Depois de 32 anos de absoluto sucesso de vendas no Japão e também com excelente aceitação nos Estados Unidos e Europa, o Corolla começou a ser fabricado no Brasil em agosto de 1998. A chegada desse sedan médio de luxo, marcou a nova etapa de expansão da Toyota no mercado brasileiro.

Toyota Corolla 2000 (Brasil)

Produzido na planta de Indaiatuba, São Paulo, em três versões - XLi (básico), XEi intermediário) e SE-G (luxo) – o Corolla tem, entre outras vantagens, toda a tradição e confiabilidade da montadora japonesa, terceira maior do mundo e primeira em seu país de origem. Há 30 anos consecutivos, o modelo figura na primeira colocação no ranking do mercado interno japonês. O Corolla, além disso, tem o menor índice de rejeição no mercado norte-americano em sua categoria, de acordo com a consultoria especializada no setor automotivo J.D. Power and Associates.



Para o Corolla brasileiro, a Toyota privilegia – entre outras características – a motorização, o design e a segurança do automóvel, como nos demais modelos da linha Corolla que é fabricada em 16 plantas industriais em todo o mundo.

Toyota Corolla 2000 (Brasil)

Motorização - O motor do Corolla brasileiro é mais potente. Com 1.8 litro, 4 cilindros e 16 válvulas DOHC, o sedan possui 116 cavalos de potência, nove a mais que o modelo anterior, a 5.800 rpm e torque máximo de 15,7 Kgf.m a 4.800 rpm contra 14,4 Kgf.m a 4.800 rpm da versão importada. Essas características garantem melhor performance do motor, melhor dirigibilidade, economia de combustível e baixo nível de emissão de poluentes.

Toyota Corolla 2000 (Brasil)

O Corolla com transmissão manual de cinco marchas acelera de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos, e atinge 196 km/h. O consumo de gasolina é de 9,3 km/l em cidade, e 13,3 km/l em estrada.

Toyota Corolla 2000 (Brasil)

Já com câmbio automático de 4 marchas a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 13,5 segundos e a velocidade máxima cai para 179 km/h. O consumo de gasolina, porém, melhora para 9,9 km/l em cidade, e 15,4 km/l em estrada.

Toyota Corolla 2000 (Brasil)

Um dos pontos de destaque do Corolla fabricado no Brasil é a suspensão MacPherson com barras estabilizadoras, desenvolvida com atenção especial às condições brasileiras de rodagem. O Corolla traz transmissão manual de 5 marchas ou automática com over-drive.

Toyota Corolla 2000 (Brasil)

Design - O modelo fabricado no Brasil recebeu mudanças em seu desenho, comparado à versão 97, importada. O conjunto ótico dianteiro, remodelado, possui faróis multirrefletores, proporcionando maior visibilidade, enquanto o conjunto ótico traseiro combina luminosidade e segurança, além de visual suave e elegante. A sobriedade do automóvel está expressa na nova frente, no estilo da grade cromada do radiador e na traseira, com destaque para lanternas com novo design.

Toyota Corolla 2000 (Brasil)

No interior, o Corolla oferece a combinação de luxo e conforto, com destaque para o baixo nível de ruído. Medidas de conforto como o espaço para a cabeça e ombros, a proximidade do acesso aos controles, painel de instrumentos de melhor visualização e o controle do ar-condicionado de fácil operação são algumas facilidades mantidas na versão brasileira.

Toyota Corolla 2000 (Brasil)

Externamente, o Corolla brasileiro ficou maior: 4.395 mm no comprimento e 1.405 mm na altura contra os 4.295 mm e 1.385 mm, respectivamente, da versão importada. A mudança de dimensões não alterou o coeficiente de penetração aerodinâmica do carro, mantido em 0,30.

Toyota Corolla 2000 (Brasil)

Segurança - Sempre preocupada em garantir a segurança dos ocupantes de seus modelos, a Toyota deu especial atenção aos equipamentos que expressam a política de segurança veicular interna da Toyota Motor Corporation.

Toyota Corolla 2000 (Brasil)

A carroceria foi projetada através do sistema padrão de segurança Toyota - GOA - Global Outstanding Assesment – que proporciona alta rigidez com mínima deformação da cabine de passageiros nos casos de impactos.

Toyota Corolla 2000 (Brasil)

As portas também são reforçadas para garantir a maior segurança dos ocupantes da cabine. Zonas de deformação nos itens de acabamento interno oferecem proteção extra contra lesões.



Equipado com duplo airbag, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitadores de força, de série, o Corolla possui ainda boa dirigibilidade e visibilidade.

Toyota Corolla 2000 (Brasil)

O automóvel conta ainda com cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos os passageiros, inclusive para o ocupante do meio do banco traseiro. Valem ser ressaltados também outros equipamentos de série deste sedan, como a direção hidráulica, ar-condicionado – opcional somente na versão XLi -, vidros elétricos (com o sistema antiesmagamento para a porta do motorista), travas elétricas, retrovisores elétricos e pára-choques na cor do veículo, entre outros.

1 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Gostaria de saber em qual ano o toyota corolla começou a utilizar o câmbio CVT nos automáticos??

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem