A Chevrolet do Brasil aciona proprietários de 11.521 veículos modelos Onix, Prisma, Cobalt e Spin a comparecerem à uma concessionária para inspeção e verificação de problemas com o pedal do freio. A empresa informa, porém, que no máximo 180 carros podem, de fato, ter o problema.


No caso do Onix e Prisma, as unidades envolvidas são 2013 com produção entre 20 de maio e 8 de junho de 2013, com numeração de chassi de DG260034 a DG334810.

No caso do Cobalt e Spin, estão envolvidas unidades 2013 e 2014 fabricadas entre 21 de maio e 8 de junho de 2013 com numeração de chassi de DB323045 a DB335478 e de B104832 a EB111963.

O problema, segundo a GM, ocorre com a soldagem do suporte do pedal de freio de alguns veículos, que pode fazer com que fique inoperante, tornando impossível o seu acionamento, o que pode provocar acidentes.

A Chevrolet do Brasil oferece o telefone 0800-702-4200 para o esclarecimento de dúvidas.

27 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. 60 dias de fila de espera.
    Cheque de R$ 43k no Onix LTZ.
    Mais um cheque de ágio de R$ 4k para pegar o carro antes dos outros.
    .
    .
    .
    Descobrir que o freio do carro pode falhar com você dentro a 130 Km/h na curva!
    NÃO TEM PREÇO.

    ResponderExcluir
  2. Eles tentaram economizar e que dessa vez?
    Vi uma reportagem de que a justiça estaria obrigando a GM a fazer recall em uma porrada de Cobalt.

    ResponderExcluir
  3. Bem feito ainda, compram CARROÇAS..............

    ResponderExcluir
  4. Bom, agora é torcer para não dar nada de errado com os carros afetados até o recall, e torcer para que não ocorra nenhum acidente. Ficar sem freio é GRAVE!

    ResponderExcluir
  5. Pelo menos a GM lançou o recall, ao contrário da VW.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A VW quase que foi obrigada a fazer o Recall de mais de 285 mil carros entre Gol, Fox e Voyagem devido a problema no motor. Na decisão de arquivamento da ação o juiz alegou que a VW goza de alta taxa de confiabilidade por parte dos clientes e que a decisão traria grande prejuízo para montadora. No Brasil, empresa não pode ter prejuízo, pode sim, muitos trabalhadores investir boa parte de suas finanças em carros descartáveis.
      O que impressiona são os clubes VW, Ford, Fiat, GM, Hyndai e etc e todas elas pondo para ferrar nos consumidores. Temos é que defender os nossos interesses e não destas empresas exploradoras.

      Excluir
    2. Putz...daqui uns 30 anos o povo vai falar desse recall da VW de 2009....
      A GM já fez dois recalls do Onix em menos de 1 ano, e o povo lembra do recall da VW que já acabou desde 2009...

      Excluir
    3. Carlos, você é um apaixonado inconsequente pela VW. Para seu GOVERNO o caso rolou até em 2013 e tomara que ainda dê o que falar. Você compra carro descartável só para andar 6 meses?
      E quem tiver o mínimo de juízo compra algum dos carros citados fabricados entre 2009 e 2010? É igual comprar uma bomba e só aguardar ela estourar.

      Santa paciência.

      Excluir
    4. O problema nem foi do motor, foi do óleo lubrificante fora de especificação, que foram todos substituídos pela própria VW dentro das concessionárias da marca. E ainda falam que a VW não fez recall. Tanto fez que substitui o oleo de todos os carros que eram elegíveis.
      Mas é como eu digo, a GM faz um recall do FREIO do ONIX que pode parae de funcionar, e o povo vem justificar falando que a VW tb fez.
      Fez, sim, em 2009, um recall de OLEO do motor que estava fora de especificação.
      fala sério, né? Vc acha que o Gol é o carro mais vendido do Brasil há 26 anos como? Dando problema?
      Agora, uma coisa eu tenho certeza: fazendo carro que tem problema no FREIO vai ser difícil lutar pela liderança de mercado.

      Excluir
    5. A decisão de não obrigar a Volkswagen a fazer o recall aconteceu por um motivo muito simples: A Volkswagen já promoveu o "recall branco" na época, pois não há o que se falar em recall quando não envolve risco de acidentes ou a saúde dos ocupantes. Foi um erro, mas a Volkswagen garantiu a troca de óleo e a renovação da garantia de 3 anos para os proprietários. Muito pior um Fusion com risco de pegar fogo e outras bizarrices que estão aparecendo. Ou você acha que ficar sem freio é menos grave? Já imaginou viajar com a família e perder os freios em uma curva?

      Excluir
    6. A grande VW coloca a culpa no óleo e todo mundo acreditou, que beleza!!! por isso vendem essas porcarias e todo mundo compra!

      Excluir
    7. A grande VW coloca a culpa no óleo e todo mundo acreditou, que beleza!!! por isso vendem essas porcarias e todo mundo compra!

      Excluir
  6. São coisa que só GM faz pra vc!!!

    Como diz o slogan "Conte comigo" quando o freio acabar na descida da serra!!!!

    ResponderExcluir
  7. Recall nunca é bom, mas quando acontece, a postura correta da montadora é o mínimo que se espera, afinal, o consumidor não tem culpa desse tipo de falha. Recordar é bom e sempre nos ajuda a refrescar nossa memória.

    Recall da GM:
    São 180 POSSÍVEIS carros com efetivo problema. Falha assumida imediatamente pela montadora que chama mais de 11.000 proprietários para recall.

    Recall da VW:
    1) 2009/2010, 400.000 motores com possíveis defeitos de fabricação, NEGADO ATÉ HOJE PELA EMPRESA, forçando muitos proprietários insatisfeitos a entrarem com ações na justiça contra a montadora para a substituição do motor. Pior, quando a garantia desses 400.000 motores acabar em 2013, se o possível desgaste prematuro dos motores (o item mais importante e caro de um veículo) se confirmar, imagino a satisfação de quem comprou um Gol, Fox ou Voyage dessa série defeituosa e não assumida até hoje pela empresa.

    2) 2008, 500.000 Fox, CrossFox e SpaceFox com falha de projeto no dispositivo de rebatimento do banco traseiro podendo provocar sérias lesões no dedo. Mesmo com muitas reclamações dos clientes e alerta da imprensa especializada, a VW SE NEGOU A RESOLVER O PROBLEMA alegando que a culpa era dos clientes que não liam o manual.
    Após oito proprietários perderem parte do dedo, decepada pelo dispositivo "inteligente" projetado pelos engenheiros da Das Auto, a VW foi OBRIGADA pelo Ministério Público a fazer o recall em 500.000 Fox e a indenizar as vítimas pela mutilação.

    3) 2008, veículos Gol, Fox Voyage FORAM CHAMADOS PARA REPARO NO FREIO (segundo recall em menos de um mês) que poderia causar graves acidentes.
    http://www.noticiasautomotivas.com.br/mais-um-recall-novo-gol-voyage-e-fox-tem-defeito-nos-freios/

    Vejam também o relato de uma proprietária no Reclame Aqui, que foi à CSS VW, fez o reparo do freio e depois de um ano sofreu um acidente, colidindo com um caminhão, POR FALTA DE FREIOS.
    http://www.reclameaqui.com.br/1232489/volkswagen/fox-recall-freio-nao-funciona-e-causa-acidente/

    Como sempre afirmo, a VW é APENAS uma boa montadora, com seus erros e acertos, com um nível de qualidade EQUIVALENTE aos seus concorrentes de primeira linha tipo Ford, Toyota, GM, Honda, etc.

    Superior como alguns afirmam? SEM CHANCE!

    ResponderExcluir
  8. Pelo menos o recall do Cobalt começou após consumidores entrarem na Justiça do RJ pedindo o devido reparo/recall do freio. A Justiça determinou que a GM fizesse isso.

    Ou seja, a GM não o fez simplesmente porque é boazinha e tal. Provavelmente o fez para não ficar numa situação pior e constrangedora, já que tal fato já estava até na mídia...

    http://oglobo.globo.com/economia/justica-determina-que-general-motors-comunique-consumidores-conserte-freio-do-cobalt-2012-ou-faca-recall-8601876

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que nenhuma montadora é boazinha, ou seja, tudo que fazem é por pura questão do que é melhor para cada uma.

      No recall do Onix citado nessa matéria, parece a GM acertou, agindo de forma correta e preventiva, como já escrevi.

      Já no recall do Cobalt destacado pelo colega, a impressão que fica é que a GM pisou mesmo na bola e também deu uma de VW.

      Esse exemplo do Cobalt só ratifica o que sempre afirmo por aqui, ou seja, no nosso mercado, todas as montadoras de primeira linha estão niveladas em qualidade com seus erros e acertos.

      Se procurarmos, certamente encontraremos exemplos bons e ruins de recall em todas as marcas, no Brasil e no mundo.

      A tal "superioridade" da VW em relação à todas as demais marcas não passa de ilusão ou sonho de torcedor ...

      Excluir
  9. DOIS PONTOS NEGATIVOS QUE ACHO NESTE CARRO ONIX LTZ , PRIMEIRO O PREÇO 43.690,00 MAIS CARO QUE O NEW FIESTA 1.5 16 111V QUE CUSTA 42.490,00 COM MAIS QUALIDADE E DE CATEGORIA SUPERIOR, E EM SEGUNDO O MOTOR ULTRAPASSADO DO CORSA 1.4 COM BLOCO DE FERRO E O CONSUMO É MAIOR QUE O NEW FIESTA QUE FAZ 13.7 COM AR LIGADO, O UNICO LUGAR QUE VI DIZER QUE O ONIX ERA ECONOMICO FOI EM UMA MATERIA NO SITE NOTICIAS AUTOMOTIVAS LÁ ELES DIZIAM QUE O ONIX 1.4 FEZ 16 KM COM 1 LITRO NA GASOLINA E AR LIGADO, SÓ QUE A GM NÃO DEU O CARRO PRO IMETRO MEDIR O CONSUMO, AI CONHEÇO PESSOAS QUE TEM O ONIX E DIZEM QUE SÓ FAZ 10 KM NA GASOLINA E AR LIGADO ESTRADA, AI VOU CONFIAR NAS PESSOAS QUE TEM O CARRO.

    ResponderExcluir
  10. Primeiro que o recall foi inicialmente sobre o Cobalt, e como Spin, Onix e Prisma partilham do mesmo bloco de montagem, eles colocaram na matéria que o ONIX é o "causador" do recall mas não é verdade.
    Segundo, que pra 4 modelos, é um recall consideravelmente pequeno perto dos demais que já vimos por ai de outras montadoras... O povo adora fazer tempestade em copo d'agua. Não digo que não seja uma coisa seria, ainda mais se tratando do freio, mas aprendam a colocar um pouco as coisas na balança antes de acharem que isso é o fim do mundo...
    Terceiro, " A empresa informa, porém, que no máximo 180 carros podem, de fato, ter o problema. "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, um recall envolvendo POSSÍVEIS 180 veículos, como esse da GM, tem um efeito negativo infinitamente menor para o consumidor do que recalls envolvendo 400.000 ou 500.000 veículos como esses da VW.

      Excluir
    2. Eu tenho um Onix 2013 e estou deixando essa porcaria na concessionária até resolverem isso. To tomando preju pois estou tendo que alugar um carro, pois perdi a confiança no carro. Não consigo andar no carro sabendo que posso ficar sem freio a qualquer momento, com criança dentro do carro.

      Tem que ser muito fan-boy da GM comprarar um problema gravíssimo desse de pedal de freio que pode se soltar com um oleo de lubrificacao de um motor da VW.
      Eu gostaria muito que o meu carro tivesse apenas um oleo fora de especificação que era só trocar o óleo, mas não, meu carro pode ter um problema esturutral na soldagem do pedal de freio, que pode se soltar quando eu mais preciso dele. Palhaçada!

      Excluir
    3. eu acho que passa de 180 pela quantidade de gente reclamando ,isto é muito serio ficar sem freio ,meu onix esta com este defeito. vou ir na sinoscar tentar fazer este conserto.

      Excluir
  11. Concordo com vc freio é coisa seria, e pagar um preço absurdo pelo um carro quer já sai de linha com problema, isso é mesmo uma palhaçada quer fazem com nós aqui nesse país que mais parece um circo.

    ResponderExcluir
  12. Ah, ta... fui duas vezes na concessionária reclamar do freio do Onix, porque não me sentia segura e o consultor técnico só faltou me chamar de 'maluca'. Agora admitiram o recall. Se eu tivesse sofrido acidente a culpa seria minha?

    ResponderExcluir
  13. Acabei de adquirir um Prisma ADVANTAGE 2015, e com menos de um mês o carro veio apresentar problemas nos freios. Quando de fato eu preciso estacionar ou usar os freios no trânsito, o freio endurece como se o carro estivesse desligado. Uma das vezes que o problema apresentou, eu quase colidi com outro carro... O carro ja esteve na concessionaria Viamar Anália Franco por duas vezes em menos de um mês, onde o técnico Marcelo me falou que o veículo não apresentava problemas algum. Passado dois dias, o problema dos freios voltou... Eu liguei no serviço Road service, para que viessem retirar o carro na minha casa de guincho, pois não quero colocar minha vida e as dos demais em risco... Lamentável que isso venha acontecendo com um carro zero...
    Fiz a solicitação junto ao serviço Road service de um carro reserva e, o mesmo me foi negado, pois a Chevrolet só libera carros reserva para clientes que possuem habilitação com no minimo dois anos de rodagem... Estou extremamente chateado, pois comprei um carro de R$45.000,00 de uma marca conceituada no mercado automobilístico, e sou tratato com essa indiferença!!! Agora como eu vou fazer para trabalhar sem carro???

    ResponderExcluir
  14. Meu cobalt ltz 2013 tem problema nos freios desde o dia da compra em 01/02/13... Ate hoje nada de arrumar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem