Com o lançamento do Fiesta 2014, todas as revistas especializadas promoveram comparativos do hatch da Ford contra o Hyundai HB20, Peugeot 208 e Citroen C3. A revista Quatro Rodas ainda colocou o Chevrolet Sonic LTZ (R$ 54.700) no comparativo, enquanto a Auto Esporte, além do Sonic, relacionou também o Fiat Punto Sporting e o Honda Fit LX.

Ford Fiesta 2014 Automático

Segundo a Quatro Rodas, o Fiesta 2014 venceu o comparativo, seguido Peugeot 208 Griife (2º), Citroen C3 Exclusive (3º), Sonic LTZ (4º) e Hyundai HB20 (5º) em último lugar. Já a Revista Carro também trouxe o Fiesta como vencedor, mas colocando o Hyundai HB20 em 2º, o Peugeot 208 Griffe em terceiro e o Citroen C3 Exclusive em último.

Fiesta Titanium Automático 2014 - R$54.990

O modelo da Ford se destacou por seu conjunto mecânico superior - o que lhe permite ter melhor desempenho entre todos os concorrentes, e, ainda assim, ser o mais econômico. Sua transmissão automática com dupla embreagem foi considerada a melhor de todas, e é o único que oferece controle de tração e de estabilidade e sete airbags.

Ford Fiesta 2014 Automático

Ford Fiesta 2014 Automático  - interior


Ford Fiesta 2014 Automático  - interior



Peugeot 208 Griffe Automático - R$ 54.490

A novidade da Peugeot tem como destaque as belas linhas e o fato de dispor de sistema multimídia com tela touchscreen com sistema de navegação integrado. Trata-se de um carro que agrada aos olhos, tanto por fora quanto no interior, mas que tem consumo elevado e performance prejudicada pelo câmbio automático de quatro marchas - inadequado para a proposta do carro.

Como aspecto negativo, temos o custo médio anual, de R$ 3.255 reais - o mais elevado entre os concorrentes, resultado do elevado preço de seguro (R$ 2.810 reais).

Peugeot 208 Griffe Automático


Peugeot 208 Griffe Automático

Peugeot 208 Griffe Automático



 Hyundai HB20 Premium Automático - R$50.095

O modelo sul-coreano entra na disputa dos hatchs premium oferecendo um preço mais atraente, bom nível de desempenho e de consumo - só superados pelos números do Fiesta.  Além do preço mais baixo, ele ainda é o mais barato de ser mantido, pois apresenta custo médio anual (seguro + revisões) mais baixo que os demais, de R$ 2.146 reais - graças ao pacote de revisões mais barato entre os competidores.

Hyundai HB20 Premium Automático

Hyundai HB20 Premium Automático

Hyundai HB20 Premium Automático

Hyundai HB20 Premium Automático



Citroen C3 Exclusive Automático - R$ 55.355

Com o mesmo conjunto mecânico do Peugeot 208, ele também ficou devendo em desempenho e consumo para Fiesta e HB20. Além disso, é mais caro que o Peugeot 208 por cobrar como opcionais itens que são de série em seu irmão: GPS e sensor de estacionamento traseiro.

Como aspecto negativo, temos o preço, o mais alto, e o custo de revisões, o mais elevado de todos, R$ 1.209 reais, o que é compensando pelo preço do seguro, de R$ 1.947. O custo médio anual (Seguro + Revisões) ficou em R$ 2.552 reais - o segundo mais barato, perdendo apenas para o Hyundai HB20.

Outro ponto de desvantagem do Citroen C3 é sua elevada desvalorização, de 14,1%, contra a média de 11% dos demais modelos.

Citroen C3 Exclusive Automático

Citroen C3 Exclusive Automático - interior

Citroen C3 Exclusive Automático - interior




Comparativo de consumo - Quatro Rodas


Comparativo de consumo - Revista Carro


Desvalorização


Custo médio anual (Seguro + Revisões)


Conclusão

O Ford Fiesta venceu todos os comparativos das revista especializadas - resultado de seu bom conjunto mecânico e o ótimo câmbio automático. Entretanto, ele também é o mais caro de todos e apresenta um custo médio anual de revisão e seguro que só é inferior ao Peugeot 208 - ou seja, é um bom carro, mas é caro para comprar e para manter.

O Peugeot 208, por sua vez, apela para o lado emocional, oferecendo belas linhas e um interior com "ar" high-tech, tendo como destaque o sistema multimídia, sendo superior ao Citroen C3 em todos os aspectos. O Citroen C3, por sua vez, terá que ter seu preço reduzido, pois nada justifica ele custar mais que o Peugeot 208 Griffe.

Por fim temos o Hyundai HB20 Automático, que tem como vantagem ser o mais barato de todos, e dispor do menor custo médio anual com revisões e seguro, configurando-se na opção para quem gastar menos.
Postagem Anterior Próxima Postagem