O Chevrolet Zafira ganha nova configuração do motor 2.0 Flexpower, que ficou mais potente, econômico e ecológico. Este propulsor é o mesmo que já equipa os modelos Chevrolet Vectra Next Edition, Vectra Remix GT/GT-X e, mais recentemente, o Astra e conta com 140 cavalos de potência.
Outra alteração no modelo foi no grafismo do painel de instrumentos. O local onde ficam números do velocímetro e tacômetro (conta-giros) agora tem uma faixa branca, facilitando ainda mais a leitura.
“Único monovolume derivado de carro de passeio produzido no Brasil com capacidade para até sete passageiros, o Zafira, com essas novas alterações técnicas, fica ainda mais forte para se manter competitivo no seu segmento”, observa José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil.
Disponível em quatro versões de acabamento – Comfort, Expression, Elegance e Elite – o Chevrolet Zafira pode ser equipado com transmissão manual ou automática.
O Chevrolet Zafira registrou, em 2008, a marca de 10.272 unidades emplacadas no mercado interno. No acumulado de janeiro a março de 2009, foram 2.109 veículos do monovolume vendidos no País.
Potência maior para o modelo, abastecido com álcool ou gasolina
O motor do Chevrolet Zafira passou a ter 140 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com álcool, e 133 cv a 5.600 rpm, com gasolina. Com aumento de potência de 12 cv, o modelo, com certeza, será apreciado pelos clientes Chevrolet.
Além da potência, também houve aumento de torque para 19,7 kgfm a 2.600 rpm, quando abastecido com álcool, e 18,9 kgfm a 2.600 rpm, com gasolina. Esse elevado torque se dá a partir de baixas rotações, o que significa melhores retomadas de velocidade, sobretudo no trânsito urbano.
O Chevrolet Zafira com câmbio manual atinge a velocidade máxima de 192 km/h, quando abastecido com álcool, e 186 km/h, com gasolina. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 11s0, com álcool, e 11s5, com gasolina.
Com gasolina, o modelo manual da Chevrolet faz 14,0 km/litro na estrada e 9,7 km/litro na cidade (média combinada de 11,3 km/litro). Quando está abastecido com álcool, o Zafira registra 9,8 km/litro na estrada e 6,8 km/litro na cidade (média combinada de 7,9 km/litro).
O Chevrolet Zafira equipado com transmissão automática chega à velocidade máxima de 181 km/h, com álcool no tanque, e 180 km/h, com gasolina. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 13s0 (álcool) e 13s9 (gasolina).
O modelo automático, abastecido com gasolina, faz 13,5 km/litro (estrada), 9,6 km/litro (cidade), o que dá uma média combinada de 11,1 km/litro. Quando movido a álcool, o Zafira automático faz 9,4 km/litro na estrada e 6,6 km/litro na cidade (média de 7,6 km/litro).
Mais Ecológico
Além de mais potente e econômico, o motor 2.0 Flexpower também está mais ecológico, pois já atende aos novos requisitos técnicos vigentes desde o último dia 1º de janeiro de 2009, de emissão de poluentes para veículos leves, do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve -, do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama.
Os números da Divisão Powertrain da GM indicam que houve uma redução média de 50% nos índices de emissões de poluentes, que estão rigorosamente dentro do estipulado pela fase L-5 do Proconve, com novas reduções de emissões, tais como óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos (HC) e monóxido de carbono.
Entre as mais importantes novidades estão o coletor de admissão em material plástico, que propiciou uma redução de 30% no peso deste conjunto em relação ao similar de alumínio; coletor de escapamento em aço inox e a adição do sistema de comando de válvulas roletado LFVT (Low Friction Valvetrain) – de baixo atrito.
Este propulsor ainda possui dois catalisadores que otimizam a distribuição de carga de metais nobres para melhor eficiência do sistema, reduzindo a emissão de gases poluentes. Um dos catalisadores fica acoplado ao coletor de escapamento de aço tubular (Close Coupled) e o outro ao escapamento primário.
Favorece também a redução de emissão de poluentes neste motor um segundo Sensor de Oxigênio, que analisa constantemente a eficiência dos catalisadores, reajustando a mistura, através do módulo eletrônico.
Existe ainda um Sensor Virtual de Fase, que permite a injeção de combustível de forma sequencial, o que proporciona ótimo rendimento do motor.
Outro destaque do motor 2.0 8V Flexpower do Chevrolet Zafira é o corpo de borboleta com sistema ‘drive by wire’, que garante melhor dirigibilidade, menor consumo e também menos emissão de poluentes.
Chevrolet Zafira 2009 2.0 Flexpower: fotos e especificações
Fabio Mendes
Advogado, pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP); Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.