O nevoeiro é um dos maiores perigos que um motorista pode enfrentar ao trafegar por regiões serranas ou próximo a zona de mananciais. O que acontece é que de repente percebemos que estamos dentro de um nevoeiro que além de reduzir nossa visibilidade torna a pista escorregadia possibilitando a ocorrência de acidentes. Quando estes ocorrem sob esta condição são gravíssimos.


Portanto dirigir sob nevoeiro tem como condição seguir algumas regras básicas. O motorista inexperiente, a primeira atitude que toma ao se ver numa situação dessas é pisar no freio ou parar na pista: é quando os acidentes acontecem.

Mas seguindo algumas regras básicas é possível sair dele sem maiores consequências.Veja quais são elas:

1. Imediatamente ao entrar em nevoeiro diminua a velocidade mas não pare . Mantenha sua atenção voltada para os sinais da pista - faixa central, marcações laterais ou olho de gato e fique à direita com atenção redobrada pois não sabe o que está à sua frente nem a que distancia está o carro à frente do seu.

2. Mantenha os faróis baixos . Jamais acenda o farol alto pois ele provoca o "efeito espelho" piorando sua visibilidade.Farois de neblina também ajudam, mas poucos são os carros que tem .Porém cuidado com farois de xenon pois só piora a situação. 

3. Mantenha a velocidade baixa e constante evitando freadas bruscas. Só retome a velocidade quando tiver saído do nevoeiro.Um nevoeiro sempre intercala trechos de maior densidade com outros menos densos. Se estiver sem visibilidade total, procure uma saída em rua mais tranquila ou posto de combustível e pare até ele se dissipar.

4. Nunca use o pisca-alerta com o carro em movimento:outros motoristas podem interpretar que você está parado e ao desviarem-se bruscamente podem ocasionar acidentes.

5. Fique atento a ruídos de motores, freadas e outros pois se necessário você terá tempo de parar no acostamento. Só mesmo em situação de extremo perigo utilize este recurso.

6. Se encontrar acidentes pela frente ligue o pisca- alerta e estacione em local seguro. Lembre-se que  o acostamento mesmo com o pisca-alerta ligado torna-se perigoso.

7. Jamais pare na pista mesmo que tudo esteja parado à sua frente. Mantenha a calma e procure um lugar seguro para estacionar.

8. Motorista prevenido vale por dois: nevoeiros em regiões de serra ocorrem muito cedo ou tarde da noite: evite transitar nessas regiões depois da dez horas da noite ou muito cedo. Escolha o melhor horário - isso pode valer sua vida.

3 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. O uso do farol de neblina também é válido.
    Vale lembrar que xênons nos faróis, faróis de neblina apenas piora a situação.

    Deve incluir essas dicas no texto. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela dica. Vou acrescentar.

    ResponderExcluir
  3. Nossa sério que o xenon piora??kkkk Quanta gente fala "ah vou colocar xenon só nos cibiézinho pra ficar legal!"kkkkkkk Quando pegar um neblinão vai sofrer....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem