Car.blog.br

Pesquisar este blog

VW Tiguan 2018 confirmada para o Brasil: vídeo, detalhes

Categorias: , , , 27 Comentários

A Volkswagen do Brasil mostrou no Salão do Automóvel de Buenos Aires a segunda e nova geração do Tiguan em versão alongada, e confirmou que esta versão será vendida no Brasil entre o fim de 2017 e o começo de 2018. Neste artigo relacionamos todos os detalhes e características deste SUV.

Novo VW Tiguan 2018

O VW Tiguan 2018 mostrado nas imagens é bem maior que o modelo vendido atualmente no Brasil, e maior também que o Novo Tiguan europeu. O vídeo a seguir mostra seus detalhes.



O modelo que virá ao Brasil será exatamente o mostrado nos vídeos e imagens, e assim como nos EUA, ele conviverá com a versão anterior.

Novo VW Tiguan 2018

Nos EUA, o Tiguan atual tem vendas muito fortes e em crescimento, então ele permanece à venda, com nome de Tiguan Limited, e inclusive ganhou uma transmissão de 8 marchas para a linha 2018.

Novo VW Tiguan 2018 - interior

Para efeito de comparação, o Tiguan da geração atual mede 4,4 metros de comprimento. Este novo Tiguan 2018 mede 4,7 metros, tem 2,78 metros de entre-eixos e uma altura de 1,65 metros. Ou seja, ele é quase 30 cm maior que o atual, e oferece muito mais espaço interno.

Novo VW Tiguan 2018 - interior

Os modelos FWD vem sempre com 7 lugares, enquanto os AWD são 5 lugares, mas por 500 dólares adicionais pode-se levar os dois assentos adicionais.

Novo VW Tiguan 2018

A boa notícia para o Brasil é que este Tiguan é fabricado no México, e isso significa que ele poderá ser importado para o Brasil sem imposto de importação de 35%, tornando-o competitivo.

Novo VW Tiguan 2018
Volkswagen Tiguan 2018 S - versão de acesso (EUA)
Nos EUA ele é oferecido em quatro versões de acabamento, S (US$ 26 mil), SE (US$ 30 mil, SEL (US$ 33 mil) e SEL Premium (US$ 37 mil), sendo este modelo do vídeo o topo de linha.

Novo VW Tiguan 2018
Volkswagen Tiguan 2018 SE - versão intermediária (EUA)
Nesses preços é preciso ainda colocar 900 dólares de frete e o imposto estadual.

Novo VW Tiguan 2018

Ou seja, o SEL Premium sairia a 41.140 dólares, o que corresponde a R$ 135 mil. No Brasil deve ser mais caro, em torno de R$ 150 mil.

Novo VW Tiguan 2018
Volkswagen Tiguan 2018 S - versão intermediária (EUA)
Todas trazem de série lanternas de LED, rodas de alumínio, sistema multimídia com app connect.

Volkswagen Tiguan 2018 SEL Premium

O modelo que virá ao Brasil provavelmente será o SEL que tem rodas de 18 polegadas, Kessy, iluminação ambiente em LED, partida rêmora, alarme.

VW Tiguan 2018

O modelo SEL Premium, traz o virtual cockpit, rodas de 19 polegadas, faróis de led.

Novo VW Tiguan 2018 -  cluster de instrumentos digital

Todas as versões vem com opção de tração 4x2 ou 4x4, mas o motor é sempre o mesmo, um quatro cilindros 2.0 TFSI de 187 cavalos e 30,5 Kgfm de torque.

Novo VW Tiguan 2018 - espaço interno

O consumo médio do modelo 4x2 é de 9,4 km/l em cidade, e 11,4 km/l em estrada. O AWD faz 8.9 em cidade e o mesmo em estrada.

Concorrentes



Este Tiguan crescido chega para disputar o mercado com modelos como o Honda CR-V, que custa 150 mil, e o Hyundai Tucson, que parte de R$ 138 mil, mas vai a R$ 150 mil no topo de linha.

Segurança

Na parte de segurança, todos os Tiguan vem com multiplis airbags, ESP, ASR, sistema pos collision brake e câmera de ré. Dependendo da versão ele agrega front assist com frenagem autônoma, ACC – controle de cruzeiro adaptativo com função stop and go em trânsito, assistente de saída involuntária de faixa, câmera de visão aérea, sensores de estacionamento e controle automático do farol alto.

Novo VW Tiguan 2018 - painel

Esses recursos adicionais de segurança já são de série a partir da versão SEL.

Plataforma MQB

O VW Tiguan 2018 é feito com base na plataforma modular transversal MQB, de motores transversais. E a mesma do Golf, do Audi A3, do Atlas e do Passat. Então quem já andou em um desses modelos sente-se familiar neste Tiguan.

Novo VW Tiguan 2018
Volkswagen Tiguan 2018 - S - versão de acesso (EUA)
E apesar de ter sido feito para agradar o consumidor americano (e por consequência o brasileiro, pois nós somos totalmente influenciados pelo padrões dos EUA), ele é um Volkswagen.

Novo VW Tiguan 2018
Volkswagen Tiguan 2018 - S - versão de acesso (EUA)
Isso significa um padrão muito alto de acabamento e de comportamento dinâmico. Pouca rolagem de carroceria, estabilidade.

Novo VW Tiguan 2018
Volkswagen Tiguan 2018 - S - versão de acesso (EUA)
E para quem vai encarar o off-road, a tração 4Motion. Em modo on-road ela direciona o torque apenas para ss rodas dianteiras, mas o modo 4Motion está permanentemente ativo.

Novo VW Tiguan 2018

Quando ele detecta um destracionamento em uma das rodas, a embreagem central traseira engata a tração traseira. O sistema de gerenciamento de tração então calcula a quantidade de torque ideal para cada roda em cada situação, e isso é feito constantemente e dinamicamente.

Novo VW Tiguan 2018

O diferencial eletrônico atua também lateralmente, o que significa que pode transferir torque de um lado ao outro. O sistema 4Motion tem também 4 modos de operação: on-road , e neste caso há quatro sub-modos (Eco, Normal, Sport e Custom); Snow, Off-road e |Custo off-road.

Novo VW Tiguan 2018

O resultado é que o Tiguan AWD lida com todos os tipos de curva e de topografia alegremente. O volante tem assistência elétrica, é leve e a direção muito comunicativa, completa o pacote.

Novo VW Tiguan 2018

Uma vez que você está na estrada, no entanto, o Tiguan é o primeiro veículo da VW nos EUA com controle de cruzeiro ativo que pode parar e voltar a andar automaticamente no trânsito. Quem usou esse sistema sabe que ele é perfeito. Desacelera suavemente, mas com firmeza quando aparece um carro à sua frente, e acelera naturalmente quando a pista está livre.

Novo VW Tiguan 2018

O interior além de espaço, tem um acabamento excepcional como é natural nesses novos modelos da VW. O modelo SEL vem com um sistema de informação e entretenimento de 8 polegadas, com botões físicos, sistema de navegação, Apple CarPlay e o Android Auto .

Novo VW Tiguan 2018

Formas geométricas simples abundam em materiais de qualidade razoável. Os modelos mais caros vem com bancos em couro.

Novo VW Tiguan 2018
Volkswagen Tiguan 2018 - SE - versão intermediária (EUA)
O design dentro e fora, é certo que não é tão emocionante - uma característica tradicional da VW. Mas é um design que demora muito a envelhecer (e isso quando envelhece), e produz muito conforto interno.

Novo VW Tiguan 2018

O espaço é amplo, e a terceira fileira de assentos é adequada para crianças. Já na segunda linha leva-se três adultos sem problema.

Conclusão

Novo VW Tiguan 2018
Volkswagen Tiguan 2018 - SEL Premium - versão topo de linha (EUA)
Esse Novo Tiguan 2018 é um SUV de porte grande para os padrões brasileiros, com capacidade off-road, transmissão automática de 8 marchas de conversor de troque, tração integral 4Motion e muito espaço interno. Tem tudo para fazer sucesso no Brasil e nos EUA. Os preços nos EUA estão muito convidativos.

27 comentários:

  1. Ponto para o Gol, já que colocaram um painel parecido com o dele no novo Tiguan.

    ResponderExcluir
  2. O modelo atual vai de R$ 130mil a R$ 150mil.

    Essa nova Tiguan se viesse completa por R$ 140mil seria uma ótima opção mas com opcionais como Piloto automático adaptativo, painel virtual, park assist, teto solar vai chegar. R$ 170mil aí não vai vender!!!

    ResponderExcluir
  3. Essa frente está muito CHINEZA! Minha opinião.

    ResponderExcluir
  4. Que coisa horrenda essa versão esticada. O Tiguan Europeu é lindo, esse aí ficou um Frankenstein.

    ResponderExcluir
  5. Esse Novo Tiguan 7 lugares é de longe o SUV mais bem resolvido esteticamente do seu segmento, e até de que segmentos inferiores.
    Achei ele mais sóbrio e elegante que o Peugeot 3008 (muito espalhafatoso o francês) e que o Compass (este já enjoou).
    Nesse tamanho o concorrente mesmo é o Equinox e o Hyundai Santa Fé. E o Tiguan AllSpace é mais agradável que os dois.
    Este Tiguan adota a estratégia de evitar um desenho que provoque grtinhos de "uau" no lançamento, mas se mantém atual e agradável por muitos e muitos anos.
    A dianteira é imponente e tramite robustez de um SUV, e na versão SEL Premium tem um ar de alta tecnologia.
    A lateral é bem resolvida, bela. Com rodas 18 fica quase perfeita. COm as rodas de 19 da SEL Premium fica perfeita.

    E a traseira muito harmoniosa, com um visual discretamente esportivo.

    O interior é um espetáculo de bom acabamento e tecnologia. Muito à frente de seus concorrentes. Mais espaço, melhor acabado.

    Este carro tem tudo para fazer um ótimo papel no segmento acima d R$ 150 mil. É claramente superior ao Equinox e ao Santa Fé. E muito superior ao Compass Limited também, em todos os sentidos.

    Se vier a R$ 150 mil, não terá para ninguém. Terá fila de espera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já sabemos Carlos se a vw lançar um cubo com rodas sempre será o melhor pra você ! Seus comentários são cansativos ...

      Excluir
    2. Existe algum carro pra vc que seja mehor que VW e Audi?

      Excluir
    3. R$ 150mil a pelada ninguém vai comprar como aconteceu com a versão anterior. Pois com os pacotes que VW adora botar carro vai ir a R$ 170, 180mil. Ou seja não vale o preço e não vai vender. Tive uma Tiguan 2014!!!

      Excluir
    4. A versão anterior a VW traz a conta gotas para o Brasil pois ela não dá conta de atender a demanda nos EUA. A Tiguan antiga tá bombando de vender nos EUA. Então por qual motivo a VW venderia no Brasil tendo que pagar imposto de importação.
      O fato é que a Tiguan antiga é superior ao Compass em tudo, mas a VW só traz meia dúzia, pois ela vende muito nos EUA.
      Agora esta nova, vindo do México, poderá ter preço mais competitivo, mas mesmo assim tem cotas de importação.
      Se a CR-V custa R$ 150 mil 4x4 vindo do México, penso que a Tiguan SEL Premium poderia vir a R$ 150 mil tb, com rodas de 19 polegadas, painel digital, 4Motion, ACC e etc.

      Excluir
    5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      As vendas da Tiguan nos EUA segue em ascensão, mas longe de incomodar Nissan Rogue, Honda CR-V e Toyota RAV4 ...

      Excluir
    6. Em 2016 o tiguan vendeu bem mais que o rav4 e ficou colado no cr-v. Âmbito mundial que e o que importa.

      Excluir
    7. Sim, importa no âmbito mundial.
      Mas falar que o Tiguan não vende mais porque não dá conta de atender o mercado americano é pura balela.

      20% de vendas dos líderes naquele mercado é muito pouco para se apoiar numa justificativa um tanto incabível ...

      Excluir
  6. Carlos, qual a previsão para o SUV T Roc (não sei se esse é o nome certo) para o Brasil? Ele virá com o motor 1.4?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que o T-ROC será vendido no Brasil. Ele viria importado da Alemanha e seu preço ficaria não competitivo.
      Penso que a aposta da VW no Brasil é no T-CROSS, que será fabricado em São José dos Pinhais em 2018. E no Tiguan mexicano.

      Excluir
    2. Mas o T-Roc não vai ser fabricado no México também?

      Excluir
    3. O T-ROC confirmado será produzido em Portugal. Sabe-se que será vendido nos EUA, mas não está certo se o modelo que será vendido nos EUA será o europeu, ou se será produzido no Mèxico. Se for produzido no México, aumentam as chances para o Brasil.

      Excluir
  7. Tem que vir a versão completa também. Vir versão "mais ou menos" queima o filme. Eu quero uma versão que eu possa tirar uma foto do painel digital igual àquela ali que diz "assist systems", hehehe

    ResponderExcluir
  8. Estética de dar saudades da Variant II. A VW sofre muito com a imposição de fazer carros mais feios que os Audi. Parece 2° piloto de equipe de fórmula 1, não pode ganhar. Vai vender 1/2 dúzia a peso de ouro. O negócio da VW do Brasil é vender Gol. O resto é só para dar imagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Povo não entende nada de design mesmo.
      Mas o design da VW é um sucesso de longo prazo. Observem o que acontece com o Tiguan de 1ª geração. Está no mercado americano há quase dez anos, com 1 facelift em 2012, e suas vendas não param de subir. Está emplacando quase 7.000 unidades por mês nos EUA. Isso fora vendas no Canadá.
      Isso que se chama design sóbrio VW, mantém o carro atual por longos e longos anos.
      Se vc gosta de aberrações e coisas chamativas, os americanos e os coreanos com engenharia boqueta e carros que parecem uma melancia pendurada no pescoço são o naipe.

      Excluir
    2. E o que eu acho mais interessante nesses "espeçialistas" de design que pululam em sites e blogs é que vivem dizendo que o design da VW é "sem graça" e que precisa mudar.
      Bom, VW nunca fez carro engraçadinho, e o design sóbrio de seus carros a levou à liderança global, ultrapassando a Toyota. Lembrando que há 25 anos atrás a VW tinha um faturamento que era 1/20 do da GM.
      hoje a VW é líder mundial. E a diferença continua a aumentar.
      Então, o fato é que design sóbrio e elegante e conservador vende e vende muito. Tanto que a VW com carros com tal tipo de design é a que mais vende carros no planeta.

      Excluir
  9. Cansativo e dizer que todos os carros da Volkswagen parecem com o gol.

    ResponderExcluir
  10. A vantagem é que cada um gosta e/ou pode comprar determinado carro... se não seria tudo igual nas ruas. Igual Koo cada um tem o seu

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Sim, sim, o Peugeot 3008 manda lembranças que ele tem um visual todo emperiquitado, e que está fazendo as pessoas fazerem "uau", mas daqui a seis meses já enjoaram.
      O Peugeot 3008 manda lembranças também que ele tem um motor 1.6 e uma transmissão de 6 marchas, enquanto o Tiguan tem um 2.0 Turbo com transmissão de 8 marchas.
      O Peugeot 3008 manda lembranças também que ele é vendido como "SUV" e não tem tração 4x4, enquanto o Tiguan tem uma 4Motion.
      O Peugeot 2008 manda lembranças também que ele não tem piloto automático adaptativo, não tem front assist, não tem frenagem autônoma de emergência, não tem pos collision braking.
      Então o Peugeot 3008 manda lembranças que ele só será comprado por pessoas que não entendem nada de carro, e vão comprar só porque acharam bonitinho e vai chamar a atenção do vizinho.
      É disso que o Peugoet 3008 será lembrado.

      Excluir
  12. Essa frente ficou horrível. Poderiam ter mantido a dianteira europeia, muito melhor.

    ResponderExcluir
  13. E poderiam oferecer a versão europeia também, muito melhor que essa alongada.

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.