O Ford EcoSport é um dos carros de maior sucesso de mercado da Ford do Brasil desde que foi lançado. Sucesso este que motivou a montadora norte-americana a criar uma nova versão do pequeno SUV, mais moderna, e baseada na plataforma do New Fiesta, para ser vendida globalmente - inclusive na Europa.
Isso mostra que o EcoSport, de sucesso brasileiro, se tornou um produto fundamental para a estratégia empresarial global da Ford, e o novo EcoSport 2013 é a prova disso. O SUV está mais moderno, bem acabado e com um nível de qualidade jamais visto no modelo anterior (mesmo com o painel coberto por plástico rígido, e não emborrachado como no New Fiesta).
Logo na frente se destacam os faróis em parábola simples, e dotados de LEDs de iluminação diurna - o que já agrega um nível adicional de modernidade.
Um pouco abaixo deles temos os novos faróis de neblina, agora destacados e em posição em posicionados em um componente de plástico preto em formato trapezoidal.
A frente continua elevada e imponente, mas agora com desenho mais suavizado e sofisticado, adotando as diretrizes de estilo que já se mostram presentes no Novo Fusion e também no Novo Fiesta 2013 Europeu.
Na lateral observamos um desenho em cunha, no qual as novas rodas de aro 16 polegadas se destacam.
Os preços do EcoSport 2013 começam, na versão S 1.6 16V, em R$ 53.490, mas já conta com um robusto pacote de itens de série: ABS, air bag duplo, assistente de partida em rampas, novo motor 1.6 Sigma, controle eletrônico de tração e estabilidade e sistema SYNC.
Ainda com relação ao estilo, observa-se na coluna "C" a aplicação de plástico - que, além da função estética, ainda atua como um defletor que aperfeiçoa as características aerodinâmicas do carro.
Em termos mecânicos, a grande novidade é a adotação do moderno motor Sigma 1.6 16V, produzido na fábrica da Ford em Taubaté e enviado para a fábrica do EcoSPort na Bahia. Trata-se de uma unidade de quatro cilindros com bloco, cárter e cabeçote em liga leve - alumínio, tornando-o 15 Kg mais leve que o motor Rocam que equipava a EcoSport anterior.
Consumo de álcool (Motor 1.6 16V)
Ciclo urbano (cidade): 8,6 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 10,4 Km/l
Consumo de álcool (Motor 2.0 Duratec Flex)
Ciclo urbano (cidade): 6,7 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 8,8 Km/l
Desempenho (Motor 1.6 16V)
Aceleração de 0 a 100 Km/h: 11,9 segundos
Velocidade máxima: 180 Km/h
Desempenho (Motor 2.0 Duratec Flex)
Aceleração de 0 a 100 Km/h: 10,6 segundos
Velocidade máxima: 180 Km/h
HLA - Assistente de partida em ladeiras
Um equipamento que está se tornando padrão em veículos com pretensões off-road é o auxílio de partida em rampas. Trata-se de um controle eletrônico que aciona o freio por 3 segundos - dando tempo para que o motorista possa engatar a marcha e sair sem o carro começar a descer.
Além disso, o sistema também atua no caso de manobras em marcha ré em ladeiras, que é complementado pelos sensores de estacionamento e pelos múltiplos sistemas de aviso visual no painel.
Posicionamento de mercado
A Ford considera que a evolução do EcoSport 2013 foi tamanha que permite atuar em um segmento de mercado mais amplo, que vai da competição com o Renault Duster e chegando, no limite superior, até a impor concorrência com modelos mais caros como Hyundai IX35 e Kia Sportage.
Por isso, a gama de versões conta com o já citado S 1.6 16V (R$ 53.490), SE 1.6 16V (R$ 56.490), FreeStyle 1.6 16 V (R$ 56.490), FreeStyle 2.0 (R$ 62.490) e Titanium (R$ 70.190) - cujas fotos ilustram este artigo.
Interior
O interior do Novo EcoSport também segue o do New Fiesta, onde se destaca no centro do painel uma tela multifuncional LCD de 3.6 polegadas, que conta com o sistema SYNC.
Esse recurso eletrônico permite configurar funções do carro e controlar dispositivos a ele conectados, como um Apple iPod ou iPhone.
Outro ponto interessante é o porta-lavas que tem comunicação com o sistema de ar-condicionado.
O volante é do tipo multifuncional, permitindo controlar o sistema de som e também fazer ligações do telefone celular.
O EcoSport 2013 é repleto de porta-objetos e conta também com uma gaveta embaixo do banco do passageiro.
A montagem dos componentes interno revela esmero da fábrica e os materiais, apesar de não serem tão sofisticados quanto os utilizados no New Fiesta, são agradáveis ao toque e aos olhos.
Conclusão
O Ford EcoSport foi líder do seu segmento de mercado desde o seu lançamento até meados deste ano, quando cedeu a liderança para o Renault Duster. Entretanto, esta nova versão é um capítulo a parte na história do SUV da Ford, e tem potencial para encarar não só seus rivais tradicionais, como incomodar modelos mais caros oriundos sobretudo da Coréia do Sul. E isso não só no Brasil, mas em âmbito global.
Ficha Técnica - Ford EcoSport 2013
Motor: Posição dianteiro, transversal, Cilindros 4 em linha, Cilindrada 1596, Diâmetro e curso 79 x 81,4 mm, Comando fixo, DOHC 16V, Taxa de compressão 11:1,
Carga útil 448 kg- gasolina
- Potência 110 cv a 6500 rpm
- Torque 15,7 kgfm a 4250 rpm
- álcool
- Potência 115 cv a 5500 rpm
- Torque 15,7 kgfm a 4750 rpm
Peso em ordem de marcha 1228 kg
Tanque de combustível 52 litros
Porta-malas 362 litros
DIMENSÕES
- Comprimento 4,241 m
- Largura 1,765 m
- Altura 1,696 m
- Entre eixos 2,521 m
Vídeos com as funcionalidades:
Assistência de saída em rampa:
Sensor de chuva:
Porta-objetos:
Banco Traseiro - espaço:
Sensor de estacionamento: