Os números do mercado de hatchs compactos em julho não trazem surpresas: O VW Gol foi o líder do mercado, com 20.822 unidades comercializadas, seguido do Fiat Palio, com 15.916 carros vendidos e do Fiat Uno com 15.157 carros vendidos.

VW Gol Highline 2014

Na quarta posição em vendas aparece o Ford Fiesta, com 13.457 carros vendidos, e o VW Fox/CrosFox, com 10.373 unidades vendidas, ficou na sua tradicional quinta posição.


Vendas: VW Gol x Fiat Palio x HB20 x Onix x Etios

O gráfico acima mostra a evolução das posições relativas quinzenais.

GM Onix LT 1.4 2014 Branco

O Chevrolet Onix, que tinha superado o Hyundai HB20 em vendas recentemente, voltou a ficar atrás do sul-coreano, que vendeu 9.871 unidades de sua versão hatch, contra 9.621 do Onix. É importante considerar, porém, que na segunda quinzena de julho o Onix vendeu mais que o HB20, evidenciando uma disputa acirrada entre os dois. 

Hyundai HB20 2014 Branco

O Toyota Etios, com 3.527 unidades vendidas em julho, mostra uma ligeira aceleração em seu ritmo de vendas, insuficiente, porém, para incomodar os líderes.

39 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Impressionante o Gol vender 5 mil ou cerca de 30% a mais que o 2° colocado.

    ResponderExcluir
  2. Os três primeiro são carta marcada. Será que merecem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palio e Uno não merecem, pois são muito dependentes de suas gerações passadas, ao contrário do Gol G5, que não tem nenhuma dependência do G4, que praticamente não vende. Segundo levantamento da Quatro Rodas responde por aproximadamente 5% das vendas do modelo.

      Excluir
  3. O Palio e o Uno não merecem. O Gol é mais do que merecido.

    ResponderExcluir
  4. No mercado Brasileiro não existe concorrencia!!
    ANFAVEA, MONOPÓLIO DAS MONTADORAS!
    BRASIL, PAÍS DE TOLOS!

    ResponderExcluir
  5. Números totais (incluindo vendas diretas/frotistas)?

    Vendas diretas e frotista o que vale é o menor preço da carroça.

    Eu gosto de analizar os números da fenabrave para vendas no varejo, que somos nós mortais. É melhor pra ver a tendencia do mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o que vale não é o menor preço da carroça, caso contrário, só Mille venderia. O mais importante para frotistas são os seguintes aspectos OBJETIVOS: Consumo, confiabilidade, manutenção e revenda.

      Excluir
    2. Também acho que os dados de vendas no varejo são mais interessantes para os consumidores.
      Em junho/13, os líderes tiveram as seguintes vendas para frotistas:
      1) Gol - 50% do total de vendas (7.032 unidades);
      2) Uno - 46%;
      3) Palio - 20%;
      4) Fiesta - 10%;
      5) Fox - 13%;
      6) HB20 - 0%;
      7) Onix - 0%.

      Para julho/13, se considerarmos a mesma proporção teríamos as seguintes vendas no varejo:
      1) Gol G6/G4 - 10.411;
      2) Novo Palio/Palio Fire - 12.733;
      3) Novo Uno/Mille - 8.185;
      4) New Fiesta/Fiesta Rocam - 12.111;
      5) Fox - 9.025;
      6) HB20 - 9.871;
      7) Onix - 9.621.

      Finalmente, separando as vendas do Gol G4 (5%), Palio Fire (40%), Mille (50%) e Fiesta Rocam (50%), chegaremos as seguintes vendas dos líderes para os consumidores finais:
      1) Gol G6 - 9.890;
      2) HB20 - 9.871;
      3) Onix - 9.621;
      4) Fox - 9.025;
      5) Novo Palio - 7.640;
      6) New Fiesta - 6.055;
      7) Novo Uno - 4.093.

      Lembrando que Gol, Fox, Novo Palio e Uno são vendidos com promoções e descontos, enquanto HB20, Onix e New Fiesta são vendidos sem qualquer desconto.

      Excluir
    3. Bem mais sensato e mais eficiente essa inforcao. Parabens...

      Excluir
    4. Onix não vende nada para frotista? Logo se vê que os frotistas são bem informados, afinal, comprar carro para empresa com carroceria com baixa qualidade, como apontado pela Quatro Rodas é preju na certa.

      Excluir
    5. Anônimo (17:13),
      Comparar os dados de vendas no varejo realmente facilita uma análise mais realista de quem é quem no mercado para os consumidores como nós, que é o que nos interessa.
      Grato pela feedback.

      Excluir
    6. Amigo, sua projeção não é válida, sabe o motivo? Junho foi um mês atípico, de troca de frota, no mês de julho, só na primeira quinzena, o Gol vendeu 6306 unidades no varejo, das 10mil unidades vendidas. A projeção é de 12700~12800 unidades no varejo ao fechamento do mês, visto que ele vendeu um pouco mais na 2° quinzena. Achei interessante sua tabelinha, mas é necessário refazê-la.

      Excluir
    7. Fico no aguardo da nova tabela, com a projeção real, para ter uma real noção de quem está liderando no varejo.

      Excluir
    8. Importante salientar também que Onix já se encontra a pronta entrega, com descontos e brindes aqui em Recife. O HB20 também está disponível em várias versões a pronta entrega. Quem quiser conferir basta ir na concessionária. A Chevrolet lançou o automático na hora certa, pois o Onix já estava perdendo um pouco o fôlego e quem irá segurar suas vendas em um bom patamar será sua versão 1.4 LT automática, com alguns descontos, é claro. O HB20 ainda tem muita bala na agulha e se a coisa apertar pode fazer promoções, dar tapetes e voltar ao bom patamar, devido a este possuir boa qualidade de construção, motores modernos e design atraente.

      Excluir
    9. La vem o joao apaixonado pela vw....A projecao do rapaz simplimente melhor que a do blog sendo o mes atipico ou nao....Pelo menos deu uma visao mais real, mesmo com a questao da sazonalidade.

      Excluir
    10. Podemos também fazer essa projeção para os sedãs compactos mais vendidos em julho/13, outra categoria bem concorrida, desconsiderando as vendas para os frotistas (Voyage 33%, Prisma 0%, HB20S 0%):

      1) Prisma - 5.725 unidades;
      2) Voyage - 4.549;
      3) HB20S - 3.967.

      Novamente, Prisma e HB20S vendidos sem descontos, Voyage com descontos e promoções.

      Excluir
    11. Não deu nada real, pois a projeção deve ser feita com base nesse mês, onde só na primeira quinzena foram vendidos 6306 gols no varejo, sendo assim, mais de 12.600 no final do mês. Não tem nada de paixão em fazer uma projeção real, até mesmo pelo motivo do mês passado ter sido atípico para todos, onde as vendas da 2° quinzena foram consideravelmente prejudicadas pelos protestos, conforme noticiado em toda a mídia nacional. As vendas do Gol no varejo esse mês foram de praticamente 13mil, contra 9871 do 2° colocado, o HB20. Tire os 5% do G4 e atinja o número de cerca de 12.300 contra 9871 do 2° colocado. Tabela correta, que será confirmada pela Fenabrave:

      1) Gol G6 -12.300(sem os 5% do G4);
      2) HB20 - 9.871;
      3) Onix - 9.621;
      4) Fox - 9.025;
      5) Novo Palio - 7.640;
      6) New Fiesta - 6.055;
      7) Novo Uno - 4.093.

      É, parece que agora a tabela dá uma dimensão mais real do mercado.

      Excluir
    12. Joao, tanto a sua tabela quanto todas desse poste sao melhorez que os dados agregados do blog....Mas que o Joao e um defensor da Vw isso e. Porem muito mais sensato que o Carlos...

      Excluir
    13. Parabens rasec. No aguardo das próximas... tem como lançar as dos meses passados de hb20, onix, gol e palio sem as vendas de frotistas?
      Ass: vinicius

      Excluir
    14. Os dados agregados não são do blog, mas sim da Fenabrave, e estão corretos, pois indicam qual foram os veículos mais vendidos do Brasil. Independentemente de vendas para frotistas ou particulares que se utilizaram de CNPJ para comprar, etc. E para o anônimo que pediu o "lançamento" das tabelas dos outros meses, basta visitar o site da Fenabrave, lá tem todas essas informações.

      Excluir
    15. Valeu Vinicius!
      Já percebeu que o maior destaque entre os compactos hatches é o New Fiesta?
      É o único da lista dos mais vendidos sem motor 1.0, só tem motores 1.5 e 1.6.
      Provavelmente hoje é carro compacto hatch mais vendido no Brasil, com motorização acima de 1.0.

      Excluir
    16. O Onix não vende para frotista porque só vende para frotista quem tem capacidade de produção para tanto, pois como o lucro ubitário na venda para frotista é menor, primeiro o fabricante explora o mercado consumidor e sobrando produção, entope as locadoras a preço de banana para fazer volume com lucro mínimo.

      Excluir
    17. Vender para frotista não significa que o lucro é mínimo, o preço fica muito baixo em razão da isenção de impostos, além de serem versões extremamente peladas. O custo de produção de um veículo vendido pelado e em grande escala é muito baixo e a margem de lucro não é baixa como alguns pensam, especialmente quando o veículo não é mais novidade no varejo e é vendido com descontos. Só não é negócio para lançamentos, onde os descontos para no varejo ainda são tímidos e muitas vezes ainda não se tem capacidade produtiva para atender aos frotistas. Deixando tudo isso de lado, o Onix não tem perfil de carro para frotista, seu consumo é muito alto e suas revisões são mais caras que a média, além de sua cesta de peças não ser das mais baratas.

      Excluir
    18. Para o senhor carlos, a chevrolet e hyundai não vendem para frotista, simplesmente por capacidade de produção de tais produtos, hyundai não consegue fabricar o que vende, e a chevrolet já vende quase o limite de onix (12 mil) e prisma (6 mil) mensal, se vende-se para frotista, com certeza o onix já estaria na quarta posição e o prisma na liderança dos sedans.

      O hb20 não consegue vender mais, por que tem que abrir mão de um hb20 para produzir um hb20x e hb20s, pois somando os 3 modelos eles podem somar no máximo 12 mil.

      Alguns lugar tem desconto, pois os modelos em questão não querem, isto não significa que ainda não esteja vendendo, a pronta entrega pode ter a versão/cor que o cliente final não deseja, assim entrando na fila de espera.

      Excluir
    19. Quando inclui frotista perde em relacao a demanda dos consumidores finais. O que bem mais interessante.

      Excluir
    20. "Onix não vende nada para frotista? Logo se vê que os frotistas são bem informados, afinal, comprar carro para empresa com carroceria com baixa qualidade, como apontado pela Quatro Rodas é preju na certa."

      Na verdade o Onix não tem desconto decente o suficiente pra PJ.
      O Desconto é de 4%, e ele tem muito equipamento de série que não interessa pra muitos que compram em quantidade.
      O Gol por outro lado, tem até opcional de vir com Volante, então sai mais barato.
      Se o desconto fosse de uns 12%, e tivesse como tirar alguns itens de série pra chegar nos preços do Gol, aposto que muitos iam mudar de marca.

      Excluir
  6. O Fiesta BR ta vendendo bem, falta sber qtos % é do rocam e do novo. HB20 e Onix nenhuma surpresa. Etios tbm não, mesmo com o caminhão d propaganda e promoção a Toyota n consegue deslanchar esse carrinho feio de doer...

    ResponderExcluir
  7. O Etios vende 50% a mais que o Peugeot 208 que todo mundo acha lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes modelos não concorrem diretamente....

      Excluir
    2. Vende mais que O Tiguan também.

      Excluir
  8. Só sugiro aos nobres comentaristas que quando citarem dados e tabelas, nos informem a respectiva fonte/data. grato

    ResponderExcluir
  9. Pessoal

    Fui comprar um carro mês passado
    e verifiquei Gol,Onix,HB20 e Palio
    avaliei bem os 4 e posso dizer q o
    Onix ta mt a frente dos outros 3.
    Gol e Palio são bons, mas a galera compra por causa da tradição e pela confiança que tem no carro
    o HB20 é superior aos 2, mas tem um tempo de entrega mt grande, e ficou mt pequeno pra mim que temm 1,91.
    O Onix tem um design mt masculino e esportivo é mtt espaçoso, e tem um bom desempenho , mesmo o meu sendo 1.0

    Quem tava na duvida de comprar o onix, esqueça a duvida e compre!

    ResponderExcluir
  10. Resultado de JULHO para vendas no varejo (não frotistas):

    1º GOL 13.488
    2º PALIO 12.134
    3º FIESTA 12.044
    4º HB20 10.381
    5º ONIX 9.584
    6º UNO 9.422
    7º CLASSIC 9.390
    8º FOX/CROSS FOX 8.481
    9º SIENA 8.445
    10º SANDERO 6.611
    11º PRISMA 5.920
    12º CELTA 4.718
    13º VOYAGE 4.651
    14º CIVIC 4.575
    15º FIT 4.359
    16º HB20S 4.163
    17º COBALT 3.860
    18º COROLLA 3.767
    19º ETIOS HB 3.744
    20º AGILE 3.432
    21º SPIN 3.004
    22º ETIOS SEDAN 2.833
    23º PUNTO 2.510
    24º MARCH 2.362
    25º 208 2.350
    26º VERSA 2.342
    27º CRUZE SEDAN 2.301
    28º CLIO 2.269
    29º C3 2.153
    30º FIESTA SEDAN 2.132

    Fonte: Fenabrave

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Traduzindo os números da FENABRAVE, como sabemos que o Gol G4, o Palio Fire, o Fiesta Rocam e o Mille concorrem com o Celta, vamos somar suas vendas com as do Onix para compararmos de uma forma diferente, já que todos seus concorrentes fazem isso:
      1) Onix (Onix + Celta) - 14.302;
      2) Gol (Gol G6 + Gol G4) - 13.488;
      3) Palio (Novo Palio + Palio Fire) - 12.134;
      4) Fiesta (New Fiesta - Fiesta Rocam) - 12.044;

      Na categoria dos sedãs compactos os números do Siena incluem as vendas do Siena que concorre com o Classic e do Grand Siena que concorre com o Prisma. Podemos também somar para ver o que acontece:
      1) Prisma (Prisma + Classic) - 15.310;
      2) Siena (Siena + Grand Siena) - 8.445.

      Excluir
    2. kkkk...como se o Celta não fosse vendido para frotista..kkk
      É só para frotista que ele vende.kkkk

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem