Avaliações internas do Governo Federal apontam que o Estado brasileiro concede incentivos tributários sem conhecer a situação financeira das empresas. Segundo avaliações do Palácio do Planalto, as margens de lucro das montadoras brasileiras são elevadas e impedem preços dos carros brasileiros mais baixos.

Dilma quer cortar lucros de montadoras

Para solucionar esse problema, a presidente Dilma Rousseff quer que as montadoras de automóveis instaladas no Brasil, como Volkswagen, Ford, Chevrolet e Fiat, mostrem sua contabilidade e exponham suas margens de lucro.

Com isso, o governo considera que poderá calibrar melhor os incentivos fiscais (redução de impostos) do setor, pois conhecendo a real situação das empresas, poderá “sair do escuro” e, eventualmente, cobrar reduções mais pronunciadas de preços.

Entretanto, o governo deverá enfrentar algumas batalhas. Como as montadoras brasileiras são de capital fechado, elas não são obrigadas a divulgar o seu balanço, impedindo, assim, um acompanhamento do governo federal sobre os lucros.

Essa medida do governo Dilma seria similar ao que foi adotado contra os bancos privados, onde o governo atuou para reduzir os juros cobrados dos consumidores. Agora o governo quer reduzir as margens de lucro das montadoras.

A medida também pode ajudar a melhorar a popularidade da presidente Dilma, visto que o elevado preço dos carros brasileiros é assunto recorrente em blogs e na imprensa, assim como os juros altos. Com a investida contra os bancos, a presidente ganhou alguns pontos de popularidade, e agora poderia ganhar ainda mais forçando as montadoras a vender carros mais baratos.

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automores) foi procurada pelo jornal Folha de São Paulo para comentar a notícia, mas preferiu não se pronunciar.

Segundo o jornal, o governo brasileiro está convencido de que o preço do carro brasileiro é elevado não só em decorrência de impostos elevados (em torno de 55% nos nossos cálculos), mas também em função de lucros exorbitantes. Como exemplo disso, aponta-se que quando ocorreu a crise financeira mundial, em 2008 e 2009, as montadoras tiveram grandes prejuízos no exterior, mas não no Brasil. Inclusive as montadoras brasileiras enviaram lucros para suas matrizes para cobrir os prejuízos por lá.

Os executivos das montadoras e a ANFAVEA serão chamados à Brasília para expor suas contas, sendo que o governo não descarta medidas legais para tornar obrigatório que os balanços das montadoras sejam abertos. O fato é que a diferença entre os preços dos carros brasileiros no Brasil e em outros países incomoda. Veja:

Toyota Corolla 2013: Preço no Brasil e na Argentina



Outros exemplo de preços distorcidos é o Renault Duster 2.0 4×4, cujo preço na Argentina é de R$ 56.883, enquanto no Brasil se cobra R$ 61.470. Essa diferença decorre de impostos mais altos no Brasil e também pelo fato de a mão de obra no Brasil e os custos de transporte (logística) serem mais elevados. Ocorre que o lucro no Brasil também seria, segundo estudos, até duas vezes superior à média mundial.

Com informações: Folha de São Paulo



34 Comentários

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    1. Parece que a Dilma falou mas não conseguiu fazer nada!!
      estamos em 2013 quase um ano depois desta noticia e o que mudou?
      __Nada!

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    2. Tambm tava procurando sobre isto. Foi maior carnaval e nada abaixou... rs

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    3. Será que se o povo ficar pelo menos 2 meses sem comprar carros forçarão as empresas a diminuirem preços?

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    4. Infelizmente não foi feito nada até agora... E ontem ouvi dizer que o IPI vai aumentar já no primeiro dia do ano de 2014... Isso é BRASIL!!! Produto fabricado aqui e vendido muito mais cara aqui do que nos países vizinho!!! Talvez a solução fosse realmente para de comprar carros novos, mais sem duvida ás montadoras começariam a demitir em massa para pressionar o Governo, coisa que quase aconteceu quando as montadoras informaram que teria que demitir alguns funcionários em 2014 por causa que o GOL, Kombi e outros carros que não vão sair de serie com ABS e os Airbag, pois para esses carros terem de serie ABS e Airbag ficaria muito caro para as montadora e então resolveram tirar essas “carroças” de linha e como a partir de 2014 esses itens vão se obrigatório nos carros fabricado a partir desta data alguns carros populares vão sair de fabricação. O governo quase cedeu a vontade das montadoras dando mais dois anos para se adéqua a nova Lei, mais graças a Deus não foi para frente e todo carro fabricado a partir do ano de 2014 os itens como ABS e Airbag são itens de segurança obrigatório. Espero realmente que um dia os carros tenha um preço justo e não esse roupo que sofremos na hora de tentar comprar um carro zero um pouco mais confortável.

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  2. Só pateta pra achar que o preço do veículo nacional é culpa dos lucros das montadoras. A reportagem tentou apoiar, mas deixou claro os 55% de impostos que incidem na venda de carros. A título de curiosidade, o Corolla para pessoas com deficiência física, sem a incidência de impostos, sai por R$ 48.000,00 - o mesmo preço que na Argentina. E nesse preço já se inclui o lucro da montadora. Não é a mesma questão, mas os valores falam por si.
    Pra quem entende do que eu estou falando, não é preciso dizer mais nada.
    Vai Dilma, vai perder a vergonha na cara e apontar o dedo pro Governo...

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    1. Amigo, os impostos são cobrados sobre o preço final.

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    2. não existe corola a esse preço para deficientes, ví o etios para esse público a uns 2 meses e o preço era 33 mil completo.

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    3. O problema é que os 48 mil(preço cobrado na Argentina por um Corolla) já incluem os impostos argentinos + o frete + a margem de lucro da montadora. Mais um sinal de que o lucro é alto sim.

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  3. A margem de lucro é três vezes maior que em outros países

    Lucro Brasil faz consumidor pagar o carro mais caro do mundo"Por que baixar o preço se o consumidor paga?", pergunta um executivo de montadora

    O Brasil tem o carro mais caro do mundo. Por quê? Os principais argumentos das montadoras para justificar o alto preço do automóvel vendido no Brasil são a alta carga tributária e a baixa escala de produção. Outro vilão seria o alto valor da mão de obra, mas os fabricantes não revelam quanto os salários - e os benefícios sociais - representam no preço final do carro. Muito menos os custos de produção, um segredo protegido por lei.

    A explicação dos fabricantes para vender no Brasil o carro mais caro do mundo é o chamado Custo Brasil, isto é, a alta carga tributária somada ao custo do capital, que onera a produção. Mas as histórias que você verá a seguir vão mostrar que o grande vilão dos preços é, sim, o Lucro Brasil. Em nenhum país do mundo onde a indústria automobilística tem um peso importante no PIB, o carro custa tão caro para o consumidor.

    A indústria culpa também o que chama de Terceira Folha pelo aumento do custo de produção: os gastos com funcionários, que deveriam ser papel do estado, mas que as empresas acabam tendo que assumir como condução, assistência médica e outros benefícios trabalhistas.

    Com um mercado interno de um milhão de unidades em 1978, as fábricas argumentavam que seria impossível produzir um carro barato. Era preciso aumentar a escala de produção para, assim, baratear os custos dos fornecedores e chegar a um preço final no nível dos demais países produtores.


    Continua: http://revista.webmotors.com.br/mercado/custo-brasil-nao/1334081736157

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  4. sinceramente nao acredito que nossa presidenta consiga fazer isso. embora se quer pode e consegue.. nao vejo normal que o chevrolet spark conhecido no brasil como sonic e vendido por 7,200 euros, e no brasil 57,ooo sera que o povo brasileiro nao o direito de andar em um veiculo de qualidade? todo mundo aqui na espanha desfruta de um bmw mercebes zero km com preços de fiat uno no brasil..por favor dilma ja esta na hora dos brasileiros e brasil ser bem visto la fora... somos uma grande potencia mundial

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    1. Prezado Paulo, você está completamente certo. Na Europa e na América existe uma "cultura de subjugação", onde o mais forte subjuga o mais fraco. Nós, brasileiros, somos o mais fraco, o 3º mundo, os macacos, os aborígenes, índios, sem-cultura. Essa mentalidade faz com que as montadoras façam um carro com o que há de pior no mundo automotivo e a cultura brasileira de levar vantagem, do jeitinho e lucro máximo faz com que, em todos as fases da produção, venda e entrega, cada parte leve o seu lucro. São várias vertentes, sem tirar o oligopólio das 4 grandes montadoras, o lobby multibilionário e as prováveis propinas milionárias à partidos políticos dessas 4 montadoras, eu diria que é impossível. Mas acho que a única maneira de baixar o valor dos carros no Brasil sou eu melhorar meu emprego e ganhar mais dinheiro. Assim, percentualmente, o carro ficará mais barato pra mim.

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    2. Macrocélula,
      Os brasileiros são tratados como "os macacos, os aborígenes, índios, sem-cultura" por culpa deles mesmos (e sim, sou brasileiro, mais não sou imbecil como a maioria). A regra do mercado é simples: Oferta e Demanda, se o brasileiro comum tivesse mais auto respeito e valorizasse mais seu dinheiro, não compraria carro 0 km só para mostrar pro vizinho, e convenhamos, eu e vc podemos não fazer isso mas a maioria faz! O brilhante texto escrito por Rapoza na Forbes já diz tudo: Para ''brazuca'' carro não é ferramenta de trabalho, é artigo de luxo e status!
      Não precisamos de evidência internacional, já temos isso devido às riquezas e a economia do país, logo não faz o menor sentido você querer culpar os "malvados países de 1° mundo" por essa palhaçada que é o preço de automóveis no Brasil (e não só automóveis, certo?). Agora, é claro que só a "garfada" das montadoras não é a responsável por termos carros duas vezes mais caros que o resto do mundo (as vezes 4x mais!!), uma conta rápida evidencia que esses 55% de impostos (aproximado) tem muito mais responsabilidade no preço final do que a margem da montadora, pq vc não citou isso? Eu já estou farto de jogarem a culpa no "capitalismo selvagem", quando na realidade deveriam estar preocupados com a implacável regulamentação estatal! ISSO meu amigo, é o problema mais iminente! Uma vez que vivemos em um país onde o Estado se sente no dever de controlar cada segundo da vida das pessoas, então me fica claro o motivo de trabalharmos quase metade do ano para pagar impostos (sem obter retorno desejável em serviços), e também fica claro como as poucas empresas que existem aqui tem monopólio de seus setores, mesmo prestando serviços péssimos e vendendo produtos ainda piores! Deixe o mercado fluir livre, deem liberdade às pessoas (e cobre suas responsabilidades), e só então irão nos tratar com respeito. Essa é a receita que foi seguida pelos países que, hoje, são de 1° mundo. Espero que algum dia o brasileiro entenda isso...

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  5. Até quando nós brasileiros temos que aguentar isso, se o governo não conseguir resolver ou então ele próprio, não fizer sua parte baixando os impostos, a sociedade inteira tem que tentar solucionar esse problema,é bem simples, É SÓ NÃO COMPRAR CARRO ZERO!!

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  6. E ABSURDO O PREÇO DOS CARROS NO BRASIL UMA FALTA D RESPEITO COM O CIDADÃO UM CARRO CUSTAR RS205,000,00 MIL AQUI NO BRASIL E NO EUA 65,000,00 MIL REAIS E O CASO DO CAMARO

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  7. vamos dilmaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

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  8. bora presidente.. faz alguma coisa que preste!

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  9. Até quando nós brasileiros temos que aguentar isso, se o governo não conseguir resolver ou então ele próprio, não fizer sua parte baixando os impostos, a sociedade inteira tem que tentar solucionar esse problema,é bem simples, É SÓ NÃO COMPRAR CARRO ZERO!! [2]

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  10. Nós brasileiros temos que entender uma coisa. Enquanto não houver vontade política que venha favorecer-nos, na compra de um automóvel zero km, o próprio governo+montadoras+intermediários++++++! seremos sempre vítimas de um processo irremediável onde o lucro fala mais alto bem como o interesse dos altos escalões da nossa sociedade. Enfim vamos parar de reclamar e cobrar dos nossos representantes políticos medidas cabíveis que nos amparem, mudando esse quadro danoso e verganhoso. O povo BRASILEIRO, merece consideração e respeito.

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    1. É, vai nessa...
      Tu és só mais um iludido esperando que um 'governante divino' apareça e resolva seus problemas, já adianto: não vai rolar! O interesse dos alto escalões não tem poder algum se a classe média tiver um posicionamento, isso pq a classe média carrega o país nas costas! O problema aqui é o seguinte: Pobre, classe média e rico, são todos ignorantes! Estão presos no tempo em uma revolução soviética, achando que o capitalismo é o demônio em pessoa, são incapazes de entender que o livre mercado é tão essencial quanto a diminuição do Estado! Pq vc acha que essas empresas horríveis ainda não faliram? Fácil responder: ESTÃO APARELHADAS COM A MÁQUINA ESTATAL! Enquanto essa forma ignóbil de ver a situação não mudar, não espere ser tratado com respeito, pois estamos vivendo em uma era de histéricos onde Cuba é tido como um paraíso, e os EUA são tidos como opressores malvados. Lênin teria orgulho dos 'idiotas úteis' daqui...

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  11. quando o preço dos carros cairem no brasil ja estara proximo do fim do mundo ai não adianta mais

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  12. Total Apoio, vamos combater essa injustiça!

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  13. Na moral? to sem esperanças, sim, tomara que ela consiga, mais eu cansei de ver esses politicos ae não dando a minima pro cidadão que se esforça muito pra querer tem um carro zero. Até participei da caminhada anti-corrupção mais só 1,000 pessoas comparecerão, enquanto a caminhada gay comparecerão 2.2 milhões de pessoas, e a de cristo 1 milhão.brasileiro gosta de ser roubado, ele não faz nada, cidadão brasileiro de verdade que quer esses corruptos fora ele vai lá e chuta a bunda desses mendigos, mais infelizmente essa não é a realidade, preferem ficar vendo PC Siqueira, Felipe Neto entre outros.Perdi a esperança.

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  14. onde um portador de deficiência compra um corola por 48 mil com insenção de impostos? aqui em Muriaé-MG isso não acontece.

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  15. Por mais alto que sejam os lucros das montadoras instaladas aqui no Brasil, a carga tributária não pode ser esquecida, tendo em vista que segundo dados da ANFAVEA , chega a ser 18 vezes maior que nos Estados Unidos. Antes que qualquer ação possa ser tomada pelo governo, é preciso que os fatos sejam colocados em "pratos limpos". É preciso criar um um decreto de Lei que torne público e exija a divulgação do balanço patrimonial das montadoras, mesmo que sejam de capital fechado, pois afinal, estão em território nacional e o povo brasileiro que é paga pelo produto e paga pelos tributos, têm no mínimo o direito de saber o motivo de tal "discriminação", por ter que pagar tanto por tão pouco. Só assim será possível determinar quem é o verdadeiro vilão dessa história, que na concepção atual, não se trata de apenas um.

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  16. Só faz circo esse PT!!! Eu pergunto à dona Dilma, a Sra. está tomando alguma providência para reduzir os impostos? Não se lembra do projeto Brasil Eficiente? Tomou vergonha na cara para deixar de fazer pose de "terrorista coitadinha"? E como fica o rabo preso que vocês tem com as montadoras? Não foi por esse motivo que a Sra. reduziu o IPI? Com essa redução a venda de carros usados foi ESMAGADA, garantindo lucro quase integral às montadoras...Já começou em investir na infraestrutura do país? Melhorar rodovias ou até recriar ferrovias? Não né!? A Sr., assim como todos os políticos dos últimos 20 anos, só governam para si. Por que deixar algo para o sucessor, certo!? MUITA CARA DE PAU!!!
    Brasileiro que acredita em promessas feitas por qualquer membro do PT, só pode ser totalmente alienado ou então ganha algo em troca do voto. Esqueçam a possibilidade de pagar o preço justo em qualquer coisa nesse país, bom, pelo menos enquanto o Brasil foi comandado pela esquerda...

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  17. O maior problema de todos não são os impostos, mas sim a cultura idiota do brasileiro, que tem o carro como objetivo de vida e status social. Isso faz com o bananense (brasileiro) comum pague o que for para ter seu carrinho.

    Vendo isso, por que o empresário iria vender mais barato, sendo que tem milhares de trouxas que pagam?

    Quer fazer alguma coisa? Não compre carro zero.

    Apenas ficar chorando não resolverá nada.

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  18. tomara dai abandono meu importado fiat tipo compro um nacional

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  19. volta o fusca esse era barato

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