O Volkswagen Voyage finalizou a primeira semana de abril na liderança de vendas entre os sedãs brasileiros, com 2.897 carros vendidos até o dia 7, abrindo uma vantagem de 495 carros sobre o segundo colocado e tradicional líder do segmento, o Fiat Siena, que emplacou 2.402 carros.

carro Voyage G6 2016 Comfortline

A terceira posição ficou com o Chevrolet Classic, com 1.682 carros vendidos, mas já com o terceiro lugar ameaçado pelo Chevrolet Prisma, que vem apresentando um excelente desempenho de mercado, já se estabelecendo na quarta posição entre os sedãs mais vendidos, com 1.577 unidades. 

carro Voyage G6 2016 Comfortline

É importante ressaltar que se essa performance de vendas do Prisma se manter, ele fechará abril já vendendo mais que a previsão da GM, que era de 6.000 unidades mensais.

carro Voyage G6 2016 Comfortline

O Chevrolet Cobalt ficou em quinto, com 1.577 carros vendidos, seguindo do Honda Civic, na sexta posição, já da categoria de sedãs médios, da qual é líder, com 1.325 unidades vendidas.

carro Voyage G6 2016 Comfortline

O destaque negativo fica para o Chevrolet Sonic Sedan, com apenas 189 unidades comercializadas, muito atrás do seu competidor direto, que é o Honda City - modelo que no período vendeu 973 carros.

carro Voyage G6 2016 Comfortline

Gráfico de vendas - sedãs / Abril de 2013

Segue o ranking dos 35 sedãs mais vendidos até o dia 7 de abril

1 VW Voyage 2897
2 Fiat Siena 2402
3 GM Classic 1682
4 GM Prisma 1577
5 GM Cobalt 1471
6 Honda Civic 1325
7 Toyota Corolla 1272
8 Honda City 973
9 Toyota Etios Sedan 889
10 GM Cruze Sedan 601
11 Renault Logan 450
12 Renault Fluence 300
13 VW Polo Sedan 250
14 Fiat Linea  192
15 GM Sonic Sedan 189
16 Nissan Sentra 137
17 Peugeot 207 Sedan 133
18 BMW 320 119
19 Focus Sedan 105
20 Mercedes-Benz C180 96
21 VW Jetta  92
22 Peugeot 408 79
23 Ford Fusion 78
24 Hyundai Elantra 71
25 Hyundai Azera 38
26 Audi A4  31
27 Jac J5 29
28 Citroen C4 Pallas  25
29 Kia Optima 13
30 Toyota Camry 8
31 Chrysler 300C 6
32 Lifan 620 3
33 VW CC 2
34 Hyundai Sonata 1
35 Rolls Royce Corniche 1

Fonte dos dados: FENABRAVE

28 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Fiesta Sedan nao ta na lista, tem algum erro rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e verdade cade?????????prefiro muito mais um fiesta sedan,que foi lançado em 2005,do que um classic 1996 ou um siena anos 80 tapiado!

      Excluir
  2. Acabei de crer que QUALQUER porcaria vende no Brasil mesmo, so ver o Etios vendendo isso ja me mostra o quanto o Brasileiro e Rigido..... ahh, mas foi bem no Lantin cap e tals, mas e o acabamento daquilo ? e o painel centralizado ? e o motor que anda menos que os "infinitos" retrabalhados das outras montadoras ? Poupe-me. Se fosse um carro da China poderia ate elogiar e levantar os pontos positivos mas é TOYOTA a marca que mais vende carro no mundo e me traz um carro com Isopor ?, painel torto e por ai vai ? --' F***

    ResponderExcluir
  3. Não acho que é "qualquer coisa" que vende não. Linea não está vendendo nada, apesar do preço de sedã compacto. Peugeot 408 vende menos ainda, e com preço ultra-competitivo. O Elantra é lindo e não vende nada.
    As vendas do Etios mostram a boa relação custo x benefício dele, sobretudo o sedan: amplo espaço interno, porta-malas gigante, é um Toyota (fama de inquebrável), etc...

    ResponderExcluir
  4. Sobre a liderança do Voyage, é muito interessante a estratégia da GM no segmento dos sedãs compactos.

    Ela tem um sedã de entrada mais barato (Classic) que concorre com o Palio sedã e mais dois sedãs que concorrem com o Voyage, um mais espaçoso (Cobalt) e outro mais moderno e atualizado (Prisma).

    Esquecendo as vendas do Classic, se somarmos apenas as vendas do Cobalt e Prisma, a GM supera a VW (Voyage) em vendas.

    O aparente sucesso do Prisma e a estratégia da GM de diversificar nesse segmento, atraindo consumidores com diferentes necessidades, parece que deu certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente a estratégia da GM deu certo no que respeita às vendas, visto que ela supera o Voyage com seus dois concorrentes, como muito bem observado. Agora, não sei se essa estratégia traz tanto lucro para a GM quanto o VOyage leva para a VW, visto que é bem mais lucrativo produzir um carro só do que dois diferentes, mesmo que da mesma plataforma.

      Excluir
    2. O Carlos provavelmente está certo.

      Mas como a GM usa aquele mesmo motor jurássico apenas com taxa de compressão ainda mais elevada até hoje em seus carros, pode ser que o custo de desenvolvimento desses carros seja menor que o do Gol sedã, que por sua vez foi um projeto novo.

      Excluir
    3. Carlos,

      O Prisma, como sabemos, é produzido em Gravataí, a capacidade de produção projetada do carro é de 6.000 unidades/mês e parece que vão atingir esse objetivo já no primeiro mês.

      O Cobalt é fabricado em São Caetano e a linha também opera bem próximo ao limite.

      O lucro, portanto, deve estar dentro do previsto pela GM, uma vez não existe ociosidade nas linhas de produção.

      Não sei quem lucra mais, mas acho que todas lucram muito, e bem mais do que deveriam.

      Um exemplo disso, são os descontos de até 30% dados pela VW, FIAT e GM nas vendas dos seus carros para frotistas, segundo a própria FENABRAVE.

      A VW também já percebeu que diversificar produtos é uma boa tática e vai lançar o Novo Santana, mais espaçoso e provavelmente na faixa de preços do Cobalt, para substituir o Polo sedã, que vende muito pouco.

      Excluir
    4. Polo sedan é um bom carro, mas sempre foi meio "cachorro morto" aqui no Brasil.

      O problema é que o brasileiro não aceita pagar o preço pedido por um carro do porte dele... Aí, a VW simplificou o carro e lançou o Novo Voyage, do mesmo porte, só que mais barato.

      Agora, se a VW realmente lançar o Novo Santana por um preço inicial de, digamos, uns R$ 43k a 45k a versão com AC, DH, trio, ABS e airbag duplo, tremei concorrência...

      Será uma ótima opção, já que o carro terá mais motor do que o Grand Siena de entrada ou o Cobalt 1.4. Fora que o nome "Santana" ainda é recente por aqui e tem muita força, especialmente entre os taxistas... O carro tinha ótima imagem, sendo confortável, espaçoso e muito robusto (alguns alcançavam mais de 600.000 km sem abrir o motor).

      Eu ainda terei outro Santana. Tive um GLS 2.0 89 e era excelente...


      Excluir
  5. Voyage completo, 1.6, trend, por 38900,00 explica esse aumento nas vendas. VW parece que entendeu que Voyage não pode competir com Siena, Prisma, etc..
    Enfim agora está um preço justo (dentro da realidade brasileira). Mas eu ainda não compraria por causa do espaço entre-eixos e do projeto antigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, os descontos e promoções dados pela VW no Gol G5, Fox e Voyage foram necessários para conter as perdas de vendas da marca em 2013.

      Os preços foram reduzidos e isso explica a recuperação parcial das vendas desses carros, que tem suas qualidades.

      Excluir
  6. A Fiat é muito malandra, pois os dois Sienas são carros diferentes, de faixas de preço diferentes, se você destrinchar as vendas provavelmente nenhum dos dois nunca foi líder. E o Grand Siena sentiu o golpe do Pirsma e vai sentir do HB20S, que são mais próximos a ele do que o Voyage, Voyage aliás que pode não ter o projeto mais moderno, mas não como diz o Nathan, pois se for pra flar em porjeto antigo, Classic e Siena Fire gahnam o tr´feu velharia fácil.

    ResponderExcluir
  7. A matemática é simples...o Voyage vende mais que o antigo Siena sozinho, as vendas do Grand Siena caíram...pronto, O VW lidera.

    ResponderExcluir
  8. fiz test driver do etios sedã 1.5 XLS e gostei

    ResponderExcluir
  9. cade o fiesta sedan?algo contra ele,pois ele e menos velho que o classic de 1996,fiesta sedan foi lançado em 2005,o que o povo tem contra esse carro?

    ResponderExcluir
  10. QUE bobeira a fiat só vende bem o siena porque são 2 gerações acho isso ridiculo pq já que lançou o novo siena tira o velho de circulação,ai no siena antigo eles põe um plastico prata pra tider qui e novo siena,ai fica duas gerações a nova ea velha merda de sempra tapiada,siena antigo pior q uma lata de sardinha até um fusca tem mais conforto que esse carro,vi um sinea novinho batido a lataria parece até aluminio com isopó carro muito vagabundo ainda tem gente que compra só pq tem aqueles farois traseiros finos,acham bunito!

    ResponderExcluir
  11. siena e maior peça de museu,só mudaram os farois e tapiaram por dentro,nessa reportagem tem até rolls royce e lifan 620,o classic pelo menos e baratinho, mas cade o fiesta sedan, qui e um ótimo carro??????????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdad, tenho um fiesta sedan 2012, otimo carro, esqueceram d por na lista

      Excluir
  12. eu escrevi em outro site, quando do lançamento do gran siena ,que a fiat é a que mais usa este método de lançar um carro e deixar o antigo em linha. Deveria lançar o gran siena mais barato, começando no preço do antigo,não me venham dizer que o gran siena custa muito mais caro para fabricar que o antigo (as outras tb ,mas a fiat exagera -palio era para subst. uno mille ,depois lancou novo palio deixou o velho lançou o novo uno deixou o mille e assim vai)

    ResponderExcluir
  13. O povo brasileiro ja ta acostumado a ser trouxa!compra carro só porq um diz q bom,mas não tem nem força de vontade de testar um,e só anda num fiesta sedan que vc gosta,o carro e muito confortavel e pro segmento e bem espaçoso,e tmb tem uma otima suspensão e bem melhor que o siena suspensão mole e interior mega apertado,o voyage tmb e um lixo e apertado ea suspensão durissima,ele só e bonito e pronto,e devia ser chamar gol sedan,o caso siena que deveria ser pali sedan,que utiliza a antiga plataforma anos 60 do uno mille,disso o povo não sabe!

    ResponderExcluir
  14. volkswagen pode ter manutenção de fusca,e conforto de fusca tmb!

    ResponderExcluir
  15. Tem 800 trouxas que pagaram pra ver o mico etios com painel maluco beleza, e a ford já era, não vende mais nada...

    ResponderExcluir
  16. É GOL DO MEU BRASIL-SIL-SIL-SIL-SIL!!!!

    ResponderExcluir
  17. Sou representante, vamos falar de custo beneficio e conforto.

    Entre um GRAND SIENA , VOYAGE 2014 e o NOVO PRISMA 2013, qual carro vocês optariam?

    Como estou falando de custo beneficio, o seguro do VOYAGE é mais barato que os demais... manutenção barata.

    Alguém poderia me ajudar? qual carro vocês comprariam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grand siena TETRAFUEL

      O gerenciamento de combustível é integrado na central, você não precisa nem se preocupar com qual combustível ele está sendo usado. Ele busca fazer arrancada com gasolina pra não perder potência e sempre que alivia ele põe GNV, buscando sempre a relação mais conforme o que tem nos tanques.

      Sai a partir de 45 mil que, com o preço descontado do GNV, acabam se pagando.

      Excluir
  18. verdade e q wks e mais carro e bom antes durante e depois nao perde valor como todos outros tem outros bons carros mas hora de vender te dao menos da metade do valor na minha cidade e assim pelo menos

    ResponderExcluir
  19. Só vim dizer que o carro é lindo e que não tenho tanta grana assim pra pagar em um carro popular. kkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem