Em países de clima frio, as manhãs de Inverno são ocasiões nas quais muitos motoristas enfrentam o mesmo problema: um pára-brisas congelado - problema que era tratado até então com soluções paliativas, como raspadores de gelo ou spray descongelante. Agora, porém, a Volkswagen está oferecendo uma alternativa: o pára-brisa climático, que aquece sem o uso de fios de filamentos, proporcionando assim visibilidade perfeita, evitando o embaçamento por névoas ou congelamento.


Até agora, os vidros de automóveis aquecidos adotavam filamentos finos inseridos no interior do vidro, os quais impedem o embaçamento das janelas e o descongelamento rápido. Entretanto, esses filamentos apresentam inconvenientes quando usados no pára-brisa, em situações como tráfego noturno contrário ou quando o sol está muito baixo, os fios metálicos finos tornam-se visíveis para ao motorista.

Com o pára-brisas climático, a Volkswagen encontrou uma solução para uma visibilidade perfeita. Neste sistema sem fios, uma fina camada de prata eletricamente condutora é colocada em forma de pastilha no interior do vidro laminado, proporcionando o calor necessário ao converter corrente eléctrica. Consumindo não mais de 400 a 500 watts, a janela se aquece rapidamente e, portanto, torna-se um auxiliar de descongelamento. Dentro da parte inferior do pára-brisas, invisível do exterior, existem também filamentos que atuam como aquecedores para evitar o congelamento dos limpadores. A Volkswagen está oferecendo o pára-brisas sem fios e com infravermelho, opcional, para os modelos Golf, Golf Sportsvan, Tiguan, Sharan, Passat e Passat Variant. Preços a partir de € 340, dependendo do modelo.

No entanto, não é só durante os meses frios de inverno que o novo pára-brisas climático ajuda. No verão, a fina camada de prata atua como um escudo de calor passivo. Como reflete até 60 por cento do calor de verão, é capaz de reduzir a temperatura interna em até 15 graus a mais do que o vidro convencional com tingimento verde. Como resultado, o sistema de ar condicionado é capaz de resfriar o carro que foi estacionado sob o sol a uma temperatura confortável muito mais rapidamente.

3 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Irado! Espero que já esteja disponível no meu próximo Golf!

    ResponderExcluir
  2. Show de bola ! Isso é uma coisa que realmente ajuda !

    ResponderExcluir
  3. nossa isso eh antigo.... famoso parabrisa Atermico.

    zafira, alguns peugeot e renault do final dos anos 90 comecinho de 2000 tinham isso no Brasil.

    Eh aquele parabrisa que voce olha de fora e ele tem um reflexo roxo/rosa/azul/verde. Nao sei qual fator determina a cor, mas eh comum aqui na europa.
    O Golf 7 tem desde que foi lançado, mas era so no GTi e R. Agora VW extendeu pra todos os modelos, assim como a Audi so possuia do A6 pra cima, agora tem nas versoes mais baratas

    Eh uma forma tambem de proteger a camera que fica no parabrisa e o projetor do HUD.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem