A Volkswagen do Brasil passa a equipar o Novo Gol, a partir deste mês de janeiro, em todas as versões com motor 1.6, com freios ABS e airbags frontais de série. Assim como o Novo Gol, todas as configurações 1.6 do Novo Voyage também vão trazer estes dois sistemas de segurança como equipamentos de série. Lembrando que o sistema de airbags frontais inclui a utilização de cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga, o que aumenta ainda mais a segurança passiva dos ocupantes dos bancos dianteiros.

VW Gol G6 2013 1.6: Airbag e ABS

A Volkswagen vem aumentando o número de carros equipados com freios ABS e airbags frontais. Em janeiro de 2012, a Volkswagen passou a equipar os modelos Gol Power, Voyage Comfortline e SpaceFox Trend com freios ABS e airbags para o motorista e para o passageiro como equipamentos de série. Em outubro do ano passado, todas as versões 1.6 do Fox receberam esses sistemas.

Os freios ABS e os airbags frontais já estão presentes em todos os modelos importados da Europa e do México, como os utilitários esportivos Touareg e Tiguan, o Passat sedan e o Passat Variant, o CC e todas as versões do Jetta. Entre os modelos nacionais ou fabricados na Argentina, já recebem os dois sistemas de segurança a pick-up Amarok, o Golf, o Polo, o Polo Sedan, o Space Cross, a Saveiro Cross, o CrossFox e o SpaceFox Sportline.

VW Voyage G6 2013 1.6: Airbag e ABS

Com a introdução dos airbags frontais e dos freios ABS de série para o Novo Gol e o Novo Voyage equipados com motor 1.6, a Volkswagen passa a ter, a partir deste mês, mais de 60% de sua linha de veículos equipada com esses importantes dispositivos de segurança, conforme previsto pelas resoluções 311/2009 e 312/2009 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Essas resoluções determinam que em 2014 todos os automóveis de passageiros vendidos no Brasil deverão contar com freios ABS e airbags frontais de série. A implantação nos modelos já existentes é gradual e, a partir de 2013, deve incluir 60% dos veículos de cada fabricante.

ABS: mais segurança ativa

O sistema de freios antibloqueio evita que uma ou mais rodas do carro sejam bloqueadas durante a frenagem do veículo, mesmo em pisos molhados ou em pisos com diferentes coeficientes de atrito entre os lados do veículo. Desta forma, mesmo em frenagens de emergência , o veículo mantém a trajetória, possibilitando ao motorista fazer manobras de desvio capazes, muitas vezes, de evitar colisões graves.

Em condições de chuva com piso escorregadio o ABS reduz consideravelmente a distância necessária para parar o carro, comparado ao sistema de freios tradicional. A eficiência comprovada do sistema na redução do número de acidentes é atestada pela maioria das seguradoras: carros com ABS, em geral, têm desconto no valor do seguro

Airbags: mais segurança passiva

Os airbags podem salvar vidas ou reduzir a gravidade dos ferimentos do motorista e do passageiro da frente em caso de colisões frontais. As bolsas de ar são infladas em frações de segundo por sensores capazes de avaliar a intensidade de uma batida, amortecendo o choque do corpo dos ocupantes contra o volante ou o painel do carro.

VW Gol e Voyage 1.6 2013: volante com Airbag

É importante lembrar que o airbag não substitui o cinto de segurança, que sempre devem ser utilizados. Em uma colisão, além de evitar que os usuários do carro sejam arremessados para fora, o cinto mantém os passageiros em seus lugares, fazendo com que a ação dos airbags seja mais efetiva. Assim como ocorre com o freio ABS, a segurança representada pelos airbags também é reconhecida pelas seguradoras, sendo motivo para concessão de descontos.

1 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. ta certo que sera o modelo mais completo da linha que vai vir com esse item de serie, acho que veio mais que na hora e ainda mais demorado, um item que tem que ser basico pra todo os carro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem