Agora que Volkswagen e Ford colocaram seus novos hatchs médios no mercado e ambos os carros possuem números de consumo e performance comparáveis (os números deste artigo são dos testes da Revista Quatro Rodas), já é possível responder a questão: qual é o melhor hatch médio disponível no mercado nacional? Esqueça Cruze, esqueça Peugeot 308, esqueça Fiat Bravo. Esses são meros coadjuvantes inofensivos perante os titãs: Focus e Golf.
Novo VW Golf
O Volkswagen Golf chega ao Brasil importado da Alemanha apenas em versões topo de linha, Highline e GTI, partindo de um nível de preços mais elevado, mas, em contra-partida oferecendo um pacote de itens de série mais completo.
O Volkswagen Golf chega ao Brasil importado da Alemanha apenas em versões topo de linha, Highline e GTI, partindo de um nível de preços mais elevado, mas, em contra-partida oferecendo um pacote de itens de série mais completo.
O Golf desde o modelo mais básico já conta com sete airbags, ar-condicionado com duas zonas de climatização, sistema de som com tela de 5,8 polegadas e 8 alto-falantes, direção e freio de estacionamento com assistência eletro-hidráulica.
Além disso, o Golf conta com sistema Star-Stop do motor, sistemas de auxílio a condução (ABS, ASR, EDS, XDS E MSR), sistema Keyless, volante multifuncional, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. Esses itens já estão presentes na versão de R$ 74.990 reais.
Novo Golf Highline - interior |
Novo Focus
O Novo Focus, por sua vez, tem a vantagem de ser produzido na Argentina e chegar ao Brasil com uma gama de versões mais ampla oferecendo versões mais acessíveis.
O modelo de entrada do Focus é o S 1.6 MT com preço R$ 60.990 reais, o que representa um desconto de R$ 7.000 reais sobre o Golf Highline 1.4 TSI com câmbio manual de R$ 67.990. O Focus S 1.6 Powershift (automático) custa R$ 66.990 reais - o que mostra que pelo valor do Novo Golf Manual mais básico é possível comprar um Novo Focus Automático.
A diferença de preços, porém, é justificável, já que o Focus é menos equipado em sua versão básica, já que conta com apenas dois airbags (contra 7 do Golf), e fica devendo sensores de estacionamento, sistema multimídia, ar-condicionado de duas zonas entre outros itens.
Vídeo: Novo Focus 2014
Dessa forma, tomando-se por base as versões automáticas, a versão do Focus equivalente em termos de equipamento e de motorização ao Golf Highline 1.4 DSG é o Focus SE 2.0 PowerShift Plus, que conta com o motor 2.0 Direct Flex, 6 airbags, ar-condicionado digital, etc, com preço de R$ 75.990 reais.
Preço - Empate
Como se pode observar, o Focus tem a vantagem de oferecer versões mais acessíveis, mas se compararmos configurações equivalentes em termos de itens de série, observamos uma situação de equilíbrio entre o Golf 1.4 TSI Highline e o Focus SE 2.0 Plus, aspecto que se repete nos modelos mais equipados, que seria o Focus 2.0 Titanium Plus 2.0, com preço de R$ 87.990 reais que concorre com o VW Golf Highline Exclusive 1.4 TSI DSG, ao preço de R$ 89.990 reais. Em resumo, em termos de preço, temos um empate entre Focus e Golf, com vantagem para o Focus por oferecer versões mais baratas.
Desempenho - Superioridade do Golf
O Focus tem duas versões de motor, uma 1.6 Flex com 135 cavalos e outra 2.0 flex com 178 cavalos, enquanto o Golf Highline oferece a 1.4 TSI só a gasolina com declarados 140 cavalos. Assim, em uma análise inicial, mesmo considerando que o Golf é, em média, 100 Kg mais leve que o Focus, seria de se supor que o Focus 2.0, com seus 178 cavalos fosse superior ao Golf de 140 cv. A realidade dos fatos porém é bem outra, com o modelo da Volkswagen mostrando uma performance bem superior ao da Ford.
Como pode se observar, o Golf 1.4 TSI DSG é 10% mais rápido na aceleração de 0 a 100 Km/h, fazendo a prova em 8,6 segundos, contra 9,4 segundos do Focus 2.0 Powershift. Quando se compara os tempos de retomada de 80 a 120 Km/h o Golf também é superior, com 6 segundos, contra 6,3 segundos do Focus. Ambos bastante superiores ao Cruze 1.8 Automático.
Distância de frenagem - Superioridade do Golf
O comparativo de frenagem leva em consideração a distância percorrida quando se aciona os freios dos carros viajando a 120 Km/h. Quanto menor a distância percorrida melhor, mostrando maior capacidade de frenagem.
Novamente o Golf se mostra bastante superior o Focus, com uma distância de frenagem 3 metros inferior ao Focus e mais de 7 metros inferior ao Cruze da Chevrolet.
Silêncio interno - superioridade do Golf
O gráfico abaixo mostra as medidas de ruído interno dos carros comparados em velocidade de 80 Km/h e 120 Km/h medidos em dBA. Quanto menor o indicador, menor o ruído e, portanto, maior o silêncio.
Como se pode notar, o Golf 1.4 TSI é muito mais silencioso que o Focus e Cruze a 80 Km/h. A 120 Km/h a vantagem do Golf diminui, mas mesmo assim ele continua a ser o carro mais silencioso de todos.
Consumo - superioridade do Golf
Todos os dados deste comparativo são oriundos de testes da Revista Quatro Rodas, que, no caso dos modelos flex informa dados de consumo de álcool. Como o Golf 1.4 TSI só aceita gasolina, o seu teste revelou dados de consumo desse combustível, impedindo uma comparação direta de consumo com o Focus, que tem dados de álcool. Entretanto, para tornar os dados comparáveis, aplicamos uma correção de 30% nos números de consumo de etanol do Focus e Cruze para estimar o dado de consumo de gasolina desses carros.
Como se pode observar, o VW Golf é mais econômico em cidade que o Focus 2.0 Powershift, perdendo, porém, no consumo em estrada, onde o carro da Ford se mostra ligeiramente melhor. Ambos, porém, muito superiores ao Cruze 1.8 Automático.
Estilo e qualidade de acabamento
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Espaço interno
O Focus tem a mesma distância entre-eixos do Golf e é 10cm maior no comprimento, mas isso não se traduz em maior espaço interno. O porta-malas do Focus comporta 316 litros, contra 313 do Golf.
As medidas acima são da versão sedã do Focus, que são as mesmas do hatch, já que a distância entre-eixos das duas carrocerias é a mesma. Assim podemos verificar que o Golf tem 1 cm a mais no espaço vertical para os passageiros dianteiros (media B) e 0,5 cm a mais no espaço vertical para os passageiros traseiros. O Focus tem 1,4 cm a mais para as pernas dos passageiros dianteiros, mas o Golf tem 6 cm a mais para as pernas dos passageiros traseiros, o que mostra que a parte traseira do Focus é bem menos generosa que a do Golf. Em resumo: o Golf, apesar de menor externamente, é mais espaçoso internamente, especialmente para os passageiros do banco traseiro, com 6 cm a mais para os joelhos.
Preço do seguro
Em nosso artigo "Golf x Cruze x Focus: preços de seguro e revisões", fizemos um comparativo dos valores de seguro para a cidade de São Paulo para os três carros citados. O Golf Highline é o que apresenta o seguro mais barato do mercado, tanto em termos relativos quanto absolutos, confira:
A Ford tem um acordo com a Mapfre para manter o seguro do Focus 1.6 em R$ 2.300 reais, mas isso não vale para as versões mais caras. Dessa forma, caso o consumidor queira versões mais sofisticadas que a básica do Focus (1.6 Mecânica), ele pagará um valor de seguro superior do do Golf. O Focus Titanium PowerShift tem seguro na casa de R$ 3.800 reais para SP, enquanto o Golf Highline, mesmo mais caro, fica em R$ 3.000 reais (sendo que esse valor pode cair ainda mais com bônus e em cidades onde a incidência de roubo é menor).
O seguro do Golf é mais barato também quando comparado ao preço do carro, visto que ele representa 3,77% do preço do carro.
Conclusão
Para quem quer um hatch médio atualizado com câmbio automático (o que é altamente recomendável) e não quer gastar mais de R$ 70.000 reais, a melhor opção hoje do mercado é o Novo Focus, que oferece versões automáticas abaixo de R$ 70.000 reais (como a SE 1.6 Powershift). Entretanto, o melhor carro desse segmento é o Novo Golf 1.4 TSI DSG (o Golf anda mais e gasta menos que qualquer concorrente, tem melhor acabamento, é menor externamente - e portanto mais prático - e maior e mais espaçoso por dentro). Assim, quem puder gastar R$ 8.000 reais a mais não se arrependerá por optar pelo modelo da Volkswagen.