A aquisição de um veículo 0KM envolve custos adicionais que, em muitos casos, o proprietário só irá tomar conhecimento após a finalização do negócio - o que pode levar a surpresas nem sempre agradáveis. Entre esses custos, dois são praticamente obrigatórios: Seguro e Revisões.

VW Golf 2014 - preço do seguro

Seguro

Fizemos um levantamento de preços de seguro (colisão, incêndio e roubo) para os modelos Golf GTI, Golf Highline DSG, Focus Titanium Hatch, Peugeot 308 THP, Cruze Sport6 LTZ Automático, Focus 1.6 PowerShift, Fiat Bravo Absolute Dualogic e Fiat Bravo T-Jet. As seguradoras que forneceram as cotações são: MAPFRE/BB; Porto Seguro; Itaú Seguradora e Azul Seguradora. Os critérios para definição dos seguros são os seguintes: seguro novo (sem bônus), ano/modelo 2013/2014, sem chassi remarcado, indenização por valor de mercado, sem blindagem, com dispositivo anti-furto.

Novo Ford Focus - valor do seguro

Além disso, o perfil de condutor foi o seguinte: acima de 30 anos, casado (ou residente há mais de 2 anos com companheiro), mais de 10 anos de habilitação, não reside com pessoas de até 26 anos que possam usar o veículo, sem filhos ou funcionários com menos de 26 anos que possam usar o veículo, CEP de pernoite 03401-001, estacionamento fechado na residência e no trabalho, veículo não usado para faculdade, pós-graduação ou MBA, residência do tipo apto com acesso à garagem por controle remoto ou porteiro.

VW Golf 2014 vermelho

Os valores cotados para os prêmios de seguro dos carros em questão são os seguintes:


A tabela acima coloca em negrito a seguradora que ofereceu o menor valor para cada carro. Como podemos verificar, há uma grande variação de valores, dependendo do carro e da empresa. A Azul é a que tende a ter os preços mais baratos, porém nem sempre isso é verdade.

O Focus tem o seguro mais barato na Mapfree, enquanto o seguro do Peugeot 308 fica mais acessível na seguradora do Itaú. No caso do Golf, a melhor opção é a Azul mesmo, com os melhores preços do comparativo.

Colocando os valores da tabela em termos gráficos, temos o seguinte: para cada carro, quatro barras, que representam os valores de seguro (há casos de apenas três barras, pois uma das seguradoras não emitiu a cotação) das quatro seguradoras consultadas, com seus respectivos valores. A melhor opção sempre é a da barra menor, que é a que oferece o menor preço.



Como se pode observar, o valor mais barato de seguro é o do novo Focus (R$ 2.300 reais, graças ao acordo Ford/Mapfre). O segundo valor de seguro mais barato é do Golf Highline DSG pela seguradora Azul, com R$ 3.024 reais, depois temos o Cruze LTZ Sport Automático, com valor de R$ 3.535,48 (Mapfre). O Bravo Absolute Dualogic, com R$ 3.902 reais pela Azul e o Golf GTI com R$ 3904,00 também pela Azul vem na sequencia. Os prêmios mais elevados ficam com o Fiat Bravo T-Jet, com R$ 4.569,71 pela BB/Mapfre e Peugeot 308 THP, o mais caro de todos, com R$ 5.171, pelo Itaú. O gráfico abaixo mostra as cotações mais baratas para cada carro.

Acordo Ford/MAPFRE

A Ford tem um acordo com a MAPFRE para manter o seguro do Focus em R$ 2.300 reais, com franquia de R$ 2.500 reais, independente do CEP ou perfil do condutor. Segundo a empresa, este acordo será mantido mesmo após a etapa de lançamento.

Chevrolet Cruze - seguro mais barato entre os hatchs médios

OBS: Com relação ao Bravo T-Jet, só conseguimos fazer a cotação da versão com o teto-solar Skydome. O modelo sem teto não é permitido fazer o seguro, pois o sistema retorna a informação de que o "veículo tem restrições".

Fiat Bravo T-Jet - seguro caro

Valores relativos

O preço do seguro é um valor relativo, e, portanto, sua comparação em termos absolutos sem levar em consideração o valor do carro não faz sentido. Dessa forma, fizemos o cálculo de preço do seguro como proporção do valor do carro, para efeito de avaliação do custo relativo. O resultado segue abaixo.


Como se pode observar, o Novo Focus é que tem o seguro mais acessível, com 2,75% (reflexo do acordo Ford/Mapfre), seguido do Golf Highline, com 3,77% do valor do carro. Na sequencia temos o Golf GTI, com 3,91%, Cruze LTZ com 4,85%. Os intermediários são Fiat Bravo Absolute (6,71%) e Bravo T-Jet (7,30%). O modelo que apresentou seguro mais caro foi o Peugeot 308 THP (7,67%).

Peugeot 308 THP - seguro elevado

Revisões

No caso das revisões, somamos os valores das seis primeiras revisões obrigatórias de cada carro e colocamos no gráfico abaixo.

VW Golf 2014 - preço de revisões

O Fiat Bravo é o que apresenta os custos mais baixos de revisão, enquanto o Focus é o que exige maior dispêndio. Golf, Peugeot 308 e Cruze ficam empatados, todos na cada dos R$ 3.000 reais.

Considerações finais

Os valores de seguro colocados neste post referem-se ao CEP de pernoite 03401-001, localizado na Zona Leste de São Paulo, que é um dos locais com mais incidência de roubos de carros, e, portanto, resulta em um valor do seguro mais elevado. Em cidades menos visadas, ou mesmo bairros mais centrais de São Paulo, os valores podem cair. Como exemplo, o valor do seguro do Golf GTI para a praça de Brasília, com o mesmo perfil, fica em R$ 3.200 reais, pela seguradora Azul.

Cotações Itaú Porto Seguro e Azul: Porto Seguro / Cotações Mapfre/BB: Banco do Brasil

71 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. 9 mil no focus hatch, mais caro q o titanium? kkkkkkkkkkkkkkkk

    ta errado isso ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achei estranho, e fiz a cotação 3 vezes. E o resultado é esse aí mesmo.
      O único Focus das versões novas que tem no sistema da MAPFRE é 1.6 Powershift. Os demais são do modelo anterior.
      De qualquer forma vamos acompanhar e ver se haverá alteração nos valores nos próximos dias, mas, hoje, o valor da MAPFRE para o seguro do Focus 1.6 Powershift é esse aí mesmo.[]s.

      Excluir
    2. Mais informações sobre o seguro do Focus.
      A Ford tem um acordo com a MAPFRE para manter o seguro do Focus em R$ 2.300 reais (e R$ 2.500 de franquia) para qualquer perfil ou CEP. Esse é o motivo de o valor do Focus estar errado.
      Depois vou alterar o gráfico.

      Excluir
    3. Essa cotação foi feita por telefone? Qual a cidade da cotação? Quero fazer uma cotação para o estado do Rio de Janeiro e incluir o seguro no comparativo do Guscar.

      Excluir
    4. Gustavo, as cotações foram feitas pelo site do BB. Se vc tiver conta no BB, basta entrar em simulação e fazer a cotação. O sistema faz um monte de perguntas, e pede o CEP de pernoite e o perfil do condutor. O CEP usado foi da zona leste de SP: 034001-001.
      Tem uma outra opção que é pelo segurar.com, mas eu ja vi que as cotações desse site não são válidas. Eles simplesmente pegam o valor da FIPE e aplica 2,53% em qualquer carro. Descobri isso pois estava fazendo os gráficos com base nesse site, aí quando fui calcular o valor relativo, deu tudo 2.53%. Aí vi que as cotações não eram reais.
      Essas que eu coloquei são valores de contratação, mas é importante considerar que podem diminuir muito dependendo do CEP. CEP de Brasília, por exemplo, resulta em prêmios 50% mais baratos em média que os de SP.

      Excluir
    5. Com a dica do Bruno, que sugeriu fazer a cotação pelo site da Porto Seguro, consegui os valores de mais três seguradoras (Porto Seguro, Azul e Itaú), já que o site da Porto dá os valores das três. Então fiz novos gráficos com os valores das três seguradoras, e aí temos uma alteração completa no quadro. O Focus continua sendo o mais barato, com R$ 2.300 reais, graças ao acordo Ford/Mapfre, mas o Golf Highline fica com o segundo valor de seguro mais barato, pois o valor dele na Azul é de R$3.024 reais. O resto tá no texto.

      Excluir
    6. Muito bom trabalho, Fabio. Pela primeira vez na Web vejo um trabalho tão bem feito como este post sobre os hatches "mais cobiçados" do Mercado nacional. 1)Finalmente fica enterrada de vez essa conversa fiada do seguro do VW Golf estar fora da curva. 2)A Ford deu uma grande sacada reduzindo a taxa do seguro do Focus, muitos vão comprar por isso. 3) Ficou evidente no teu trabalho, que para ter um Golf GTI, não impõe em pagar um seguro extratosferico como de um BM ou Merc, o GTI passou a ser uma escolha racional. 4) E quanto aos ultimos da tabela (Bravo e Peugeot), as Fábricas vão ter que conversar com as Seguradoras se não, vão vender cada vez menos. 5) Concluindo, como é legal ver os Hatches voltando a ser procurados e comentados, nunca gostei de sedans sem graça, sempre tive carro hatch exceto um Fiat Premio nos anos 90 (deveria estar com febre no dia em que comprei). Como alguém sugeriu no blog, falta agora uma lista de peças para comparar essas máquinas fantásticas. Abraço.

      Excluir
    7. Favor corrigir!!! Esse acordo da Ford com a Mapfre de seguro por 2300 é só para o Focus básico 1.6. Quem for comprar um Focus 2.0 ou 1.6 mais completo não é esse preço!!!

      Não se iludam... é só ver o preço das outras seguradoras para o Focus Titanium, em todas o Focus é mais caro que o Golf!

      Excluir
    8. É complicado viu? Este site é muito tendencioso para o Focus. Puxa muita sardinha para o Focus...agora querem aliviar o seguro do Focus...
      Ainda bem que temos os comentários..

      Excluir
  2. Pô, carblog, que sacanagem!
    O único argumento que os haters do Golf tinham para falar mal do carro era o preço do seguro.
    Agora nem isso mais. O argumento deles foi demotido por este post..kkkk
    O que eles vão alegar agora? Vamos ver, já que a imaginação dessas Bravetes, Peugetes e Cruzetes tem que ser bem fértil, afinal, não é fácil defender essas bombas..kkk
    Se eles tiverem ganhando para falar bem dos carros, ok? Mas acho que os que defendem o Bravo deveriam ganhar mais, já que o trabalho é bem mais difícil...kkkk
    E agora que eu vi: Não fazem seguro do T-Jet? kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Revisoes semestrais é o único problema grave do novo Golf !!!

      Excluir
  3. Ué, os argumentos continuam!!
    Vc fecha sua crítica de forma tendenciosa: falando só do Bravo! Carro q vc nunca considera nos seus fiscursos fanáticos!! E os outros...?!
    O Gol-f NÃO é o mais barato!! Vc não deve ter lido a matéria e nem os gráficos!! O cruze ganha no seguro, na relação com o valor E no somatório das revisões!!
    Aiaiai... É muita paixonite pelo "alemão"!! Ele calça 45...?!
    KKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o Golf não é o mais barato, mas também não é o mais caro e os valores estão dentro do segmento. Agora para quem chama o Golf de Gol F tem que andar de Bravo mesmo, pois só quem não entende absolutamente nada é que não admite que o Golf é superior aos concorrentes, goste dele ou não.

      Excluir
  4. O Cruze tem que ter seguro barato mesmo.
    Dificilmente se envolverá em colisão pelo simples motivo que ele não atinge altas velocidade.
    Carro lento, tipo um Del Rey...tem menos riscos de se envolver em acidentes, e não é escolhido por quem gosta de pilotar. Então o risco é menor e o seguro cai.
    Mas olha que a diferença de preço é de 1.4k.
    Como o Cruze é um beberrão e bebe umas 3 vezes o Golf, então esse valor vc desconta em 3 meses de uso na gasolina.
    Que carrinho mais mal feito esse esse Curze heim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKK...
      Argumento furado e parcial!!! Vai c o teu gol bola então p interlagos!! Pq correr aí em SP só lá mesmo!!
      Já vi q é tamanho 45 mesmo!!
      KKKKKKKKKKKKKKKKK...

      Excluir
    2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      Porra carlos eu ri com o argumento do Cruze

      Excluir
    3. O Carlos fan boy não tem argumentos,o negocio dele é só menosprezar os carros concorrentes.A matéria e bem clara:o Cruze tem o melhor preço de seguro e melhor preço de revisão,fazendo dele uma boa opção de hatch médio,agora quem não gosta do ótimo Cruze,favor comprar o Golf,o Focus não indicaria ,pois tem acabamento no minimo contraditório e seguro inviável dos 3.Já essa ladainha do Pastor da Vw Carlos,de que o Cruze e ruim porque consome muito e ele tira nisso o valor no seguro,isso é pura inveja de quem gostaria de ter um Golf e morre de medo do Cruze roubar as vendas da sua paixão.Galera,repito,vamos testar os carros antes de tirar conclusões precipitadas,se formos por fanáticos,tipo esse mala do Carlos,estamos perdidos,carro tem que dirigir e olhar bem de perto e tirar nossas próprias conclusões,não é a toa que o Cruze está na 2ª posição dos hatchs médios,testem o carro e depois critiquem,não façam como Carlitos meia boca que não deve nem possuir Cnh.

      Excluir
    4. adoro esses comentários do Carlos, eu entendo ele

      Excluir
    5. Esse Carlos eh uma figura, essa piada do Cruze foi a melhor !!!

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  5. acho que e uma questão de gosto eu particularmente compraria um cruze não mim importa se ele gasta mais pra mim e o mais bonito eu não faria uso dele pra trabalho então o consumo pra mim mesmo não faz tanta diferença as pessoas alegam que ele e gastão mas acredito que um dos melhores carros da GM pó aqui....

    ResponderExcluir
  6. Parabéns aos editores do car blog, bom trabalho este comparativo, hoje para mim, este blog é o melhor da web brasileira, simples e eficiente.
    Dois comentarios:
    1) Preço de seguro, tem que pesquisar, varia muito de uma Seguradora para outra, para o meu TSI (grande maquina!) variou de 1900,00 até 6000,00, fechei na Azul por 2277,00.
    2) Há uma divergencia sobre a "estoria" do recall chines, qual o tipo de oleo que nao funciona, o sintetico ou o mineral? Na Web as informaçoes divergem das deste blog. Escrevi ontem para a VWB ( identifiquei o carro, chassis, etc) questionando sobre o "problema do oleo". Alguem alegou num blog (não lembro qual) sobre ruidos no DSG aqui no Brasil, comentou que colocou o carro a venda (sic!). O meu Highline DSG está perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse "alguém" que alegou sobre ruídos no DSG é o Rasec. Pegaram ele cagando.
      Quem acompanha o blog a + tempo sabe que o nome do Rasec é "Cesar".
      E o cara que comentou sobre o ruído no DSG no NA foi um tal de Cesar.
      Aí o Rasec comenta no NA como "Cesar" e vem aqui falar "olha o que estão falando no NA"...kkk
      Só que ele não tem Golf porra nenhuma.
      Ele tinha um Onix e vendeu.
      Agora está com um carro 4x4 japa...
      Então é mentira dele. Eu axo que o Rasec/Cesar é funcionario da GM e é pago para detonnar concorrentes na net...
      mas nessa ele se fritou..kkk
      o babado todo tá aqui:
      http://www.car.blog.br/2013/11/vw-recall-de-17-milhao-de-carros-com.html

      Excluir
    2. Não fui eu que fiz o comentário no NA, como o Anônimo (13:19) me acusa de forma covarde e mentirosa. Aliás, o baixo nível geral dos comentários desse infeliz sugere uma necessidade imediata de tratamento psicológico.

      Lá na matéria do NA, um outro colega (CharlesAle) também questionou sobre a necessidade de recall no DSG do Golf no Brasil, em função do clima quente e úmido e trânsito pesado das nossas grandes cidades, que foram os fatores que levaram à esse recall lá fora, e isso parece lógico.

      O fato é que nesse blog tem alguns poucos fanáticos bem conhecidos da VW que adoram detonar rodas as marcas sem qualquer distinção, mas quando o lixo está no próprio quintal, o humor deles acaba rapidinho.

      Outros exemplos de comentários de colegas lá do NA sobre esse recall da VW:

      thinkt4nt
      "Do ruído? Participo de diversos fóruns e em todos há reclamações sobre o DSG, inclusive nos estrangeiros. Infelizmente incomoda mesmo, o sistema não ficou legal."

      dionatam moras
      "dudu o golf não é perfeito não o tempo vai passando e o oba oba oba dela vai acabando, agora tem que ter coragem para comprar um VW usado com DSG basta pesquisar no site Reclame Aqui a quantidade de insatisfação de clientes com problemas no câmbio e reclamando do altíssimo preço do Reparo que fica acima dos R$ 9.000,00 reais."

      Conviver com opiniões contrárias e não querer ser o dono da verdade faz parte do convívio em espaços virtuais como esse.

      Excluir
    3. Desculpa aí Rasec,

      no Reclame, reclamaram pessoas que compraram o dupla embreagem do Audi A1 em 2011, reclamaram do barulho e a fabrica fez muito pouco ou quase nada. Era um cambio de 6 marchas a seco (a primeira geração, problema superado), mas nada a ver com o Golf 7 e se fosse o caso os Golf 7 estão na garantia, e só levar na oficina para a VWB pagar a conta. Não há Golf 7 DSG com problema, nem em outros países, há sim os G6 equipados com a geração anterior deste cambio; na Inglaterra, na Alemanha, na Australia e na Africa do Sul, várias reclamações, recalls; caso superado com a chegada do novo cambio otimizado tanto mecanicamente como em software. O DSG do TSI vai muito bem obrigado e erra quem não comprar um carro desse nível com o DSG.

      Excluir
    4. Eddie,
      meu nome é Bruno (moro na zona norte de SP - Capital) e também comprei o GOLF Highline, fechei o seguro por R$ 2.100,00 na AZUL SEGUROS.
      O blog tem toda a credibilidade, mas cotar o seguro em apenas uma seguradora não é a melhor maneira de se ter ideia dos valores.
      Uma sugestão: o site da PORTO SEGUROS deixa fazer a cotação on line. Façam todos uma cotação no perfil de vocês para terem uma melhor ideia sobre os valores de cada automóvel.

      Excluir
    5. Eddie e Bruno,
      Realmente a Azul tem um preço que chega a ser 1/3 do valor pedido pela Mapfre/BB para o Golf. Não sei outros carros.
      O meu Golfssauro eu fiz a contação no BB/Mapfre e deu cerca de R$ 4k.
      Depois cotei na Azul e ficou R 1.580 reais, então meu seguro é da Azul tb.
      Quanto a cotações em outras seguradoras, eu coloquei a da BB/Mapfre pois tenho acesso aos valores, enquanto outras precisa pedir a cotação. Vou dar uma olhada na Porto (que é dona da Azul).

      Excluir
    6. Coloquei dados da Azul, Porto e Itaú Seguradora.
      Confirmado: para Golf, a melhor é a Azul mesmo. Mas para Focus, a melhor é a Mapfre.
      Para o Cruze, a melhor é a Mapfre tb.
      No caso do Golf GTI, a Azul também é boa, com R$ 3.904 para um valor de seguro de um GTI na Zona Leste de São Paulo!

      Excluir
    7. Obrigado Fabio, fique atendo porque em 2011 quase não compro meu primeiro Golf por causa dum corrector preguiçoso ou incompetente ou mancomunado com uma Seguradora, apresentou na epoca 5k e 6k e fiz por 3,2k. Cobrem de seus corretores a melhor cotação ou troquem de corretor como fiz este ano para o TSI, só assim o valor das apólices vai baixar. No afã de pegar carro novo a gente acaba pagando tudo que oferecem sem considerar outras boas opções. Abraço

      Excluir
    8. Eddie,

      Sem problemas, veja, coloquei aqui as opiniões de outros colegas de blog sobre o assunto e você tirou suas próprias conclusões, que é o toda pessoa normal consegue fazer sem precisar atacar ninguém.

      Não foi por acaso que você mesmo consultou a VW sobre o problema do óleo, ou seja, também tinha dúvidas.

      Eu critico e elogio carros de qualquer marca, todas tem suas qualidades e defeitos e é mais do que sabido que o Golf 7 é um bom carro.

      Como o Golf 7 é apenas um hatch médio, não considero o carro como uma opção de compra pelos preços atuais e enquanto não for fabricado no Brasil, e tenho os meus motivos, assim como muitos outros colegas, mas a partir do momento em que for nacionalizado e chegar ao mercado com preços mais coerentes para o tipo de carro que é, poderá passar a ser boa uma opção, no meu caso, como segundo carro.

      Atualmente todos os hatches médios do mercado estão precificados acima do que valem e espero que a chegada do Golf nacional seja acompanhada de preços mais competitivos, com a VW repassando ao consumidor a redução de 30% nos custos de produção que ela conseguiu com a plataforma MQB, além da redução de peso do carro.

      Carros melhores com preços menores, isso é concorrência sadia e evolução, o resto é lenda.

      Excluir
    9. Exemplificando o que considero uma concorrência sadia, na Alemanha, o Golf Comfortline, 1.2 TSI, manual, é vendido por EUR$21K o que daria uns R$60K hoje no Brasil, se fosse mantida a mesma relação de preços da versão Highline 1.4 TSI, manual, atualmente importada e vendida por R$68K. Com o câmbio DSG, o Golf Comfortline 1.2 TSI custaria R$65K.

      Fabricando o Golf no Brasil, é lógico que os custos deverão ser reduzidos e a VW poderá oferecer o Golf Comfortline manual por R$55K e o DSG por uns R$60K.

      Aí sim o mercado de hatches médios vai pegar fogo, obrigando toda a concorrência a evoluir e a reduzir os seus preços.

      A VW poderia ter iniciado esse processo favorável ao consumidor com o Golf 7, se tivesse trazido a versão Comfortline da Alemanha.

      A Ford também poderia ter feito isso com a chegada do Focus 3, mas exagerou na grade de preços do carro, talvez aliviada pela decisão da VW de só trazer as versões Highline/TSI do Golf da Alemanha e pelos preços abusivos que a GM cobra pelo Sport6.

      Hoje, o que temos no mercado dos hatches médios é a GM vendendo o Sport6 por muito mais do que deveria, a Ford na carona com o Focus 3 e a VW só vendendo as versões mais caras do Golf 7, ou seja, o consumidor que quer um hatch médio moderno e completo por um preço razoável, sem chance.

      E é claro, o I30, outro player que poderia fazer a diferença e até já chegou a ser líder de mercado aqui no Brasil (versão anterior), também é vendido por preços que só a Hyundai acha que o carro vale.

      Os comparativos dos hatches médios no Brasil hoje podem apresentar uma marca ou outra como vencedora, mas o perdedor é sempre o mesmo, O CONSUMIDOR.

      Excluir
    10. Ei Rasec, conta para nós como está seu Golf DSG? Tá fazendo muito barulhinho ainda?

      Excluir
    11. Eu não entendo esse povo reclamando do preço do Golf. Só para lembrar, ele está mais barato no Brasil que na Europa:

      Os preços do Highline na Alemanha são os seguintes:
      Golf Highline Manual: 24.475 euros -> R$ 76.508 reais
      Golf Highline DS> 26.400 euros. -> R$ 82.538 reais

      Ou seja, no Brasil a VW vende o Highline R$ 7.000 reais mais barato que na Alemanha!

      O que tem que ficar claro, é que o Golf pode e deve custar mais que todos os demais carros do segmento não premium, pois o Golf é superior a todos eles.

      Então se tem alguém explorando consumidor, é a GM cobrando 78k no Cruze que pesa 1,5 tonelada e tem um motor raquítico.
      A Ford, que pede 62k em um Focus 1.6 pelado, com freios a tambos na traseira.
      O Bravo é tão ruim, que mesmo a Fiat vendendo o completo a 58k não vende nada.

      Então o fato que precisa ser esclarecido é o seguinte:

      O GOLF 7 está BARATO! Muito barato! O preço dele está uma pechincha. Pagar 68k em um hatch médio que espancou Audi A3, BMW Série 1 e Mercedes Classe A? Onde mais se acha isso?

      E tem mais: quem acha que "a fabricação no Brasil reduz os custos" está redondamente enganado. O custo de produção de carros no Brasil é superior ao dos EUA.

      Nossa infra estrutura é uma porcaria. Nosso governo é um monstro que oprime o povo com impostos.

      Então eu refaço a frase do Cesar (Rasec), que andou mentindo por aí inventando umas historinhas aí que era dono de Golf DSG e que seu suposto Golf tinha barulho, só para detonar o carro da VW.

      A frase fica correta assim:

      "Os comparativos dos hatches médios no Brasil hoje podem apresentar uma marca e um carro como vencedores: a Volkswagen e o Golf! O consumidor sempre perde com Fiat, GM e Ford, mas com o Golf ele GANHA, visto que é um carro melhor que BMW, Audi e Mercedes, e é vendido no Brasil a R$ 7.000 reais mais barato que na Alemanha".

      O fato é que o Cesar (Rasec) quer tentar mostrar que o Golf está no mesmo patamar do hatch médio da marca para a qual ele trabalha (mentindo sobre os outros carros por aí como ficou provado já, pois ele escreveu no NA mentindo que era dono de Golf e falando que o Golf tinha barulhos), mas não é não. Golf espanca e humilha o Cruze, meu amigo.

      O dia que a GM aprender a fazer carro de qualidade, talvez não precise contratar gente para mentir na Internet sobre os concorrentes...né? Seria bem mais digno que fazer esse papel ridículo de mentir!

      Excluir
    12. Carlos, como seu caso é de tratamento psicológico, já sugerido por vários colegas aqui de blog, entendo toda sua frustração e necessidade dessa covardia de ataques pessoais mentirosos, o que caracteriza seu total despreparo para comentar em um nível mais civilizado.

      Falando em dignidade, se você tem mesmo dois filhos como afirma, fico imaginando eles lendo todas essas asneiras e bobagens que você publica aqui todo santo dia, de forma tão infantil.

      Que belo exemplo, hein? Realmente seu caso é de dar pena.

      Excluir
    13. Obrigado Rasec. Aceito seus comentarios em relação ao Golf 7 alemão. Mas de fonte segura, os Golfs 7 fabricados no Brasil terão o novo motor 1.6-16 v que equipará também o Fox. Assim, quem puder e quiser comprar um carro diferenciado, top em tecnologia e extremamente seguro (ativa e passiva) os Golfs TSI e GTI são a opção. Pois, em determinado momento a isenção parcial de impostos de importação desses carros vai acabar (incentive por a VWB investir na ampliação da fábrica) e daí ficarão mais caros, quanto eu não sei. Hoje por exemplo, que o meu TSI DSG com pacote Elegance e teto custa aqui 2 mil US mais que na Africa do Sul. Concordo com vc, mas o TSI vale cada centavo, nesta faixa de preço não existe nada similar no Mercado (não vi ainda o Focus Titanium). Informação previlegiada, este lote de carros terá vida curta, logo virão os CKDs para montagem no Paraná e depois os de fabricação nacional, não será importado o Golf 7 do México. Advice que eu recebi da fonte, - se quiseres um carro diferenciado o momento de comprar é agora. Se a fonte está certa ou errada só o tempo vai dizer, na dúvida eu comprei. Se não houver nenhum sinistro ou assalto/roubo (paizinho danado de viver o nosso), pretendo ficar muito tempo com este carro (rodo muito pouco), talvez só venha a trocar por um híbrido, pois o TSI que está no nosso Mercado está (sem medo de errar) uns cinco anos na frente da concorrencia.

      Excluir
    14. A verdade incomoda alguns, isso aí Carlos!

      Excluir
    15. Concordo com o Eddie numa coisa: o Highline DSG vale cada centavo que paguei no carro. O meu é igual ao dele: Elegance com teto.

      Já tive dois Focus, tenho ainda um que ficou com minha esposa, tenho um Omega 4.1 mexido, já tive vários outros carros, mas nunca tive um carro que me proporcionasse tanto prazer ao dirigir quanto esse TSi.

      Anda extremamente gostoso, é duro na medida sem chacoalhar a gente nos buracos, tem um câmbio DSG que parece que funciona sob telepatia e que te obedece prontamente quando quer usar as borboletas.

      Faz curvas excepcionalmente bem e carrega as pessoas sem sacrificá-las no conforto.

      Acabei de chegar de uma viagem de mais de 1.000km com ele hoje. Fui num tanque e voltei em outro. 11,5 km/l na ida contando o trânsito local (300 km de estrada e 200 de trânsito). Na volta 12,1 km/l nas mesmas condições (200 km de trânsito e depois 300 de estrada). 4 adultos, um adolescente mais bagagem,100% ar condicionado ligado e viagem entre 120 e 160 km/h.

      Pra mim, dadas as condições da viagem, está ótimo. E carro com apenas 1500km rodados, ainda não devidamente amaciado.

      Pode até baixar de preço por conta da fabricação nacional, o que não acredito, mas duvido que venha a ser melhor que esse alemão.

      Estou satisfeitíssimo.

      Só um detalhe: o meu DSG faz sim barulho quando rodo em pisos esburacados, nada grave, assim como outros dupla embreagem que andei lendo, como o Powershift.

      E não vou trocá-lo por isso.

      Excluir
    16. Marcelo, fique frio, o meu DSG está com 700 km, mas só rodou na cidade, o barulho (que não chega a incomodar) é a suspensão traseira multilink; o Sportline com eixo de torção é um silencio absoluto, entendo como característica do Golf 7 vc escutar a multilink trabalhando, talvez a VWB venha a trocar os coxins, sem estresse. Único ponto que preocupa, as concessionárias ainda nao tem peças nem acessórios, mas confio que a VWB esteja neste momento trabalhando para resolver isso. Abraço.

      Excluir
    17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    18. @F Hb, seu comentário foi removido por conter o termo "denegrir" com conotação negativa. O uso desse termo nesse sentido é considerado racista, motivo pelo qual apaguei o comentário, já que não admitimos comentários racistas, homofóbicos ou ofensivos.
      Adianto que comentários com o termo "denegrir" e todos os demais de cunho racista serão apagados.
      Sugiro usar o termo "macular" para se referir a uma situação em que em que o sujeito quer passar uma imagem negativa a um objeto.

      Excluir
    19. Eddie,
      o barulho que estou falando não é de suspensão não. Já havia lido relatos em outras publicações e blogs, relatos estes relativos ao DSG, que vejo como sendo o caso do meu. Só que é algo muito baixo, não incomoda e só dá pra ouvir em determinadas situações e de vidro aberto. De vidro fechado não ouço absolutamente coisa alguma. Até mesmo o motor é difícil de ouvir.

      Da multlink também dá pra sentir, mas o barulho é diferente e não vejo como algo negativo. O que sinto é ela trabalhando e uma batida um pouco mais seca. Mas não incomoda. Pelo menos não a mim.

      Excluir
  7. Bem, poderia ter colocado também a comparação dos pacotes de peças (básicas), seria interessante para complementar - se esse dado existir.
    Nesse ponto que o fato de ser alemão pesa, além dos problemas (comuns a carros importados e de rodas 17", principalmente) na suspensão.

    Para mim não dá esse Golf. 22 anos, bonus 2, só tristeza na hora do seguro; só meu i30 que salva um pouco - Golf o corretor nem me falou o valor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é!!
      No jornalismo, há uma máxima: o melhor reporter é o usuário!
      Esse relato quebra qq paixonite pelo "alemão", gerente da cc vw!!
      TODOS os carros são relativos!! Não existem absolutismos! Isso é questão de experiência e preferência!
      Sorry, Carlos!

      Excluir
    2. E por acaso Coreanos também não sofrem com Suspensão?

      Excluir
    3. Os Coreanos também sofrem com suspensão, mas pela quantidade vendida já se consegue encontrar facilmente as peças do i30 em qqr oficina da área, isso se não quiser mexer com a CSS.
      Mas já li sobre preços exorbitantes no pacote de peças do Golf, e, como leio esse blog, seria interessante ver uma comparação - não li nenhuma comparação, apenas reclamações.

      Excluir
  8. "Em relação ao Bravo T-Jet, o valor não está no gráfico pois a seguradora MAPFRE/BB informa que esse modelo tem restrições e não faz o seguro desse modelo."

    Qual o problema com a belezinha? Explode?

    ResponderExcluir
  9. Alguém saberia me responder se esse mala do Carlos é funcionário da VW??? Concordo com alguns aqui, carro é questão de gosto, não entendo esse povo que só fica detonando. Todos os carros têm qualidades e defeitos, vai de cada um gastar o seu dinheiro. Ou o Golf não tem defeitos?

    ResponderExcluir
  10. Acho que há outro equívoco na reportagem: o texto fala no preço das 6 primeiras revisões. Acontece que no caso do Focus elas ocorrem a cada 6 meses (exigência absurda da Ford...), então 6 revisões cobrem apenas 3 anos de manutenção. Nos outros, as revisões são anuais, então 6 revisões equivalem a 6 anos de manutenção! O correto seria a manutenção prevista em 60.000 km, assim a base comparativa seria equivalente para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o golf é semestral tb, se não me engano o bravo tb

      Excluir
    2. As únicas que fazem revisões anuais, que eu sei, são Toyota, Honda e só agora em 2013 (e para os modelos a partir de 2013) a Nissan.
      Os preços das revisões são ridículos, em média uns 200 reais ao ano.
      Semana passada levei meu Focus para a revisão de 40 mil km, modelo 2012 e motor 2.0. O preço foi de quase R$ 1.000 para um carro de 11.000km.
      Carro com revisão semestral eu não compro mais, aliás, os outros 3 carros de casa já foram trocados por Toyota e Honda.
      Quando o preço da revisão do Focus supera em valor a revisão do Camry V6 você vê que alguma coisa não está certa na Ford.

      Excluir
  11. Só faltou incluir a desvalorização desses carros de Zero para Usado, pois no caso do Golf, ao retirar da concessionária a desvalorização já é absurda para os modelos acompanhados de seus respectivos pacotes extras que a Vw cobra absurdamente por eles.
    Golf Gti Completo 130,000$ e usado 2013 completo ou não é o mesmo valor em 99,000$ perde real e gritante, já que a Fipe, Datafolha...não consideram pacotes de acessórios no valor do auto pesquisado.

    Se o Golf Gti, não for o que mais desvaloriza nas versões com pacotes extras, estará na disputa entre os mais desvalorizados.

    O Carlos dirá o que?

    Nada, afinal quando fatos são demonstrados, fontes são citadas e finge não ter ligo, ou fica no kkkkk igual uma hiena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo 16, nesse nivel de carro esqueça desvalorização, muitos que compram um carro desses, é por puro prazer em dirigir, ter segurança ativa e passiva 5 estrelas, design, acabamento e tecnologia/ confiabilidade. Vc está certo, a VWB errou feio em não criar 3 diferentes sub-modelos para o TSI (Highline Eleg, High Exc e Highline Premium) como fez a GMB no passado distante com os Corsas Premium, Maxx e Joy.

      Excluir
    2. Eddie, você está completamente enganado!

      A perda é significativa e o consumidor se importa sim com a perda financeira na compra do seu Auto, não importa o nível financeiro desse consumidor. Tenho renda e carro superior a esse e me importo muito com o emprego do meu $ e desvalorização, mesmo sabendo que carro não é investimento, procuro Auto que me traga menor perda $.
      Quanto ao erro feio da Vw em não criar subcategoria, você também está enganado, pois a apesar de ser um GROSSEIRO erro da Vw, não trata-se de um erro dela em não criar sub-modelos para o Tsi, pois a Vw não é inocente, sabe muito bem sobre essa desvalorização, o que dificulta inclusive suas vendas, mas isso não é fato novo para ela, vem a mais de 20 anos com essa padronização de venda em pacotes de acessórios que não cria sub-modelos, ela erra não por incompetência, aliás não há erro quando a atitude é planejada propositadamente, mas sim erro aos nossos olhos que sabemos que não é uma boa opção financeira. Enfim, ela erra não por incompetência, mas sim de maneira propositada e em desrespeito ao consumidor.

      Excluir
    3. Anonimo 17, respeito tua opinião, mas pergunte a qualquer uma aqui que comprou nos ultimos 30 dias um Golf 7 (importado) da Alemanha, se pensou na desvalorização antes de assinar o cheque (acredito que muito poucos compraram financiado). Estes caras pensaram sim na aportunidade de comprar um carro tecnológico, diferenciado, estado da arte em construção de monobloco com aços especiais (tecnologia que vai demorar a chegar no Brasil, talvez nunca), 5 stars no crash test, acabamento de primeiríssima qualidade. Coisa que só Audi, BM e Merc tem e por um preço muito menor. Ninguém pensou na possível desvalorização, entendo que para esse tipo de Mercado isso é secundário. E não é jogar dinheiro fora, é simplesmente priorizar segurança, etc e etc. Quem pensa em desvalorização hoje não deve comprar um carro 0km, nem mesmo um popular. O Mercado de Usados está lotado de ofertas, principalmente em SP, mas daí vem questões como procedencia, carro sinistrado, inundado, de frota, km alterado, etc e muito mais etc com várias interrogações. Carro usado somente sabendo a procedencia, minha opinião.

      Excluir
    4. Eddie,
      mais uma vez concordo contigo.

      Comprei meu Golf 7 à vista e no caso específico dele não quero nem saber se vai desvalorizar 5, 10 ou 20%. Não comprei este carro especificamente pensando em negócios no meu prazer pura e simplesmente. Os aspectos que considerei foram exatamente os que você citou. Comprei um carro que considero bastante superior aos seus concorrentes diretos e em pé de igualdade técnica com hatchs de segmento superior.

      Se alguém está realmente preocupado com desvalorização, esqueça carro zero Km e compre um semi novo com 1 ano de uso. Independente da marca.

      Excluir
  12. Bravo t-jet zero desde 2012 não tem sem teto solar, teto é de serie a partir do 2012.

    Quanto revisões, qual foi modelo escolhido do Golf, Focus e Bravo?

    O critério de seis revisões não é correto, por exemplo no Bravo até ano/modelo 13/13 revisões são a cada 15.000Km sempre e não por tempo alternativamente, no 13/14 são a cada 10.000Km, tendo garantia de dois anos;

    Para cada carro apontado há uma determinação diferente da fábrica, para comparar teria que avaliar cada veículo durante a vigência da garantia e no caso de Km rodado ser fator determinante estipular um valor também. Não tenho conhecimento em relação todos os modelos mas tem fábrica que determina revisões de 6 em 6 meses, outras anuais e outras por Km.



    ResponderExcluir
  13. Parabéns Car Blog ! O comparativo veio bem quando as pessoas estavam comentando o preço do seguro ! Só não entendo os comentários dessas pessoas sobre o desempenho desse ou daquele carro, se o máximo máximo que chegamos no Brasil é a 160 km/h....lamentável !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E... principalmente em SP, terra do pastor vwangélico, q cita o tempo todo o tal do 0 a 100 e q o Gol-f espanca todos na velocidade!!
      Falta seriedade, imparcialidade e senso de ridículo a ele!!
      Mas, esse gerente alemão da vw deve despertar muuuitas emoções e loucuras, né? Por isso a falta de racionalidade...
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    2. Parabéns pela reportagem até porque o seguro e revisões tbm entram em custo/benifício.

      Excluir
  14. Fan boys da volks, apreciem este video da vitoria do renault megane RS em cima do golf:
    http://www.youtube.com/watch?v=O5hZwUuFX5A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano, este ai eh o Gti com performace pack.... 230 cv contra 265 cv do RS... Agora coloca o Golf R contra o Megane Rs, ai eh Megane apanha..... Seja sabio e pare de achar que os fan boys da vw nao tem razoes de escolher ....

      Excluir
    2. Fã boy nunca tem razão, o simples fato de se deixar dominar por paixão cega reduz qualquer tipo de discernimento e senso crítico.

      Discutir qual carro anda mais, no Brasil, com a qualidade das nossas estradas, os congestionamentos, radares e buracos de bueiro é como discutir o sexo dos anjos.

      Excluir
  15. Pessoal do site, por favor né??? Esse acordo da Ford com a Mapre só é para a versão de entrada!!!!

    Quem quiser um Focus Titanium não tem parceria de seguro!!!! CarBlog, por favor né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque quem paga R$ 89.990 por Focus Titanium é candidato a ser paciente psiquiátrico, então não ligará de pagar R$ 5.000 de seguro.
      Ford eu não compro mais, já tive muitos e todos deram algum tipo de problema. Meu Fusion teve o problema mais sério (aquele problema do câmbio), ficou parado quase 30 dias, perdi a confiança na marca completamente.
      Com o preço dos carros nacionais e mexicanos subindo desse jeito, melhor coisa é comprar um bom importado alemão e não se incomodar se tem airbag cortina etc., pois você sabe que tem tudo isso e mais.
      R.I.P carros nacionais...

      Excluir
  16. Fabio LM

    meu caro, você tem as informações das outras características do seguro? Pergunto porque valor de DM/DP, cobertura de vidros faróis e retrovisores, carro reserva e guincho livre ou não implicam aumento no custo.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, eu não alterei os valores que são os propostos no site. Está tudo no padrão.
      []s.

      Excluir
  17. O golf e feito pela Faw e saic chinesa?

    ResponderExcluir
  18. Marcelo SSA.
    Olá galera! Historicamente os valores dos carros da VW assim como, dos seguros, sempre foram maiores do que os concorrentes, porém, entendo que são carros que passam uma certa confiança, principalmente na questão de apresentar poucos defeitos. Assim, antes de fechar uma compra, é prudente fazer uma pesquisa sobre o carro desejado, associando também a valorização do carro usado que por ventura venha fazer parte da negociação. Resumindo, carro é gosto e dinheiro pra pagar. A escolha é sua: GolfG7, Cruze, 308 e Novo Focus.

    ResponderExcluir
  19. Olá pessoal! como isso aqui está parecendo um debate de vendedores, gostaria de chamar atenção sobre o LADA LAIKA... KKKK brincadeira... só pra descontrair. Como sou imparcial no assunto, gostaria de chamar atenção para as pessoas que visitam esse excelente site pensando em comparar modelos, assim como eu, passem nas concessionarias e façam o test drive nos modelos.
    Cada um tem o carro que lhe agrada, particularmente estou trocando um ecosport, lider em quimacoes dos rivais, que também é líder de vendas na sua categoria, por um Cruze Sport 6 ou Focus, os fãs das outras marcas podem falar que sou maluco, os dois bebem horrores e tal, mas fui feliz em todo o tempo com esse ecosport que tambem é beberrão e digo de passagem sou mecanico poderia criticar bem os modelos. O que me impressiona mais, são os comentários como o do nosso amigo eddie totalmente profissional e passional pela marca. Não só no comentário dele mas em vários pode se observar a parcialidade por marcas.
    Eu tenho a minha opinião que o Golf parece um gol, parece um carro popular, isso me fez desistir dele de cara, estou entre o cruze sport 6 e o focus sedan, porem sem paixoes.
    Conclusão: visitem as concessionarias, pois o marketing nos blogs está demais...kkk
    sem paixões pessoal, sem paixões...

    ResponderExcluir
  20. Tem algo muito estranho nisso aí. Sou solteiro e tenho 23 anos. Sem bônus, paguei de seguro no meu 308 thp RG R$2.600.

    ResponderExcluir
  21. Deveriam ter cotado na Indiana também, pois meu Peugeot 308 THP 2013 quando renovei o seguro em 09/2013, ficou em R$2,400,00 em 5 X sem juros ( base de cálculo R$62.500,00 ), ou seja, 4% do valor segurado, e com carro reserva por tempo ilimitado o que conta demais em se tratando de carro importado. Tá certo que tenho bônus máximo, mas vale conferir...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem