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Volkswagen Polo 200 TSI Comfortline: impressões ao dirigir

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A Volkswagen do Brasil lançou oficialmente o novo Polo 2018 no dia 25 de setembro, e, no dia seguinte, fizemos um test-drive de cerca de 100 Km entre São Paulo Capital e Porto Feliz, onde pudemos avaliar o comportamento do modelo equipado com o motor 200 TSI e Automático no trânsito pesado da capital paulista e também autoestradas com limite de 120 km/h.

Volkswagen Polo 200 TSI Comfortline

O modelo que avaliamos é o VW Polo Comfortline 200 TSI Automático, versão intermediária, Comfortline, com preço sugerido de R$ 65.190 reais. O modelo avaliado (vídeo abaixo) conta com o pacote de opcionais Tech II, que acrescenta "Kessy" - acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partída do motor, piloto automatico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, Indicador de controle da pressão dos pneus, porta-malas com sistema “s.a.v.e.”, ar-condicionado digital “Climatronic”, câmera traseira.



Esse pacote conta ainda com detector de fadiga, retrovisors eletrocrômico, faról com juste automático de intensidade e função coming/leaving home, Multicollision Brake, porta-luvas refrigerado, rede no porta-malas, roda de liga leve de 16 polegadas, sensor de chuva e crepuscular e volante multifuncional em couro com "shift paddles" e detalhes em black piano.

Volkswagen Polo 200 TSI Comfortline - interior - painel
120 Km/h a 2.100 RPM: torque e silêncio interno
É um pacote completo, que já se soma à central multimidia sensível ao toque que vem de série, com capacidade de espalhamento de smartphone Apple CarPlay e Android Auto, perfazendo um total de cerca de R$ 69 mil reais.

Volkswagen Polo 200 TSI Comfortline - interior
120 Km/h a 2.100 RPM: torque e silêncio interno
Lembrando que apenas esta versão Comfortline e a Highline vêm com o motor 200 TSI sempre com transmissão automática. Esse motor 200 TSI é uma unidade de três cilindros 1 litros, turbinada e com injeção direta e flex. É o mesmo motor que vem sendo usado com sucesso no Up! TSI desde 2015 e no Golf TSI Comfortline desde 2016. Mas com mais potência. Ele chega a 128 cv com etanol e 116 cv com gasolina. O torque é de 20,4 Kgfm entre 2.000 e 3.500 RPM, tanto com etanol quanto gasolina. Esses 20,4 Kgfm correspondem a 200 Nm, que é o que é usado para denominar o motor como 200 TSI.

Volkswagen Polo 200 TSI Comfortline - motor

O desempenho do Polo é excelente, como pudemos conferir no teste. Inclusive ele é o mais rápido hatch de sua categoria, com transmissão automática, conforme pode ser visto no quadro abaixo (com grifo azul no melhor resultado, e vermelho no pior).

Polo 200 TSI AT
Fiat Argo 1.8 AT
Hyundai HB20 1.6 AT
0 a 100 Km/h [s]10,611,312
Vel . Máxima [Km/h]192190185
80 a 120 Km/h [s]7,489,1
Frenagem a 120 Km/h [m]61,964,970,1
Cons. gasolina - cidade [Km/l]12,112,110,8
Cons. gasolina - estrada [Km/l]1614,314,3
Ruído @ 120 km/h [dBA]66,968,369,8
PreçoR$ 65.000R$ 67.800R$ 65.260
Revisões até 60.000 KmR$ 3.036R$ 3.504R$ 3.064

Os dados, da revista Quatro Rodas, mostram que o Polo 200 TSI oferece desempenho superior a Argo 1.8 e HB20 1.6, e é também mais econômico tanto em cidade, quanto estrada.

Volkswagen Polo 200 TSI Comfortline - espaço dianteiro

Desempenho e consumo - Dados do fabricante

Enquanto os dados do quadro acima foram aferidos a 600 metros acima do nível do mar, os dados oficiais do fabricante apontam aceleração de 0 a 100 Km/h é realizada em 9,6 segundos com etanol, e em 10,1 segundos com gasolina (0,5 s melhor que o da Quatro Rodas, que foi medido a 600 metros acima do nível do mar). O grande destaque são as retomadas, de 80 a 120 Km/h em menos de 7 segundos.

VW Polo 2018 Comfortine Automático - Interior

O consumo, segundo o INMETRO,  é de 8 Km/l de etanol em cidade, e 9,8 Km/l em estrada. Com gasolina ele melhora para 11,6 Km/l em cidade e 14,1 Km/l na estrada. São números piores também que os obtidos pela publicação da Abril - algo que se explica pela corretor de cerca de 18% que são aplicados às medições da norma do INMETRO. Na prática, os números da Quatro Rodas tendem a ser mais próximos do que o consumidor encontrará em uso convencional.

VW Polo 2018 Comfortine Automático - Interior

Esses dados de consumo e performance, assim como a lista de itens de série, e o refinamento do projeto, fazem com que seja difícil, para não dizer impossível, achar algo no mercado brasileiro melhor que este Polo por menos de R$ 70 mil reais.

VW Polo 2018 Comfortline Automático - interior

E isso não é o melhor dele. O melhor deste Polo é andar nele, conduzí-lo, sentir suas reações e seu passeio refinado.

Comportamento dinâmico

Se você está familiarizado com o comportamento do Golf, ou de outros modelos da Volkswagen com a plataforma MQB, você se sentirá familiarizado com este Polo, mas também não deixará de ser positivamente surpreendido.

Volkswagen Polo 200 TSI Comfortline - posição de dirigir

Já se disse que este Polo é um "mini-Golf", mas isso é verdade apenas no aspecto dimensional, já que ele é 20 cm menor que o Golf 7. Mas, em termos de refinamento de passeio, a Volkswagen conseguiu o que parecia impossível: torna-lo superior ao já excelente Golf nacionalizado.

Volkswagen Polo 200 TSI Comfortline

O rodar deste Polo transmite a mesma solidez estrutural característica do Golf e de outros modelos baseados nessa arquitetura, como o Passat. O mesmo silêncio do Golf. A mesma precisão de comandos e de reações. E até a mesma ergonomia - o que é uma decorrência direta da adoção da plataforma MQB.

Volkswagen Polo 200 TSI Comfortline

Ocorre que o ajuste de suspensão do Polo está ainda melhor que no Golf. Começa que o Polo é mais alto e tem mais altura livre do solo, o que o torna ainda mais adequado às vias brasileiras que o já bem tropicalizado Golf nacional.

Volkswagen Polo 200 TSI Comfortline

Entretanto, a suspensão do Polo adota um ajuste um pouco mais comfortável que o do Golf nacional, que já tinha sido suavizada em relação às dos Golf importados da Alemanha e México. O Polo, porém, está ainda mais confortável, sem ser molenga - muito longe disso.

Novo VW Polo 2018 - saídas de ar no banco traseiro

Outro aspecto desse carro que agrada muito é o conjunto motor câmbio - inédito, diga-se de passagem, em âmbito mundial. Este é o primeiro carro do line-up mundial da VW a conjugar o motor 200 TSI com uma transmissão automática de conversor de torque e seis marchas. E o resultado não poderia ter ficado melhor.

Volkswagen Polo 200 TSI Comfortline - interior

O motor 200 TSI já é conhecido no Brasil, sendo aplicado ao Up! TSI e ao Golf TSI 125 cv, mas nesses dois casos exclusivamente com transmissão manual - o que deixa evidente em regimes muito iniciais de rotação, abaixo de 1.700 RPM, o conhecido "lag" dos motores turbo. Isso sumiu no Polo.

Volkswagen Polo 200 TSI Comfortline

Se no Golf e no Up! TSI o motor se comporta com um aspirado de grande deslocamento entre 1.700 RPM e 4.900 RPM, no caso do Polo essa sensação foi ampliada para toda faixa de rotação. Se não avisarem que é um motor turbo, você sentirá como um motor 2.0 aspirado.

Volkswagen Polo 200 TSI Comfortline

E isso é resultado direto da aplicação da transmissão automática com conversor de torque no Polo. Esse recurso neutraliza o baixo torque abaixo de 1.700 RPM com uma desmultiplicação adicional da transmissão - algo que já tínhamos percebido no Golf 1.4 TSI TipTronic - mais ágil e esperto em cidade que o 1.4 TSI DSG.

Volkswagen Polo 200 TSI Comfortline

No Polo observa-se o mesmo fenômeno. Ele é ágil e responsivo em qualquer regime de rotação, com respostas rápidas em retomdas e em acelerações. O motor sobe de giro muito rápido e a transmissão troca as marchas de forma muito célere e ao mesmo suave (se você não estiver prestando atenção ao conta-giros, as trocas passam despercebidas).

Volkswagen Polo 200 TSI Comfortline

Esse conjunto harmonioso de motor, transmissão e suspensão se completa com a direção com assistência elétrica, muito leve em baixas velocidades, e firme em rodovias - resultando em uma sensação de segurança. As reações são diretas, com muito feedback do que acontece no asfalto, mas sem ser excessivamente rápida. O ajuste está, como nos demais sub-sistemas, no ponto ótimo.

Volkswagen Polo 200 TSI Comfortline - porta-malas de 300 litros

O resultado é um carro muito agradável de ser conduzido. Ainda mais agradável e prazeroso que o Golf Mk7, o que nos leva a um questionamento sobre quais seriam os concorrentes do Polo?

Volkswagen Polo 200 TSI Comfortline

A própria Volkswagen, assim como a imprensa especializada em geral, estabelecem o Fiat Argo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20 como concorrentes do Polo.

Volkswagen Polo 200 TSI Comfortline - espaço traseiro

A despeito de o Polo ser 15 cm maior que HB20 e Onix e 6 cm maior que o Argo, e estar alinhado a esses compactos em termos de preço, bastam poucas voltas no novo VW para perceber que o refinamento do passeio, do acabamento, ergonomia e design o coloca no patamar do Golf, e não dos compactos.

Volkswagen Polo 200 TSI Comfortline

O Polo vem sendo comparado aos compactos, portanto, mais por uma questão de preço e proximidade dimensional, pois do ponto de vista de qualidade, ele pode tranquilamente encarrar concorrentes como o Golf, Chevrolet Cruze Sport6 e Ford Focus.

Volkswagen Polo 200 TSI Comfortline

E não deve nada a qualquer um deles, exceto alguns litros a menos no porta-malas (o porta-malas de 300 litros do Polo é maior que o do Cruze, que tem 290 litros, e 15 litros menor que os do Focus e Cruze) e uns poucos cm a menos no espaço para joelhos dos passageiros traseiros.

Conclusão

Andar no Polo deixa claro que se pode esquecer o Argo, Onix e HB20 como concorrentes do Polo, apesar de o Polo ser até mais barato que alguns deles.

Volkswagen Polo 200 TSI Comfortline

A questão é que, em termos técnicos, de acabamento e de refinamento, não há termo de comparação entre eles. O Polo joga em uma liga superior - de hatchs médios -,  um concorrente (veja aqui) R$ 25 mil mais barato que o Ford Focus, R$ 28 mil mais em conta que o Chevrolet Cruze Sport e R$ 12 mil menos oneroso que o VW Golf.

Ficha Técnica - VW Polo 200 TSI Comfortline

DESEMPENHO: Aceleração de 0 a 100 km/h 10,1s (G) / 9,6s (E), Velocidade máximo 187 km/h (G) / 192km/h (E); MOTOR: Cilindrada 999 cm³, Potência líquida máxima 116cv (G) / 128cv (E) - 5.500 rpm, Torque líquido máximo, 20,4kgfm (G) / 20,45kgfm (E) - 3,500 rpm; FREIOS: Dianteiros Disco ventilado, Traseiro Disco; PRINCÍPAIS DIMENSSÕES: Comprimento 4.057 mm, Distância entre eixos 2.565 mm, Largura (sem / com espelho retrovisor) 1.751 mm / 1.964 mm, Altura 1.468 mm; PESOS Em ordem de marcha 1.147 kg Carga útil máxima 433 kg, COMPARTIMENTO DE CARGA: Compartimento de carga 300 litros; DIREÇÃO Direção Pinhão e cremalheira com assitência eletromecânica na coluna de direção,  TRANSMISSÃO Transmissão Automática de 6 velocidades; RODAS E PNEUS: Rodas 5,5Jx15 / 6Jx16 / 6,5Jx17 Pneus 185/65 R15 / 195/55 R16 / 205/50 R17, RESERVATÓRIO DE COMBUSTÍVEL Reservatório de combustível 52 litros.

89 comentários:

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    1. Ora, o q dizem nem sempre é o que é...
      Esse carro está mt mais para o fiesta ecoboost. nao sei prq nao estao comentando isso. nao é o perfil da wv manter esses precos. vai dar fila nas lojas e o preço com certeza vai berar os 100mil nessa versao intermediária. os médios ja etao mais de 110mil nas top.
      nao esperem esses lrecos por mt tempo.

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  2. Essa é a melhor versão do carro. Ótimo custo-benefício. Por 65 Temers tá difícil arrumar algo igual.

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    1. Amigo, nada até 70 mil nessa categoria é melhor que o POLO 1.0 TSI.
      O Polo só não é tão unanimidade na versão 1.0 MPI.

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    2. E é só esperar os descontos, pois acho que lá para fevereiro já dá para pagar 65 mil nessa versão,com esse pacote que eleva o preço para 69 mil.

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    3. ^^ coitado sonhador. Esse carro já tá quase esgotado na pré-venda. Só tem o vermelho.
      As concessionárias da VW está recebendo porrilhões de pessoas atrás do Polo.
      Esses preços vão subir. Podem escrever. Antes do final do ano os preços vão subir.

      E fato mais. Esse Polo 200 TSI COmfortline básico por R$ 75 mil aidna estaria barato.

      Ele é infinitamente mais carro que o Argo, e está mais barato.
      Esse carro merece ser no mínimo R$ 15 mil mais caro que o Argo.

      Quem esperar fevereiro pode esquecer..vai pagar mais caro.

      Aliás, falo mais. Quem comprar esse carro por R$ 65k hoje, vai vender ele usado por mais que isso em fevereiro.

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    4. meu pai do céu, aqui da janela do trabalho estou vendo a fila de candidatos para compra do Polo!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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    5. Marcio.. o cara que conta a piada e ri é muito bom.....!!! O caro vai subir sem duvida, o pessoal não conhece a VW.

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    6. Boa, Marcio!! kkkkkkkkkkkkkkk Carlos4Argos e seus exageros

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    7. Não vejo exagero algum, o carro realmente vai subir, sem sombra de dúvida.

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  3. Tudo bem que o Polo é superior a Argo, HB20 e Agile, nisto eu concordo plenamente, mas não é concorrente do Golf, Cruze e Focus. O Polo não tem banco elétrico, farol full led/xenon, teto solar, entre outros, nem como opcionais, itens que podem ser encontrados no Golf, Cruze e Focus.

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    1. E um bom carro sem duvidas,no entanto acabamento inteiro de plástico duro inclusive nas portas não condiz com a proposta do carro, era compra certa, no entanto vou esperar o golf 1.0 automático, esse sim tem acabamento primoroso.

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    2. ,no entanto acabamento inteiro de plástico duro inclusive nas portas

      MENTIRA. E basta ver as fotos para constatar isso. O acabamento dos painéis de porta do Polo é em tecido na parte que apoia o braço, e em couro nas versões com o pacote native.

      Acho interessante o povo vem mentir em artigo de Polo. Tudo isso é recalque? Que pena. Deveriam invejar menos e trabalhar mais.

      De mais a mais, o Polo custa R$ 40 mil a menos que o Golf, que tem sim soft touch no painel, e é legal. Só que o Polo Automático custa R$ 40 mil a menos.

      E o acabamento interno do Polo é tão ou mais sofisticado que o Cruze Sport (que não tem soft touch), e que custa R$ 115 mil.

      E o acabamento interno do Polo é tão ou mais sofisticado que o Corolla Altis (que não tem soft touch) e custa R$ 117 mil.

      E o acabamento interno do Polo é tão ou mais sofisticado que a Toro Volcano (que não tem soft touch) e custa R$ 130 mil.

      E o acabamento interno do Polo é tão ou mais sofisticado que da Hilux SW4, (que não tem soft touch) e custa R$ 250 mil.

      Mas, por algum motivo que só os astros explicam, acha-se que o Polo de R$ 49 mil tem que ter softtouch, coisa que os carros de R$ 250 mil não tem.

      E, sim, o Polo não tem soft touch (como em todas as versões do Polo alemão, exceto a Highline, que custa R$ 93 mil), mas tem:

      10 estrelas
      Advanced Award
      Motor 200 TSI com turbo e injeção dirta
      Melhor transmissão automática de seis marchas do mundo
      Muito espaço interno
      ESC
      ASR
      HIll Assit
      Bloqueiro Eletrônioco de Diferencial..
      E custa R$ 65 mil completo.

      Isso são fatos. O resto são relinchos.



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    3. O corolla tem soft touch!

      MENTIRA.

      O Corolla tem um painel integralmente feito de plástico rígido, e de qualidade bem inferior aos do Polo. O Corolla, assim como o Civic, fazem uma enganação de colocar um revestimento de material soft sobre a superfície de plástico, o que engana os manés, e só.

      Só que o Corolla não usa o mesmo tipo de fixação de peças do Polo, que usa buchas de alta pressão, que tornam o interior do Polo um monolito de tão rígido, o que garante ruídos zero ao longo de tempo.

      Civic mesma coisa. Painel em material rígido, com uma cobertura boqueta em cima para enganar a massa ignara..

      Soft touch no Polo é pura frecura. Não é necessário. E tornaria ele muito mais caro.

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    5. Acabamento interno perfeito, magnificamente bem montado. Reparem o revestimento em material macio e em tecido na porta do lado do passageiro, na foto abaixo.

      https://3.bp.blogspot.com/-xd9orraesSY/WdDQs-BvLEI/AAAAAAACpco/t4VJ3BYXoEArX8yTkM993WcxQ3hzzIitACLcBGAs/s1600/VW-Polo-Comfortline%2B%252818%2529.JPG

      Um espetáculo.

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    6. Menos Xará 4 autos menos, o carro é bom, legal nada de espetáculo... o que sobra pro Audi....!

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  5. Polo é show! Somente deveriam fazer o teste na cor branca... que esse vermelho deixa o carro horrível por fora.

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    1. Eu achei top, gosto cada um com o seu

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    2. Acertaram com esse Novo Polo ...o que falta Como sempre E um design criativo que faça avancar o setor automotivo pra o XXI século...

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  6. Deveriam mudar o nome do blog para "carvwbrasil" pra q tanta parcialidade ? O carro é Bom,Mas idolatrar um polo ? Pqp Kkkk,nem se fosse uma classe S mayback

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    1. O Polo é superior ao Maybach, pois tem suporte para celular no painel, um "luxo" que o Maybach não tem.

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  7. Alguém poderia me explicar se o bloqueio de diferencial do Polo é um processo semelhante ou até mesmo igual, ao Locker da Fiat?

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    1. kkk. Não. Nada a ver.
      O bloqueio de diferencial do Locker é uma coisa ridícula, que a Saveiro faz automaticamente, e iguala o torque entre as duas rodas, se vc apertar o botãozinho. E só funciona a até 20 Km/h.

      O sistema do Polo começa que é um Bloqueio Eletrônico, controlado por computador, do diferencial, e ele ao invés de igualar o torque nas rodas, ele transfere torque de uma roda para a outra, de acordo com a demanda, para ampliar a estabilidade em curvas em alta velocidade, ou em situações de baixa aderência.

      Nada, absolutamente nada a ver com a boquetagem da Fiat. que é uma boquetagem mesmo e só expressa a incompetência da Fiat em fazer um diferencial de controle automático, e fica colocando botãozinho dentro do carro, e ainda usa uso de marketing, e tem um monte de papagaio que sai repetindo. Uma piada.

      Esse diferencial do polo é tipo um diferencial Haldex, só que para tração FWD.

      É um recurso tão sofisticado, que só tem nele e no Golf. Focus, Cruze e o restolho de carros brasileiros não tem isso. A engenharia das outras marcas não conseguiu desenvolver ainda. Estão tentando...

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    2. Supondo uma condição meio crítica, que já aconteceu comigo. Em uma estrada de baixa aderência, como uma estrada de um sítio que choveu é virou um lamaçal. Se um das rodas dianteiras perder aderência e patinar, esse bloqueio do diferencial do Polo seria capaz de enviar 100% do torque para a outra roda, com mais aderência para sair da situação?

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    3. Rafael, o sistema "Locker" da Fiat é um bloqueio de diferencial "clássico", que faz com que os semi-eixos (e consequentemente as rodas) girem na mesma velocidade, anulando a atuação do diferencial. Ele é acionado manualmente (através de um botão no painel) e deve ser utilizado apenas em situações extremas de terreno, como atoleiros ou buracos de erosões.

      O sistema XDS é uma "extensão" do sistema EDL (bloqueio eletrônico do diferencial), que simula o bloqueio de diferencial ao aplicar o freio sobre a roda que perde tração, fazendo com o torque seja aplicado à outra roda. O sistema XDS atua em curvas (em alta velocidade) quando a roda interna patina (pela transferência de peso para a roda externa à curva), aplicando o freio na roda interna e evitando a patinação.

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    4. Jetta, Passat e Tiguan também tem o bloqueio eletrônica do diferencial.

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    5. Obrigado Mauro. Qualquer coisa que a carlotinha fala tem menos valor que um monte de politico em brasilia.

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    6. Se diferencial blocante melhorasse o comportamento do carro em curvas, para que o diferencial então? Cada uma...

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  9. Concordo que o branco ficou show e se colocar o teto preto brilhante fica ainda mais bonito.

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    1. Questão de gosto Marcelo, eu acho teto preto muito feio.

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  10. Comparando motor com motor vemos o quanto o EcoBoost é eficiente.
    Vamos aos números
    0 a 100
    Polo: 10,6 (Gasolina)
    Fiesta: 9,5 (Gasolina)

    Retomada de 80 a 120 km/h
    Polo: 7,4
    Fiesta: 6,5

    Vel . Máxima [Km/h]
    Polo: 192
    Fiesta: 195

    Cons. gasolina - cidade [Km/l]
    Polo: 12,1
    Fiesta: 12,5

    Cons. gasolina - estrada [Km/l]
    Polo: 16
    Fiesta: 16,1

    Peso:
    Polo: 1.147 Kg
    Fiesta: 1.178 kg

    Torque:
    Polo: 20,4 mkgf
    Fiesta: 17,3 mkgf


    Essa não seria a comparação mais justa? 1.0 turbo com 1.0 turbo.
    Com esses dados podemos ver o quanto o EcoBoost é avançado, não é a toa que é um motor super premiado.

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    1. Fiesta? Com EcoBoost? Kkkkk

      Que piada. O Fiesta é um carro boqueta. O interior é boqueta, mal acabado. E apertadíssimo, veja abaixo o Fiesta com menos espaço traseiro que o Up!:

      https://carlos4carros.wordpress.com/2015/08/19/volkswagen-up-tem-mais-espaco-traseiro-que-o-new-fiesta-sedan/

      O Fiesta com Powershift e motor não flex? Veja que beleza a tranmissão Powershift, com milhares de consumidores reclamando:

      http://www.peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=P2013N44036

      O Fiesta é um carro BOQUETA, mal acabado, apertado por dentro, feio por fora, com um câmbio que a Ford só tem coragem de vender no Brasil, pois já tirou de linha nos EUA e na Europa e até no Brasil com o EcoSport.

      Fiesta é um carro ridículo. Não dá conta nem de HB20, que dirá de Polo, que tem categoria de Golf.

      Se liga. heresia falar de boquetagens como Fiesta em matéria de Polo. Deve ser vendedor da Ford...acertei?

      Tá difícil aí vender FIesta? kkkk

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    2. Ecoboost do fiesta foi premiado 7 vezes na Europa, so isso rsrs melhor motor do mundo.

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    3. EcoBoost é uma bosta. Não é flex, com o LIXOSHIFT, que dá pau até dizer chega, e no preço do Fiesta EcoBoost vc leva o Polo highline topo de linha com painel digital.
      Fiesta tá morto no Brasil. Ninguém quer essa bomba. Não vende porra nenhuma. Um lixão.

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    4. Se teus argumentos são tão bons assim, não precisa baixar o nível da conversa, quem tem razão não precisa apelar.

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    5. Mas então, eu falei sobre motor, pelo que me consta, o HB20 é bem menor do que o Polo e mesmo assim, insistem em dizer que ele é concorrente direto, então, porque o Fiesta não pode ser, aliás, na Europa é, só aqui no Brasil que não?
      Com Powershift e apenas a gasolina e ainda assim é mais rápido e mais econômico que o Polo, mesmo o Fiesta sendo menos potente e tendo menos torque, por isso que eu falo, o motor é show demais.
      Errou, como sempre, não sou vendedor de Ford, passou longe, só analisei os fatos e fato é que o EcoBooster é muito superior do que o TSI, os dados estão aí quer você queira quer você não.

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    7. genti...se o fiesta é tão bão porque não vende nada? kkkkkkkk

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    8. Xará 4 Autos, ta na hora de você parar de ser mal educado. Exponha teus argumentos contra ou a favor de certos carros mas não fique falando bobagens dos leitores por mais bobagens que dizem.

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    9. A verdade é que o Ecoboost do Fiesta é muito superior ao do Tsi do Polo. Muito mais potente. Porém o Polo tem um projeto mais moderno, por isso levarei o Polo.

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    10. Se o up é tão bom ,pq n vende nada?

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    11. Pois é ..... preço.... o Onix dizem que é tão ruim e vende muito... Isso é mercado.

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  11. Domingo eu fui no Villa Lobos conhecer o carro e realizei o teste drive. O carro me agradou muito, direção super leve, bancos muito confortável, nao da pr sentir as trocar de marchas do cambio e achei mais potente que o Up tsi. O acabamentos dos bancos eh excelente. As portas e painel tem acabemebto em plástico porem eh texturizado e nao da ver. Mais eh de boa qualidade. As portas possui borracha dupla que suaviza o fechamento e nao deixa poh entrar naquele espaço que os caras esquecem de limpar no lava rápido. Eu que queria trocar de carro mais nao sabia que carro comprar, já estou decidido que vou de polo. Recomendo quando tiver dispnivel nas concessionarias ir conhecer

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    1. A verdade é que a VW está dando uma colher de chá com os preços do Polo.
      Ela está vendendo um carro de categoria Premium (segurança premium, acabamento premium, design premium, segurança premium) a preço de popular.

      Os preços vão subir, não tem como. Pelo menos das versões 200 TSI. Quem comprar nesse valor, comprou, e vai ser muito feliz. Quem não comprar, vai pagar mais caro.

      O carro é um espetáculo de tecnologia, segurança e performance.

      Os outros hatchs compactos ficam ridículos perto dele.

      Comprar um polo 200 tsi por 65k significa comprar um carro melhor que o Cruze de 93k, melhor que o Focus de 90k, por R$ 25 mil a menos.

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  12. Essa versão será imbatível, só não curti muito essas rodas. Realmente não tem nenhuma concorrência nessa faixa de preços, HB20 e Onix viraram peças de museu e o Argo, coitado, um natimorto que só fará sucesso até o Polo estiver disponível em quantidade para atender a demanda. Pelo que ocorreu na pré-venda, ele será um sucesso total, mas desde que a vw não abuse nas "valorizações".

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    1. Sim Leonardo, concordo com vc, as rodas da versão Highline são mais bonitas. Por outro lado o painel preto da versão Confortline é mais bonito que o painel claro da versão Highline.

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  14. Atualmente somos em 3 nossa família (esposa e filho de 1 ano)...tenho um fox rock in rio 2014 que atende bem a nossa necessidade diária, a não ser as vezes pelo porta-malas, que não é suficiente em algumas poucas ocasiões...Vocês recomendam o Polo, ou julgam mais interessante esperar o Virtus? Detalhe: não preciso de porta-malas gigante para o dia a dia, mas apenas para algumas (raras) ocasiões, como ,por um exemplo, no casos de viagem feita uma vez ao ano; tenho também limitação orçamentária que me impede comprar um veículo acima de 75k. Grato

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    1. A sua resposta já foi dada. O virtus com certeza ultrapassará seu orçamento.

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    2. Certamente o Polo vai ter atender muito bem. O porta-malas do Polo é maior que o do Cruze Sport6.

      Internamente o Polo é maior que o Focus, e maior que o Golf MkiV. Não entra nessa de esperar o Virtus, que até lá o Polo já subiu.

      Na boa, não tem nada no mercado até R$ 100 mil que seja melhor que o polo. Nada. Zero.

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    3. Eu iria nestas condições de JAC T40 que ano que vem chegará a versão CVT e custara menos de 65 mil, é um carro ótimo e não deve em nada as outras por ser chinês.

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    4. O problema do T40 é o seguro... http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2017/09/seguro-do-jac-t40-passa-dos-r-7-mil.html

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    1. Duvido, ele o Kwid (é assim que se escreve essa coisa), são caros simples e baratos, para esse mercado sempre tem gente que vai no primeiro carro. Para as locadoras é Show. O Onix "rodou" na prova de segurança e como premio, aumentou muito suas vendas.

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  17. Falaram tanto do Fiesta Titanium 1.0 Ecoboost, que era muito caro 70k por ser 1.0 (que tem a mesma configuracao 3 cilindros com turbo e 125cv). E agora o Polo custa praticamente o mesmo. Cadê o Carlos relinchando???

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  18. Faço um pedido aqui e gostaria de ser atendido como cliente e consumidor! Parem de fazer apologia a preço elevado! Pólo 2018 concorrente do Cruze e Focus é risível! Quer dizer que tudo o que "presta" tem que ser caro? Quer dizer que não devemos ter qualidade a preços dignos? Já está passando da hora de todos nós pararmos com a política de vira-latas, onde tudo o que é bom tem que ser obrigatoriamente caro! NÃO É ASSIM CIDADÃO!

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    1. Ei, fio, não é uma questão de preço alto, mas de preço BARATO.

      Ontem mesmo já mostraram que o Polo brasileiro está R$ 24 mil mais barato que o Europeu:

      http://www.car.blog.br/2017/10/vw-polo-preco-no-brasil-ate-r-24-mil.html

      O Polo é infinitamente mais carro que o Argo e HB20 e está sendo vendido a preços abaixo desses.

      Vc acha que isso vai perdurar? Esquece!

      O carro tá barato demais. Eu disse isso no Golf 7 quando foi lançado e agora digo novamente.

      O Polo está ridiculamente barato, e seu preço vai subir no mínimo R$ 10 mil reais, pelo menos nas versões 200 TSI.

      Podem esperar.

      Quem tem grana, pode reservar na pré-venda que vai vender esse carro mais caro no mercado de usados em 2018.

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  20. Aguardando a chegada nas concessionárias para um test drive.

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  21. Alguém poderia me responder de forma sensata e técnica, estou na dúvida entre jetta e polo. Eu sei que são propostas diferentes, preços diferentes. Por R$ 89.000,00 pego um jetta 0km com todos os opcionais inclusive o teto. Por R$ 75.000,00, polo com painel digital e um preço menor. Gostei muito do acabamento e motor do jetta. Gostei muito do preço menor e painel digital do POLO. Fiz o test drive no jetta, ainda não fiz no polo. Opiniões por favor.

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    1. Se precisar de porta-malas é Jetta sem pensar.

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    2. Tem muita coisa pra s ecolocar na balança, creio que sua duvida seja entre o Polo Hoghline e Jetta Trendline tiptronic.
      Jetta tem espeço interno um pouco melhor;
      Jetta tem porta malas maior;
      Jetta tem um acabamento superior.
      Jetta vai andar um pouco mais.
      Jetta possui um custo de revisões bem mais alto;
      Jetta está prestes a ganha uma nova geração;
      Polo é um projeto mais moderno:;
      Polo é mais econômico;
      Polo é mais completo;
      Polo é mais adequado no uso urbano devido possuir menor dimensão;
      Polo deverá ter preço de seguro menor.
      Etc.

      Cada um tem sua vantagem, porém vc precisa ver qual é sua prioridade, eu ficaria com o Polo pois é um projeto mais moderno, mas se sua preferencia for por espaço interno e porta malas,vá de Jetta e caso vc não estiver com preça eu recomendaria esperar o Virtus.

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    3. O Polo por ser lançamento sempre pode vir a ter algum recall já após o lançamento. Se levar azar e ocorrer alguma batida no começo sempre demora pra vir peças.
      Se for o único carro da família pense seriamente no Jetta que já está consolidado no mercado, já tem peças, etc.
      Para viajar sedan grande quase sempre leva vantagem no quesito conforto. Jetta - Opinião do Dono - média está quase em 9. Só o painel bonito do Polo não justifica na minha opinião a aquisição. Ainda mais que o Jetta tá com promoção. Uma nova versão vai passar dos 100 temers.
      Claro que seguro, impostos sempre serão mais caros. Já se viaja pouco, Polo talvez seja a melhor proposta.

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    4. Penso seriamente no jetta, primeiro pela promoção. Segundo que possui teto solar, rebatimento elétrico dos retrovisores, desembaçador dos retrovisores, acabamento soft touch, iluminação nos pés, iluminação nos retrovisores, motor 1.4 que eu achei um canhão. Quando precisar de porta mala, terei 510 L a disposição. Será o único carro da família.

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    5. Jetta bebe mais, muito banheirão, não é flex. Desempenho é a mesma coisa. Na quatro rodas, os dois fizeram de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos.
      Sò que o Polo bebe bem menos.
      Polo muito mais bonito, novidade total, painel digital matador, mas vc só vai poder pegá-lo com painel digital a partir de 20 de novembro.
      Jetta só se a pessoa tiver necessidade do espaço. Do contrário, Polo sem dúvida alguma.

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  22. Eu já fiz um teste drive no Fiesta Ecoboost Titanium e gostei muito do motor....cambio perfeito nessa linha de hoje...troca as marchas com a maior suavidade....É simples, vou esperar o novo polo para eu fazer um teste drive....se subirem muito os preços daqui a pouco....vou de Fiesta Ecoboost sem o menor arrependimento.

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  23. Motor do Jetta é um canhão, porta malas é gigante e vai te oferecer maior conforto. Estará muito bem servido. Por outro lado o Polo é um projeto novo e mais atualizado, com motor mais fraco mas condiz com proposta do carro. São duas ótimas opções, cabe a vc decidir qual lhe atende melhor principalmente em termos de espaço.

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  24. 1- Qual é a diferença entre esse Comfortline com pacote Tech II e o Highline?
    2- Vcs acham realmente que o Polo é melhor que o Golf nacional?

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    1. Highline tem interior preto com detalhes em cinza. O Comfortline tem interior cinza com detalhes em preto.

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  25. oi carlota. eu estou desempregado e por isso estou trabalhando de UBER com o meu WV UP, e muitos se surpreendem com up e ficam mi perguntando sobre o consumo,
    desempenho, e muito, muito mais e eu falo de tudo, mas na ultima semana eu estou falando mais sobre o novo polo e eu consegui com que um futuro comprador de um onix foce fazer um teste drive no novo polo.só não sei se
    ele vai comprar o polo, mas talvez ele compre por que ele já tem um onix mais antigo,aí ele vai ver a diferença e com certeza el não vai resistir aos caprichos do novo polo.

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    1. Boa iniciativa!
      Temos que, na medida de nossas possibilidade, ensinar as pessoas menos esclarecidas e muito influenciadas por novelas e propagandas, a deixar as drogas como Onix e Argo, por exemplo.
      O Onix é uma bomba, uma cadeira elétrica. zero estrelas, inseguro, com motor antigo...e o povo compra. O Argo é outra enganação.
      Então para cada pessoa que pudemos reverter uma intenção de compra no Onix e Argo, e direcioná-la ao Polo, estamos fazendo um papel de cidadão e de difusão de informação de qualidade.

      Esse consumidor que deixa de comprar um Argo ou um Onix e migra para um Polo, logo perceberá o abismo de diferença entre os dois, e jamais na vida voltará para as drogas (Onix e Argo).

      Então só posso lhe parabenizar por essa atitude cidadã! Excelente! Contribuindo para que o mercado brasileiro automotivo evolua em direção a produtos de mais qualidade e seguros, como o Polo.

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  26. Polo pra la pra cá. Blz. Mas e para os menos afortunados tem novidade linha Gol Carlos4carros?

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    1. Eu li que chegará o câmbio automático 6 marchas dos demais modelos casando com o 1.6 8v mesmo. Chegará, segundo a quatro rodas, para Gol, Voyage e Fox (acredito na Saveiro também). O i-motion continuará apenas no up!

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  27. Boa noite Paulo Sergio.
    Sempre acompanho tuas colunas CarBlog.

    Acompanhei muito sobre UP TSI, e escolhi um, e comprei. Fiquei mais satisfeito do que eu esperava.

    Tenho acompanhado notícias, pré-lançamento, lançamento do Novo POLO TSI,também escolhi compra um, e creio que vou ficar mais uma vez mais satisfeito do que imagino.

    Mas para fazer a compra o POLO, gostaria muito que você me desse uma opinião. Sobre o modelo sedã, o Virtus.

    Virtus será mesmo montado em S.B Do Campos-SP ?

    Virtus será exatamente o mesmo carro mudando apenas carroceria e entre-eixos (2cm maior) ?

    Se o Virtus for exatamente o POLO, porem com 2 cm a mais no entre-eixos, e cerca de 15 a 20 cm a mais no porta-malas, mantendo os bons ajustes de powertrain, sistema suspensão, e mantendo os itens de série e opicionais, creio que prefiro esperar a venda do sedã.

    Me confirme, o sedã devido a seu entre-eixos maior e carroceria alongada tende a proporcionar maior coforto, absorção de irregularidades do solo, e menos arrasto aerodinâmico, respectivamente ?

    Abraço.
    Parabéns pelo Blog.
    Ronaldo Marques.

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    1. Olá Ronaldo,

      Obrigado por nos acompanhar. Respondendo a seus questionamentos.

      - Virtus será mesmo montado em S.B Do Campos-SP ?

      Sim. Isso confirmadíssimo. O início de produção do Virtus deve começar ainda neste ano.


      - Virtus será exatamente o mesmo carro mudando apenas carroceria e entre-eixos (2cm maior) ?

      Não será exatamente o mesmo carro. As informações que dispomos no momento dão conta que o Virtus terá um entre-eixos em torno de 10 cm maior que o Polo, em torno de 2,65/2,66 metros.

      - Se o Virtus for exatamente o POLO, porem com 2 cm a mais no entre-eixos, e cerca de 15 a 20 cm a mais no porta-malas, mantendo os bons ajustes de powertrain, sistema suspensão, e mantendo os itens de série e opicionais, creio que prefiro esperar a venda do sedã.

      O Virtus será bem maior que o Polo, no mínimo 40 cm maior no comprimento, e cerca de 10 cm maior no entre-eixos, com porta-malas superior a 500 litros.


      - Me confirme, o sedã devido a seu entre-eixos maior e carroceria alongada tende a proporcionar maior coforto, absorção de irregularidades do solo, e menos arrasto aerodinâmico, respectivamente ?

      - maior conforto: sim, pois há mais espaço.
      - maior absorção de irregularidades: sim, o entre-eixos maior proporciona isso
      - menos arrasto aerodinâmico: sim, sedãs em geral tem menos arrasto.

      abraços!

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    2. E, complementando, se você está satisfeito com o Up! TSI (ótimo carro), você ficará muito mais com o Polo.

      O Polo tem desempenho até melhor que o Up!, mesmo com o câmbio automático.

      Mas não é só isso. O Polo é um carro com entre-eixos 14 cm mais longo, 10 cm mais largo, e com 10 cm a mais também nas bitolas. E ainda um pouco mais baixo.

      Isso resulta em um carro muitíssimo mais preparado para lidar com um motor como esse 200 TSI. O Polo é bem mais estável, plantado no chão, mais estável e seguro que o Up! em qualquer situação de uso.

      Então, trocar o Up! tsi pelo Polo é um upgrade enorme.

      E isso me leva a questionar o preço do Up! tsi. Tendo o Polo MSI a 54.900, o Up! tsi a 52 mil fica totalmente sem sentido, pois o Polo é muito, mas muito mesmo, mais carro que o Up!.

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    3. Caramba! Meu irmão tinha um up tsi. E que carro! Eu sentia que faltava um pouco de chão, mas de motor, era melhor que muita coisa que já dirigi com o dobro do preço. Imaginava o Polo bom, mas não com desempenho acima do up!.

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  28. Polo 1.0 TSI Comfortline completão ou Polo 1.0 TSI Highline sem opcionais?

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  29. Para ficar perfeito, faltou somente o air bag de cortina! Que pena!

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  31. O que seria esse ajuste automático de intensidade dos faróis, pessoal?

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  32. Belo carro. Possível candidato a frequentar minha garagem agora filhos estão adultos e morando fora. Só eu e a patroa nos daremos bem com um Hatch

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