O Detran de São Paulo se notabilizou nos últimos anos menos pelos serviços prestados à população e mais pela ineficiência, corrupção e burocracia. O órgão de trânsito paulista é uma das repartições públicas brasileiras que mais se pratica o velho esquema de "criar dificuldade para vender facilidade". Quem já se aventurou nesse labirinto de filas intermináveis e guichês, na maioria dos casos desiste e entra no círculo vicioso de usar um despachante para fazer o serviço, pagando caro para alimentar a teia de corrupção que assola órgão e que, segundo a revista Exame, desvia nada menos que R$ 5 bilhões de reais anuais - duas vezes o seu orçamento.

Detran SP - São Paulo - sede

Mas essa templo da burocracia e do achaque à população, ao que parece, está se mudando. O governador Geraldo Alckmin colocou o Detran de SP nas mãos da Secretaria de Gestão Pública, comandada por Julio Semeghini, um engenheiro e Deputado Federal que se licenciou para assumir a pasta.



Os resultados do processo de mudança começam a dar resultados, ainda lentos. O site do Detran SP foi reformulado em agosto de 2011 e agora já fornece serviços ao cidadãos.

site Detran SP www.detra.sp.gov.br


Entretanto, para que seja possível usar os serviços eletrônicos do site do Detran SP é necessário se cadastrar no site, através desta página, que mostrará uma tela abaixo, no qual é necessário colocar o seu CPF, no caso de pessoa física, ou CNPJ, caso queira cadastrar-se como pessoa jurídica.

site Detran SP www.detra.sp.gov.br - cadastramento de usuário

Quando se clica em avançar, chega-se na tela abaixo, onde os dados cadastrais deverão ser completados, como nome, e-mail, número e telefone. Basta colocar os dados e clicar em 'Cadastrar" que o cadastro estará efetuado.

site Detran SP www.detra.sp.gov.br - cadastro

Uma vez terminado, basta fazer o login no site, usando o seu CPF e a senha indicada, e poder usufruir de todos os serviços eletrônicos no novo site do Detran SP.

site Detran SP www.detra.sp.gov.br

Um dos serviços mais interessantes é a possibilidade de solicitar a 2ª via da CHN, através desta página.

site Detran SP www.detra.sp.gov.br - 2ª via CNH

Além desse, o novo site do Detran ainda oferece a possibilidade de acompanhamento da 1ª CNH:


Acompanhamento de serviços de CNH, Acompanhamento de serviços de CRLV Eletrônico, Acompanhamento de Recurso de Multas, Alteração de Endereço do Condutor, Alteração de Endereço do Veículo, Emissão de 2ª via do MILT - RENAINF, Multas e dados do Veículo, Pesquisa de Gravames (Financiamentos), Pesquisa de Resultado de Provas, Pesquisa de situação cadastral pçara emissão da 2ª via do CRLV, Pontos da CNH, solicitação de 2ª via de CNH, Solicitação de CNH definitiva, entre outros serviços.

Site Detran SP - serviços eletrônicos

3 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. O site do Detran de São Paulo há muito foira fora de conexão, vc não consegue acessar nem ferrando. Muito triste.

    ResponderExcluir
  2. Colocar a culpa da corrupção que assola o Detran/SP na conta do despachante é no mínimo irresponsável, e transferir a responsabilidade do próprio governo. O despachante existe para prestar um serviço para a população, e mesmo na era da tecnologia, o despachante pode criar diferenciais para dar comodidade ao cidadão , que nos dias atuais, não se pode dar ao luxo de perder os dias de trabalho para resolver estas questões. O despachante entrega comodidade para o consumidor , retirando e entregando o documento na casa ou escritório dos clientes, cumprindo todas as regras exigidas pelo detran. É lógico que em todas as profissões existem profissionais que são éticos e profissionais que não são. Isto ocorre na medicina, no direito, na contabilidade e tantas outras nobres profissões. Falar que todos os despachantes são corruptos é o mesmo que falar que todos os governadores são corruptos.

    ResponderExcluir
  3. Pessoas que passou na prova teórico de jose Bonifácio sp nome Sidneia



    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem