A Volkswagen do Brasil lança o Fox BlueMotion 2014 - carro que estréia o motor 1.0 de três cilindros que equipará o novo compacto da marca alemã no Brasil - o VW UP! O novo motor 1.0 de três cilindros, conhecido com o nome código EA211, apresenta um consumo de combustível até 17% menor que seu predecessor, o VHT 1.0.

Volkswagen Fox Bluemotion 2014

O novo motor VW tem potência de 75 cv @ 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e atinge 82 cv @ 6.250 rpm com álcool. O torque máximo é de 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), em qualquer caso a 3.000 rpm, sendo que a 2.000 rpm, 85% disso já está disponível.

Volkswagen Fox Bluemotion 2014

Trata-se da primeira unidade da VW do Brasil com bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que resultou em uma redução de peso de 24 quilos, além do fato de que a construção nesse material aumenta sua eficiência térmica.

Cabeçote de 12V

O novo motor 1.0 três cilindros da VW conta com quatro válvulas por cilindro, totalizando 12 válvulas, que são acionadas por um comando de válvulas de admissão variável. A taxa de compressão é de 11,5:1. Esse cabeçote possui coletor de escape integrado, o que permite ao motor atingir sua temperatura ideal de funcionamento de forma mais célere.

Volkswagen Fox Bluemotion 2014

Sem sub-tanque

Outra inovação deste motor EA211 é que ele recebe sistema de partida a frio que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina. Evolução do sistema introduzido no Brasil no Polo E-Flex, em 2009, o sistema aplicado no motor que equipa o Fox 1.0l BlueMotion utiliza galeria de injeção feita de material polimérico, que aprimora a eficiência do conjunto. 

Volkswagen Fox Bluemotion 2014

O único pré-requisito para o funcionamento é o fato de o motorista precisar acionar completamente o pedal de embreagem antes de dar a partida nessas condições - situação informada ao motorista por meio do painel.

BlueMotion

Esse termo é adotado pela Volkswagen nos carros que contam com recursos para melhorar a economia de combustível, como direção com assistência eletro-hidráulica, transmissão com relações alongadas, grade frontal superior tem formato diferenciado, a grade inferior teve seu perfil nas laterais também alterado, permitindo maior fluidez do ar.

Novo VW Fox Bluemotion 2014 - Prata

Além disso, fazem-se presentes pneus de baixa resistência ao rolamento na medida 175/70 R14, com pressão de enchimento de 36/34 PSI (dianteiro/traseiro), reduzindo a resistência ao rolamento da ordem de 35%. Para lidar com a maior pressão dos pneus, a suspensão recebeu calibração específica, de forma a preservar as condições de conforto e dirigibilidade do Fox.

Novo VW Fox Bluemotion 2014 - Prata

A Volkswagen fez uma série de aperfeiçoamentos no carro, de modo que o Fox 2014 Bluemotion é 29 Kg mais leve que o modelo anterior.

Novo VW Fox Bluemotion 2014 - Prata

Desempenho

A Volkswagen informa que o Fox 1.0l BlueMotion acelera de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos e atinge velocidade máxima de 166 km/h, quando abastecido com gasolina. Com álcool, ele leva 13,2 segundos para ir da imobilidade aos 100 Km/h e atinge 167 km/h de velocidade máxima.

Novo VW Fox Bluemotion 2014 - motor 1.0 três cilindros

Consumo

Segundo os dados da Volkswagen, o Fox Bluemotion com o novo motor apresenta os seguintes dados de de consumo, medidos segundo o padrão do INMETRO.

Etanol
Ciclo urbano (cidade): 8,8 km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 9,9 km/l

Gasolina
Ciclo urbano (cidade): 12,7 km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 14,4 km/l

Comparativo de consumo

Tendo em vista que os dados de consumo são padrão INMETRO, é possível compará-los com o de outros carros 1.0, como o Hyundai HB20 - que também usa um motor 1.0 três cilindros 12V, Fiat Palio 1.0, Gol G6 e Gol Ecomotion - estes últimos com o motor 1.0 VHT 4 cilindros da VW.

Etanol


Como se pode observar, o Fox 1.0 Bluemotion com o novo motor de três cilindros já é o carro mais econômico do Brasil, quando abastecido com etanol.


Quando o combustível usado é a gasolina, o HB20 1.0 ainda leva uma mínima vantagem em ciclo rodoviário, com média de 14,5 Km/l, contra 14,4 Km/l do Fox. Entretanto, o Fox é o mais econômico em cidade, com média de 12,7 Km/l, contra 12 Km/l do HB20.

Segurança

Todos os modelos Fox 1.0 Bluemotion já trazem de série direção eletro-hidráulica, computador de bordo, freios ABS e airbags frontais, indicador digital de consumo instantâneo de combustível, computador de bordo, palhetas do limpador de para-brisa tipo “Aerowischer”.

Volkswagen Fox Bluemotion 2014

Opcionalmente pode ser acrescentado o pacote Trend, que incorpora luzes indicadoras de direção nos retrovisores, faróis duplos escurecidos, antena no teto, preparação para sim, frisos laterais, retrovisores e maçanetas na cor do veículo e parassóis iluminados com espelho no lado direito e no lado esquerdo.

Novo VW Fox Bluemotion 2014 - painel

Outro pacote de opcionais é o kit i-Trend, que conta com todo os itens do Trend e acrescenta volante multifuncional com controle do rádio, I-System, CD-Player c/ MP3 + Bluetooth + entradas SD-Card e USB c/ interface para iPod e 4 alto falantes e 2 tweeters.

Novo VW Fox Bluemotion 2014 - motor 1.0 três cilindros

Um dos pacotes mais solicitados será o Kit V, que agrega ar-condicionado, vidros elétricos, travamento central com controle remoto, retrovisores externos com ajuste elétrico, chave canivete com controle remoto, alarme keyless entre outros itens.

Novo VW Fox Bluemotion 2014 - motor 1.0 três cilindros

Completando o rol de opcionais temos o pacote funcional II, que agrega banco traseiro corrediço e coluna de direção ajustável em altura e distância, faróis e lanterna de neblina, sensor de estacionamento traseiro e 4 Alto-falantes + 2 Tweeters.

Vídeo:

24 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. prevejo os problemas desse motor.
    1º a polia vvt com barulho " gol turbo "
    2º duas valvulas termostáticas " motor aquecendo "
    3º sensor do pedal da embreagem " motor não pega luz epc acesa"
    4º correia dentada quebrando " gol 1000 16v ,amarok "
    5º motor sem força " falta de um cilindro " com 4 já e manco com 3 vai ficar paralitico de vez .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irônico? Rs
      É o melhor 1.0 do país!

      Excluir
    2. Qual que é então? O 1.0 da Hyundai com menos torque a altíssimos 4500 Rpm? O 1.0 da Chevrolet de 8v, SOHC com 9,8 kgfm a 5500 rpm? O 1.0 da Fiat 8v SOHC com menos torque a quase 4 mil? Zetec Rocam (rs)?
      Desculpe, por mais que vc odeie a Volkswgen, esse motor é superior.
      Bloco e cabeçote em alumínio, variação de fase, partida a frio sem tanquinho, bobinas individuais, maior torque na menor rotação, maior potência, menor consumo .. Enfim .. Rs
      E o 1.6 16v + AT6 no gol/fox/voyage é o próximo ;)

      Excluir
    3. Carro pesado e que tem vida util pequena.

      Excluir
    4. A vida útil é relativa, mas o Fox é mais leve que HB20 e Onix; nao sei de onde tiram que ele é pesado.

      Excluir
    5. Vida do motor depende do cuidado.

      Excluir
    6. NÂO COMPREM ESSE CARRO, comprei um e com menos de 5000km, começou a bater válvula, levei na concessionária várias vezes e o carro fica alguns dias parado. na ultima vez ficou com o motor desmontado, segunda eles, a fábrica pediu uma foto do virabrequim e o carro ficou alguns dias simplesmente aguardando resposta da fábrica.

      Excluir
  2. "Segundo os dados da Volkswagen, o Fox Bluemotion com o novo motor apresenta os seguintes dados de de consumo."

    A informação está incompleta, o correto seria: "Segundo a Volkswagen, UTILIZANDO A METODOLOGIA DO INMETRO, o Fox Bluemotion com o novo motor apresenta os seguintes dados de consumo."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se esses dados se confirmarem, o Fox Bluemotion terá consumo urbano cerca de 11% melhor que o HB20 1.0.

      Excluir
  3. estão pulando de alegria ?? quero ver depois os problemas !! motor aquecendo ate o dono queimar o carro !! duplo comando isso é piada !! a VW nao consegue fazer comando duplo que preste !! no começo vai ser uma maravilha de vendas mais depois ... so problemas !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido hater, pode me dizer os números da Mega-Sena? kkkkkkkkkkkkk
      O choro é livre... Bom mesmo é o 1.0 da Fiat!

      Excluir
    2. HAUAHUAHUAAUA .. Sério, esse comentário ou vem de fanboy da Fiat ou da Hyundai pq a VW lançou o melhor 1.0 nacional.

      Excluir
    3. meu carro é um corolla xei 11/12 prata supernova !! minha irma tem um gol g5 10/ 10 que é um lixo !bate tudo por dentro e esta com 26 mil km ! estamos prestes a vender !! ta interessado ??!! te faço baratinho !!

      Excluir
    4. Otimo...tenho um march em casa com 40mil e esta novinho ainda.. Meu penultimo carro foi um gol...Comigo foi a mesma coisa..

      Excluir
    5. Irei trocar meu fox nesse ano e nao vou mais ficar na marca. Muita dor de cabca!

      Excluir
    6. poise para os fanboys da VW desse BLOG!! tenho um gol g5 10/10 pra vender !! se acham que é o melhor carro do mundo !! faço um preço bem abaixo da fipe pra levar mesmo !! e olha que o carro nunca nem rodou em estrada de terra !! senao ele tinha desmontado todinho !! A VW VIVE MUITO DE PASSADO !!

      Excluir
  4. Até que gosto dos carros da FIAT mais seus donos são uma lastima de chatos. Parabéns a VW pelo motor espero ser legal

    ResponderExcluir
  5. Sou mais o ONIX! Desde dez de 2012, uma maravilha!

    ResponderExcluir
  6. Isto e Hyundai influenciando a Volks a fazer um carro de verdade... Parabéns para Volks, já deveriam ter feito antes, chega a ser desrespeito só terem feito agora... isto mostro o tanto que a Volks respeita o consumidor brasileiro...

    ResponderExcluir
  7. Nossa que economia essa eim parabens a vw kkkkk prefiro um motor mais potente para dar segurança nas ultrapassagens e andar masi tranquilo com o veiculo carregado.

    ResponderExcluir
  8. O meu march na estrada e cidade da algo próximo a 15. Então, acho que apesar da melhora não é o mais econômico do país!

    ResponderExcluir
  9. besta quadrada,despeitada,que não sabe usar ocarro.Tenho um 1.0 2009,ea bateria já vai para 4 anos o carro não dá defeito pra quem sabe usar.

    ResponderExcluir
  10. vw nao tem pra ninguem, toda sua linha do motor 1.0 até o top, a tropa não é grande mas, mostra valentia, tenho 1.6 e um 1.0 acho muito bons.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem