O VW Fox é - depois do Gol - o segundo modelo mais  vendido no Brasil desde seu lançamento em outubro de 2003. Sucesso de vendas ele foi inteiramente projetado e desenvolvido pela engenharia brasileira estando já  na segunda geração. É também o segundo modelo mais exportado, atingindo a cifra de 420 mil carros mandados para 62 países. 


São 1.5 milhão de Fox produzidos na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná que está comemorando 14 anos de existência. Lá são fabricados o Fox, o Golf, o Spacefox e o Crossfox e desde 1999 já foram produzidos 2.1 milhões de carros para o mercado brasileiro e para exportação.


Segundo Volker Germann - Diretor da fábrica de Pinhais:  "nossas conquistas são resultado da dedicação, do comprometimento e da paixão de todos os colaboradores da fábrica de São José dos Pinhais. Atingir o marco histórico de produção nos orgulha e reforça o compromisso da Volkswagen do Brasil em contribuir com a transformação econômica do País, gerando empregos e renda, e de ser referência em qualidade e inovação no desenvolvimento e na produção de veículos". O carro de número 1.5 milhão é um 1.6 Prime de 104 Cv , Vermelho.

16 Comentários

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  1. Eu gosto da VW, mas se tem um carro dela que não me agrada em nada é o Fox.

    Os primeiros eram tétricos, com àquele painel e interior vabagundos. E não sei como a VW teve a pachorra de exportar àquilo pra Europa... Não é à toa que levou um monte de críticas (merecidas) por lá.

    Esses 2010 em diante já melhoraram bastante, mas não compraria mesmo assim.

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    1. Pra um carro que surgiu pra substituir o Gol ele não faz assim tão feio, mas assim como o Man não gosto da posiçãode dirigir dele não (Pra mim fica com muitos pontos cegos)mesmo assim é um bom carro a partir de 2010 porque os anterios MEU DEUS que Painel é aquele ? Confesso que tb gosto muito da VW mas tem umas que vo ti contar, por não volta a ser lider de vendas aqui no Brasil.

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    2. Jota, o problema que o Fox é feito para quem é alto, tipo mais de 1,80m.

      É uma proposta diferente se comparado ao Polo e ao Gol...

      Para mim, não serve... De jeito nenhum.

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    3. Ops... Eu escrevi "vabagundos" no primeiro post.

      Seria "vagabundos", claro...

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    4. Tô com Man. Também não curto o Fox.

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    5. Além dos problemas já citados pelos colegas, acho o Fox um carro caro pelo que ele oferece.

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    6. Rasec7, sem contar o pseudo-cross, Crossfox. Aquele sim é caro pelo que oferece.

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    7. Mike,
      Parece que o novo Fox vem maior e melhor em 2014 na maravilhosa plataforma MQB da VW.
      Vamos aguardar!

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    8. O problema é que certamente o novo Fox continuará com àquela maldita ergonomia de minivan.

      Quase certeza que não vai me agradar do mesmo jeito...

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  2. A fábrica da VW em São José dos Pinhais precisa de investimentos e uma nova família de carros montados em plataforma mais moderna, com maior distância de entre-eixos.

    Apesar do sucesso e das boas vendas da família Fox, já existem sinais claros de cansaço no mercado, como é o caso da Spacefox que vende menos da metade da Spin.

    O Golf, apesar de ser um bom carro e continuar resistindo, perde mais e mais vendas a cada ano que passa em função da defasagem do seu projeto em relação aos concorrentes.


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    1. O problema que vejo, não é a plataforma em si, mas o preço abusivo em cima do modelo. Um Fox zero é bem mais caro do que um Gol do mesmo nível. O SpaceFox era muito mais cara que a antiga Parati, a qual foi descontinuada na minha opinião sem motivo. O CroosFox é o cúmulo do ridículo pois você paga mais de R$50.000 num carro "para trekking" mas que na verdade só tem uma suspensão mais alta e pneus para lama, mas continua sendo um compacto.

      O Golf mostra os sinais da idade. Quando foi lançado era lindo. Hoje está ultrapassado. Tem carros do mesmo nível com visual bem mais "jovens". Enquanto o Jetta se renovou e ficou atraente (preferências à parte), o Golf manteve o mesmo jeitão.

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    2. Opa... Parati era cara sim!

      R$ 52.000 uma Surf completa é barato por um carro cujo projeto ainda era basicamente dos anos 80?

      Uma Spacefox 1.6, que já vem com AC, DH, trio, ABS e airbag saía por R$ 47.000,00.

      A verdade é que a Parati já deu o que tinha que dar...

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    3. Fiz uma simulação de preços em versões equivalentes da Spin e da SpaceFox nos sites da GM e da VW.

      A Spin LT 1.8 tem 2,62m de entre-eixos, porta malas com 710 litros e custa, completa, R$45.190,00 (air bag duplo + ABS + R9K).

      A SpaceFox 1.6 tem 2,47m de entre-eixos, porta malas de 432 litros e custa, completa, R$49.380,00 (air bag duplo + ABS + KIT V).

      Geralmente consumidores desses tipos de carros buscam espaço para as famílias, e essa grande diferença de 15cm de entre-eixos da Spin em relação à SpaceFox, se refletem em mais espaço interno e maior volume do porta malas.

      Ainda acho a plataforma da família Fox uma grande desvantagem, que deveria ser corrigida pela VW. Uma redução nos preços tb seria muito bem vinda, mas como muita gente compra pelos preços atuais, não vejo motivo para a VW reduzir suas margens de lucro.

      Sobre o CrossFox, esse é um nicho de mercado estranho, mas quase todas as marcas tem esses tipos de carros, que agrada alguns consumidores. Até a Hyundai lançou agora o tal de HB20X na faixa de preço dos R$50K.

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    4. Ah esses modelos "especiais" (Surf, Track & Field) eram para enganar trouxa.....Realmente, R$52k numa Parati é muito caro. Mas e os modelos mais básicos? Quanto saíam? Lembrando que a Parati faz parte de uma linha de entrada da VW, enquanto o Fox (SpaceFox e CrossFox) acredito eu seja da categoria dos compactos premium.

      Mas a VW poderia enquadrar a Parati na nova geração G5 e G6...Reativou o Voyage, manteve a Saveiro, porque não alinhar a Parati também?

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    5. Anônimo, o problema é que essas drogas de minivans acabaram com as verdadeiras peruas...

      Agora o povo prefere essa caretice de carro. Eu não gosto.

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  3. é verdade sim. acima de tudo falando de uma marca popular, e falar popular brasileira, esses são meritos nao so pra marca mas sim para nos brasileiros, que sempre precisamos de um bom volksvagem pra andar e suportar nossas estradas

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