Com o lançamento do Novo Gol 2013 temos os dois principais atores do mercado de automóveis brasileiro prontos para a disputa em igualdade de condições, já que o Palio sofreu um reformulação completa no final de 2012. Agora os dois estão atualizados e a pergunta que fica é: nas versões de entrada, básicas 1.0L, qual a melhor opção?
As versões de entrada desses dois hatchs estão com preços iniciais sugeridos abaixo de R$ 30.000 reais. O Novo Gol 1.0 2013 parte de R$ 27.990 reais, enquanto o Palio Attractive 1.0 2013 sai de R$ 28.440.
Preço - vitória do Palio 1 x 0 Gol
Ocorre que tais versões não são comparáveis, pois o Gol é mais barato mas não conta com direção hidráulica, que é de série no Palio. Portanto, para deixá-los em igualdade de condições, é necessário equipar o Gol com o Kit I-Trend + Direção Hidráulica (R$ 2.667) e o Kit Acesso Completo (R$ 700).
E o Palio com o Kit Elétrico 2 (Travas elétricas + Trava automática das portas a 20 km/h, Vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, Porta-luvas inferior com iluminação, Logo Push ( Sistema de abertura elétrica do porta-malas )) - R$ 745,00 e o Kit Evolution 1 (Retrovisores externos elétricos, Rádio CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS) - R$ 861,00.
Nessas configurações, comparáveis e mais ou menos equivalente em termos de equipamentos, o preço do Gol 1.0 2013 é de R$ 31.357, ao passo que o Palio Attractive sai por R$ 30.046, evidenciando que o Palio apresenta uma melhor relação custo x benefício.
Ar-condicionado
Como hoje em dia o ar-condicionado se tornou um equipamento praticamente essencial, não só pela questão de conforto, mas, sobretudo, por segurança, o custo de aquisição desse equipamento é fundamental. O ar-condicionado do Palio pode entrar sozinho, por R$ 2.685 reais, ou através do Kit Creative 1 (Travas elétricas + Trava automática das portas a 20 km/h, Porta-luvas inferior com iluminação, Logo Push ( Sistema de abertura elétrica do porta-malas ), Ar-condicionado, Faróis de neblina, Chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas e vidros, Vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento), que custa R$ 3.065,00. Somando o Kit Evolution 1 (Retrovisores externos elétricos, Rádio CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS) - R$ 861,00, o preço do Palio fica em R$ 32.366 reais.
O Gol 2013 tem custo do ar condicionado de R$ 2.350. No total, o Gol equipado com o kit I-Trend + Acesso completo (vidros, travas e retrovisores elétricos + sistema Keyless) + Ar-concionado sairá por R$ 33.707. Ou seja com ar-condicionado equipando ambos os concorrentes, o Palio continua a se mostrar mais acessível.
Estilo - vitória do Gol 1 x 1 Palio
É certo que as avaliações de estilo são subjetivas. A Fiat fez um grande trabalho no Novo Palio, que ficou com linhas bastante harmoniosas, sobretudo a dianteira. O problema maior do Palio, porém, é a traseira.
As lanternas verticais acabam dando um ar excessivamente conservador ao carro, o que contrasta com o visual agressivo e esportivo do Novo Gol 2013: se a Fiat fez bem no estilo do Palio, a VW se superou no Gol 2013, de forma, que, na nossa opinião, o Gol ficou mais interessante, motivo pelo qual nesse requisito a vitória é dele.
Mecânica - vitória do Gol 2 x 1 Palio
Este é o ponto no qual o Gol também leva vantagem. O motor da VW tem 999 cm³ de cilindrada e potência máxima de 76cv a 5.250rpm, quando abastecido com álcool. O torque máximo é de 10,6kgfm a 3.850 rpm.
O Palio, por sua vez, adota o motor 1.0 com 75,0 cv a 6250 rpm e torque de 9,9 a 3850 rpm. Em resumo, o problema aqui nem é a potência, mas o torque do Gol é 7% superior aos mesmos 3.850 RPM.
Ocorre que o Gol pesa 947 Kg e o Palio 920 Kg. O Gol tem 7% mais torque e pesa 3% a mais, e o resultado é que o Gol é um carro mais ágil e responde mais rápido ao acelerador, aliás, como fica evidente pelos números de desempenho divulgados.
Enquanto o Gol acelera de 0 a 100 km/h em 12,9s para atingir uma velocidade máxima de 165km/h, o Palio demora 15 segundos para atingir os 100 Km/h e para nos 157 Km/h.
Consumo - vitória do Gol 3 x 1 Palio
O Gol 1.0 segundo o INMETRO apresenta os seguintes dados de consumo:
Cidade : 7,4 (A) 10,8 (G)
Estrada: 9,5 (A) e 14,1 (G)
O Palio 1.0 EVO segundo o INMETRO apresenta os seguintes dados de consumo:
Cidade : 7,3 (A) 10,8 (G)
Estrada: 9,4 (A) e 13,6 (G)
Pelos dados do INMETRO podemos perceber que o Gol é mais econômico sobretudo em estrada. Além disso, os dados do Gol são relativos ao modelo 2012, sendo que o Novo Gol 2013 teve aperfeiçoamentos no motor 1.0 que o deixaram ainda mais eficiente, de modo que o modelo 2013 é mais econômico que o 2012, aumentando ainda mais a vantagem sobre o Palio.
Nesse aspecto o Gol é um carro mais eficiente, pois tem melhor desempenho e ainda consome menos combustível.
Acabamento - empate Palio 2 x 4 Gol
Na questão de acabamento das versões de entrada temos uma situação na qual a Fiat adota materiais mais sofisticados e a Volkswagen leva vantagem na qualidade construtiva, tanto interna quanto externamente.
Se por um lado o Palio tem uma aparência de maior sofisticação no interior, o Gol apresenta uma vantagem menos perceptível visualmente: a qualidade dos encaixes e das peças. O interior do Gol é mais "sólido" como um todo.
Portanto, no quesito acabamento, no qual a VW sempre leva vantagem, neste caso particular de versões de entrada, temos um empate pois a Fiat adota revestimentos com aparência mais sofisticada. O resultado final é um empate.
Comportamento dinâmico - vitória do Gol 5 x 2 Palio
Nesse ponto o Gol também se mostra superior. Seu acerto de suspensão mais firme, sem comprometer o conforto, permite uma tocada mais esportiva sem comprometer a segurança.
O Palio, por seu turno, adota um ajuste mais macio na tentativa de privilegiar o conforto, em detrimento da estabilidade. No geral o acerto da suspensão do Gol é melhor.
Além disso, o Gol é um carro mais rápido, com direção mais direta e comportamento mais previsível, fazendo com que seja um carro mais agradável de ser conduzido, motivo pelo qual a vitória é dele nessa dimensão avaliativa.
Outro aspecto fundamental aqui é a posição de dirigir. O Gol tem uma posição de dirigir bastante agradável e natural, algo que não acontece com o Palio, que tem um volante em posição muito elevada, e que, além de não muito agradável, acaba cansando mais facilmente.
Em resumo, o Gol além de se comportar melhor em termos dinâmicos, é bem mais prazeroso de ser dirigido.
Espaço interno - empate Gol 6 x 3 Palio
O Gol tem uma vantagem no porta-malas com capacidade de 285 litros contra 280 litros do Palio. Além disso, a distância entre-eixos do Palio é de 2.420 mm, enquanto a do Gol é de 2.465 mm, o que denota que a vantagem do Gol é muito pequena, inferior a 3%, o que configura um empate.
Conclusão - vitória do Gol
O resultado da nossa análise objetiva sobre Novo Palio 2013 x Novo Gol 2013 mostrou que o modelo da Volkswagen é a melhor opção no segmento de entrada, já que, apesar de custar R$ 1.341 reais a mais, ele é um carro que tem maior desempenho e ainda consome menos combustível.
Além disso, o Gol é mais mais agradável de ser dirigido, sobretudo para aqueles que gostam de uma tocada mais esportiva e um comportamento mais previsível, algo que o Palio, com seu acerto excessivamente macio não ajuda.
Por fim, temos a questão da desvalorização. Tanto Gol quanto Palio são carros que estão entre os que menos desvalorizam, mas o fato é que, em média, o Gol, com índice3 médio de 11,4 %, desvaloriza ainda menos que o Palio, com índice de 12,1%.
Em resumo. Para quem está disposto a gastar em torno de R$ 30.000 reais para adquirir um Hatch de entrada com ar, direção, trio e som, o Novo Gol 2013 é a melhor opção.