A Volkswagen passa a oferecer o novo Polo E-Flex, primeiro modelo flexível do mercado brasileiro sem o reservatório de gasolina para partida a frio. Este modelo equipado com o sistema Flex Start, da fornecedora Bosch, inaugura um nova geração de veículos flexíveis no Brasil. O preço sugerido do modelo é R$ 47.490,00.

VW Polo 2009 eFlex

Para o consumidor, a eliminação do “tanquinho” traz além da tranquilidade de não precisar abastecer este reservatório, mais conforto com uma pronta resposta do motor em qualquer temperatura. Esta nova tecnologia também contribui para a redução da emissão de poluentes durante a partida. O Polo E-Flex é também o primeiro modelo nacional da marca Volkswagen que tem a tecnologia da partida assistida, dando ainda maior conforto ao motorista.


VW Polo 2009 eFlex

O Polo E-Flex é uma série especial que traz além das inovações da tecnologia Flex Start e da partida assistida, um pacote de um pacote de equipamentos de série que valorizam a aparência e o conforto do modelo por um preço competitivo.

VW Polo 2009 eFlex

De série, o modelo vem equipado com ar-condicionado eletrônico, vidros e retrovisores elétricos, direção hidráulica, faróis de neblina, sensor de estacionamento, travamento central das portas com acionamento e abertura interna elétrica da tampa do porta-malas.

VW Polo 2009 eFlex

O design do modelo ressaltado pelo grade do radiador com detalhes cromados, os retrovisores externos com pisca lateral integrado, pneus 195/55, rodas de liga-leve 15” e párabrisa degradê. As maçanetas, frisos e retrovisores são pintados na cor do veículo. Personaliza o modelo, o logotipo E-Flex estampado na tampa traseira.

Flex Start

O Flex Start dispensa o reservatório de gasolina auxiliar de partida a frio, pois é um sistema de gerenciamento acionado eletronicamente que, a partir da identificação das condições de operação do motor e da temperatura ambiente, aquece o combustível durante o processo de partida do carro e também no pós-partida, enquanto o motor opera em baixas temperaturas.

VW Polo 2009 eFlex

“Um novo distribuidor de combustível, com elementos de aquecimento integrados, e uma unidade de controle de aquecimento foram especialmente desenvolvidas para esse sistema. Isso garante que a temperatura do combustível atinja valores mínimos para uma partida segura a baixas temperaturas e, ao mesmo tempo, oferece um controle preciso da temperatura do combustível em todas as condições de operação do motor, evitando sobreaquecimento”, explica Marcos Araújo, gerente de desenvolvimento do sistema Flex Start.

VW Polo 2009 eFlex

“O desenvolvimento do Flex Start e seu lançamento comercial, reflete a capacidade da engenharia brasileira de transformar criatividade em inovação, com benefícios concretos para a vida do consumidor”, afirma Fábio Ferreira, gerente de desenvolvimento de produto da divisão Gasoline Systems da Robert Bosch América Latina.

Ficha Técnica Polo 1.6 E-Flex
MOTOR1.6 l8V
  
CombustívelGasolina                                       Álcool
Cilindrada (cm³)1.598                                             1.598
Nº de cilindros4                                                    4
Nº de válvulas por cilindro2                                                    2
Potência líquida máxima - kW (cv) / rpm74 (101) / 5.250                            76 (104) / 5.250
Torque líquido máximo - Nm (kgfm) / rpm151 (15,4) / 2.500                         153 (15,6) / 2.500
PosiçãoTransversal a frente do eixo
Relação de compressão12,1                                              12,1
Diâmetro do cilindro (mm)76,51                                            76,51
Curso do pistão (mm)86,9                                              86,9
  
TRANSMISSAO 
 Mecanica de 5 marchas
 Tração dianteira          
Relação de marchas1ª - 3,455                       4ª - 0,927
 2ª - 1,954                       5ª - 0,74
 3ª - 1,281                      Ré - 3,182
Relação do diferencial4,188
  
SUSPENSAO 
DianteiraIndependente, tipo MacPherson com mola helicoidal integrada e barra estabilizadora
TraseiraInterdependente, com braço longitudinal e mola helicoidal
  
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) 
Comprimento3.915
Largura1.650
Altura1.501
Distância entre-eixos2.465
  
DIREÇÃO 
HidráulicaTipo pinhão e cremalheira
  
FREIOS 
DianteiroDisco de freio ventilado
TraseiroTambor de freio com regulagem automática
  
DESEMPENHO 
Aceleração de 0 a 100km/h (s)11,4               11,2 
Velocidade final (km/h)187                189 
  
CONSUMO 
Cidade (km/l)12,3                8,2
Estrada (km/l)17,9                11,9
Média PECO (km/l)14,8                9,9
Capacidade do tanque (l)45                   45
  
RODAS / PNEUS 
Rodas6J X 15
Pneus195/55 R15
  
PORTA-MALAS 
Capacidade (l)250    
  
PESO (kg) 
Em ordem de marcha1.111
Carga útil469
Total1.580

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