A Mercedes-Benz apresenta o terceiro modelo híbrido da nova Classe S, o S 500 PLUG-IN HYBRID - carro que promete consumo de 33,3 Km/l de gasolina e baixa emissão de poluentes, graças à combinação de um motor elétrico com 80 kW com bateria recarregável, com autonomia de até 30 quilômetros. Ele trabalha em conjunto com o novo motor V6 turbinado de três litros. O modelo será apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt e as vendas começarão em 2014.

Mercedes-Benz S-500 Híbrido Plug-In

Agora, a Mercedes-Benz conta com três versões da Classe S híbrida: S 400 HYBRID, S 300 BlueTEC HYBRID e S 500 PLUG-IN HYBRID. Todos os sistemas de propulsão híbridos da segunda geração compartilham a integração contínua no trem de força. O motor a combustão pode ser completamente desconectado do motor elétrico. Outros equipamentos incluem o sistema de recuperação de energia nas frenagens de segunda geração e o sistema de gerenciamento de energia antecipatório Intelligent HYBRID.


Mercedes-Benz S-500 Híbrido Plug-In

Enquanto as baterias do S 400 HYBRID e do S 300 BlueTEC HYBRID, ambos veículos híbridos autônomos, são carregadas durante as frenagens e desacelerações, as novas baterias de íons de lítio de alta voltagem do S 500 PLUG-IN HYBRID têm dez vezes mais conteúdo energético e oferecem a opção de serem recarregadas por uma fonte externa, por uma tomada de carga localizada no lado direito do para-choques dianteiro. Assim, com a ajuda do motor elétrico síncrono (80 kW/340 Nm), a Classe S pode rodar por até 30 quilômetros usando apenas eletricidade.

Quatro modos de operação híbrida podem ser selecionados pressionando-se um botão:

HYBRID
E-MODE: apenas energia elétrica
E-SAVE: a bateria é preservada com carga total para poder movimentar o carro sozinha mais tarde
CHARGE: a bateria é carregada com o carro em movimento

Mercedes-Benz S-500 Híbrido Plug-In - interior

Consumo e emissões

Em algumas situações específicas, o Classe S, como veículo totalmente híbrido, gera 69 gramas de CO2 por quilômetro, e o consumo é de 3 litros por 100 quilômetros, ou algo em torno de 33,3 Km/l de gasolina, o que são números interessantes para um carro que pode atingir velocidade máxima de 250 km/h e acelerar de 0 a 100 Km/h em 5,5 segundos.

Sistema de frenagem recuperativo: o motor elétrico como alternador

O maior potencial de redução de consumo de energia dos sistemas de propulsão híbridos está na maximização da recuperação de energia durante a rolagem e frenagem. Ao ser pressionado o pedal do freio, a desaceleração é iniciada primeiramente pelo motor elétrico, e não pelos discos de freios. A nova Classe S é o primeiro carro a usar um sistema de recuperação na frenagem (RBS) de segunda geração, que garante uma superposição imperceptível dos freios mecânicos convencionais com a função de frenagem do motor elétrico atuando como alternador.

Mercedes-Benz S-500 Híbrido Plug-In

A força de frenagem desejada pelo motorista é registrada por um sensor de curso no pedal. A desaceleração depende da condição de rodagem e se divide entre uma parte proporcionada pela força de frenagem do motor e outra gerada pelos discos de freios. A pressão de frenagem no eixo traseiro é controlada pelo sistema RBS de acordo com o potencial de recuperação do trem de força.

Além disso, o motor a combustão é desligado sempre que o veículo rolar livremente e o torque gerado pelo arrasto nessa situação é usado pelo motor elétrico para recuperar energia. Porém, quando o pedal do freio não for acionado em uma descida, por exemplo, o torque adicional não é direcionado para recarregar a bateria e o veículo pode rolar livremente. O motor a combustão é usado para carregar a bateria o mínimo possível e apenas nas circunstâncias de operação adequadas e mais eficientes.

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