O Fiat Bravo Essence 1.8 16V 2012 é o hatch da Fiat que disputa o mercado com o Hyundai i30, Ford Focus e Volkswagen Golf, apresentando para a disputa pela preferência do consumidor sua principal arma: o design.

Fiat Bravo Essence 1.8 16V 2012

A carroceria do Fiat Bravo Essence 1.8 16V 2012 é bonita e elegante, com soluções inovadoras como as lanternas traseiras em formato tridimensional.

Fiat Bravo Essence 1.8 16V 2012 - lanternas traseiras

As linhas da carroceria são fluídas e agressivas, configurando-se em um autêntico desenho italiano, com linhas curvilíneas e aerodinâmicas.

Fiat Bravo Essence 1.8 16V 2012 - interior - painel

O interior não deixa por menos, com um painel de desenho ergonômico e envolvente. O acabamento é de boa qualidade, e a impressão geral do interior transmite uma sensação de sofisticação com esportividade.

Fiat Bravo Essence 1.8 16V 2012 - teste quatro rodas

O Fiat Bravo Essence 1.8 16V 2012 vem recheado de equipamentos de série: duplo-airbag, ar-condicionado, direção com assistência elétrica, cruise control, sistema de áudio integrado ao painel, rodas de liga leve e faróis de neblina. Há também de série o SD (High Safety Drive) - Airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD.

Fiat Bravo Essence 1.8 16V 2012 - Tabela de Preço

Demais itens de série: Alarme antifurto, Alertas de limite de velocidade e manutenção programada, Alças de segurança com amortecimento, Antena curta, Apoia-pé para o motorista, Apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e com regulagem de altura, Banco do motorista com regulagem de altura, Banco traseiro bipartido, Bancos dianteiros com regulagem milimétrica do encosto, Bolsa porta-objetos nas portas dianteiras, Bolsa porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros, Brake light, Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), Computador de Bordo B (distância B, consumo médio B, velocidade média B e tempo de percurso B), Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração), Embreagem com acionamento hidráulico, Painel de instrumentos com detalhes em "Carbon Look" Preto e com sigla Bravo ( com o opcional couro marrom, painel com detahes "Carbon Look" Bege ).

Fiat Bravo Essence 1.8 16V 2012 - volante

Quadro de instrumentos com display de cristal líquido (relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa), Rodas de Liga leve 7.0 x 16'' + Pneus 205/55 R16, Rádio CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS, Saída de ar para o banco traseiro, Travas elétricas + Trava automática das portas a 20 km/h, Vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, Vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento, Volante com regulagem de altura e profundidade, Válvula antirrefluxo de combustível.

Fiat Bravo Essence 1.8 16V 2012

Comportamento dinâmico

Fiat Bravo Essence 1.8 16V 2012 - lateral

O rodar do Fiat Bravo Essence 1.8 16V 2012 é tranquilo e suave - que é até uma surpresa dada seu estilo esportivo. A direção com assistência elétrica tem dois níveis de assistência, sendo que mesmo no modo mais firme, ela ainda é leve demais, sobretudo em estrada, causando certa insegurança.

Fiat Bravo Essence 1.8 16V 2012 - frente

Complementando o pacote "conforto" do Essence, temos uma suspensão com configuração macia, que filtra muito bem as irregularidades do piso. Isso, associado ao esquema traseiro de barra de torção não autoriza maiores aventuras com o Fiat Bravo Essence 1.8 16V 2012 em curvas.

Fiat Bravo Essence 1.8 16V 2012 - traseira

O motor Fiat E.TorQ 1.8 16V tem 132 cavalos e torque de 18,9 mkgf, mas mesmo assim as respostas são lentas, acompanhando o estilo geral do carro voltado mais ao conforto que à esportividade.

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 Km/h em 11,8 segundos
Aceleração de 0 a 1000 metros em 33,4 segundos
Retomada em 3ª de 40 a 80 Km/h em 7,7segundos
Retomada em 4ª de 60 a 100Km/h em 11,3 segundos
Retomada em 4ª de 80 a 120Km/h em 20,6 segundos

Consumo de combustível (álcool)

Ciclo urbano (cidade): 6,5 Km/l de álcool
Ciclo rodoviário (estrada): 9,5 Km/l de álcool
Autonomia - tanque de 58L - 551 quilômetros

Preço

Fiat Bravo Essence 1.8 16V 2012

O Fiat Bravo Essence 1.8 16V 2012 parte de elevados R$ 57.150 reais, e pode subir muito além disso se for agregado os diversos itens opcionais, alguns dos quais bastante recomendáveis, como os sensores de estacionamento dianteiro de traseiro (R$ 1.248 reais) e o Pack Safety - (side bags dianteiros, apoios de cabeça anti-shiplash, air bag de joelho do motorista, airbagas laterais - R$ 2.976). Nessa configuração, com pintura metálica, o preço atinge R$62.430 reais.

Fiat Bravo Essence 1.8 16V 2012


Conclusão

O Fiat Bravo Essence 1.8 16V 2012 é um hatch médio com desenho elegante, interior sofisticado e confortável. Dono de um comportamento suave e macio, oferece prazer ao dirigir e conforto aos passageiros. O preço, na casa dos R$ 60.000 reais, é elevado - não configurando-se, portanto, na melhor das relações custo x benefício.

Fiat Bravo Essence 1.8 16V 2012

Ficha Técnica - Fiat Bravo Essence 1.8 16V 2012

Motor
  • Número de cilindros: 04 em linha
  • Posição do motor: Transversal anterior
  • Nº de válvulas por cilindro: 04
  • Cilindrada total (cc): 1.747
  • Potência máxima (cv): 130 (G) / 132 (E) a 5.250 rpm
  • Torque máximo (kgf.m): 18,4 (G) / 18,9 (E) 4.500 rpm
  • Alimentação 
  • Combustível: Gasolina / Etanol
Câmbio e embreagem
  • Número de marchas: 5 a frente e 1à ré
  • Tração: Dianteira com juntas homocinéticas
  • Embreagem (tipo): Monodisco à seco com comando hidráulico
Sistema de freios
  • De serviço: Hidráulico com comando a pedal
  • Traseiro: A disco solido, com pinça flutuante
  • Dianteiro: A disco ventilado, com pinça flutuante
Suspensão dianteira
  • Amortecedores dianteiros: Hidráulicos telescópicos de duplo efeito
  • Tipo de suspensão dianteira: Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes em aço estampado ligados a uma travessa, auxiliar, com barra estabilizadora.
Suspensão traseira
  • Amortecedores traseiros: Hidráulicos telescópicos de duplo efeito
  • Tipo de suspensão traseira: Travessa de torção de seção aberta, com rodas semi-independentese e barra estabilizadora
Direção
  • Diâmetro mínimo de curva: 10,7 m
  • Tipo de direção: Com pinhão e cremalheira com assistência elétrica
Rodas
  • Pneus: 205/55 R16
  • Aro: 7,0 x 16"em liga leve e estepe em aço
Peso do veículo
  • Peso máximo rebocável (reboque sem freio): 400 kg
  • Em ordem de marcha (Std A): 1340 Kg
Dimensões externas
  • Capacidade do porta-malas (litros): 400
  • Tanque de combustível (litros): 58
  • Comprimento do veículo (mm): 4.336
  • Largura do veículo (mm): 1.792
  • Altura do veículo (mm) : 1.508
  • Entre-Eixos (mm): 2.600
Desempenho (dados da fábrica)
  • 0 a 100 km/h: 10,3 s (Gasolina) / 9,9 s (Etanol)
  • Velocidade máxima: 191,0 Km/h (Gasolina) / 193,0 Km/h (Etanol)
Garantia: 2 anos
Concessionárias: 546



Fiat Bravo Essence 1.8 16V 2012 - iluminação interna

Fiat Bravo Essence 1.8 16V 2012 - por dentro

Fiat Bravo Essence 1.8 16V 2012 - por dentro das portas

Fiat Bravo Essence 1.8 16V 2012 - por dentro - revestimento

Fiat Bravo Essence 1.8 16V 2012 - volante

22 Comentários

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  1. Belo carro, como é de praxe na escola italiana de design.

    Mas uma pena que ainda não vingou no mercado provavelmente por ter herdado a má fama do Stilo (afinal, a plataforma é a mesma). São muito poucos vistos nas ruas.

    Que ele não sofra como o Tempra, que tinha um ótimo projeto, mas muito mal-executado e com péssimo pós-venda. Tanto é que o Marea herdou a sua má fama e a Fiat nunca emplacou no segmento de sedans médios.

    Mas é notório que a Fiat vem se esforçando para melhorar no segmento...

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    1. O preço tá meio elevado também. Nessa faixa o pessoal está preferindo o i30. Mas o Bravo é bonito mesmo.

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  3. Ñ confio na Fiat, parece que os carros são feitos com muito plástico, os painéis sempre "batem" muito, faz muito barulho, a manutenção é cara e complicada, o design não é isso tudo que dizem, sempre estranhos, as lanternas traseiras parecem "olhos de ET's", enfim, não compro nem se pela metade do preço, quem dirá custando o preço de um Toyotta ou Hyundai.

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  4. Eu comprei recentemente um Bravo Essence 1.8 2012/2013.
    Fiz muita pesquisa de preço entre as demais montadoras, e encontrei no Bravo o melhor Custo x Benefício.

    Podem comprar de olho fechado.

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  5. Comprei um Bravo Absolute 1.8 2012/2013. Um show de acabamento, consumo excelente (média cidade/estrada = 11km/litro gasolina) e grande conforto em dirigir (direção elétrica).

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  6. comprei um de segunda mão, com 54000 km rodados, o carro é muito macio ou rodar, o acabamento interno é de grande elegância,com toque de esportivo, dos carros que eu já vi, nem um tem o interior mais bonito que o bravo.estou conhecendo o carro ainda. média na estrada de 12 km por litro andando a 100 km está de bom tamanho para um carro de 1300 kg.

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  7. oi. Eu moro em Portugal e aqui este carro é um pouco diferente no que toca a motor. Eu tenho um T-Jet que vem equipado com um motor 1.4 de 150cv Turbo e é fascinante conduzir este menino. Bonito, elegante e com uma performance em muito diferente dos concorrentes do segmento, este carro, é sem duvida uma referencia no mercado.

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  8. Tenho um Bravo 2011 e sou apaixonado, adoro o carro e recomendo. Muito macio ao dirigir, muito confortável

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  9. Eu tirei um zero 2014 e digo uma coisa, podem comprar de olho fechado, o carro é muito top. O acabamento é magnifico, bom consumo, o melhor custo beneficio do mercado. Eu recomendo.

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  10. tenho um bravo 2012/2013 ja tive varios carros mas nada se compara com ese recomendo pode compra q nao vai se arepender

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  11. Tenho um Bravo 2012 Absolute. Comprei de segunda mao com 50.000 km, unico dono. Excelente carro, excelente custo beneficio. O Cambio dualogic é show de bola

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  12. Tenho um bravo desde 2013, comprei 0km. Era o menor custo benefício pesquisado por mim. Faço todas as revisões, o carro é confortável, bom de ultrapassagens urbanas e viagens, média de 12 km/outro e atendeu todas minhas expectativas. Outros nem chegaram perto.

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  13. E pensar que o pessoal reclamava do preço do Bravo, um hatch médio. Hoje o Polo e o Argo (4,05 e 3,99 m respectivamente) custam isso.

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  14. A Fiat deixa a desejar no marketing dos seus produtos, Bravo é o melhor carro que tive.

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  15. Carro bacana mas de Consumo deixa a desejar com gasolina na saída de 7.4 na estrada andando na manhã pode chegar aos 9.7 no etanol esquece sidade 5.8 estrada 8.8 etanol bom se for ruim 7.8 nao tem jeito consome muito

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  16. Tenho um 2012 essence.. to apaixonado pelo carro interior com fino acabamento e responde muito bem nas ultrapassagens... muito luxuoso..

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  17. Incrível como todo mundo que tem um Bravo (inclusive eu) é só elogio para o carro! Fico pensando como a FIAT errou na estratégia de priorizar carros pequenos. Se tivesse feito um marketing melhor e campanha de inserção no mercado com preço mais competitivo, seria um sucesso de vendas. O carro é excelente! O meu é 2011 e acho difícil encontrar um carro de 2015 que tenho o interior mais bonito e bem acabado. Desempenho é bom, quase não dá manutenção. Vale muito a pena pra quem quiser comprar um seminovo!

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  18. Comprei bravo 2013 70mil km, essence, abamento impecável, motor Fort e econômico. Procurei com um carro popular zero km mas todos com abamento ruim poucos opcionais e muito caros. Bravo 33900 preço justo , carro com tudo e mais um pouco.

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  19. Acabei de sair de um Punto hlx 1.8 2010 que aliás era 2° dono , um carro maravilhoso , 6 anos de alegria ... Agora peguei um bravo essence 12 um carro fora de série, melhor custo benefício , o carro te entrega muito com um preço baixo , preço de carro popular .... Se tem gente falando mal de bravo é porque não tem e nunca andou em um .... Nunca fui pela cabeça dos outros ... Sempre corri atrás do meu bem estar , e dentro do bravo encontrei isso .... Por mim podem falar o que quiserem ... Enquanto eles andam de gol eu ando de bravo 😂

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  20. Comprei um bravo me apaixonei o carro é top o meu é 2013 esses carros de 60 mil perde feio pro designe do bravo muito top

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  21. Comprei um Bravo 2012 adorei o carro é top excelente além de muito lindo

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