As pick-ups Flex são as opções mais acessíveis do mercado de utilitários urbanos. Com preços significativamente inferiores ao das versões diesel, elas oferecem o visual esportivo, cobrando menos na hora da compra, e mais quando do abastecimento.
A primeira pick-up com motor flex a chegar ao mercado foi a S-10, e que, graças a essa opção, matém-se líder do mercado de pick-ups há um bom tempo. Mas hoje, o utilitário da GM sofre concorrência da Nova Ranger Flex e também da Hilux.
A Ford Ranger XLT Flex tem motor 2.5 flexível de 173 cv, e seu preço sugerido é de R$ 87.500. O exemplar da GM è a Chevrolet S10, com motor 2.4 de 147 cavalos, e preço sugerido de R$ 81.648.
Já a Toyota Hilux tem motor 2.7 VVT-i Flex com 163 cavalos, sendo que seu preço sugerido é de R$ 88.730 reais para a versão SR 4x2 e de R$ 103.420 reais, para o modelo SRV 4x4.
Consumo
Ciclo urbano:
Ford Ranger XLT 2.5 Flex: 4,7 Km/l de álcool
Chevrolet S-10 LTX 2.4 Flex: 4,9 Km/l de álcool
Toyota Hilux 2.7 VVT-i Flex: 5,0 Km/l de álcool
Ciclo rodoviário (estrada):
Ford Ranger XLT 2.5 Flex: 6,2 Km/l de álcool
Chevrolet S-10 LTX 2.4 Flex: 8,2 Km/l de álcool
Toyota Hilux 2.7 VVT-i Flex: 6,7 Km/l de álcool
Interior
Chevrolet S-10 LTZ Flex:
Ford Ranger XLT Flex:
Toyota Hilux SRV 2.7 Flex:
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 Km/h
Ford Ranger XLT 2.5 Flex: 11,8 segundos
Chevrolet S-10 LTX 2.4 Flex: 14,1 segundos
Toyota Hilux 2.7 VVT-i Flex: n/d
O resultado é que o Hilux tem uma ligeira vantagem em cidade no consumo de etanol, mas em estrada quem se distancia bastante é a S-10, sendo 22,3% mais econômica que a Hilux, e 32,2% melhor que a Ranger.
hidráulica, rodas de liga leve e bancos de couro.
A Ranger XLT, porém, é a mais completa, pois conta com airbags laterais e de cortina, sensor de ré, controle eletrônico de estabilidade (ESP) e GPS.
Desvalorização:
Ford Ranger XLT 2.5 Flex: 11,1%
Chevrolet S-10 LTX 2.4 Flex: 12,5%
Toyota Hilux 2.7 VVT-i Flex: n/d
Custo total das três primeiras revisões:
Ford Ranger XLT 2.5 Flex: R$ 1.532 reais
Chevrolet S-10 LTX 2.4 Flex: R$ 1.528 reais
Toyota Hilux 2.7 VVT-i Flex: n/d
Conclusão
A Ford Ranger XLT Flex custa mais caro que a S-10 e menos que a Hilux, mas, em contra-partida, oferece um nível de equipamentos de série maior que as duas. Além disso, o estilo da Ranger é o mais bem resolvido. A Hilux já clama por uma reformulação, pois fica envelhecida perto do exemplar da Ford e da S-10. O resultado é a Ranger XLT mostra-se a melhor opção no segmento de pick-ups flex.