A Volkswagen e a Apple firmaram uma parceria para juntar os dois produtos icônicos de cada empresa, o iPhone da Apple e do Beetle da Volkswagen - resultando em uma versão especial do Fusca que pode ter suas funções controladas pelo aplicativo "Volkswagen Car Net" e inclui uma local de conexão do iPhone no painel, fazendo com que o Fusca seja o primeiro modelo do Grupo Volkswagen em que o iPhone se torne um componente integrado.

VW Fusca Apple 2014

Há duas possibilidades para se adquirir a interface: primeiro como um recurso opcional, e segundo como um recurso padrão na série iBeetle e iBeetle Cabriolet - carros que serão lançados no início de 2014. O aplicativo, docking station e iBeetle fazem sua estréia mundial no Salão do Automóvel de Shanghai 2013.

Interface

Localização central no painel do Fusca temos a uma dock-station em que o iPhone é integrado simplesmente encaixando-o - semelhante a um sistema de navegação móvel. Uma vez dentro, essencialmente, todas as funções do iPhone pode ser usado no Fusca, o iPhone pode ser usado para navegar, para telefonar ouvir música a partir da biblioteca de mídia, entre outras funções.

O aplicativo

Quando o aplicativo é iniciado, ele pode conecta o iPhone ao Fusca (Beetle) no qual está encaixado. Assim que o iPhone se conecta à rede de dados do Beetle através do aplicativo e da dock-statiom, um menu com as seguintes funções estão disponíveis: "Spotify", "Expert", "instrutor", "Reader", "Cartão Postal" , "Foto", "Post" e "Milestones".

"Spotify" permite que usuários streaming de mídia, tais como novas músicas, playlists ou estações de rádio on-line personalizadas diretamente para o iPhone e de lá para o sistema de som do Beetle. Aqueles que desejarem podem postar suas músicas favoritas diretamente para os amigos. Além disso, os usuários do Beetle pode alternar entre "Spotify" e iTunes a qualquer momento.

Sob o menu "Expert", o aplicativo oferece cinco funções que tornam o iPhone um instrumento on-board. É oferecido um G-Meter (para medir a aceleração transversal), medidor de combustível, temperatura de refrigeração do motor, um cronômetro e uma bússola.

O "Trainer" pode ser usado para comparar os tempos de condução, as distâncias e os valores de economia de combustível para diferentes vias entre quaisquer dois destinos. Aqui, também, sugestões podem ser enviadas através de redes sociais como Twitter e Facebook - como a rota que leva mais rápido para a universidade ou para um destino de trabalho.

O (social) "Reader" lista das últimas mensagens de redes sociais como o Facebook. Há também uma função prática para ter iPhone mensagens lidas em voz alta aqui.

Outra função da comunicação é "Cartão Postal". Em resposta a um comando touchscreen, o aplicativo envia a localização atual do Beetle aos amigos como um cartão digital e identificação do remetente: "Enviado com o Beetle App".

Uma foto pode ser feita a partir do interior da câmera do carro pelo iPhone e enviado para redes sociais, com a função de "imagem". Basta ativá-lo, e o app faz o resto.

O iBeetle

Volkswagen concebeu o iBeetle em versões cupê e cabriolet, sendo um dos primeiros carros do mundo a ter uma verdadeira relação integrativa com o iPhone coordenado com a Apple. As cores e as características do iBeetle são estilisticamente ligadas à empresa baseada em Cupertino EUA, trazendo os ícones de seus smartphones em harmonia com o projeto do Beetle.

VW Fusca Apple 2014

O iBeetle, que estará disponível no início de 2014, e se distingue dos demais por contar com rodas de 18 polegadas "disco" de liga leve (pintado em "Galvano Cinza" com calotas cromadas), caixas de espelhos e painéis de acabamento das portas laterais em "Galvano Cinzento", inscrição de porta preto "iBeetle", emblemas cromados "iBeetle" e um pacote Chrome (inclui frisos cromados nas laterais).

VW Fusca Apple 2014 - interior

No interior, temos a predominância da cor "Galvano Cinzento". Esta cor também é usada nas demais peças de decoração do interior. O carro também conta com bancos esportivos em preto revestidos em couro "Vienna" e costuras contrastantes na cor "Ceramique".

5 Comentários

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  1. Integração do Fusca com smartphone!?!?
    A VW copiou rapidinho a ideia do My Link da GM!
    A integração de carros com smartphones é uma tendência mundial.

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    1. Ao que parece a integração é maior neste caso. Começa com o conector no painel, depois tem a app específica que permite controlar funções do carro, e tem inforamções dinâmicas, inclusive medidor de G-Force (estabilidade).

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    2. Acho isso normal, afinal, o Fusca é um carro de categoria bem superior, custa mais do que o dobro do Onix e por isso deve oferecer mais, em todos os quesitos do carro.

      A segunda geração do My Link já está sendo testada lá nos EUA e deve incorporar mais funções em carros mais caros.

      No entanto, enquanto o My Link atual já "conversa" com todos os smartphones, uma grande desvantagem desse sistema do Fusca é o fato de só "conversar" com o iPhone da Apple.

      Se considerarmos que aqui no Brasil, mais de 90% dos consumidores preferem os smartphones que usam o sistema operacional Android (custam menos e possuem mais aplicativos disponíveis do que os smarts da Apple), esse sistema da VW limita muito a conectividade e precisa evoluir.

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    3. Amigo Rasec, me desculpe, mas, de onde você tirou esta informação de que a Google Play dispõe de uma quantidade superior de aplicativos em relação à App Store da Apple? Esta última, por ter sido a primeira loja de aplicativos para dispositivos móveis do mundo, sempre dispôs de uma quantidade superior de aplicações. Talvez, a Google Play tenha atingido a marca dos mais de 700 mil apps (já alcançada pela Apple há um tempo) e assim se equiparada à App Store (leia-se Apple), e só. Além do mais, a fama que um iPhone tem pelo mundo, há anos, jamais foi repetida nem mesmo pela família Galaxy da Samsung (maior vendedora de Android no mundo), não é à toa que, a cada lançamento de iPhone (ou qualquer outro produto da Apple), muitos americanos acampam, semanas antes, na porta de uma App Retail Store para ser um dos primeiros a pôr as mãos no novo aparelho. A VW integrou o smartphone mais famoso/badalado/desejado a um de seus modelos de maior sucesso no mundo.

      PS: A propósito, qual outra fabricante de automóveis escolheu integrar um veículo com um smartphone Android? Poderia me responder abaixo?

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    4. Sem problemas colega Unknown, me referia aos aplicativos gratuitos. Sobre aplicativos pagos das lojas Apple e Google, concordo, hoje se equivalem com pequena vantagem para uma ou para outra, mas que atendem às necessidades da maioria dos usuários.

      Sobre a integração de carros com smartphones, nada contra o excelente iPhone, mas acredito que o conceito de plataformas abertas de integração seja melhor do que a restrição à uma só marca.

      Do jeito que os smartphones estão evoluindo rápido e o custo caindo, sistemas que dão ao consumidor o direito da escolha da marca e a tranquilidade de poder trocá-la quando desejar, me parecem mais antenados com o conceito de conectividade.

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