O Chevrolet Malibu é o concorrente direto do Ford Fusion no Brasil. Sendo importado a partir de maio de 2010, configura-se como uma alternativa interessante ao sedã de luxo da Ford no Brasil. 




O Malibu é um carro completo e que não tem pontos fracos evidentes. Em comparativos de sites e revistas estrageiros, o Malibou conseguiu um feito que poucos carros americanos conseguiram: encarar de frente concorrentes de peso como Honda Accord, Toyota Camry, Nissan Altima e Mazda61i Sport.






A missão do Malibu no Brasil é penetrar no mercado dominado por Fusion, Jetta, Azera, e, em um nível mais elevado, Accord e Camry. O Malibu tem um estilo conservador, no qual os projetistas procuraram evitar inovações excessivas, porém elegante e contemporâneo. Nesse aspecto ele difere tanto dos Accord e Camry, quanto do Fusion, carros que vieram com inovações visuais que nem sempre são consideradas de bom gosto. O Malibu não inova, mas também não comete nenhuma gafe estilística.



A estrutura do Chevrolet Malibu foi projetada pela Cadillac, e carrega o DNA da divisão de alto luxo da companhia americana. Por outro lado, o pára-brisa inclinado, os extensos painéis de portas com pequenas luzes laterais, e a porção traseira musculosa parecem ser inspirados positivamente nos Lexus.




As linhas clássicas e atraentes estão presentes também no interior do Chevrolet Malibu. Os interruptores têm a aparência dos encontrados nos Toyota Camry, o que indica um nível de acabamento compatível com sua classe. Os acentos dianteiros são confortáveis e o revestimento dos bancos oferecem um apoio lateral adequado.  



O Chevrolet Malibu é escancaradamente preocupado com o conforto de seus ocupantes, flutuando sobre as ondulações do asfalto como um creme de leite sendo derramado sobre morangos. Apesar de a condução esportiva não ter sido o principal objetivo do projeto do Malibu, o fato é que o Chevrolet tem um comportamento dinâmico tão refinado que lhe coloca no topo de uma comparação direta contra Fusion, Accord e Camry. 




Apesar de o Malibu apresentar um pouco mais de rolagem da carroceria que o Fusion, a engenharia da GM fez um trabalho excepcional ao tornar o comportamento do carro previsível e sem qualquer tipo de surpresa. Evidentemente não é um carro para se colocar em um circuito de corrida, porém ele entrega uma condução segura.



O Chevrolet Malibu vendido no Brasil será impulsionado por um GM Ecotec de 2.4L e 170 cavalos, com coletor de admissão e escapamento variáveis para tornar a curva de torque mais plana. A transmissão é feita por uma caixa automática de seis marchas, que dispõe de um sofisticado sistema de gerenciamento que contribui para reduzir o consumo de combustível.




Se formos fazer uma classificação entre esses sedãs disponíveis no Brasil, poderíamos dizer que o Ford Fusion ficaria em quarto lugar, atrás do Honda Accord, em terceiro, e depois Toyota Camry - segundo lugar, todos atrás do Chevrolet Malibu na primeira posição.




A julgar pelo que o Chevrolet Malibu apresenta nos Estados Unidos, o sedã da GM tem tudo para criar sérios problemas para o Ford Fusion, e incomodar seriamente Honda Accord, Toyota Camry, VW Jetta e Hyundai Azerra.



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