O site AutosSegredos conseguiu as especificações técnicas do novo motor 1.0 de três cilindros (clique aqui para acessar a matéria) - motor este que será apresentado oficialmente neste final de semana montado no Fox Bluemotion.

Volkswagen Fox 1.0 Bluemotion

Como antecipado anteriormente, o novo motor da VW será o primeiro 1.0 a dispensar o uso do sub-tanque auxiliar de gasolina para partida a frio quando abastecido com etanol. E, em termos de potência, ao que parece a unidade da Volks chega para ser o novo benchmark do segmento. O gráfico abaixo compara os números de potência (CV) e Torque Máximo (Nm) dos 1.0 três cilindros da VW (que equipará o Polo e o Up) e da Hyundai (instalado no Hyundai HB20).

VW Fox 1.0 x Hyundai HB 1.0

Como se pode observar, o motor da Volkswagen é mais potente com etanol e dispõe de mais torque, tanto com etanol quanto com gasolina. O resultado em termos de performance, nos números informados pelas respectivas fábricas são os seguintes.


VW Fox 1.0 x Hyundai HB 1.0


Os números de desempenho finais ainda precisam ser aferidos pelas revistas especializadas, mas, segundo os dados das duas montadoras, o VW Fox 1.0 três cilindros acelera de 0 a 100 Km/h em 13,2 segundos, um tempo bastante inferior aos 14,9 segundos necessários para o Hyundai HB20 1.0 fazer a mesma prova.

17 Comentários

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  1. E quando vai vir um 1.6 mais eficiente que o atual?

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    1. Apesar de carro 1.0 não ser minha praia, esse motor novo da VW promete.

      Nada como uma concorrência saudável para dar aquele empurrão básico em quem estava dormindo há muito tempo.

      E vamos torcer para que o novo motor 1.6 também seja melhor que o atual.

      O mais legal é que a disputa pelo mercado está bem apertada, então, acho que dessa vez a Das Auto não vai ter margem para dar aquele velho golpe de sempre no consumidor, subindo os preços do carro por causa da evolução do motor.

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  2. Dizem que chega em breve um 1.6 16V, inclusive com um câmbio automático de seis marchas, que está sendo testado no Gol....
    É...parece que a Das Auto acordou....

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    1. Pelo que fiquei sabendo, o 1.6 será estreiado no Santana.

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  3. Esse motor de 3 cilindros é pior que o anterior em desempenho justamente para economizar, ou seja, anda menos e foi feito para isso...

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    1. ^^ Errado! Esse novo motor da VW tem 82 cv com etanol, contra 76 cv do motor anterior de quatro cilindros (VHT 1.0). Além disso, segundo os números divulgados pelo site autosegredos o novo motor 1.0 de três cilindros não somente é bem mais rápido que o de 4 cilindros 1.0 da VW, como também é bem mais potente que o da Hyundai.
      Fora o fato que ele não tem tanquinho.
      Ou seja, tá pintando o melhor motor 1.0 do mercado.

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    2. Perdeu 1 kgfm de torque (muita diferença nesse motorgrilo), vai se arrastar pelas ruas das cidades e gritar como um grilo (em altos giros), talvez na estrada seja melhorzinho aos 4.000 rpm que a morosidade do comportamento urbano. Tenho minhas dúvidas sobre o comando de válvulas variável... acho que não terá no Brasil, mas pelo menos não terá tanquinho flex. Esse torque vai fazer muita falta em baixas rotações e ultrapassagens. Outro ponto é com o carro cheio e baixo torque. A realidade é que muita gente tem apenas um carro para toda a família... É o futuro, não vamos negar! Parabéns à VW, mas eu gostaria mais de um projeto ainda menor e sobrealimentado. Seria a saída encontrada pela Fiat 0,9 turbo? Talvez daqui 20 anos, pois a mesma ainda não trouxe o tão prometido mult air para o começo de 2012. Ford e GM não parecem trazer nada pra substituir o 1.0 4T até o momento... Espero que os turbo-flex cheguem logo ao mercado para ver se o consumo melhora, pois nem carros monofuel são econômicos mais com tanto álcool na gasolina, ou seria o contrário? Enfim, vamos ver as retomadas com carro cheio, mas a promessa é boa!

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    3. Amigo, ele manteve 9,7 kgfm na gasolina e abaixou de 10,6 para 10,4 no Álcool!

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    4. Potências de 75cv (6.250rpm) com gasolina e 82cv (6.250rpm) quando abastecido com etanol.
      O torque é de 9,7 kgfm a 3.000rpm, com gasolina, e 10,4 kgfm também a 3.000rpm, com etanol.

      Dados do motor anterior:

      72cv (G) / 76cv (A) - 5.250rpm

      Torque líquido máximo 9,7kgfm (G) / 10,6kgfm (A) - 3.850rpm

      Ou seja, está igual o torque na gasolina e perdeu 0,2 no alcool, mas ocorre a RPM mais baixa.

      Inclusive, pelos dados de desempenho da VW, o Fox 1.0 com esse motor é 1 segundo MAIS RÁPIDO que o anterior no 0 a 100 Km/h.

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    5. Olha me equivoquei, achei umas informações legais aqui em outro site. Parece que o motor é mais eficiente mesmo!

      Este novo motor 1.0 tem três cilindros, 12 válvulas e gera 75cv (@6.250rpm) com gasolina e 82cv (@6.250rpm) quando abastecido com etanol, enquanto o torque chega a 9,7kgfm aos @ 3.000rpm com gasolina e 10,4kgfm também a 3000 rpm com etanol. O câmbio será manual de cinco marchas. Apesar de flex, já conta com sistema que elimina o tanquinho de gasolina.

      Para efeito de comparação, o atual motor 1.0 da Volkswagen é o TEC, com 8 válvulas e quatro cilindros, que continuará sendo usado pelo Fox nas demais versões. Este gera 72 cv a 5.250 rpm e 9,7 mkgf de torque a 3.850 rpm quando com gasolina e 76 cv a 5.250 rpm e torque de 10,6 mkgf a 3.850 rpm quando abastecido com etanol. Este empurra o Fox de 0 até 100 km/h em 14,1 segundos e leva à velocidade máxima de 160 km/h.

      Segundo o site: http://www.novidadesautomotivas.blog.br/2013/06/fox-bluemotion-10-o-motor-de-tres.html

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    6. Não entendo porque ficam discutindo desempenho em carro de motor 1.0.

      1.0 é carro de entrada, ou seja, o primeiro carro zero km de muita gente... Portanto, sem essa de querer exigir muita coisa de tudo.

      1.0 atuais são bons carros e evoluiram MUITO desde os modelos da década de 1990... Mesmo assim, não adianta inventar. Colocou AC, DH e muitos equipamentos, ficam MANCOS, BEBERRÕES e totalmente inseguros nas ultrapassagens, especialmente carregados.

      É bom sim, mas como carro BÁSICO e pra sair da condução. Quer desempenho? Compra carro com motor maior, bolas. Sem nada para tirar potência, os 1.0 atuais não te fazem passar raiva, como era comum nos primeiros Milles, Corsas, Fiestas e Gols 1000...

      1.0, por mais que melhorem, continuam sendo 1.0. Os limites são menores...

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    7. Ahhh claro... vc eleva em 1k RPM para tirar 3cv na gasosa e 6 cv no Álcool, e acham que isso é vantagem? esse motor vai berrar feito um corno... para 1s mais rápido que o antigo devem ter reduzido a relação das marchar, ou seja você perde em final... carro para andar na cidade e DEVAGAR!

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  4. Será o melhor motor 1.0 do Brasil.

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  5. Matei a charada .. Flox Bluemotion com cx reduzido, pneus de baixa resistência a rodagem, motor novo EA211 e Start/Stop .. Será o mais econômico de longe!!

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  6. 13,2 achei bem otimista, ou vai dá uma piorada no consumo, ou será aqueles dados otimistas de marketing, mas que só no milagre para conseguir.

    O jeito é aguardar os testes das revistas para averiguar se é lero-lero mesmo.

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  7. 1.0 com desempenho próximo de um 1.4...... esse motor nem foi lançado oficialmente mas pelo jeito vai irritar(e muito) a Fiat e outras marcas(to com pena do Etios em que o único argumento de venda que ele tem é ser o mais seguro no Latin N Cap) com os ultrapassados Fire[ironic] EVO.....

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