O Volkswagen Santana GLS 1991 é um clássico sedã de luxo que marcou os anos 90 no Brasil e em outros países. Lançado originalmente na Alemanha em 1981 como Volkswagen Passat, ele recebeu o nome Santana no mercado brasileiro. A versão GLS 1991 foi desenvolvida especificamente para atender aos consumidores que buscavam um veículo com acabamento superior e mais conforto. Neste artigo, exploraremos as características marcantes do Santana GLS 1991 e entenderemos o que o tornou um sucesso de vendas na época.
Volkswagen Santana GLS 1991
O Santana GLS 1991 possuía um design elegante e sofisticado para a época, com linhas retas e aerodinâmicas. A versão GLS oferecia alguns diferenciais em relação às versões básicas do Santana, como frisos cromados ao redor das janelas, faróis de neblina e rodas de liga leve.
Volkswagen Santana GLS 1991
O interior do Volkswagen Santana GLS 1991 era espaçoso e confortável, com bancos revestidos em veludo e acabamentos em madeira no painel e nas portas. O veículo acomodava cinco passageiros com facilidade e oferecia um porta-malas com capacidade para 510 litros.
Volkswagen Santana GLS 1991
A versão GLS contava com recursos adicionais como ar-condicionado, vidros e travas elétricas, direção hidráulica e um moderno sistema de som com rádio AM/FM e toca-fitas.
Volkswagen Santana GLS 1991
O Santana GLS 1991 era equipado com um motor 2.0L quatro cilindros, capaz de gerar 116 cavalos de potência e torque máximo de 17,5 kgfm. O motor trabalhava em conjunto com um câmbio manual de cinco marchas, proporcionando uma aceleração de 0 a 100 km/h em 11 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 180 km/h.
Volkswagen Santana GLS 1991
O consumo médio de combustível era razoável para a época, ficando em torno de 8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada. O sistema de injeção eletrônica multiponto Bosch LE-Jetronic contribuía para o bom desempenho do motor e a economia de combustível.
Volkswagen Santana GLS 1991
O Volkswagen Santana GLS 1991 oferecia recursos básicos de segurança, como freios a disco nas quatro rodas, cintos de segurança dianteiros de três pontos e coluna de direção retrátil. Apesar de não possuir airbags ou freios ABS, que se tornaram populares mais tarde, o veículo tinha um bom desempenho em testes de colisão da época.
Volkswagen Santana GLS 1991
O Volkswagen Santana GLS 1991 é lembrado como um veículo de luxo que marcou época no Brasil e em outros mercados. Seu design elegante, desempenho confiável e conforto no interior foram responsáveis por seu sucesso de vendas e pela admiração dos consumidores.
Volkswagen Santana GLS 1991
Hoje, o Santana GLS 1991 é considerado um clássico e é apreciado por entusiastas de automóveis que buscam reviver a sensação nostálgica.

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