O Prisma LT 1.4 é o modelo intermediário da nova linha de carros sedãs compactos da Chevrolet do Brasil, que conta também com a versão topo de linha - LTZ 1.4 - e a de entrada - LT 1.0. O preço deste modelo intermediário, que deve ser também o mais vendido da linha, começa em R$39.090 reais.
Entretanto, esse preço não contempla o ar-condicionado - item que hoje pode ser considerado básico. Assim, a versão com ar-condicionado fica em R$ 41.090 reais, preço que inclui também direção hidráulica, sensor de estacionamento traseiro, freios ABS com EBD, duplo air-bag dianteiro, alarme, travamento automático das portas ao atingir 15 Km/h.
As rodas de aço de 15" x 6J e calotas são um dos itens que diferencia o LT equipado com o motor 1.4 da mesma versão LT 1.0 (outros diferenciais da LT 1.4 em relação à LT 1.0 são faróis com máscara negra, lanternas escurecidas e adesivo preto na coluna B). Estão presentes também abertura elétrica do porta malas por controle remoto localizado na chave tipo canivete, travas elétricas, acionamento elétrico dos vidros das portas dianteiras com sistema tipo "um toque" para subida e descida com dispositivo anti-esmagamento, abertura e fechamento automático dos vidros das portas acionado pelo Keyless Entry System ao travar e destravar o veículo, coluna de direção com regulagem em altura, luzes de cortesia no porta-luvas e porta-malas.
Além disso, temos sensor de estacionamento traseiro, sistema de luz "siga-me" (faróis permanecem acesos por um período de tempo após o desligamento do motor e fechamento/travamento das portas), sistema de luz "leve-me" (as luzes externas do carro se acendem automaticamente ao destravamento das portas pelo controle remoto).
MyLink - opcional
Opcionalmente ainda pode ser pedido o sistema MyLink, com custo adicional de R$ 1.000 reais - que é uma tela central de 7" touch-screen que contempla o sistema de som.
Além disso, permite configurações do carro e permite a conexão com um smartphone para compartilhamento de fotos e músicas.
E também de aplicações, como GPS e Rádios On-Line.
Outro "opcional" é a pintura metálica, que tem custo adicional de R$ 1.000 reais.
Interior
O interior do Prisma LT 1.4 se caracteriza por transmitir uma sensação de qualidade, graças ao uso de materiais de boa aparência - apesar da abundância de plásticos rígidos - e da boa montagem das peças.
O painel tem apresenta boa ergonomia, com todos os comandos ao alcance das mãos do motorista, exceto o puxador de porta, posicionado muito atrás, o que dificulta seu manuseio.
O Prisma também ostenta uma posição de dirigir elevada, o que não é condizente com sua característica "sport sedan", mas é agradável e não cansativa.
Os bancos tem boa conformação, e o revestimento é agradável ao toque.
O espaço no banco traseiro é suficiente para acomodar com conforto duas pessoas adultas ou três crianças.
O porta-malas, com capacidade de 500 litros, é grande o suficiente para uma família média.
Caso seja necessário maior espaço, o banco traseiro pode ser rebatido, total ou parcialmente, permitindo acomodar um maior volume de bagagens.
Mecânica
O motor é o SPE/4 1.4 de 106 cavalos, que apresenta os seguintes números de desempenho:
Aceleração de 0 a 100 Km/h: 12 s
Aceleração de 0 a 400 m: 18,2 s
Aceleração de 0 a 1000m: 33.5 s
Retomada de 40 a 80 Km/h: 7,7 s
Retomada de 60 a 100 Km/h: 12,2 s
Retomada de 80 a 120 Km/h: 18,4 s
Quanto ao consumo, os números não devem variar muito em relação ao Onix 1.4, já que este sedã pesa apenas 12 Kg a mais. Portanto, os dados de consumo do Onix 1.4 seguem abaixo:
Consumo
Os dados de consumo do Prisma ainda não estão disponíveis, mas não devem diferir muito dos observados no Onix com a mesma motorização, até mesmo porque a GM conseguiu a façanha de deixar o sedã cerca de 15Kg mais pesado que o hatch. Dessa forma, os dados de consumo não devem variar de forma significativa em relação aos números abaixo (do hatch):
Consumo 1.4 (Etanol - dados da Revista Auto Esporte - teste do Onix 1.4)
Ciclo urbano (cidade): 5,8 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 11,3 Km/l
Consumo Etanol (dados da Revista Quatro Rodas)
Há uma divergência entre os valores de consumo apurado pela Quatro Rodas e Auto Esporte, mas é provável que o valor da Quatro Rodas seja mais realista, visto que ela efetuou um teste de consumo com o Prisma, enquanto a AutoEsporte apenas apontou os dados do Onix 1.4.
Consumo Etanol (dados da Revista Quatro Rodas)
Ciclo urbano (cidade): 8,2 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 12,1 Km/l
Há uma divergência entre os valores de consumo apurado pela Quatro Rodas e Auto Esporte, mas é provável que o valor da Quatro Rodas seja mais realista, visto que ela efetuou um teste de consumo com o Prisma, enquanto a AutoEsporte apenas apontou os dados do Onix 1.4.
Estilo
O Prisma tem as mesmas linhas do Onix até a coluna "B". Na realidade, até um pouco mais para trás, visto que ele compartilha as portas traseiras com o seu irmão hatch, mas o departamento de estilo da GM conseguiu um resultado bastante agradável, com linhas harmoniosas, e que não parecem um hatch no qual foi adaptada um terceiro volume.
A visão lateral do Prisma mostra uma caída de teto suave terminando em uma traseira elevada, com o porta-malas incorporado e curto, em um desenho bastante feliz.
As lanternas traseiras, com o mesmo formato do Onix, também ficaram bem colocadas na traseira do Prisma, sendo que, neste caso, elas contam com um filete cromado de contorno - o que confere um toque de requinte adicional.
A frente, a mesma do Onix. tem formas musculosas e recortadas.
O resultado em termos de estilo que a Chevrolet conseguiu tanto no Onix quanto no Prisma é bonito, mas sem apelo aos excessos de recortes como os observados no Hyundai HB20, e isso significa que o estilo do Prisma e do Onix tende a demorar mais para cansar que os seus concorrentes sul-coreanos - o que tem um efeito prático para o consumidor, que é a menor desvalorização.
O Novo Prisma LT 1.4, na cor preta com a mostrada nas fotos, e com ar-condicionado, tem preço sugerido pela montadora de R$ 41.090 reais, já contendo os equipamentos básicos de segurança (ABS + Duplo AirBag + Alarme com chave canivete) e conforto (ar-condicionado, direção hidráulica e vidros e travas com acionamento elétrico), configurando-se como uma opção interessante no segmento de sedãs compactos.