Car.blog.br

Pesquisar este blog

Volkswagen lança novo para-brisa aquecível sem filamentos

Categorias: , 3 Comentários

Em países de clima frio, as manhãs de Inverno são ocasiões nas quais muitos motoristas enfrentam o mesmo problema: um pára-brisas congelado - problema que era tratado até então com soluções paliativas, como raspadores de gelo ou spray descongelante. Agora, porém, a Volkswagen está oferecendo uma alternativa: o pára-brisa climático, que aquece sem o uso de fios de filamentos, proporcionando assim visibilidade perfeita, evitando o embaçamento por névoas ou congelamento.


Até agora, os vidros de automóveis aquecidos adotavam filamentos finos inseridos no interior do vidro, os quais impedem o embaçamento das janelas e o descongelamento rápido. Entretanto, esses filamentos apresentam inconvenientes quando usados no pára-brisa, em situações como tráfego noturno contrário ou quando o sol está muito baixo, os fios metálicos finos tornam-se visíveis para ao motorista.

Com o pára-brisas climático, a Volkswagen encontrou uma solução para uma visibilidade perfeita. Neste sistema sem fios, uma fina camada de prata eletricamente condutora é colocada em forma de pastilha no interior do vidro laminado, proporcionando o calor necessário ao converter corrente eléctrica. Consumindo não mais de 400 a 500 watts, a janela se aquece rapidamente e, portanto, torna-se um auxiliar de descongelamento. Dentro da parte inferior do pára-brisas, invisível do exterior, existem também filamentos que atuam como aquecedores para evitar o congelamento dos limpadores. A Volkswagen está oferecendo o pára-brisas sem fios e com infravermelho, opcional, para os modelos Golf, Golf Sportsvan, Tiguan, Sharan, Passat e Passat Variant. Preços a partir de € 340, dependendo do modelo.

No entanto, não é só durante os meses frios de inverno que o novo pára-brisas climático ajuda. No verão, a fina camada de prata atua como um escudo de calor passivo. Como reflete até 60 por cento do calor de verão, é capaz de reduzir a temperatura interna em até 15 graus a mais do que o vidro convencional com tingimento verde. Como resultado, o sistema de ar condicionado é capaz de resfriar o carro que foi estacionado sob o sol a uma temperatura confortável muito mais rapidamente.

3 comentários:

  1. Irado! Espero que já esteja disponível no meu próximo Golf!

    ResponderExcluir
  2. Show de bola ! Isso é uma coisa que realmente ajuda !

    ResponderExcluir
  3. nossa isso eh antigo.... famoso parabrisa Atermico.

    zafira, alguns peugeot e renault do final dos anos 90 comecinho de 2000 tinham isso no Brasil.

    Eh aquele parabrisa que voce olha de fora e ele tem um reflexo roxo/rosa/azul/verde. Nao sei qual fator determina a cor, mas eh comum aqui na europa.
    O Golf 7 tem desde que foi lançado, mas era so no GTi e R. Agora VW extendeu pra todos os modelos, assim como a Audi so possuia do A6 pra cima, agora tem nas versoes mais baratas

    Eh uma forma tambem de proteger a camera que fica no parabrisa e o projetor do HUD.

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.