
  8. A mesma atitude para o New Fiesta, ágil, brasileiro gosta disso, prefere isso, é ordinário, malandro, vantagista e pilantra, por isso se identifica com estes preços abusivos fortalecidos pelos compradores absurdos. Viva o consumismo.

    ResponderExcluir
  9. So nao consigo entender essa revoltinha de alguns com o fato de algumas pessoas pagarem agio. Tem dois carros na loja. Dez caras querendo comprar. Como ajusta? Pelo preço, pô! Quem nao quer pagar, espera mais um pouco. Quem quer o carro agora, vai pagar mais caro. Exclusividsde tem preco. Quem quer pagar, que pague e seja feliz. E ni guem tem nada a ver com isso.

    ResponderExcluir
  10. Sou muito mais um C4 Lounge THP,disparado!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente amigo! O Focus fica aquém do C4L THP em quase tudo! Preço, acabamento, espaço, motor, desempenho, atualidade, etc. Por cerca de R$ 82K, leva-se um THP com praticamente tudo que um Focus oferece hoje por... R$95K!!! Eu realmente achava que o preço justo no Focus completão era 10K abaixo do preço de tabela, mas vejo que a coisa anda pesada no terreno dos sedãs médios! Será que vamos ter new Corolla acima de 100k em breve?
      Ágio é apenas o ajuste do preço à demanda da hora, se tem pessoas dispostas a despejar a grana de um Fusion em um Focus, vai ter concessionária cobrando preço de Fusion para entregar Focus, simples assim. Cada um gasta sua grana como achar melhor! Mas, para os racionais, os melhores negócios surgirão para aqueles que souberem esperar a acomodação do mercado, após a chegada do Corolla e da nova reestilização do Civic no ano que vem.

      Excluir
    2. Ricardo A
      Não concordo.

      O preço de R$95Kg é com ágio. Paga quem quer. Eu não pago. O preço correto é de R$ 83kg, o mesmo do C4 Lounge. Tem a versão de R$ 89.900 se quiser algumas frescuras a mais, que não tem no C4, como o park assist.

      O C4 é mais espaçoso e o motor Prince 1.6 THP é show de bola. Mas o C4 Lounge tem um defeito pra mim: Citroen.

      Fui dono de oficina mecânica por 5 anos. Precisei muito recorrer à assistência técnica das concessionárias.

      Você acha o pós venda da Ford ruim? Não é dos melhores, mas se quer conhecer um que é sofrível, compre um Citroen e precise do pós venda deles e você vai ver o que é um pós venda ruim.

      Em tempo, o melhor pós venda, disparado, é o da Honda. Tanto pra consumidor (minha mãe tem Hondas há 14 anos), como para reparador.

      abraço

      Excluir
  11. O que leva uma pessoa a pagar 95 mil em um focus? Só um idiota mesmo pra não levar um fusion, muito mais carro.

    ResponderExcluir
  12. Sem entrar no mérito se o carro é bom ou não, bonito ou não, esta com sobre preço ou não, vamos nos ater apenas no ágio.
    Só paga ágio em carro quem é OTÁRIO.
    E não é só eu q digo isso, lembram-se do Ciro Gomes na época em que era ministro? Ele disse a mesma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paga mais quem pode.
      O sujeito paga mais para ter o carro antes.
      Quantos FOcus tem na rua hoje? é exclusivo. Então o cara paga 5k a mais para andar com o carro exclusivo por 1 mês.
      É isso.

      Excluir
  13. A parcela de pessoas que topa pagar esse valor absurdo é pequena, então, 6 meses depois o carro caíra de preço! Porque alguns dão valor a suas granas e outros tem menos grana..

    ResponderExcluir
  14. Isso não é lei do mercado... é SAFADEZA mesmo!!! e na boa... TROUXA quem se submete a pagar mais...o preço normal já esta caro!!! Mesma raciocínio para quem compra um carro de terceira qualidade como o ETIOS e se submete a pagar caro por isso....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja vi q vc nao entende nem de mercado e nem de qualudade. o etios e simples, mas tem uma puta qualidade. Preco e livre. Paga quem quer e pode. Que, nao pode reclama.

      Excluir
    2. Etios tem qualidade do que? Nem o plastico que ele usa e nem a versao top tem vidro eletrico.....se vc quer pagar o valor que pedem e acho o carro bom...parabens...sua mentalidade eh de terceiro mundo mesmo.

      Excluir
  15. O que leva o sujeito a pagar 95 k por um sedan médio é o produto de um conjunto de valores solidificados pela influência portuguesa no Brasil, segundo o qual aquele que estiver ostentando um automóvel caro perante a sociedade tem toda a admiração de que precisa pra encher o vazio que carrega dentro, e a sociedade, por sua vez, tem nesse sujeito um objeto de encantamento para o qual direciona a sua miséria moral e intelectual. Portanto, tanto o sujeito que adquire o automóvel quanto a sociedade em que ele está inserido são cúmplices desse ciclo descendente, e somente com a mudança dos valores de forma ampla, por toda a sociedade, é que cada bem de consumo será devidamente colocado em seu lugar, ou seja, ser-lhe-á dado o valor que realmente possui na vida: no caso do automóvel, um mero meio de transporte... e a consequência é que os preços tomarão o seu real valor.... PENSEM NISSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridão, o site é de carro, não de sociologia.

      Excluir
    2. O Carlos acertou: é um problema de Sociologia...Parabéns, Carlos.

      Excluir
    3. hahahaha... A cultura do Carlos/Fabio vai até o Golf.... passou disso ele "trava" !! file not found!! hahaha

      Excluir
    4. Quem pode pagar de 70 a 100 mil num carro moderno, de última geração, procura em primeiro lugar, é segurança, a passiva como air bags de todo tipo (eles tem 6 a 7 airbags), a estrutura resistente a impactos e, segurança ativa (abs, ebd, controle de tração, etc). Procura desempenho aliado a economia de combustível (um Golf TSI DSG por exemplo), pneus de alto desempenho (vc só encontra um Pirelli P7 Cinturato num carro nesta faixa de preço), conforto a bordo (isolamento témico e acústico), multimedia (gps, tela sensivel ao toque, telephone, radio, modo operacional do veículo,etc). As pessoas que podem comprar um carro nesta faixa de preço não compram para exibição ou para sair da massa; compram porque gostam de automóveis tecnológicos além, de terem mais chance de sairem ilesos num choque (não catastrófico) se comparado com veículos mais baratos e simples. Um carro tecnológico é caro aqui e na Europa, as montadoras precisam recuperar todo investimento feito em pesquisas e maquinário, alguém tem que pagar por isso. Paga quem pode, quem não pode sonha em um dia ter um, nem que seja um bom usado daqui dois ou três anos.

      Excluir
    5. Perfeito Eddie.

      É exatamente por aí mesmo.

      Graças a Deus eu pude comprar um Golf TSi DSG, pago à vista. E levei em consideração tudo o que você falou, mais um item importantíssimo num carro, para mim: tesão. Prazer ao dirigir.

      E fazia questão das firulas também.

      Excluir
    6. Marcelo, comprei um TSI DSG também, carro incrível, modo de programação, teto, gps, keyless, rodas 17" Madrid, preto ninja, lindão. Ainda estou aprendendo a pilotar aquela nave, tem que ler o manual do proprietário, se não apenas vai tirar metade do que o carro pode dar. No computador, desde 24 km até 380 km rodados fez 11 km/l na cidade, nada mal. Hoje ouvi um comentário retirado duma revista especializada na conclusão do comparativo Novo Golf x Novo Focus (não sei qual foi a revista); em outras palavras: - Quem quer um carro para locomoção pode comprar o Focus tranquilamente, mas quem gosta e curte automóveis o Golf 7 é a escolha a ser feita sem sombre de dúvidas (ou algo parecido). Contudo, tenho um comentário saudosista a fazer, 9x fora 14 anos que separam o Golf MK 4,5 do Golf 7, o Sapão vai deixar saudades, carro muito mas muito no chão, suspensão absolutamente silenciosa e resistente, muito estável, motor 1.6 agil e econômico, zero defeito, em suma, um grande carro que se vai. Os puristas europeus comentam que o MK 4 foi o melhor Golf de todos os tempos. Concordo totalmente, pois mesmo sabendo que o Golf G7 veio para liderar a tabela de vendas, mas para isso basta a VWB saber administrar bem o potencial de Mercado que essa nova máquina tem. Isto é, a VWB vai precisar ofertar uma ampla gama de motores e modelos, revisões a preços honestos e principalmente conter a voracidade das Seguradoras, que para mim foram as grandes responsáveis pelo quase fracasso do G4. Desde que comprei meu primeiro Golf em 2011 sinto que as taxas vem baixando, a ponto de eu ter pago 2.277,00 reais no seguro do G7 TSI, que para um carro importado é um bom preço.

      Excluir
    7. Pagou barato.

      Desculpe perguntar, mas qual o perfil que você colocou e que cidade você mora?

      Moro em São José dos Campos, casado, 45 anos, garagem em casa e escritório, bônus classe 6. DM/DP R$ 100.000,00, guincho 400 km, carro reserva 10 dias e franquia normal. Tabela Fipe 105%.

      Paguei R$ 2.836,00 na Bradesco.

      Pego o carro na terça feira:
      Highline TSI DSG, rodas Madrid, teto solar, pacote Elegance, Branco.

      abraço,

      Excluir
    8. Quanto aos comparativos, o Golf já perdeu dois.

      A 4R (Focus 1.6 manual X Golf manual) deu vitória ao Focus, deixando claro que o Golf é mais carro. A justificativa é que não se encontra o Golf básico para vender. Que só terão dele em janeiro.

      Mas o comparativo é sobre o carro ou se encontra ele pra comprar?

      Já na Carro, o Golf não só levou, como levou de lavada. Lá eles realizaram o teste levando em conta versões de preços semelhantes: Highline básico manual X Focus SE Powershift.

      O repórter ainda disse que mesmo que fosse o Highline completo absurdamente caro, na opinião dele vale cada centavo diante do Focus Titanium.

      Na Autoesporte o duelo foi Highline manual X SE manual. Deu Golf de lavada de novo. Mas no comparativo do Highline DSG Premium completo com o Titanium completo, que só tem na página na internet, deu o Focus por causa do preço. Mas achei muito mequetrefe o teste. Não tem pontuação nem nada. Muito fraco.

      Na Car and Driver do mês passado teve um comparativo do Highline DSG com o Focus Titanium. Deu Golf de lavada também. Mas com a ressalva do jornalista que deveria ser a versão Elegance de R$ 79.900,00 (sem teto) a eleita deles.

      O que você colocou acima foi da Carro.

      abraço

      Excluir
  16. Otário quem paga ágio. A Ford tem eca na cabeça, lança carro e não tem pra entregar.
    Graças a Deus, fui comprar uma Ranger ano passado e não tinham, e pra encomenda, queria 8 mil de ágio.

    Comprei S10 turbo diesel, estou satisfeito, e tenho um amigo que comprou uma Ranger, infelizmente sofreu um acidente em um pedágio (caminhão bateu na traseira dele e ele encheu um carro na frete) em abril, e até agora não tem peça pra arrumar!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Essa á a Ford, acreditando no mercado brasileiro...

    ResponderExcluir
  17. E por favor, não me venham com essa que o dinheiro é de cada um e faz-se o que quer.

    Vejam um exemplo do mercado fazendo o empresário ter que engolir o orgulho e abaixar lucro, o novo I30, de carro mais vendido do segmento para modelo encalhado nas revendas com descontos enormes...

    Se não fosse tão gananciosos e tivesse lançado o carro a um preço decente, com certeza, teriam vendido um nr. bem grande de unidades e teriam tido um bom lucro pelo montante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentei comprar um i30 em Canoas /RS, mas a proposta que me fizeram para a versão de entrada foi de 72900. Ao questionar sobre os preços praticados em SP (63900) fizeram-se de loucos. Então lhes encaminhei a notícia no NA e no Carplace. Não voltaram a fazer contato comigo. Eles preferem não vender a baixar o preço, sem falar que me pediram 5k pela pintura branca. Pode?

      Excluir
    2. Esse é o correto.

      Quando fui ver o Golf, gostei muito do carro e mais ainda depois do testdrive. Mas avisei ao vendedor que não pagaria um centavo sequer acima da tabela.

      Ele respondeu que aquela concessionária estava trabalhando rigorosamente dentro da tabela.

      Comprei o meu pagando exatamente o preço do configurador online da VW na internet.

      Branco, DSG, Elegance com teto e rodas Madrid. R$ 84.770,00.

      O branco era exatamente o que eu queria (e comprei), mas saiu até mais barato que essa pouca vergonha que a CAOA faz.

      Você fez o certo: não comprou.

      Abraço

      Excluir
  18. Ainda acho que a Ford exagerou na grade preços do Focus 3, mas essa matéria já mostra sinais de que o carro nessa nova geração também caiu no gosto do brasileiro.

    Apesar do Focus 3 ser o carro mais vendido no mundo, é muito cedo para cravar um palpite, mas os primeiros sinais de forte demanda indicam que o Focus 3 tem potencial para brigar pela liderança entre os hatches médios com o Sport6 e tomar o quarto lugar entre os sedãs médios do Jetta.

    Vamos aguardar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rasec.
      Eu acho que ele não perde a liderança.

      No acumulado do ano ele lidera mesmo com a mudança de modelo. Perdeu a liderança em 1 ou 2 meses.

      O Cruze é maior por dentro e em porta-malas, mas aquele Ecotec 1.8 não é econômico e como o carro é pesado, não consegue empolgar tanto assim (100 kg a mais que o Focus e 200 kg a mais que o Golf).

      Tanto é que os números de desempenho dele são muito próximos ao que está tendo o Focus 1.6. E o Focus é mais econômico.

      Os pacotes de opcionais são interessantes e a faixa de preço é muito próxima a do Cruze. A briga promete.

      E por mais que falem dos problemas de acabamento do novo, isso muda. O antigo começou assim também.

      Tenho um 2.0 hatch 2012 e só posso elogiar. Na última revisão (terceira) fizeram uma atualização de software da injeção. O carro ficou ainda mais gostoso de dirigir. O comportamento dinâmico é exemplar. Muito confortável e extremamente estável.

      Na terça feira, dia 5, pego meu Golf DSG. Aí vou poder comparar na prática.

      Excluir
    2. Marcelo Schwan,

      Antes de mais nada, parabéns pela compra ao Golf DSG. Imagino sua ansiedade para dirigir logo o carro.

      Sobre a briga com o Sport6, concordo, promete mesmo, veja, até outubro/13, no acumulado, o Focus vendeu 18.120 unidades e o Sport6 vendeu 18.090.

      Também acho que o Sport6 não tem "bala na agulha" para sustentar a liderança provisória desses dois meses entre os hatches médios, a não ser que GM reduza os preços do carro no curto prazo, ou, no médio prazo, traga de uma vez o motor 1.4 Turbocharged para o Brasil.

      E o Focus sedã, você acha que tem potencial para tirar o quarto lugar do Jetta?

      Excluir
    3. Realmente, bastante ansioso.

      Cara, só não tira o quarto lugar do Jetta se a Ford fizer muita merda. Acredito que tem potencial pra tirar até o terceiro lugar do Cruze. É mais carro que os dois. Quanto aos japas Corolla e Civic, nem se fosse R$ 10.000,00 mais barato que eles venderia mais.

      O Jetta bom pra kct é o TSI com suspensão multlink e motor TSi. Só que o que vende é o outro. Questão de preço.

      Desculpem-me os fanboys da VW, mas o Jetta Confortline é bem inferior ao Focus e isso comparado ao antigo. O novo então então nem se fala. O motor 2.0 8V até anda direitinho na cidade, mas na estrada com carro cheio não dá.

      Repito o que já disse aqui no blog: comprei o Golf porque gostei muito do carro, mas em termos de comportamento dinâmico ele não é esse abismo todo que falam pro Focus não. Tenho o meu hatch 2.0 2012 e acho o carro fantástico em termos de dirigibilidade.

      O principal problema do Jetta não é o carro em si, mas as cotas de importação dele. A VW não tem volume pra trazer tantos Jetta assim.

      Com as mudanças anunciadas, suspensão e motor 1.4 TSi, pra mim vai ser um dos melhores do segmento, em pé de igualdade com o Focus e o Civic.

      O Cruze vende bem porque é bonito e por causa da confiabilidade da marca GM no Brasil. Mas não acho esse carro tão bom assim. Prefiro o Jetta Confortline que ele.

      abraço

      Excluir
    4. Matcelo e Rasec
      Parabéns pela decência e lucidez desprovida de paixão dos seus comentários.
      Isso eleva o nível do blog, tão rebaixado nos últimos dias.

      Abs

      Cleber

      Excluir
    5. Sobre a GM, o interessante é que, em 2013, a GM ultrapassou a Fiat e a VW e se tornou (até outubro) a marca mais vendida no varejo (sem frotistas) para consumidores como nós, o que demonstra que a empresa vem acertando na sua estratégia de mercado e oferecendo carros com um bom equilíbrio entre preço e qualidade, apesar de não serem do agrado de alguns colegas, o que é perfeitamente natural. No entanto, mesmo sendo líder de mercado, fica clara a necessidade da GM em elevar o nível da motorização dos seus carros no Brasil. Como sabemos, a GM é a segunda marca mais vendida no mundo, ficando atrás apenas da Toyota.

      A Ford está no caminho certo, com uma grade bem interessante e aumentou em 14% a sua participação no mercado em 2013. O design do Focus sedã dessa geração ficou muito bonito e equilibrado, bem melhor do que as gerações anteriores. Se o Focus sedã tiver potencial para brigar com o Cruze como afirma (vendas em torno de 2.200 unidades/mês), vai ser muito bom e isso será um salto enorme de mercado para Ford que hoje vende apenas algo em torno de 600 unidades/mês do Focus sedã da geração anterior.

      Outro carro que poderia brigar muito entre os sedãs médios é o Elantra, mas o preço do carro mata qualquer possibilidade nesse sentido. Também está chegando o Novo Sentra 2.0 do México com preços interessantes, a Nissan espera vendas em torno de 1.000 unidades/mês e o Jetta 2.0 parece ser o alvo dos japas.

      Essas mudanças no Jetta (vendas de 1.200 unidades/mês) serão muito bem vindas e a VW precisa mesmo evoluir no Brasil, e rápido, afinal, em 2013, foi a marca que mais perdeu mercado por aqui, com um recuo de 16% nas vendas.

      Excluir
    6. Concordo Rasec.

      Acho que a grande mudança da GM e da Ford foi a melhora no conteúdo, além óbvio, de modelos mais recentes, como Onix e New Fiesta.

      Ou seja, melhoraram o custo X benefício.

      Nesse aspecto, a meu ver, é onde a VW ainda peca no Brasil. Gol e Fox por exemplo, pra mim são superiores a seus concorrentes diretos, mas são muito caros quando começamos a colocar opcionais para ficarem em pé de igualdade com os concorrentes.

      A VW acertou em parte com o Golf. Se compararmos a versão Elegance, a que eu comprei e a mais procurada, seu conteúdo é praticamente o que é oferecido pela Titanium do Focus, com vantagens, como o modos de direção, freio de estacionamento elétrico, paddle shifts, start-stop. Começa a complicar pro Golf quando se pula pra Titanium Plus que cobra R$ 6.000,00 a mais pra ter o xenom, leds, banco elétrico e park assist. Pra colocar isso no Golf tem de somar 10kg ao pacote Premium. Mais de R$ 115kg. Totalmente sem noção.

      Com o New Fiesta foi a mesma coisa. Carro recheado ao mesmo preço dos concorrentes e com um design matador. Vende pra caramba.

      Com o Jetta a VW comete o mesmo erro. O Confortline é caro sendo inferior a Civic e Focus. O Highline é caro quando equipado. Básico é imbatível, mas fica devendo as firulas que o mercado atual exige.

      Antes de comprar o Golf fui ver o Jetta. Mas não o queria pelado. Com teto e GPS já pulava pra mais de R$ 95kg. Com o pacote seguinte que adicionava kessy e outras firulas, ia pra mais de R$ 100kg. Mesmo preço do Fusion Titanium FWD bem mais completo.

      Acho o Elantra bonito. E só. Entrei no carro e achei bom espaço para pernas no banco traseiro, mas teria de decepar a cabeça do meu filho mais velho pra ele andar atrás. Ou então decepar as pernas de quem está na frente pra chegar o banco pra frente. O teto é muito baixo atrás.

      Além disso, não confio nas práticas comerciais do CAOA. Não compraria um carro de representação deles. Nada contra a Hyundai, mas tudo contra CAOA.

      Excluir
    7. Cleber (Anônimo1 de novembro de 2013 23:29)

      Entendo que o intuito aqui é esse: falarmos numa boa sobre carros. Existem paixões, mas essas acabam atrapalhando mais que ajudando. O que não rola, pelo menos pra mim, é agressão gratuita.

      Minha paixão em carros é um Omega 4.1 automático, chipado e cabeçote rebaixado, placa 4100, que eu tenho guardado. Cinza chumbo, painel digital, estepe original e nunca rodado. De vez em quando dou uma volta com ele.

      Mas isso é paixão. Não tem nada de racional um carro daquele tamanho, beberrão do jeito que é. Mas eu não vendo, não troco e não empresto.

      abraço

      Excluir
    8. Marcelo e Cleber,

      É muito agradável trocar idéias com colegas que sabem conviver com opiniões diferentes, e isso ocorre com a grande maioria dos colegas aqui do blog. Tudo fica ainda melhor quando a exposição de pontos divergentes é feita de forma tranquila, até porque pontos de vistas divergentes são perfeitamente normais dentro de um blog, ainda mais automotivo.

      Falando agora um pouco mais sobre o Golf, estava dando uma olhada no site da VW alemã e lá eles vendem o carro nas versões Trendline (entrada), Comfortline (intermediária) e a Highline (top) que você comprou. Tem também as esportivas, claro (GTD, GTI e R).

      O interessante é que na Trendline e na Comfortline, eles vendem o Golf com motor 1.2 TSI (77 kw/175 Nm), que tem mais de 85% da potência e torque do 1.4 TSI (90 kw/200Nm), acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos, e isso deve ser suficiente para uma tocada normal.

      Como a VW vende a versão Highline manual 1.4 TSI aqui no Brasil por R$67K, com motor 1.2 TSI, se fossem importadas da Alemanha, a versão Trendline manual poderia custar uns R$53K e a Comfortline uns R$58K. Com câmbio DSG mais uns R$6K.

      Isso provocaria um verdadeiro "banzé" no mercado brasileiro, mas sei que isso não passa de um sonho.

      Sobre a CAOA, é incrível como essa parceria prejudica a Hyundai. A inauguração da fábrica do HB20 em Piracicaba parecia ser o momento ideal para a Hyundai assumir definitivamente as rédeas dos negócios no Brasil, mas perderam a oportunidade.

      Excluir
    9. Rasec,
      tomara que esse 1.2 TSi venha pra cá e não sofra o preconceito burro do mercado de ser um motor 1.2.

      Sim, porque numa faixa de preço mais alta, normalmente você tem um consumidor mais informado e exigente. Nas faixas mais baixas entra aquela máxima do valor da parcela no meu orçamento e deixa de fazer as demais contas.

      Já vi muito isso na prática. Sou advogado e volta e meia tem cliente enrolado com financeira.

      Voltando ao carro em sí, seria muito sadio para o mercado um Golf trendline e outro confortline com esse 1.2 TSi, ou até mesmo o futuro 1.6 16V.

      Quanto à CAOA, esse cara não dá ponto sem nó. Deve ter amarrado muito bem o contrato dele prevendo multas faraônicas para a Hyundai não roer a corda.

      É um câncer que só queima o filme da Hyundai.

      Mas paciência, tem gente que aceita. O meu dinheiro ele não vê.

      Excluir
  19. É um absurdo pagar ágio. O carro está melhorzinho, mas nao vale o que estao pedindo.

    ResponderExcluir
  20. vi um comentario la em cima, e tive q fazer meu comentario tb, nao sou eximio conhecedor de motorizaçao , entao nao entro nesse tema, mas se for falar sobre beleza, nao tem sedan mais bonito q o elantra, na boa. Mas , de qualquer maneira, respeito opinioes, e como isso aqui foi feito pra se postar opiniao dos leitores, expressei a minha .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Elantra é um belo carro, mas a CAOA/Hyundai tem que descer do salto e caírem na realidade.

      Não que as outras montadoras sejam santas, mas a Hyundai exagera. Ela deve achar que seus carros são melhores do que realmente são, e que todos pagarão por isso...

      E a margem de lucro deles tava tão gorda que basta ver a despencada de preço do novo i30, vulgo "HB bombado", porque até o motor eles compartilham. Ainda assim, duvido muito que estejam vendendo o carro com prejuízo só porque "estão sendo legais"...

      São bons carros, com qualidade geral boa, mas nada de excepcionais. Eu canso de escrever por aqui dizendo que brasileiro é trouxa porque acha Hyundai marca "premium"...

      Excluir
    2. Concordo em todos os sentidos....A hyundai se acha mais do que é . A caoa é uma péssima concessionária da ford. Mistura os dois e veja a porcaria feita....

      Excluir
  21. Aqui em SP Golf antigo é carro de manu!! hahahaha

    ResponderExcluir
  22. Não adiantou tanta propaganda em cima do Novo Focus, as vendas continuam caindo! O Golf por outro lado já assumiu a segunda posição logo atras do cruze.

    Outubro 2013

    1o Cruze - 2193
    2o Golf - 1830
    3o Focus - 1440
    4o Peugeot - 897

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Das 1830 unidades do Golf, 1528 são do Novo Golf!

      Excluir
    2. Digitei errado, foram 1328 unidades do Golf Novo!

      Excluir
    3. Com relação aos sedãs a Ford também ficou para traz em outubro:

      1o Honda Civic - 7158
      2o Toyota Corolla - 5425
      3o GM Cruze Sedã - 2356
      4o Volkswagen Jetta - 1487
      5o Renault Fluence - 1163
      6o Citroën C4 Sedã - 878
      7o Nissan Sentra - 729
      8o Ford Focus Sedã - 675

      Excluir
    4. Meu caro Anônimo 2 de novembro de 2013 21:07.

      Outubro já estão computadas as unidades do novo Golf, mas o Focus não. Pelo contrário. Foi justamente o lançamento do carro e derrubou as vendas do modelo antigo. E ainda assim ficou em terceiro.

      Eu fui um dos que comprou o Golf, o meu foi faturado dia 31 de outubro e entrou nessa conta.

      Mas tenho ciência que o Focus janta os dois primeiros dessa lista fácil quando normalizar a venda do modelo novo.

      O Golf é melhor, mas não é esse abismo todo melhor que o Focus (eu tenho um hatch 2.0 2012).

      O Golf só vai conseguir vender mais em 2015 quando vierem as demais versões (Confortline) e motor 1.6 16V da Saveiro. E obviamente preço menor.

      Até lá, se conseguir se manter em segundo já será um excelente negócio.

      Excluir
    5. Se Novo Focus já está sendo vendido desde o início de outubro, então porque não será contabilizado nas vendas de outubro? Por acaso, a Ford quer contabilizar a venda de 2 meses em 1?

      Excluir
    6. Ele não está sendo vendido desde o começo de outubro!

      Eu tenho um Focus 2.0 2012. Levei o carro pra fazer a terceira revisão no dia 14 de outubro, uma segunda feira.

      No estande havia um Focus hatch SE 2.0. Perguntei sobre o carro e pedi o testdrive. Segundo o vendedor o carro havia chegado naquele dia, não estava disponível para testdrive e também não podia ser vendido.

      Isso no meio do mês de outubro.

      Portanto, outubro não conta como mês cheio para o Focus.

      Excluir
  23. Só trouxa msm paga agio em um carro que daqui há 6 meses passada a euforia do lançamento,começam o descontos com as promoções e feirões,por isso que eu falo o Brasileiro é como prego msm tem que tomar na cabeça para aprender.

    ResponderExcluir
  24. O ford focus ainda nao tem nas lojas pronta entrega nao vai comemorar antes da hora o focus mes que assume a ponta e o golf sao duas geracoes como e o gol novo golf belissimo carro a 85.000 e o golfsauro somando as vendas do golf .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não, se já está nas ruas? Já vi o tanto o Hatch como o Sedan nas ruas.

      Excluir
  25. Nao adianta falar mal do focus pois o carro e excelente, focus 3 e golf 7 sao melhores lancado em 2013 e quem fala mal nao pode comprar um uno millle entao focus e pra quem pode e quem tem grana compra o que quer e o cara da s10 cuidado pra nao virar churrasco ela pode pegar fogo a ranger e amarok nso tem estes problemas carro e ford e volks

    ResponderExcluir
  26. A Ford pecou muito em lançar um carro do nível e preço do Focus com uma transmissão automatizada. Eu que possuo um Fiat Bravo sei muito bem que essa transmissão não cumpre realmente o que promete. Nessa faixa de preço com toda certeza deveriam colocar uma transmissão automática tradicional ou uma CVT. Com relação ao novo Golf a VW acertou bem no preço, aqui em Brasilia por exemplo tem GM Cruze vendendo a 78mil, e a qualidade do mesmo nem se compara a da VW. Eu que nunca fui fã da VW realmente penso em comprar meu primeiro Golf, principalmente pelo ótimo histórico e confiabilidade da marca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A transmissão automatizada do Focus 3 e também a do Golf 7 são de dupla embreagem, anos luz à frente da automatizada da Fiat que é monoembreagem. Não tem como comparar. O que devia ter acontecido com o Bravo era a Fiat ter posto um automático ou automatizado de dupla embreagem nele desde o início, fora o fato que demoraram para lançar o carro, pois era uma ótima opção para a época.
      Voltando ao câmbio, a diferença entre o Focus e o Golf (dirigi os dois), é que o da VW é muito mais rápido na redução de marchas do que o da Ford. Ah, caso vc não tenha dirigido, o de dupla embreagem não dá nenhum tranco, vc nem percebe.

      Marcio

      Excluir
  27. O cabra fala mal e errado da transmissão de dupla embreagem do focus e depois fala que quer comprar um golf, que tem a mesma transmissão. Esse tá sabendo legaaaaaaaallllll.

    ResponderExcluir
  28. Caramba com esse valor eu compro 1 bmw x1, ou 1 ASX, ou até uma outlander usada com 3.0 de motor...e que motor..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  29. Eu tenho um Ds5 da Citroen e fiz o teste drive no novo focus e gostei, nao sou FAMBOY da marca mas tirei o chapéu pelo carro . perfeito . ja encomendei um titanium plus sport branco . E sei que nao irei me arrepender .

    ResponderExcluir
  30. Realmente o carro é bonito, sofreu uma atualização significativa, só resta mesmo o nome da versão anterior.Porém, colocar o focus no mesmo patamar que o fusion já é demais né, a diferença de preço do focus top de linha com a versão de entrada do fusion em bem pequena.As montadoras abusam muito, acho que se elas ñ cobrassem tão caro fariam sucesso mais ainda, pois o número de consumidores iriam aumentar.Com uns preços desses ai, pouca gente anima desembolsar suas finanças.

    ResponderExcluir
  31. Tô com um TItanium e é só alegrias...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem