Car.blog.br

Pesquisar este blog

Volkswagen Up! GTI: fotos, desempenho e especificações

Categorias: , , , 20 Comentários

A Volkswagen mostrou hoje na África do Sul, e confirmou a produção em série, do Up! GTI - versão esportiva do sub-compacto adota o motor 1.0 TSI calibrado para 115 cavalos. O modelo chega ao mercado em 2017.

Volkswagen Up! GTI

Antecipando questionamentos a respeito da baixa potência do modelo, a VW lembra que o primeiro Golf GTI, o MK1, também tinha 115 cavalos. E o Up! GTI também não está muito longe do primeiro Golf GTI em termos dimensionais: 3,6 metros do Up! contra 3,7 metros do Golf GTI Mk1; 1,627 metros de lagura do Up! contra 1,61 metros do GTI Mk1, e 2,415 metros de distância entre-eixos do up! contra 2,400 metros do Golf GTI Mk1. E o Up! GTI pesa 1020kg, enquanto a primeira geração do Golf GTI pesava 880kg.

Volkswagen Up! GTI

A VW ainda não revelou os números de torque, mas com transmissão manual este Up! GTI acelera de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos - 0,54 segundos mais rápido que o Golf GTI de 1975, com seu motor 1.6.  O Up! GTi atinge velocidade máxima de 192 km/h. Com a transmissão DSG o Up! GTI ficará ainda mais rápido.

Volkswagen Up! GTI

O modelo mostrado é um protótipo, mas todos os elementos distintivos do GTI estão presentes.

Volkswagen Up! GTI - interior

Há uma faixa preta na borda inferior da carroceria, assentos com revestimento em tartan - o mesmo do Golf GTI, costura vermelha no volante e um acabamento vermelho e preto no painel.

Volkswagen Up! GTI - interior

A  manopla de câmbio é revestida em couro e comanda uma caixa de transmissão manual de seis velocidades.

Volkswagen Up! GTI - interior

O volante adotado no Up! GTI também é oriundo do VW Golf GTI, de três raios com a base reta.

Volkswagen Up! GTI

Tecnicamente, o motor é um feito notável, com o turbo operando com pressão de 1,5 bar (nada menos que a mesma pressão do motor do Porsche 911 Turbo) e a uma taxa de compressão de 10,5:1. Juntamente com um intercooler refrigerado a água, a potência de 115 cavalos já é impressionante, mas os engenheiros consideram que poderiam ter atingido algo próximo a 125 cv.

Volkswagen Up! GTI

Segundo testes que foram conduzidos pela imprensa européia, o enérgico motor do Up GTi puxa notavelmente bem e tem uma faixa de potência linear, mas há marchas um pouco longas - que foram adotadas para melhorar a economia - consumo médio de 20,8 km/l, segundo dados oficiais. O câmbio manual tem engates perfeitos, precisos e curtos.

Volkswagen Up! GTI

Mecanicamente, o Up GTi é muito alterado em relação ao modelo convencional, adotando peças do Polo GTI, como o sistema de direção e os freios ventilados. A suspensão é 15 mm mais baixa que o Up! convencional e que foi muito alterada. Manteve-se o esquema McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, mas inclui-se um novo elemento rígido de montagem superior, novos braços de suspensão e novos amortecedores.

Volkswagen Up! GTI

O quão eficaz resultou todas as alterações é difícil de julgar, segundo relatos dos testes europeus, nas estradas planas da África do Sul, onde a VW conduz os testes de durabilidade em clima quente. Entretanto, os engenheiros sugerem que é até possível fazer o Up! GTI sobre-esterçar se o piloto estiver com muita disposição ou errar muito na condução. O conforto de passeio do modelo, porém, foi considerado "impressionante", absorvendo tanto imperfeições que produzem vibrações de baixa frequência, quanto no amortecimento de grandes solavancos - algo notável em face das tendências esportivas do Up! GTI.

Vídeo - VW Up! GTI



Conclusão

O Up! GTI não é um carro criado para ser o mais rápido GTI de todos os tempos. Ao contrário, é um veículo destinado a atrair uma nova geração de amantes de GTi, que ainda são financeiramente auxiliados pelos pais.



O Up! GTI não é um carro criado para ser o mais rápido GTI de todos os tempos. Ao contrário, é um veículo destinado a atrair uma nova geração de amantes de GTi, que ainda são financeiramente auxiliados pelos pais. O seu sucesso vai depender dos preços e custos de seguro, mas rumores já sugerem uma faixa em torno de 18.000 Euros - o que é elevado até mesmo para os abastados padrões europeus.

20 comentários:

  1. TOP. TENHO UM SPEED , O CARRO FAZ 20 KM/LITROS FACIL . OBRIGADO VW.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um Cross Up TSI...só faz 20 km/litro se andar na reta a 90km/hora.
    Eu ando a média de 130 km/h - Rodovia dos bandeirantes ( tapetão)...faz no máximo 14,5km/litro a gasolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho um High MPI, e realmente é isso mesmo, se forçar ele bebe igual 1.6, mas a 90 por hora eu faço 20, e a 80 até 22, mas isso no CB, porque na bomba o meu é sempre 1km/l a menos.

      Excluir
    2. A VW nem pra colocar um freio a disco na traseira, dessa versao GTI... Ate eu coloquei discos traseiro no meu cross up! Tsi, e a vw nao. Que mancada!

      Excluir
    3. Eu olho x litros e x. Kms

      Divido 500km por 43litros q e o tanque é isto q o meu tsi dá em BH

      Tanque é 50 litros menos 7 da rezerva.é isto?

      Excluir
    4. gasolina aduterada brother nem se vc andar no modo Eslamico no up tsi ele faz só isso ele faz entorno de 15,7-16 km/l andando normal se anda que nem um loco faz 14,2-14,6 km/l

      Excluir
  3. Esse Up está muito próximo do reestilizado que deve aparecer por aqui e já digo,ficou muito bom.
    Mas quando ele chega? Já vi duas previsões uma para abril e outra para o segundo semestre de 2017.

    ResponderExcluir
  4. "Com a transmissão DSG o Up! GTI ficará ainda mais rápido."

    Isso foi um erro ou o Up vai vir mesmo com câmbio DSG?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a única coisaa que falta à esse carro! Ah, no caso do Brasil, falta tbm o teto solar!

      Excluir
    2. Esc mais air bag freio a disco nas 4 rodas e oDSG!

      No maximo por R$ 60milim. Bejamos q esta caro estes atuais

      Excluir
    3. Acho eu, que com esses opcionais, vai chegar perto dos 70 mil reais. Infelizmente. Se se for o DSG a seco, caixa de 7M do Golf TSi, pois se for a banhada a óleo DSG 6, essa é mais eficiente e bem mais cara do que a de 7M. Tudo especulação da VW, imagina a minha?! hehe

      Excluir
    4. Pode até vir com teto solar como opcional, mas desde que como opcional. Essa inutilidade e frescura só serve pra chamar a atenção. Só ando com vidros fechados e ar ligado.

      Excluir
  5. Lançamento Totalmente #FAIL podia colocar mais potencia nesse motor, e o controle de estabilidade e tração?

    ResponderExcluir
  6. Africa do Sul os carros rodam com a direção no lado direito... a foto mostra um Up! com direção esquerda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Africa do sul? so no Reino Unido nao?

      Excluir
    2. Lukoh, você leu? me parece que não. levou UP! para a África por conta da região que é quente, estavam testando UP! para reparar se as peças duram em alta temperatura ou não.

      Excluir
  7. Bancos Xadrez da VW é incomparável. Excelentes.

    ResponderExcluir
  8. depende muito de como anda, mas na maciota sem AR, transito livre, faço 12km no alcool e 15,8km em Curitiba. UP TSI Cross. Na estrada é melhor andando ate 110 faz 17,5 com ar na gasolina.

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.