O Chevrolet Celta LT 2013 é a versão topo de linha do carro compacto da Chevrolet do Brasil. Neste artigo avaliamos um modelo adquirido 0KM - Chevrolet Celta LT 1.0 Flex - 4P - 2013. A entrega do veículo ocorreu após quinze dias da compra, com um atraso de uma semana da data prometida pela concessionária em função de alegados problemas de liberação da documentação junto ao Detran – SP.

Chevrolet Celta 2013 LT

Afora o atraso, podemos considerar o atendimento da rede Chevrolet absolutamente eficiente, prestativa e muito atenciosa, mesmo se tratando de uma compra de veículo de entrada. O preço sugerido pela Chevrolet para esse carro é de R$ 30.194, mas é possível adquiri-lo por um valor entre R$ 26.000 e R$ 26.500 reais em concessionárias autorizadas da GM em São Paulo (SP).

Chevrolet Celta 2013 LT

O modelo que ilustra as fotos está na cor Cinza Orion e veio equipado de fábrica com ar-condicionado, aquecimento interno, direção hidráulica, vidros elétricos nas portas dianteiras com sistema um toque, travamento central das portas com acionamento no painel.

Chevrolet Celta 2013 LT

Além disso, o carro conta com vidros verdes, apoios de cabeça traseiros, lavador e limpador do vidro traseiro, conta-giros no painel, revestimento do banco em tear duas cores, revestimento em tecido nas portas, apliques prateados no volante, manopla de câmbio e alça de abertura das portas.

Chevrolet Celta 2013 LT

Como opcional, o veículo veio com alarme com acionamento na chave à distância, com sensor de movimento interno, além de película escurecida nos vidros. O tapetes internos emborrachados foram brinde da concessionária.

Chevrolet Celta 2013 LT
Chevrolet Celta 2013 LT

A opção pelo Celta LT 4p 2013 Flex ocorreu em função da relação custo x benefício.  Os dados de desempenho são os seguintes:

Aceleração de 0 a 100 Km/h - 14,9 s
Velocidade máxima - 154 Km/h
Retomada (3ª) de 40 a 80 Km/h - 7,9 s
Retomada (4ª) de 60 a 100 Km/h - 13,1 s
Retomada (5ª) de 80 a 120 Km/h - 26,2 s

Consumo de combustível

Os dados de consumo do Chevrolet Celta 2013 LT + Ar-Condicionado e Direção Hidráulica são baseados na metodologia do INMETRO para divulgação de consumo veicular.

Consumo (álcool) - Celta LT 2013 Completo (Ar + DH)

Ciclo urbano (cidade): 7,2 Km/l de álcool
Ciclo rodoviário (estrada): 8,8 Km/l de álcool

Consumo (gasolina) - Celta LT 2013 Completo (Ar + DH)

Ciclo urbano (cidade): 10,7 Km/l de gasolina
Ciclo rodoviário (estrada): 12,8 Km/l de gasolina

Chevrolet Celta 2013 LT

Trata-se um projeto já consagrado no mercado brasileiro, de reconhecida robustez, facilidade de manutenção, adequado ao uso urbano e para pequenas viagens. 

Chevrolet Celta 2013 LT

O Celta foi lançado no mercado brasileiro no ano 2000. Após doze anos, o projeto passou por diversas melhorias técnicas em termos de conforto, dirigibilidade e mecânica, o que torna a compra uma opção segura e confiável.

Chevrolet Celta 2013 LT

De fato, CELTA LT 4P entregra o que promete o anúncio publicitário. Dentre os concorrentes diretos, é melhor naquilo que importa: tem melhor motor e relação peso potência e maior tanque de combustível da categoria.

Chevrolet Celta 2013 LT - interior

O veículo é leve (800kg), prático e dotado até de uma certa esportividade no seu uso diário, graças ao seu câmbio manual de cinco marchas, com relações curtíssimas, associado a um motor VHC-E de alta compressão, que entrega 77cv com gasolina e 78 cavalos com etanol.

Chevrolet Celta 2013 LT - acabamento interno

No uso urbano é onde o Celta LT 4P demonstra seus melhores atributos, com uma suspensão que absorve bem as irregularidades das ruas de São Paulo, volante muito leve, embreagem macia e todos os comandos ao alcance do motorista.

Chevrolet Celta 2013 LT

Recheado de porta-trecos (o que não se encontra com facilidade em seus concorrentes mais diretos), o Celta LT 4P tem porta-objetos nas laterais das portas, no lado esquerdo inferior do volante, abaixo dos comandos do ar condicionado e no prolongamento do console entre os bancos dianteiros, terminando com dois porta-copos que podem servir tanto aos passageiros dos bancos dianteiros como traseiros.

Chevrolet Celta 2013 LT - interior

O ar-condicionado tem um funcionamento bastante eficiente, refrigerando o habitáculo com relativa facilidade, mesmo nos dias mais quentes.

Chevrolet Celta 2013 LT

Ainda que o modelo não disponha de regulagem de altura de profundidade do volante, encontrar a posição adequada ao dirigir no CELTA LT não é tarefa difícil. O volante e quadros de instrumentos em posição baixa permitem a motoristas de qualquer estatura encontrar uma posição de dirigir que alie conforto e boa visibilidade em qualquer direção.

Chevrolet Celta 2013 LT

Na estrada, o Celta LT também não decepciona, apresentando um rendimento adequado que permite ultrapassagens com relativa segurança e a manutenção da velocidade mesmo em aclives mais acentuados.

Chevrolet Celta 2013 LT - lateral

Inicialmente, contatamos uma excessiva precisão do volante em altas velocidades, o que dificultava o controle do carro em linha reta. Uma questão de costume, que foi logo assimilada com o uso do carro por alguns dias.

Chevrolet Celta 2013 LT

No uso noturno, os faróis apresentaram capacidade de iluminação adequada à frente, tanto no uso urbano como rodoviário.

Chevrolet Celta 2013 LT - Teste Quatro Rodas

Em termos de design, o Chevrolet Celta LT pode não ser considerado um exemplo de beleza.

Chevrolet Celta 2013 LT

Mas comparado ao seu concorrente mais direto – O Mille Way – , e sopesando-se a oferta de equipamentos de série, qualidade construtiva, acabamento interno, potência do motor e Autonomia, a conclusão é que a opção pelo Celta LT 4P – Flex 2013 foi certeira.

Chevrolet Celta 2013 LT

A pequena reestilização promovida no modelo em 2012, agregando novos faróis com máscara negra, novos parachoques e grade dianteira com a nova identidade visual da marca norteamericana, contribuíram para a continuidade da oferta do modelo no mercado nacional e sua boa aceitação pelo consumidor.


A consagração do modelo vem refletida na sua 5ª posição no ranking de carros mais vendidos do país, com mais de 13.000 unidades vendidas só em Julho de 2012, através apenas do VW Gol , FiatMille, Fiat Uno e VW Fox.

Conclusão

O Celta LT 2013 é um carro consolidado no mercado, mas que sofre com a concorrência de modelos mais modernos e mais atualizados. Com isso, a Chevrolet do Brasil pratica uma política agressiva de preços, fazendo com que seja difícil encontrar um carro 0KM com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, alarme pelo preço pelo qual é vendido. Enfim, uma compra racional.

Chevrolet Celta 2013 LT

Ficha Técnica - Chevrolet Celta 2013 LT - Completo

MOTORIZAÇÃO 1.0 VHCE Flexpower
Injeção eletrônica de combustível M.P.F.I.
Numero de cilindros 4 em linha
Potência Máxima Líquida 77CV (56,7KW / 76HP) @ 6400 rpm (Gas) / 78CV (57,4KW / 77,4HP) @ 6400 rpm (Alc)
Taxa de compressão 12,6:1
Tipo dianteiro transversal, gasolina/álcool
Torque Máximo Líquido (9,5mKgf) @ 5200 rpm (Gas) / (9,7mKgf) @ 5200 rpm (Alc)
Válvulas, total 8
TRANSMISSÃO 1.0 VHCE Flexpower
Tipo manual, 5 vel."F17 Minus HR"
FREIOS
Dianteiros Disco com caliper flutuante
Sistema Hidráulico com duplo circuito distribuido em diagonal
Traseiros Sistema de freio a tambor

Mais fotos abaixo.

Chevrolet Celta 2013 LT - Cinza Orion

Chevrolet Celta 2013 LT - cinza orion

Chevrolet Celta 2013 LT

Chevrolet Celta 2013 LT

Chevrolet Celta 2013 LT


Chevrolet Celta 2013 LT

Chevrolet Celta 2013 LT

Chevrolet Celta 2013 LT

Chevrolet Celta 2013 LT

Chevrolet Celta 2013 LT

Chevrolet Celta 2013 LT

Chevrolet Celta 2013 LT






Postagem Anterior Próxima Postagem