Publicamos na semana - 19/09 - passada dicas de como poupar combustível e agora nesta segunda parte focaremos no modo de dirigir mais econômico e alguns aspectos mecânicos do carro que sem dúvida nos farão poupar muito dinheiro. O combustível está caro - pelo menos para nós , classe média - portanto qualquer economia é importante.




 O estilo de conduzir repercute diretamente no consumo de combustível. Se nossa maneira de dirigir é mais "agressiva"estaremos consumindo mais do que se rodarmos de uma maneira mais calma e atenta. Creio que isto é óbvio mas há outro detalhe que deve ser levado em conta se quisermos poupar dinheiro e combustível: é o estado do nosso carro. Se os pneus estiverem descalibrados e os freios desregulados isso fará aumentar o consumo. Nossos conselhos para hoje:

1. Evite acelerar e frear excessivamente.Exemplo: se estivermos parados diante de um semáforo e ele abrir não devemos sair pisando fundo no acelerador como é o costume brasileiro,querendo sair na frente dos outros.Acelere progressivamente e vá mudando a marcha conforme o carro pede. É uma regra que nas grandes metrópoles é muito difícil de cumprir devido ao "tempo é dinheiro" mas que se colocada em prática os resultados aparecem no final do mês. Por outro lado, freadas bruscas também fazem o motor beber mais além de consumir as pastilhas do freio - que custam caras - antes do tempo. Lembre-se : sair de casa meia hora antes faz com o esse tempo se converta em mais dinheiro no seu bolso pois significa 20% de economia no seu tanque. Simples assim mas quantas vezes você fez isso?

2.Verifique a pressão dos pneus frequentemente. Este detalhe é muito importante sobretudo no verão e no Brasil temos 8 meses de calor intenso. Todo carro tem especificado a pressão ideal que deve ser mantida para que o carro tenha um bom rendimento.Pelo menos uma vez por mês a pressão dos pneus deve ser checada porque se estiver mais baixa do que o recomendado além de gastar mais rapidamente seus pneus o motor será mais forçado diminuindo o rendimento.No caso de pressão aumentada isso afetará a vida útil de seus pneus que não são baratos.

Portanto, dirigir agressivamente e não fazer a manutenção do  seu carro farão você gastar 30% a mais com seu carro : combustível, óleo, freios e pneus.


1 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Perfeitamente confirmado , pena que poucas pessoas atentam para este tipo de artigo, tampouco coloquem em prática , mas acredito que seja uma questão de cultura , estas dicas realmente dão certo , pude comprovar quando morava a 60km ( interior de são Paulo ) do trabalho , meu percurso era misto e mantinha sempre o carro com revisões em dia, pressão dos pneus, e trocas de óleo com filtros sagradas , alinhamento e balanceamento a cada 5.000km . com certeza vale a pena e sem contar que você acaba deixando seu carro totalmente seguro para qualquer situação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem