A Fiat do Brasil anunciou que a transmissão Dualogic Plus acaba de chegar também aos modelos Fiat Novo Palio Essence 1.6 16V, Palio Sporting 1.6 16V e Grand Siena Essence 1.6 16V, de forma que esses carros agora contam com uma câmbio automatizado menos susceptível a trancos (apesar de eles ainda estarem presentes nas trocas de marchas) e duas novas funções: Creeping e Auto-Up Shift Abort, que se somam às funções Manual, Auto Down, Kick Down e Sport.

Fiat Palio Sporting 2014 Dualogic Plus

O Dualogic Plus tem uma nova calibração do sistema, que proporciona trocas de marchas mais confortáveis e harmoniosas com as rotações do motor e com o nível de exigência de potência imposto pelo cliente naquele momento. Ou seja, se a performance requerida for moderada, as trocas serão extremamente suaves. No entanto, caso o cliente deseje mais potência, o sistema irá buscar velocidade, com trocas mais rápidas e esportivas. O Dualogic entende a necessidade do motorista e ajusta o tempo das trocas de marchas para cada situação.


Fiat Palio Essence 2014 Dualogic Plus

Com a nova função Creeping, a versão Plus torna as manobras mais confortáveis, já que o sistema se encarrega, automaticamente, de mover lentamente o veículo, sem que o condutor acione o acelerador, como em qualquer modelo automático convencional. Para tanto, o câmbio deve estar posicionado em primeira marcha ou ré (caso a manobra seja uma baliza, por exemplo), no modo manual ou automático. Assim que o motorista retira o pé do freio, o sistema Creeping do novo Dualogic Plus movimenta o carro lentamente, deixando para o motorista o único trabalho de manobrar o volante e o freio, sem se preocupar com o acelerador.

Fiat Grand Siena Essence 2014 Dualogic Plus

O sistema Dualogic Plus identifica a intenção de manobra do motorista (porta fechada, marcha engatada, sem pressionar os pedais de freio e acelerador) e exige da central eletrônica do motor uma força extra (que pode chegar aos 3,5 kgfm de torque), sem que o cliente tome qualquer atitude. Além do conforto, isso representa mais segurança, já que não há a necessidade do motorista controlar a potência do motor. Este comando é feito eletronicamente pelo Dualogic Plus. Este “torque extra” é capaz de impulsionar o veículo em manobras, limitando a velocidade em 7,5 km/h.

Fiat Palio Essence 2014 Dualogic Plus

Outra melhoria do sistema é a função Auto-Up Shift Abort, que é capaz de identificar o exato momento de uma retomada de velocidade e abortar, se for o caso, a troca para uma marcha superior, mantendo a rotação do motor elevada para disponibilizar mais torque e potência, garantindo uma retomada de velocidade mais eficiente.

Fiat Grand Siena Essence 2014 Dualogic Plus

O câmbio Dualogic já equipa, em média, 40% dos veículos produzidos pela Fiat.

37 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Esse Câmbio é confiável? Quantos quilômetros dura? No sinal tem que colocar no neutro, pois gasta disco e platô de embreagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais confiável que o Easytronic, certamente, pois aquele demandava, às vezes, troca de disco de embreagem com 60.000 km. O Dualogic Plus promete durabilidade de disco equivalente a dos manuais, uma vez que desengata a marcha quando parado com o pé no freio.

      Excluir
    2. 1º Lugar da porcaria: easytronyc
      2º Lugar da porcaria: dualogic plus
      3º Lugar da porcaria: i-motion

      Misturando os 3 não chega aos pés do pior cãmbio automático convencional que existe.

      Só brasileiro para comprar essas porcarias.

      A Ford pelo menos está lançando câmbio automatizado de 2 embreagens. Aí é diferente. Vejam o Jetta com câmbio automatizado de 2 embreagens para verem o que é câmbio automatizado e não as 3 porcarias acima classificadas.

      Excluir
    3. Roger, como vc sabe que a embreagem não está em funcionamento com pé no freio??
      Att
      Leonamfrancisco@hotmail.com

      Excluir
  2. Sim, é confiável, mais que o convencional, por sinal. No sinal não faça nada, que o câmbio desacopla sozinho.

    ResponderExcluir
  3. Continua um Câmbio MERDA,Literalmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já usou pra poder falar?
      Ele dá de 10 a 0 no iMotion da VW e no Easytronic da GM.

      Excluir
    2. Desentendido falando do que não sabe detected.

      Excluir
  4. que conversa mais bonita achei o texto um espetaculo agora vai na css dirigir essa porcaria igual eu fiz fui só perder meu tempo e ouvir papo furado de vendedor eu dirigi um punto dual lixo que bosta de carro motor fraco sem torque câmbio ruim devia se chamar dual tranco

    ResponderExcluir
  5. Pessoal gosta mesmo eh de Golf 1998 !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Golf 1998 tem um cämbio automãtico de seis marchas e não essa gambiarra que colocam nos carros de "luxo" da F(ail)iat.

      Excluir
    2. pois e além de ser seis marchas ainda e tiptronic e um carro que já deu o que tinha que dar e verdade ,mais e gostoso de dirigir 2.0 tiptronic macio e silencioso

      Excluir
  6. Esse Câmbio Dualogic é uma roubada, dá muitos problemas e a manutenção é cara.

    ResponderExcluir
  7. Por favor pessoal!! vamos manter o nivel...

    ResponderExcluir
  8. Tem algum outro lugar do mundo que a Fiat seja líder, ou só no Brasil. Infelizmente não dá para nos consideramos inteligentes ao que se refere a carros. Sempre ficamos com o lixo, isso vale para quase todas as montadoras e modelos. A própria VW reverenciada por alguns mantém o Golf de mil anos. A recompensa por comprarmos tanto carro vem A CAVALO DE TROIA.

    ResponderExcluir
  9. Já escutei tanta gente falando mau desse tipo de cambio inclusive mecanicos,eu jamais compraria um carro com cambio desses....

    ResponderExcluir
  10. Este câmbio dura mais ou menos 60 mil km, depois para concertar as peças são caríssimas. O dualogic, imotion, e easytronic são tudo a mesma porcaria fabricada pela Magnetti Marelli. Infelizmente é mais uma gambiarra tupiniquim engana trouxa.

    ResponderExcluir
  11. Alguém sabe exatamento o valor do Palio Dualogic Plus? E se alguém possue um pode me informar qual o consumo médio e se o câmbio ficou melhor em relação ao antigo do Stilo Dualogic?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente o que é Dualogic? Dualogic, imotion e/ou easytronic é uma central(computadorizada) que entende as necessidades do motorista, e envia comando para um bloco eletrohidraulico que fica acoplado a uma caixa de marcha comum (a caixa de marcha é a mesma de um carro manual)onde é feito as trocas de marchas. Todos são fabricados pela Marelli que trocando em miudos, nada mais é do que um robo fazendo as trocas de marchas pro condutor em uma caixa de cammbio manual. Neste caso o consumo não é afetado, é o mesmo de um carro manual, só vai depender do motorista. Bem vindo a tecnologia.
      Já os cambios automatico são fabricados desde a 2 guerra mundial,são muito confiaveis, porem tem um preço a ser pago por isso. Como as trocas de marcha são feita pelo proprio cambio, parte da potencia do motor é dissipada para isso daí o maior consumo num carro com cambio automatico.
      Espero terr sido breve e claro.

      Excluir
  12. desculpa o meu comentario algum de voçes entende de mecanica ou sao simplismente um simples motorista... procurem entenderem mais de cambio automatizados . antes de falar estas bobeiras.daqui 5 anos vao sai os automaticos.so ficarao automatizados .. seus trouxar .. pobretoes ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega..! eu sou mecânico de Câmbios automáticos.. e posso dizer o sequinte.. o os Automatizados e apenas um recurso que montadoras estão usando p/ baratear seus custo..porque é em torno de 50% + baratos.. em pouco tempo (menos de 5 anos)esse tipo de câmbio não existirá.. porque tem pouco durabilidade e não funciona corretamente,...o Câmbio automático usado de forma correta tem vida útil até superior ao próprio motor..basta pesquizar em páis mais desenvolvido, que v\ç. verá que não tém esse tipo câmbio por lá.. Agora eu pergunto ??. porque é vendido aqui.. Resposta.. Porque milhoões de Brasileiro é...

      Excluir
    2. Automatizados de 2 embreagens e não essas porcarias de uma embreagem só.

      Excluir
  13. desculpa o meu comentario algum de voçes entende de mecanica ou sao simplismente um simples motorista... procurem entenderem mais de cambio automatizados . antes de falar estas bobeiras.daqui 5 anos vao sai os automaticos.so ficarao automatizados .. seus trouxar .. pobretoes ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está desculpado. Pobretão é o que compra automatizado, o rico compra automático porque é mais caro e mais confiável.

      Abraço, Chaves, mande lembrança ao Kiko e mande o Seu Madruga pagar o aluguel.

      Excluir
    2. Antes de falarem mau dos câmbios automatizados devemos avialá-los antes, fazendo um test drive em um carro que possua esse tipo de câmbio. Na minha opinião, o câmbio automatizado evoluiu bastante, ou melhor, os câmbios da Fiat (Dualogic) e da Chevrolet (Easytrinic) evoluíram bastaste, porque o i-Motion da Volkswagen em nada evoluiu, continua a mesma coisa desde o lançamento. Para quem procura um carro automático mas não sabe como ele funciona, o recomendável é iniciar com o câmbio automatizado, por possuir menos letras no câmbio, ser mais fácil de usá-lo e ter uma caixa de embreagem muito semelhante a de um carro com câmbio manual.

      Excluir
    3. Automatizados de 2 embreagens e não essas porcarias de uma embreagem só.

      Excluir
    4. gente ! é o seguinte : nao adianta fazer test drive agora que sao novos , o problema é daqui alguns km,........

      Excluir
    5. gente ! é o seguinte : nao adianta fazer test drive agora que sao novos , o problema é daqui alguns km,........

      Excluir
  14. caramba que guerra hein!!! Não ajudaram a decidir se é confiável ou não ter um automatizado. Alguns dizem que automatizado é ruim, outros que automatico é coisa mto antiga e com manutenção mto cara.... e dai.... qual é a melhor opção entao, já que os dois são criticados??!! O jeito é ficar com um manual mesmo entao?! Vcs confundem nós leigos.....

    ResponderExcluir
  15. Nada disso pesoal.cambio dualogic..e bom sim ajuda muito tenho um palio srpoting e sou muito satisfeito.. ja usei palio adventure 2010 istilo 2010 ...nada a falar muito bom msm

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente ao pedirmos uma opinião como leigo, somos obrigados a ver os "entendidos" no assunto brigando por suas opiniões ou até mesmo preferências.Ainda temos que lidar com aqueles que chamam de pobretões, aqueles que não tem condições de comprar um automático.Sabemos que fora do Brasil compramos carros melhores por valor menor,mas quem é que vai ao exterior fazer a compra de um carro ? Então se alguém precisa de uma ajuda e você não puder ajudá-lá , guarde sua opinião pra você, pois as vezes se trata de um trabalhador querendo viver do fruto do seu trabalho, com um carro que caiba em seu orçamento,sendo ele :manual,automático ou automatizado.

    ResponderExcluir
  17. Chupaaaaaaaa galera que não sabe comentar!!!!! kkkkkk VALEU ANÔNIMO!!!!

    ResponderExcluir
  18. meu meriva esta com 100mil e nunca me deixou na mão e so saber cuidar que dura

    ResponderExcluir
  19. Tive um Bravo Absolut dualogic passei 2 anos com ele e não me arrependo de nada ele e perfeito mas de 60 mil km e nunca me deixou na mão o câmbio, a unica coisa xata as que ja consertaram era o fato de em ladeira ele não segura como um automatico pelo fato de ele ser automatizado, fora isso perfeito mas ja ajeitaram isso no palio sporting e por isso que mês que vem to comprando o meu
    espero ter ajudado!!

    ResponderExcluir
  20. Estou na dúvida entre esse novo palio e o hb20, alguém aí já testou os dois? a Manutenção deles é mt cara? e o automático é bom e durável?

    Mt obrigado.

    ResponderExcluir
  21. Quando as criticas são muito ferrenhas eu passo a duvidar do CRITICADOR
    Comprei um Uno Way Dualogic e estou muito satisfeito.
    Jovens que ainda tem a gana de explodir motores e câmbios ......devem realmente ficar no manual.... mas com o tempo e a necessidade de dirigir o dia inteiro no caótico transito sempre desejamos algo a dar conforto....
    Para todos aqueles que adoram criticar FICA A DICA;
    Calem a boca ao falarem disso ou aquilo ....o peixe morre pela boca ...
    Com estas atitudes rancorosas e malcriadas eu tenho uma noticia ruim pra vocês...
    tenho pena de suas vidas ..pois comportamnetos assim não são mais tolerados em grandes empresas que monitoram tudo que vocês põem na internet...
    Procurem se acostumar com suas vidinhas medíocres e baratas pois ela sempre sera assim ,,,
    tenho um Uno Way 1.4 Dualogic plus 2.16 paguei 47.000,00 avista issoporque tenho a grana e por necessidade física motora.
    estou muito satisfeito pois sei que de automático pra automatizado existem diferenças....
    Se quer carro com torque e automático comprem um opala Comodoro auto de 3 marchas e DESTRUAN seus salários em gasolina ..
    Gente que só pensa em criticar torna se LIXO da Raça Humana.
    E CONTINUEM NA MEDIOCRE VIDA CONQUISTADA

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem