O processo de compra de um carro, após escolhido o modelo, sempre envolve um processo de negociação, no qual comprador sempre quer o menor preço possível, e o vendedor, o maior. O problema para o comprador é não saber até onde o preço pode baixar. Então, algumas técnicas de barganha são indicadas, a qual relataremos a seguir.


1. Não negocie. Diga ao vendedor e ao gerente de vendas que você vai assinar a compra no momento em que eles atingirem o preço que você estipulou. Educadamente recuse qualquer contra-oferta, forneça-lhes seu número de telefone e vá embora. Se o preço que você propõe está dentro do realidade, eles vão chamá-lo em algum momento.

2. Ligue no sábado ou domingo uma hora antes do horário de fechamento da loja. Peça para falar com o vendedor ou o gerente que você conversou previamente. Lembre-os que você comprará quando eles chegarem no seu preço, mas que eles não devem perder tempo se não conseguiram chegar na sua proposta.

Se sua oferta for possível, a oportunidade de fazer mais um negócio antes do final do dia pode fazê-los aceitar sua proposta. Especialmente se eles estiverem tendo um mau fim de semana.

3. Ligue no último dia do mês. Mais uma vez, os vendedores e gerentes muitas vezes estão sob pressão para encontrar mais um negócio antes do mês acabar e conseguir cumprir a meta. Uma proposta que não fazia sentido no dia 25 pode ser aceita no dia 31, se a meta de vendas ainda não foi atingida.

4. Ligue nos dias com tempo ruim. Um dia chuvoso pode afetar drasticamente as vendas de automóveis. Ligue e lembre o vendedor ou o gerente que você ficará muito feliz de assinar o cheque se eles chegarem no seu preço. Mais uma vez, o fato de que eles não estão vendendo carros nesse dia pode levá-los a aceitar sua proposta.

5. Repita o processo com outras lojas. Faça o mesmo processo ao mesmo tempo com outras concessionárias de sua área. Certifique-se de que eles têm o carro que você quer, e, em seguida, faça sua oferta.

6. Saiba se o preço vale a pena. Se você está comprando um carro novo, os valores sugeridos pelas fábricas são indicadores razoavelmente precisos, então trabalhe com um desconto entre R$ 1.500 e R$ 2.500 reais sobre o preço sugerido. Se você estiver comprando um carro usado, adote o valor da Tabela Fipe para o carro e aplique um desconto de 15%.

Esses preços são bastante agressivos, e supondo que você tem tempo e está disposto a gastá-lo no telefone, muitas vezes você pode encontrar um concessionário disposto lhe vender o carro abaixo do preço de mercado.

É claro que você sempre pode oferecer o valor sugerido (0KM) ou com desconto de 5% ou 10% sobre a Tabela Fipe, o que fará o negócio muito mais fácil, mas menos divertido.

7. Use seu próprio financiamento, se puder. Uma ótima maneira de evitar elevadas taxas de juros é obter um financiamento do seu próprio banco, até mesmo como elemento de comparação com o oferecido pela loja. No entanto, se você está comprando um carro novo, dificilmente seu banco vai conseguir as mesmas condições oferecidas pelos bancos das montadoras.

Se você tem problemas de restrições de crédito, em geral o pessoal financeiro das lojas pode ajudá-lo (pelo menos um pouco). No entanto, isso não significa que você precisa aceitar condições ruins de financiamento, ou vendas casadas (como seguro de vida, ou garantias adicionais). Simplesmente diga não.

8. Sempre aja com educação. Usar expressões como "é pegar ou largar", ou adotar a estratégia de "ameaçar sair andando" não vão lhe ajudar a atingir seu objetivo. Em geral, é má ideia esse tipo de atitude.

Existem uma série de coisas ruins em trabalhar em uma loja de carros, mas nada é tão ruim como ser tratado (a) como lixo por um cliente. Apesar de os funcionários das concessionárias aprenderem técnicas para "ganhar o cliente" - leva algo entre um ou dois minutos para obter de um estranho um sorriso ou uma risada -, isso é sempre emocionalmente desgastante .

Portanto, quando um cliente começa a ditar regras e fazer ameaças, a maioria dos vendedores e gerentes de vendas irá responder de forma agressiva. É da natureza humana. Dessa forma, ao agir assim, ao invés de avançar no seu objetivo de comprar no preço desejado, você será solicitado a aguardar o gerente de vendas terminar sua longa ligação telefônica.

Portanto, é importante ser agradável e respeitoso (a) com todos que estão fazendo negócios com você. Se você é uma pessoa realmente legal, um vendedor ficará muito mais propenso a fazer algo incomum para você (como vender um carro por um valor abaixo do mercado) do que para um idiota qualquer.

Além do mais, as concessionárias são freqüentemente bonificadas com base em suas pontuações gerais de satisfação de clientes. Clientes educados e corteses são muito mais propensos a fazer uma crítica positiva à concessionária, e os vendedores sabem disso. O pior negócio para um vendedor é vender barato um carro a alguém que lhes dê um comentário péssimo em pesquisa de satisfação do fabricante. Não só ele não irá ganhar dinheiro, como estará dizendo à fabricante ou ao dono da concessionária que o vendedor está fazendo um trabalho ruim.

Por fim, a desvantagem desse processo é que você terá que comprar um carro à noite de um fim de semana, ou durante um dia chuvoso, mas você vai conseguir o preço que quiser (ou ao menos próximo de algo que você jamais imaginou ser possível).

Com informações: Forbes

14 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. o haJa, no item 8, escreve-se AJA, derivado do verbo agir, e não do verbo haver. Item 8.

    A proposito, belas dicas. Principalmente a do final do mês e a do dia chuvoso.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante as dicas, trabalhei por dez anos como vendedor de automóveis novos e as dicas expostas fazem muito sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadê aquele link que saiu da Forbes sobre essas dicas, deixado ontem nos comentários?

      Excluir
  3. Dia 30 as CCs me pagam!!! Hehehe

    ResponderExcluir
  4. Relendo o texto pela décima vez agora

    ResponderExcluir
  5. Belas dicas, faltou apenas falar que o desconto obtido pode ser na forma de emplacamento + ipva.

    Na compra do meu, consegui um desconto de 1000 reais do valor de tabela + emplacamento

    E também tem um porém, é mais dificil conseguir esses descontos com carros em alta (tente fazer isso com Onix e HB20, é uma tarefa muito mais árdua que outros carros)

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho preferência por vendedor mulher, com elas consegui o melhor desconto. E em negociação eu consegui melhor avaliação no usado, ganhei um kit com roda liga + saia esportiva + borrachão nas portas e o famoso tapete. É a questão de saber negociar e mostrar interesse no carro sem ser cego. O bom é já chegar na loja sabendo quanto custa o carro e os opcionais, daí o vendedor não irá enrolar com valor a mais aqui e ali

    ResponderExcluir
  7. alguem tem noticias sobre o novo kia sol e fox ?

    ResponderExcluir
  8. Sou vendedor de ok e posso afirmar que dias chuvosos e não da certo, são os melhores dias para vender carro pois o povo não tem todas as opções de programas...

    ResponderExcluir
  9. É bom olhar também o nível de depreciação do carro e usar como argumento para barganhar. No site www.cardata.com.br dá pra ver gráficos de depreciação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem