Testar um maravilhoso BMW M5 sobre um dinamômetro para ver quantos CV de potência chegam aproximadamente às rodas traseiras é tarefa para alguém bem ousado. No vídeo abaixo é possível ver como um destes carros oferece 444 CV e nada menos que 721 Nm de par.



O grande problema dos dinamômetros é a correção da potencia nas  rodas, ou seja, a potencia que sai do motor diretamente do  arrasto da caixa de câmbio e as perdas do trem de transmissão, mas depende entre outras coisas da marcha insertada e do acionamento da caixa de cambio , neste caso, sequencial de dupla embreagem.




Com 25% de perdas por arrasto, estariamos falando de uma potencia saindo do motor ao redor de 555 CV, que os proprietarios corrigem a 573 CV ao virabrequim valorizando outras perdas de temperatura, por exemplo.

O carro, de série, anuncia 560 CV, portanto o teste (seja ou não exato) provou que o desempenho do M5 está muito próximo do anunciado pelo fabricante.  Sem entrar no mérito da questão , o que é certo é que o par máximo , melhora ao redor de 6% respeito aos numeros oficiais e isto sim é importante.

Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem