A Volkswagen Amarok é a primeira pick-up acima de 1 tonelada desenvolvida na Alemanha. O mercado global para esse tipo de veículo é estimado em 2 milhões de unidades. A lançamento da VW representa uma mudança de paradigma nesse mercado, associando robustez mecânica, alta tecnologia, conforto e ergonomia jamais vistos em veículos desse tipo.

Volkswagen Amarok - lançamento

O Amarok tem uma versão de quatro portas e cabine dupla. Uma versão de duas portas com cabine simples está prevista para ser lançada em 2011. Com um comprimento de 5,25 metros, a nova pick-up incorpora todas as referências de estilo presentes nos novos lançamentos da VW mundial, como a ênfase em linhas horizontais e uma junção clara e precisa de superfícies.

Motorização
Em termos de conjunto mecânico, a Volkswagen Amarok é equipada com um turbo-diesel 2.0L TDI com um turbo de dois estágios, capaz de desenvolver 163cv. Uma outra opção será uma versão com 122cv, que será oferecida em meados de 2010. Ambos os motores são acoplados a uma caixa de transmissão manual de 6 velocidades.

Consumo e emissão de dióxido de carbono

Os dados iniciais da Volkswagen indicam que o motor de 122cv apresenta um consumo médio de 13,2Km/L de Diesel, sendo que o motor mais potente, de 163cv, faz em média 12,85Km/L de Diesel.

Outro aspecto importante é o relativo à emissão de dióxido de carbono: a nova pick-up da VW já está convergente com as mais exigentes legislações do planeta relativas a emissão de poluentes. O modelo de 122cv emite em média 199 gramas de dióxido de carbono (CO2)/quilômetro, e o modelo de 163cv apresenta o indicador de 206 gramas de CO2/quilômetro.

Em termos de autonomia, o Amarok dispõe de um tanque de combustível de 80 litros, o que confere ao veículo uma autonomia de até 1000Km. A novidade off-road da VW é equipada com sistemas que auxiliam o motorista a conduzir o carro da forma mais econômica possível.

Volkswagen Amarok - prata

Tração 4MOTION 4x4 Full, 4x4 Switchable, 4x2

A Amarok dispõe de três tipos de sistemas de tração: tração 4x4 permanente; tração 4x4 com opção de desligamento da tração dianteira; tração 4x2 traseira. A opção de tração 4x2 traseira é destinada ao público que opta por um veículo off-road em função do estilo e de sua versatilidade, e que usam o carro predominantemente em cidades.

Os dois tipos de tração 4x4 são adequados para uso em qualquer tipo de terreno. A diferenciação entre a versão 4MOTION 4x4 permanente e a 4MOTION 4x4 com possibilidade de desabilitar a tração dianteira é o símbolo "4" do emblema 4MOTION. Quando o número "4" estiver grafado em preto, então trata-se da versão Full, e quando o "4" estiver grafado em vermelho, trata-se da versão que dispõe da funcionalidade de desabilitar a tração dianteira.

Em termos de comportamento dinâmico não há diferença entre as duas versões 4x4, sendo que a versão Full é indicada para uso predominante off-road, sendo que a versão switchable é indicada para os casos em que o carro será usado também em estradas pavimentadas.

Volkswagen Amarok - caçamba

Versões de acabamento: Básica, Trendline, Higline

A VW AMarok é oferecida em três versões de acabamento: Básica, Trendline e Highline.

Versão Básica

Esta versão dispõe de mecânica e equipamentos extremamente robustos, com ajustes manuais para vidros, travas das portas e retrovisores. O pára-choque dianteiro, bem como os espelhos retrovisores e os estribos laterais não são pintados, com o objetivo de resistir ao trabalho pesado. As rodas dessa versão são de 16" e incorpora também os seguintes equipamentos: assentos dianteiros ajustáveis, luzes no compartimento de carga, antena integrada nos retrovisores externos e compartimento de carga travado.

Versão Trendline

Essa versão conta com os pára-choques dianteiros, maçanetas das portas e carcaças dos espelhos retrovisores pintados na cor da carroceria. Vidros, travas e retrovisores são de comando elétrico. Rádio com CD Player, ar-condicionado Climatic, display de painel multifuncional, piloto automático, faróis de milha frontais, rodas de alumínio de 16" completam os equipamentos de série.

Versão Highline

Versão top de linha com ênfase no conforto. Dispõe de todos os equipamentos da versão Trend, somados a ar-condicionado Climatronic, sistema de som especial com 6 alto-falantes, detalhes cromados na parte externa e no interior, rodas de 17" de alumínio e painel de instrumentos com iluminação especial.

Equipamentos especiais de personalização

A VW também irá oferecer uma linha completa de acessórios de personalização, que vão desde sistemas de conectividade especiais até rodas de liga especiais.

Volkswagen Amarok - interior

Interior

O interior da Amarok é amplo e ergonômico, sendo o maior de sua classe. Projetado para facilitar a entrada e saída de passageiros, a VW teve especial cuidado na ergonomia para o motorista. A VW Amarok também pode ser considerada uma pick-up que acomoda confortavelmente 5 pessoas, tendo em vista que o espaço no banco traseiro é amplo e bem dividido.

Área de carga

A caçamba da VW Amarok tem uma área de 2.52 metros quadrados, o que é a maior de sua classe, e pode ser equipada com um pivô traseiro que permite o reboque de traillers de até 2,8 toneladas.
Sistemas de segurança

Quatro airbags, ESP, ASR, ABS: todos esses equipamentos de segurança são oferecidos de série em todas as versões.

Mercados

O primeiro mercado que recebe a VW Amarok é o da América Latina, seguido da Europa, no segundo semestre de 2010.

Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem