Car.blog.br

Pesquisar este blog

VW Phideon: sedã de luxo enfrenta BMW Série 5 e Classe E

Categorias: , 14 Comentários

A Volkswagen lançará o sedã Phideon na China esta semana. O modelo topo de gama competirá diretamente com modelos premium como BMW Série 5, Mercedes-Benz Classe E e também o Audi A6. O objetivo é seduzir os compradores que procuram carros luxuosos, mas menos chamativos, visto que o gigante asiático passa por uma repressão a ostentação de bens de consumo de luxo.

Volkswagen Phideon

O presidente da China, Xi Jinping, vem empreendendo uma guerra ao estilo de vida extravagante e ostensivo desde que assumiu o poder há quase quatro anos, o que tem feito os consumidores chineses mais cautelosos em exibição de riqueza ao comprar qualquer coisa - de carros de luxo a bolsas de grife passando por bons vinhos.

Volkswagen Phideon

Assim, a Volkswagen espera que o Phideon, um sedan de luxo de uma marca com imagem de mercado de massa, ao contrário do que acontece com BMW ou Mercedes-Benz, irá ajudá-la a ganhar dinheiro com a atual postura mais discreta dos consumidores chineses e impulsionar as suas vendas na China - maior mercado automotivo do mundo hoje.

Volkswagen Phideon

As pessoas estão fugindo de carros muito chamativos e que ostentam riqueza na China, especialmente nas grandes cidades. Os clientes estão cada vez mais dizendo "eu não quero Audi, Benz ou BMW. Eu não quero um carro para ostentar.

Volkswagen Phideon

A Volkswagen exibiu o Phideon ao lado A6 da Audi, BMW Série 5 e Mercedes Classe E em um evento de mídia em Xangai, indicando que espera que o Phideon estabeleça competição com essas marcas de luxo alemãs.

Volkswagen Phideon

A Audi é líder de vendas do mercado de luxo na China, e seus modelos são as principais escolhas de altos funcionários do governo, mas está com sua imagem associada com alguns excessos de ostentação de riqueza perpetrados por membros do governo. O Audi A6 é mais caro que o Phideon, mas pode custar o mesmo depois que descontos são aplicados.

Volkswagen Phideon

Já a VW tem uma imagem associada a carros de entrada, em função do grande sucesso que seus sedãs Santana faz entre os taxistas chineses há décadas. A marca não pretende oferecer descontos para o aumentar as vendas do Phideon, pois pretende manter o foco na qualidade.

Tecnologia

A VW estreou o Phideon no Salão do Automóvel de Genebra, em março. O carro será oferecido em com motores a gasolina e há uma versão híbrida plug-in em desenvolvimento. O modelo topo de gama adota um motor 3.0L V6 de 300 cavalos, e será o primeiro carro da marca VW a usar um sistema de visão noturna baseado em câmera.

Volkswagen Phideon

O longo sedã de cinco metros é a segunda experiência da marca no segmento premium. O primeiro foi o Phaeton, um modelo global na mesma classe do Audi A8, e que teve a produção interrompida no começo deste ano após não conseguir cumprir metas de vendas em seus 13 anos de existência.

Volkswagen Phideon

O Phideon é menor, e está sendo lançado como um modelo específico para o mercado chinês, mas a VW não descarta exportá-lo para outras regiões no futuro.

Volkswagen Phideon

O VW Phideon chega à China também para competir com o Ford Taurus, sedã topo de gama da marca norte-americana, e que se transformou em um sucesso desde o lançamento, com suas vendas superando tudo que a marca de luxo da Ford, a Lincoln, vendeu no primeiro semestre de 2016, segundo dados da consultoria JATO Dynamics.

Volkswagen Phideon

A VW pretende vender entre 1.000 e 2.000 Phideon´s anualmente na China.

Postagens relacionadas:

14 comentários:

  1. Caraca o vw é lindão, agora deveria tirar aquela alavanca de cambio e colocar um re roleta, deixaria o carro ainda mais primoroso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria trocar esse volante. Tudo quanto é carro VW, a partir do FOX usa esse volante.

      Excluir
    2. pensei o mesmo Djalma! será q estão com preguiça de desenhar outros modelos de volante?? não faz sentido!

      Excluir
  2. Competirá com A6??? Não entendi!!!
    Acho que já está acontecendo (ou irá) com o Passat (muito carro, mas caro) e o A4. Se for essa a política, que diminuam o preço do A3, ao invés de aumentar o do Jetta.

    ResponderExcluir
  3. Aqui quem não quer ostentar também compra Volkswagen ou Etios. Esse da foto tá lindo nem parece Volks.

    ResponderExcluir
  4. Será, Zé? Acho difícil que, aqui no Brasil, o público alvo das montadoras deixaria de comprar Audi A6, BMW série 5 ou MB série E pra comprar um VW.
    ATENÇÃO, não estou aqui entrando no mérito de qual o melhor. Brasileiro é ostentador, muitas vezes compra um carro pra imprecionado os outros, e não por se enquadrar às suas necessidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, proncipalmente no que diz respeito aos SUV's compactos!!!!

      Excluir
  5. Esse carro seria equivalente ao A8 e BMW 7, passat sim equivalente ao A6 e Série 5. Comercialmente podem considerar o vw superior concorrendo com o premium inferior por conta do preço mas achar que um Passat é equivalente a uma BMW 320 é até sacanagem e este phideon só olhar o espaço traseiro no nível de equipamento do banco de trás já fica claro também a diferença de nível Entre ele e o A6 e BMW 5, tem mais botão no banco de trás do phideon que no painel da BMW, sendo semelhante sim ao A8 3 BMW 7.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em que a 320 é melhor que o Passat?
      Não o é em desempenho, segurança, consumo, espaço interno.
      Motor do Passat e cambio são superiores ao do 320, assim como sua plataforma.

      Excluir
    2. G VII, concordo com vc que o Passat (Premium) é melhor que a BMW 320 e, talvez, ate mesmo a 328 (questão de gosto). Porém tenho um Golf Gti, que é a mesma dupla motor/câmbio, e como já dirigi uma 328 tenho minhas dúvidas se o DSG6 seja melhor que o ZF8. Tenho minhas dúvidas.

      Excluir
  6. Os nomes dos lançamentos recentes da VW estão cada vez mais medonhos...
    A sorte é que o carro ficou muito bonito, com linhas elegantes que finalmente valorizaram um sedã da marca. O ambiente interno é bem caprichado, só merecia um volante menos generalista para ampliar o ar exclusivo do modelo. Faria sucesso no mercado americano, penso. Até mais que o Passat de lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os americanos que compraram o Ford Taurus nos anos 90 vão se identificar bastante.

      Excluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.