O palavra Prius não foi escolhida pela Toyota à toa, porque seu significado é "aquilo que vem antes". Com um nome desse ela quis mostrar o primeiro carro com um motor a explosão associado com um elétrico em comercialização. Além disso, a Toyota queria mostrar o carro que polui menos e gasta menos gasolina.

Toyota Prius no Brasil

Quando lançaram o Prius no Japão em 1997 a Toyota fez o primeira geração, e só em 2003 ela lançou a segunda geração. A primeira geração foi para os EUA e não teve muito sucesso já a segunda teve uma fila de espera de 20.000 pessoas.

Toyota Prius no Brasil

O Prius na primeira geração precisou dividir as funções dos motores pra alcançar 25,5km/l na cidade. Nas baixas velocidades ele usa o motor de 67 cavalos movido a bateria, na estrada ele usa o 1.5 de 76 cavalos movido a gasolina e se você pisar forte no acelerador, os dois motores juntam as forças para andar mais rápido e conduzir o carro de 0 a 60 milhas por hora (96km/h) em 11,3s. O PCU ou Power Control Unit (unidade de controle de força) é o cérebro do carro e o PCU é que coordena a atuação dos motores.

Toyota Prius no Brasil

Para ligar o Prius basta encaixar a chave, na verdade um pequeno cartão no painel, pisar no freio e apertar o botão "power", próximo da alavanca de câmbio. Se o carro não fizer ronco não se assuste ele pode ou não estar ligado, para tirar a dúvida veja se o botão power está aceso.

Toyota Prius no Brasil

O câmbio do carro é um caso a parte. O P de “parking” no Prius é um botão a parte. A R (ré), N (neutro) e D (drive) estão em seus lugares de sempre. A Toyota criou um tal B que aciona o “brake”, que não se trata de um freio normal e sim um freio-motor. Com um limite de rotação mais baixo, o motor a gasolina é mais eficiente para segurar o carro, e dar mais segurança em uma descida de serra.

Toyota Prius no Brasil

A Toyota se dedicou muito ao interior do Prius, colocando materiais de primeira e o design privilegia o espaço interno. O painel tem linhas moderadas e linhas retas, modernas e concentra os todos os comandos no centro do interior do carro, meio longe do motorista, mas esse problema pode ser resolvido graças ao comando no volante.

Toyota Prius no Brasil

O centro do painel, além de mostradores digitais, também fica o computador de bordo, onde o motorista seleciona as funções desejadas no monitor. É possível ver como está o processo de recarga da bateria. Em outra o motorista ou outra pessoa que tenha interesse pode ver qual o motor que está funcionando para mover o carro. 

Toyota Prius no Brasil - por dentro

Toyota Prius no Brasil - por dentro

O espaço interno é muito bom, porque podem entrar 5 adultos e eles andam bem acomodados. E não é so as pernas que ficam bem acomodadas, graça ao entre-eixos de 2,7 metros de comprimento, 15,3 cm maior da antiga geração. A carroceria é em monovolume privilegia o espaço para ombros e cabeças.

Toyota Prius no Brasil - por dentro

Na antiga geração o Prius tinha um estilo controverso, a nova geração já agrada bem mais. A frente vem com o capô liso, sem vincos. Apenas a megalomania dos faróis que pode incomodar os compradores. O charme do Prius está na lateral, onde a linha da cintura sobe da dianteira e vai para a traseira, terminando nas lanternas de lentes transparentes, que utilizam leds invés de lâmpadas.

Toyota Prius no Brasil - por dentro

O preço dele no EUA esta por US 20.510,00 (R$ 41.000 reais) esse é um segredo do sucesso de um carro como esse. No Brasil ele vai estar com um preço de R$ 120.000,00 com um preço desse ele tem a chance de não fazer muito sucesso.

Toyota Prius no Brasil - por dentro

Ficha técnica

Motor
Dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, injeção direta de combustível
Cilindrada: 1969 cm3
Diâmetro x curso: 83 x 91 mm
Taxa de compressão: 11,3:1
Potência: 165 cv a 6400 rpm
Torque: 21,0 mkgf a 3250 rpm

Câmbio
Mecânico, 5 marchas, tração dianteira.
I. 3,55:1; II. 2,24:1; III. 1,52:1; IV. 1,16:1; V. 0,95:1; ré 3,91:1
Diferencial 3,56:1

Carroceria
Aço estampado, cupê, 2 portas, 5 lugares
Dimensões:
Comprimento, 449 cm; largura, 176 cm; altura, 136 cm; entreeixos, 259 cm
Peso: 1395 kg
Peso/potência: 8,4 kg/cv
Peso/torque: 66,4 kg/mkgf
Volumes:
Porta-malas, 320 l; tanque de combustível, 63 l

Suspensão
Independente, com barra estabilizadora e molas helicoidais.
Dianteira: trapézios paralelos
Traseira: McPherson

Freios
Discos ventilados nas 4 rodas, com ABS, EBD, ASR e VDC

Direção
Hidráulica do tipo pinhão e cremalheira,
diâmetro de giro 11,5 m

Rodas e pneus
Liga leve, aro 17; Bridgestone Potenza 215/45 R17

Principais itens de série
Airbags, ar-condicionado, bancos de couro, cruise-control e sistema de som Bose

Itens opcionais
Faróis de xenônio, sensores de chuva e estacionamento

Toyota Prius no Brasil - por dentro

Por: Ricardo Antônio

5 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Eu amei o carro exposto no Morumbi.Mas por que custa tão caro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos EUA ele tem preço acessível pois o governo tira impostos para carros híbridos, e ainda dá subsídio de 4.000 dólares (se não me engano). Uma espécie de imposto negativo.
      Só assim para os carros híbridos ficarem competitivos, pois a tecnologia é nova e cara, e poucas pessoas iriam pagar mais para receber em troca a economia.
      Então se o governo quer que as pessoas usem carros mais econômicos e ecológicos, precisa dar incentivos tributários.
      Aqui no Brasil não tem incentivo nenhum, então o preço fica inviável.

      Excluir
  2. Parabéns Ricardo: sua postagem responde a todas minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  3. belo post ! explica muito bem sobre o carro e seus componentes, parabéns ao autor ! bom, em relação ao carro , ainda acho ele feio, mas bem melhor do que seu antecessor sem dúvida , mas vi um artigo neste blog que falava sobre um Prius SW ( Station Wagon ) seria um carro voltado ao publico que tem família , e o achei bem bonito , mas a Toyota amigo , pode se dar o luxo de fazer um carro não tão bonito que alias não é a proposta do carro , pois é sinônimo de qualidade .

    ResponderExcluir
  4. Esse Prius saira quando no Brasil???Eo valor dele alguem sabe me dizer??

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem