Em artigo anterior nós comparamos o Toyota Etios Hatch X com seus concorrentes diretos, onde constatamos que o compacto da Toyota leva alguma vantagem em preço (em torno de R$ 2.000 reais) quando colocado lado à lado com modelos com motor acima de 1.0. Entretanto, o mesmo comparativo com a versão sedã do carro deixa claro os motivos pelos quais a Toyota alterou o mix de produção, aumentando a proporção do sedã para 40%: ele mostra uma boa relação custo x benefício.
Um Toyota Etios X Sedã como o mostrado nas fotos, na cor Branco Bossa Nova (sólida), é vendido por R$ 38.890 reais - valor que já contempla ar-condicionado com filtro antipólen, 3 anos de garantia, abertura interna do porta-malas, direção eletricamente assistida progressiva, freios ABS com EBD, air bag frontal duplo para motorista e passageiro, desembaçador do vidro traseiro, entre outros itens.
O motor é um quatro cilindros 1.5 16V com 96.5 cavalos @ 5.600 RPM (E) e 92 cavalos (G) e torque máximo de 13,9 Kgfm (E/G) @ 3.100 RPM, o que resulta nos seguintes dados de consumo, segundo o INMETRO:
Consumo de Etanol
Ciclo urbano (cidade): 8,4 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 9,3 Km/l
Consumo de Gasolina
Ciclo urbano (cidade): 11,9 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 14 Km/l
Espaço interno
Um dos diferenciais do Etios Sedã em relação ao Hatch é o fato de este dispor de uma distância entre-eixos 9 cm maior - 2.550mm, contra 2.460 mm no hatch. Isso resulta em um maior espaço para os passageiros do banco traseiro, e em um porta-malas com 562 litros - um dos maiores da categoria - no mesmo nível do Chevrolet Cobalt.
Aspectos negativos
O problema do Etios X é seu acabamento muito simples e espartano, sem qualquer requinte ou luxo. O painel com seu velocímetro central também é não convencional, e, além disso, o estilo tem linhas bastante controversas.
Concorrentes
Chevrolet Cobalt LS - R$ 39.890 reais
O modelo da Chevrolet é igualmente controverso no estilo, tem um porta-malas das mesmas dimensões, e consome mais combustível, visto que seu motor 1.4 Econo.Flex, apesar de ter mais potência (102 cv com etanol), dispõe de menos torque que o 1.5 16V do Etios (13 kgfm), ainda tem que lidar com os 1.091 Kg do Cobalt, contra os menos de 980 Kg do Etios Sedan.
Em resumo, o Cobalt LS é cerca de R$ 1.000 reais mais caro que o Etios, oferecendo desempenho inferior e consumo maior. Além disso, a Toyota está oferecendo o seu carro com IPVA 2013 quitado (exceto para consumidores de DF/GO/TO onde o IPVA já não é cobrado em carros 0KM).
Renault Logan 1.6 Expression - R$ 36.370
O carro da Renault tem preço sugerido de R$ 36.370 reais - R$ 2.670 reais mais barato que o Etios Sedan X, tendo como vantagens um motor mais potente (1.6 16V com 106 cv (E) e 15,5 kgfm de torque), além de já contar com o sistema de som. Conta também com direção hidráulica, ar-condicionado, freios ABS e duplo air-bag dianteiro. Como desvantagem tem o fato de dispor de porta-malas menor, com 510 litros, contra 562 litros do Etios.
Outro ponto que precisa ser considerado é o fato de o Renault Logan atual sairá de linha até o final do ano, quando será substituído pela nova geração do carro - que já está à venda na Europa.
Conclusão
A Toyota do Brasil nunca precisou ressaltar as qualidades de "custo x benefício" de seus carros - que, em geral, são mais caros que a concorrência, e mesmo assim vendem bem, embalados pela fama de qualidade e resistência. O caso do Etios, porém, está sendo diferente, e a montadora está precisando apelar para o lado racional do consumidor.
O Toyota Etios X 1.5 16V é um carro para se comprar com o olho na racionalidade, visto que os aspectos emocionais (estilo e acabamento interno) não ajudam. Em resumo: oferece um bom conjunto de equipamentos de série, um nível de segurança quatro estrelas por um preço até mais baixo que o seu concorrente direto - o Chevrolet Cobalt (carro que igualmente não se notabiliza pela beleza das linhas).
É importante notar que a Renault tem, com o Logan, uma oferta até mesmo mais atrativa em termos de custo x benefício, mas o atual modelo francês está em seu ciclo final de produção, e sairá de linha no final do ano.