Em 1996 é lançado o Gol GTI 16V, com motor 2.0 que rendia 145 cavalos de potência e levava o carro a mais de 200Km/h.
O modelo tinha como identificação o capô, que possuía um ressalto, necessário para acomodar o motor com duplo comando.
O modelo trazia ainda a cor exclusiva, vermelho dakar, rodas de aro 15.
O VW Gol GTI 2.0 16V não teve mesmo sucesso do modelo "quadrado".
O Gol GTI 16V teve preço de lançamento de R$ 29.666 na época. O GTi de 1996 é um hatchback compacto de duas portas, configuração que privilegia a leveza e a dirigibilidade.
O Gol GTI 16V utiliza motorização EA827, um 2.0 de quatro cilindros em linha, com 16 válvulas e aspiração natural. A alimentação é por injeção eletrônica multiponto, e o bloco entrega 145 cv a 6.250 rpm, com torque máximo de 17,8 kgfm a 4.500 rpm.
Tais cifras permitiam ao modelo acelerar de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e atingir velocidade máxima de 206 km/h.
No aspecto mecânico, o Gol GTi traz tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas, com embreagem monodisco a seco.
A suspensão dianteira é independente tipo McPherson e a traseira de eixo de torção, ambas com molas helicoidais. Os freios são a disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira. A direção hidráulica possui diâmetro de giro de 10,3 metros.
Em termos dimensionais, o modelo possui 2.470 mm de entre-eixos, largura de 1.647 mm e altura de 1.411 mm. O porta-malas tem capacidade de 285 litros, e o tanque de combustível comporta 51 litros. O consumo urbano declarado é de 8,3 km/l, enquanto o consumo rodoviário atinge 12,3 km/l, resultando em autonomias de 423 km e 627 km, respectivamente.
Além da performance, o Gol GTi destacava-se pelo projeto aerodinâmico eficiente para a época, com coeficiente de arrasto (Cx) de 0,34 e área frontal corrigida de 0,673 m².
Os pneus de medida 195/50 R15, inclusive o estepe, complementam a proposta de condução estável em altas velocidades.
Produzido sobre a plataforma AB9 da segunda geração do Gol, o GTi 16V tornou-se uma das versões mais emblemáticas do modelo, sendo referência em desempenho entre os esportivos nacionais dos anos 1990, sendo que em 2000 recebeu uma reformulação visual.
Seu valor histórico e técnico ainda sustenta grande procura no mercado de colecionadores.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.