Car.blog.br

Pesquisar este blog

Chery Celer Hatch 2015: impressões após 28.000 km de uso

Categorias: , , , 22 Comentários

O Chery Celer Hatch 1.5 Flex do teste de longa duração chega aos 28.000 quilômetros, sendo que neste artigo relatamos nossas impressões ao longo desse percurso.

Chery Celer Hatch 2015: impressões após 28.000 km de uso

O modelo está em avaliação há cerca de um ano e meio, sendo que nesse período o único problema que apresentou foi a fechadura da tampa do porta-malas, que foi resolvida por volta dos 5.000 km, e, desde então não recorreu. No vídeo a seguir nós relacionamos nossas considerações no período.



Assim, como mostramos no vídeo acima, o modelo encontra-se íntegro, alinhado, com direção sem folgas. E com um câmbio com o mesmo nível de [im]precisão de quando era novo.

Chery Celer Hatch 2015: impressões após 28.000 km de uso

O interior apresenta-se com bancos sem sinais de deformação, e com os revestimentos com a mesma aparência de quando o carro era 0KM. Os plásticos de revestimento estão intactos, e apenas o volante ganhou um certo brilho, evidenciando o uso.

Chery Celer Hatch 2015: impressões após 28.000 km de uso

Em relação ao consumo, ele apresenta uma média em torno de 11 km/l de gasolina em nosso percurso 50% cidade, 50% estrada, com o ar-condicionado acionado 100% do tempo - o que consideramos elevado.

Nesse uso prolongado observamos alguns pontos negativos. O primeiro é o cheiro de plástico de baixa qualidade, que é muito forte quando o carro é 0KM, mas que permanece com os 28.000 km, e é um aroma muito desagradável.

Outro aspecto inadequado é o sistema de som, que não tem capacidade de conexão Bluetooth, o que impede de realizar ligações telefônicas pelo sistema do carro, e também não permite streaming de áudio. O sistema tem uma porta USB, mas ele não reconhece músicas armazenadas em smartphones, apenas em pen-drives, limitando muito seu uso.

Chery Celer Hatch 2015: impressões após 28.000 km de uso

Os faróis também não tem desligamento automático, o que é um ponto negativo em um cenário que a legislação obriga andar com os faróis acesos durante o dia.

Outro campo que precisa melhora é a eficiência do motor. O desempenho deste Celer é similar ao de carros com motor 1.0 como Uno 1.0 FireFly, Ka 1.0 ou Up! 1.0, mas o consumo ele é superior a de modelos 1.8, evidenciando sua baixa eficiência, ou seja, desempenho aquém do que se espera de um carro 1.5 16V, e consumo muito elevado.

Chery Celer Hatch 2015: impressões após 28.000 km de uso

Em geral, o Chery Celer não é um carro prazeroso de ser conduzido. Seu rodar não é refinado, sua suspensão macia rola demais nas curvas, ele é ruidoso internamente e transmite vibrações para o interior.

Mico

Finalmente, o principal aspecto negativo nesse carro é sua situação comercial. O modelo se tornou um verdadeiro mico de vendas, sendo um dos carros menos vendidos do Brasil, o que culminou com a suspensão de sua produção desde agosto.

Chery Celer Hatch 2015: impressões após 28.000 km de uso

Assim, não se sabe se ele continuará a ser produzido, e não está claro nem mesmo a continuidade da operação da Chery no Brasil, o que nos impede de recomendá-lo para compra, apesar de sua boa relação custo x benefício, e também o fato de ter se mostrado um carro resistente e confiável até o momento.

Conclusão

O Chery Celer se mostra, até o momento, um carro confiável, com poucos problemas, e de boa relação custo x benefício, mas peca por detalhes como aroma muito desagradável no interior, dinâmica de condução pouco refinada.

Chery Celer Hatch 2015: impressões após 28.000 km de uso

O principal problema, porém, que nos impede de recomendá-lo para aquisição, é sua situação comercial, já que ele não vende praticamente nada, e não há clareza se ele continuará a ser produzido.

Postagens relacionadas:

22 comentários:

  1. Prá quem comprou um, agora vai amargar a péssima fama dos carros chineses e a falta de seriedade dessas montadoras, que, uma hora fazem fábrica, abrem concessionárias e, outra hora, de repente, fecha a fábrica, descontínua a produção, fecha concessionárias e sai do Brasil, deixando seus clientes abandonados á própria sorte.
    E quando revender, se conseguir, vai ter que dar o carro quase de graça, prá se livrar da bomba e do arrependimento de ter feito um péssimo negócio.
    Tô fora!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não acho que seja tão amargo assim, a chery ta no mercado desde 2009/2010 e ta aí até hoje, mesmo que aos trancos e barrancos, de lá pra cá, muita gente comprou, há quem ame e quem odeie os veículos da marca, é claro que são mais difíceis pra revender, mas não é uma exclusividade da chery (vide as marcas francesas), pra quem vai ficar com o veículo por 3 anos ou mais, acho que o CxB vale a pena, são carros bons pra se manter fazendo as revisões preventivas. De modo geral, não sabemos o futuro das marcas chinesas, mas elas estão aí, até o momento, lançando novos produtos a exemplo da JAC. Acredito que o maior problema das chinesas é o péssimo marketing que se traduz em poucas vendas. Quanto ao termo bomba, acredito que não seja o caso do Celer, de acordo com as avaliações do blog o carro não apresentou muitos problemas no período. Agora quanto a conectividade, realmente faz falta um sistema de infortainment, acho que a chery ta demorando muito pra oferecer isso, pelo menos como opcional. No geral, fiquei curioso mesmo é em comparar cheiro de plástico bom com plástico ruim pra entender melhor esse parte...rs

      Excluir
    2. Victor85, concordo com o que disse, comprar carro chinês é um tiro no escuro, uma aventura. A única certeza é a grande desvalorização.

      Excluir
  2. Bom, tenho o meu a um ano e desconheço esse mau cheiro relatado, alem do ponto do desligamento automático do farol, primeiro porque o carro e de antes desta legislação feita para favorecer empresários e segundo por que quando tiro a chave do meu, nada fica ligado no carro. Quanto a situação da fábrica, não creio que os chineses investiram 1 bi de reais, ou aproximadamente 400 milhões de dólares e por que algo deu errado na primeira tentativa eles abandonem tudo... o problema da Chery e não ter dinheiro para fazer mkt. . E isso levaria a eles jogar fora o dinheiro que investiram????

    Outra coisa, esse 1.5 nada se compara a qualquer 1.0 3 cilindros aspirado... sua falha maior e o toque que só vem em alta rotação, normal de qualquer 16 V aspirado, e o consumo de 11 p/L com ar ligado e para um carro quase do tamanho de um ratch médio está muito em linha... vejam o consumo do prisma 1.4 e depois discutam... aí vão falar, mas prisão,má e sedam. .. e mais leve e só um pouco maior que o celeridade, mas o consumo e igual.

    Acho que na verdade houve uma tentativa de revenda e não foi bem sucedida.. pq realmente a revenda e ruim por questoés óbvias, não vende então como revender? Aí agora o blog aponta coisas como cheiro e farol para justificar a raiva... mas isso é apenas uma opinião divergente de alguém que também tem o carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, pois ele vêm elogiando o carro desde do começo, me lembro que inclusive o comparou com outros modelos de mesma faixa de preço. Como agora, depois de 1 ano e meio, vem relatar sobre mal cheiro? Que o carro não é prazeroso de dirigir?

      Sobre o consumo, a propria carblog fez uma materia do onix 1.0 onde ele fazia 10,6km/l na cidade
      http://www.car.blog.br/2012/10/chevrolet-onix-lt-10-fotos-preco.html

      Este reporter é muito hilário...

      Excluir
  3. Para mim, o carro mais injustiçado do mercado.

    ResponderExcluir
  4. Off Topic: Cross UP TSi ou Fox 1.6 Confortline?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fox 1.6 Comfortline, tem mais espaço e conforto.

      Excluir
    2. Pensando apenas no carro,afinal não sei sua real necessidade: Cross Up

      Excluir
    3. Cross UP TSI se for contar com Segurança e Prazer em Dirigir acima de qualquer coisa.
      Fox se prefere balancear os dois, pois o Fox é confortável, o 1.6 8V é gostoso de dirigir no dia a dia, e tem mais espaço. Fox tem plataforma de 4 estrelas, soldas a laser e reforço nas laterais, longe de ser um carro inseguro, mas peca em não ter Isofix perante ao up!

      Se for pensar em revenda também, o Fox ganha.
      Já em seguro, o up! ganha de longe.

      Excluir
  5. Um belo carro, acho o visual externo muito bacana, interior agradável, mas infelismente é um chinês, se trocasse o logotipo e colocasse um Kia ou Hyundai venderia 10 vezes mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até parece. Kia e Hyundai ainda estão à frente desses chineses aí e não tem nada a ver em design.

      Excluir
    2. Como brasileiro e inocente quando o assunto e marca e compra de carro... tão iludido que não consegue nem enxergar a verdade, de que se tivesse uma logo tradicional na frente um um preço 10 mil mais caro seria capaz de comprar....

      Excluir
  6. Eu tenho um Sedan 2015 e não vejo todos esses problemas, alias o carro é muito bom.

    ResponderExcluir
  7. Meu pai tem um o carro é ótimo, como dizem brasileiro e burro vai pela marca somente por isso esse país não cresce e tudo é caro para começar com a população que não valoriza seu dinheiro...

    ResponderExcluir
  8. Falar do cheiro é muito engraçado.... Faltou apontamentos mais importantes e rádio multimídia vc compra em qualquer loja.
    Suspensão até dá FIAT é molenga....

    ResponderExcluir
  9. Falar do cheiro é muito engraçado.... Faltou apontamentos mais importantes e rádio multimídia vc compra em qualquer loja.
    Suspensão até dá FIAT é molenga....

    ResponderExcluir
  10. Tenho o meu Celer sedan ACT 16/16, adquirido em agosto e agora com cerca de 8000Km e não tem esse cheiro ruim de plástico. Quando o comprei, ele tinha sim aquele cheiro de carro novo é que agora não tem mais. Quanto a suspensão ela é excelente e segura muito bem o carro em curvas(pego serra toda semana) e acreditem ele agarra bem e não é molenga como dizem, mas confortável.
    Agora, querer comparar economia de motor 1.5 16V, com motor 1.0 é muito estranho. Compare 1.5, com 1.5. Compare custo benefício do Ka 1.5, com o Celer e o consumo também.
    Agora, compre um crossfox, ou um UP e prepare as bagagens para viajar. Agora, só arrumem espaço para se acomodar. Porque certamente os seus lugares estarão ocupados pelas suas malas.
    Brasileiro é um povo besta. Enquanto um americano compra o carro de acordo com sua necessidade. O brasileiro compra falando em mercado. Lá o carro é um bem de consumo. Ele não compra o carro pensando em valor de revenda, mas na necessidade. Lá, se compra o carro de acordo com o uso. Você não vai ver uma família de quatro pessoas com um subcompacto. Exceto se for o segundo carro da família. O carro deve atender as todas as necessidades e levar a família em suas viagens confortavelmente acomodadas. Bem como a bagagem devidamente dentro do porta-malas. Aqui o cara compra um subcompacto para uma família de quatro pessoas pensando na revenda e na hora em que vai viajar é um "Deus nos acuda" para arrumar as malas e então viaja todo mundo dentro do carro apinhado de bagagem, porque no porta-malas não coube.
    A Chery é brasileira, tão brasileira quanto qualquer outra marca produzida aqui! Não compram o carro por puro preconceito. Pois se é questão de mercado, saibam que quem faz o mercado somos nós consumidores e não as indústrias.
    Eu venci meu preconceito e confesso: "Estou muito satisfeito com o meu Chery Celer!"

    ResponderExcluir
  11. Meu Celer sedan ACT 16/16, está chegando aos 10.000Km e nada a reclamar. O carro é muito robusto, econômico, confortável, além de ser completissimo.
    Ele é excelente tanto na cidade, quanto na estrada.

    ResponderExcluir
  12. Fiquei 1 ano com um Celer sedan 12/13 e acabei trocando por um onix 1.0 por ter dado ouvido às opiniões dos outros. Fiquei com a tartaruga do onix 1.0 apenas um ano e meio, pois não aguentava mais desligar o ar condicionado durante as ultrapassagens, coisa que não acontecia no Celer. Comprei um prisma 1.4 ltz 16/16 zero por R$54000,00(promoção) e o Celer sedan tambem estava na promoção, porém custando R$20000,00 a menos. Como fui burro. O Celer é mais bonito e mais prazeroso de dirigir do que o prisma. A respeito do mau cheiro do plástico, o meu era importado da China e esta com 5000km quando vendi e não tinha nenhum odor desageadavel. Vamos deixar de preconceito e pensar mais no nosso bolso.

    ResponderExcluir
  13. Estou avaliando a compra de Celer, e vejo uma campanha forte para como fala na gira "queimar o carro", se todos começarem a comprar ai as outra montadoras tem que vender produto equivalente e com o mesmo preço, por isso a forte campanha contra os carros chineses, até alguns vendedores de concessionarias da chery, fazem o consumidor desistir da compra!!

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.