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VW Golf 1.6 Automático faz 1000 quilômetros: Sampa a BSB

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Um exemplar do Golf 1.6 MSI Automático chega para uma avaliação de longa duração, a qual começou com uma jornada de dez horas entre São Paulo e Brasília. Neste artigo relataremos as nossas impressões inciais ao longo desses mais de 1.000 quilômetros de estrada.

VW Golf 1.6 Automático 2016 Flex

O modelo que será avaliado é um Golf Comfortline 1.6 MSI Automático, Prata Sargas, 0KM, equipado com os seguintes opcionais: Pacote Elegance (piloto automático, espelho retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular, volante multifuncional com "shift Paddles"); Pacote Comfort (ar-condicionado digital de duas zonas e revestimento interno em couro); Teto Solar Panorâmico; Rodas "Geneva" de 17 polegadas.

VW Golf 1.6 Automático 2016 Flex

O preço sugerido de uma configuração desta é de R$ 99.771 reais (na realidade R$ 94.771 pois todos os Golf 1.6 estão com redução oficial de preço de R$ 5.000), mas com as promoções e bônus da VW, foi adquirido por R$ 84 mil reais. A VW está oferecendo ainda financiamento com taxa zero, com 60% de entrada e 18 vezes sem juros, e ainda divide uma parte da entrada no cartão de crédito sem juros, o que lhe garante algumas "milhas" adicionais nos programas de fidelidade.

VW Golf 1.6 Automático 2016 Flex

Em relação ao pacote "Comfort", é interessante o fato que, ao optar por ele, esta versão Comfortline ganha os bancos de conformação esportiva com apoio lombar que são de série na versão Highline, e que, além de mais bonitos, são mais anatômicos e adequados para uma tocada mais esportiva.

VW Golf 1.6 Automático 2016 Flex- interior

Esses itens se somam aos itens que normalmente vêm de série em todos os Golf, como sete airbgas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ESP/ASR (controle eletrônico de estabilidade e tração), diferencial EDS/XDS, Keyless, monitor de pressão dos pneus, sistema de infotainment "Composition Media", coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, faróis de neblina com luz de conversão estática, porta-luvas iluminado, refrigerado e com fechadura, entre outros itens.

VW Golf 1.6 Automático 2016 Flex

O seguro ficou em R$ 2.300 reais pela Azul/Porto Seguro, e o carro já entrou no novo plano de revisões da Volkswagen, que prevê paradas anuais ou a cada 10.000 km.

Comportamento dinâmico

Logo que pegamos o carro, circulamos pelo Rodoanel Mário Covas em São Paulo, e, posteriormente pegamos a Rodovia Dom Pedro até Campinas, e, de lá, a Anhanguera até a divisa SP-MG. Na sequencia vem a BR-050 até Cristalina, e, por fim, a BR-040 até o DF. Dos mais de 1000 km, cerca de 700 km estão duplicados, sendo que os demais 300 km em pista de mão dupla estão, em geral, em ótimas condições de asfalto.

VW Golf 1.6 Automático 2016 Flex - interior

Dessa forma, pudemos explorar o comportamento do Golf 1.6 MSI Automático com etanol, gasolina e em múltiplas condições de rodovia, como mostramos no vídeo abaixo.



Começamos a viagem usando etanol, na rodovia Anhanguera, com o piloto automático fixado em 120 km/h. O consumo médio no percurso exclusivamente rodoviário, foi de 10,1 km/l, com o ar-condicionado ligado a 19º C para ambas as zonas, em 100% do tempo.

VW Golf 1.6 Automático 2016 Flex

O consumo agradou, mas o que chamou a atenção mesmo foi o comportamento irretocável do hatch em estrada. O conjunto motor/câmbio está magnificamente entrosado, de modo que o Golf mantém velocidades superiores a 140 km/h (como mostramos no vídeo) de forma tranquila e serena, com o conta-giros a menos de 4.000 rpm.

VW Golf 2016 - interior

O motor sobe de giro com facilidade e sem exitar, ofertando torque e potência de forma suave e progressiva, chegando perto do limite de giros - acima de 6.000 rpm -, quando necessário, sem gritaria, sem vibrações, e de forma suave.

VW Golf 1.6 Automático 2016 Flex

O câmbio, especificamente, é um espetáculo à parte em termos de precisão, rapidez e suavidade. Ao menor sinal de mudança de conjuntura o câmbio comuta a marca, de uma forma tão suave e rápida que só é possível perceber por meio do indicador de marcha no painel.

VW Golf 2016 - interior

Assim, o motor mantém-se sempre nos regimes ótimos e eficientes de rotação, mantendo a agilidade de resposta e mantendo velocidades mesmo em aclives acentuados. Some-se a isso uma direção cuja assistência elétrica é reduzida em estrada, e têm-se um carro que transmite muita segurança em estrada, mantendo o motorista em pleno domínio da situação.

O Golf 1.6 MSI Automático é um carro preciso, rápido e ágil, e que engole curvas, dos mais variados tipos, como se retas fossem. Como todo Golf, este exemplar parece grudado no chão, com um ajuste de suspensão firme, mas ao mesmo tempo confortável. Um show de silêncio, precisão, segurança e prazer ao conduzir.

Com cerca de 400 km rodados, enchemos o tanque de gasolina e prosseguimos viagem. O motor teoricamente perde 10 cavalos com o combustível fóssil, mas, se essa perda realmente ocorre, não é perceptível na prática. O Golf 1.6 MSI Automático manteve-se ágil, sereno, suave e agradável. A rigor, a única alteração que percebemos foi que o motor ficou ainda mais suave. O consumo também melhorou, para 12,5 km/l, mantendo o piloto automático em 120 km/h e o ar-condicionado em 19º, mas a estrada tinha mais aclives.

E foi com gasolina que subimos as serras de Minas Gerais e Goiás, com seus aclives acentuados e curvas de vários raios, onde o Golf demonstra, na prática, os motivos pelos quais ele é "O" referencial em comportamento dinâmico. Por mais que se abuse, o Golf mantém-se como um monolito para onde a direção aponta. Não há hesitação, não há reclamação dos pneus ou rolagens indesejadas da carroceira. Nada. Ele anda como se estivesse sob trilhos.

Interior

Se o comportamento dinâmico é exemplar, o interior do Golf não decepciona. Para quem está acostumado com as várias gerações do Golf, este Golf 7 é um autêntico Golf: motorista posicionado com pernas quase esticadas, volante baixo e visibilidade perfeita para todos os ângulos. A posição e ergonomia são familiares, e beiram à perfeição, com todos os comandos à mão, sem que seja necessário deslocar as costas do encosto.

VW Golf 1.6 Automático 2016 Flex

Os bancos esportivos que vem no pacote Comfort são excelentes, e o ajuste lombar permite um apoio perfeito para as costas, fazendo com que se possa dirigir por longos períodos sem qualquer sinal de cansaço. Ao contrário: este é um carro tão prazeroso de ser conduzido, que, quanto mais se anda com ele, mas se quer conduzí-lo. De tão agradável que é, ao fim dos mais de 1.000 km, poderíamos encarar mais outros 1.000 km sem problemas, pois este Golf não cansa.

VW Golf 1.6 Automático 2016 Flex - interior

O acabamento interno é premium, de alto nível: material de toque macio em abundância, encaixes perfeitos, comandos suaves, materiais agradáveis ao toque, porta-luvas refrigerado e revestido em camurça, todos os porta-objetos revestidos ou de camurça (os laterais) ou de borracha (os do console central e painel).

Estradeiro

VW Golf 1.6 Automático 2016 Flex

Soma-se todas essas características de prazer ao conduzir, silêncio ao rodar, precisão de comandos e agilidade e têm-se um autêntico estradeiro, que devora asfalto decidido e com competência, sem hesitar ou reclamar.

Conclusão

Esses primeiros mais de 1.000 quilômetros com este Golf 1.6 MSI Automático deixaram evidente que este é carro ágil, responsivo, agradabilíssimo de ser conduzido, com estabilidade direcional e em curvas excepcional, silencioso, preciso e confortável.

VW Golf 1.6 Automático 2016 Flex

Defeitos? Se há, não conseguimos identificá-los. Até agora ele parece perfeito.

Ficha Técnica - VW Golf 1.6 MSI Automático

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,3s (G) / 11,6s (E)
Velocidade máxima: 179 km/h (G) / 184 km/h (E)
Motor
Cilindrada: 1.598 cm³; Potência líquida máxima 110cv (G) / 120cv (E) - 5.750 rpm; Torque líquido máximo: 15,8kgfm (G) / 16,8 (E)- 4.000 rpm.
Freios
Dianteiros: Disco ventilado; Traseiro: Disco
Principais dimensões
Comprimento: 4.255 mm
Distância entre eixos: 2.638 mm
Largura (sem / com espelho retrovisor): 1.799 mm / 2.027 mm
Altura: 1.468 mm
Pesos
Em ordem de marcha: 1.244 kg
Carga útil máxima: 526 kg
Compartimento de carga: 313 litros
Direção: Elétrica
Transmissão: Automática de 6 velocidades
Rodas: 6,5J x 16 / 7,0Jx17
Pneus: 205/55 R16 / 225/45 R17
Reservatório de combustível: 51 litros

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43 comentários:

  1. Gostaria q esse câmbio fosse equipado nos fox/CrossFox e saveiro cross

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  2. 12.5 com gasolina??!! eu achei que meu Focus 2.0 2012 que fez 12 com gasolina indo para Caxambu-MG bebeu, mas pelo visto ta otimo!!!

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    1. Fica tranquila que esse consumo do Golf 1.6 foi com o carro 0KM. TODOS os carros melhoram em média 20% depois dos 5.000 km.

      Então esse Golf 1.6 fará em torno de 14,5 km/h nesse percurso, a 120 km/h, depois dos 5.000 km. Quem viver, verá.

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  3. Carlos4carro NÃO falou nada ainda ue!!!!!

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  4. Respostas
    1. Pois é como pode. Tem gente pra tudo deixar de ter um Golfao e comprar um Transformer.
      Esse Golf MSI completo a 84k foi uma excelente compra e o seguro a 2300 reais bem maia barato que no TSI DSG. O consumo está elevado carro hoje tem que fazer 14 no minimo com gasolina na estrada. Vamos esperar os 5000 km do Carlos mas nao vai mudar. Meu Golfao Tsi desde zero nao faz menos que 15 km.l. Ontem 300 km de Serra ida e volta 16 km.l na Podium.

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    2. Há quem compre suv p mostrar para o vizinho. Fato.
      Agora, vc teria coragem de ir em uma trilha de cachoeiras (como em Carrancas MG) em um golf?

      Não existe o melhor carro, existe o carro que melhor se adeque a necessidade do comprador.

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    3. Esse papo de ir para trilhas é cascata.

      A imensa maioria das pessoas não vai muitas vezes a trilhas para justificar comprar um SUV. As pessoas vão 1 vez na vida outra na morte, então racionalmente é melhor andar com um hatch ou sedã, e alugar um 4x4 para ir à trilha.

      As mulheres compram SUV porque gostam de ficar altas no trânsito. Elas acham que carro "alto" é mais seguro, quando a realidade é totalmente inversa: quanto mais baixo, mais seguro é.

      Mas, enfim, cada um que compre o que quiser. O bom da moda SUV é isso aí: um Golf como esse aí, que é um carro premium, muito mais completo, seguro e prazeroso que um Honda HR-V ou EcoSport, mais barato que os dois.

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    4. Na verdade, na verdade nenhum suv serve para trilha pesada mesmo. Isso é tarefa para troller e camionetes diesel. O suv só é melhor q hatchs em estradas de terra.

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    5. Que eu saiba um ecosport 1.6 se manual esta 64k e autoamatizado 72k na cor metálica em poa, ainda ganho emplacamento gratis.

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    6. Trilha de verdade, é no mínimo o um Jimny!
      Estrada com terraplanagem de sítio, até carro rebaixado vai.

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    7. Vai se for na caçamba do guincho.

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  5. Poderia ser o 1.0 TSI que todo mundo está curioso para saber como se daria num teste de longa duração. O 1.6 não empolga, mas seu seguro está bem em conta hein?! e esse preço com todos esses opcionais mais o câmbio automático por 84mil é de se pensar.

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  6. Tem algo errado no GPS de vocês. É impossível acessar a dom Pedro pelo rodoanel.

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    1. Do Rodoanel pegamos a Dutra, e depois a SP-56, e, então, a Dom Pedro.

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    2. Vcs poderiam informar em qual concessionária conseguiram esse preço? Achei um ótimo negócio é fiquei interessado!

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    3. Diauto de São Caetano do Sul. O vendedor foi o Douglas. Whatsapp: +5511989835772

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  7. Será que na versão 1.0 se consegue todos esses descontos pagando a vista?

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  8. O Carlos4carros ainda não respondeu que carro ele tem para ser tão conhecedor.

    Para mim não passa de uma pessoa que opina na internet sem ao menos ter dirigido o carro. E antes que comente test drive de dois quarteirões não vale!!!

    Quanto às impressões do 1.6 achei bem bacana. Bom carro elo preço que está sendo oferecido agora.

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  9. Esse preço de 84k é o que estão praticando nas css.ou é o preço para colaboradores vw?

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  10. Vocês poderiam informar, por gentileza, em qual concessionária conseguiram esse preço? Achei um ótimo negócio é fiquei interessado!

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    1. Eu aconselharia ficar "na cola" das concessionárias. Em breve passarão a vender o 1.0 TSI, e certamente terão bons descontos para vender a versão 1.6.

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  11. Falar que o desempenho é rápido. ..kkkk.... é só médio e nada mais...podem falar X, y ou z coisas,mas esse carro cheio com 5 pessoas e bagagem, sofre demais em subida de serra... é fácil falar que o carro anda bem sozinho. ... Já está mais que provado que o 1.0 TSI é muito mais valente e econômico.... Só não digo que o pessoal que comprou esse 1.6 não terão grandes perdas, porque o carro é muito bom, mas pra quem viaja muito com a família, não recomendo a compra... melhor investir no 1.0 TSI manual ou 1.4 TSI. ...Logo menos, a WV vai aposentar esse 1.6 para a linha Golf. Mas sem dúvida o carro é um espetáculo.

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    1. Não tem a menor dúvida que o 1.0 tsi e superior em tudo. Mas não tem câmbio automático. Então para muitas pessoas não serve.
      Outra questão que o 1.4 tsi com equipamentos similares fica 20k mais caro.
      E as comedições especiais como taxa zero etc só no 1.6.
      De qualquer forma, quem não se importa de trocar marcha o 1.0 tsi e a melhor opção do mercado até uns 100 mil reais.
      Sobre desempenho. Me impressionou positivamente. Motor sobe de giro rápido e o câmbio e espetacular. o motor suave e liso semas vibrações e silencioso. E o 1.6 não tem o sistema start-stop enão não tem a chatisse de ficar desligando a todo momento e a bateria dura muito mais e é do tipo cidade convencional que custa umas 5 vezes menos que a do hoghline.

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    2. A única coisa que me decepcionou foi a central multimédia sem o apoio conenect. Que eu acha que tinha mas não veio. Talvez seja atualização do sistema. Vou verificar na concessionária.

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    3. Fábio LM: nos trechos não duplicados, alguma observação quanto às ultrapassagens?

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    4. Esse Golf 1.6 MSI AT tem ótima disponibilidade de torque e potência acima de 3.500 RPM, e o câmbio AISIN é espetacular. Ele não hesita em colocar uma D3 e esticar o motor até 6.000 RPM quando entende necessário.
      Então, ao se acelerar um pouco mais fundo, o câmbio já reduz 1 ou 2 duas marchas, e o carro retoma velocidade com vigor, transmitindo muita segurança em ultrapassagens.
      Claro, sempre há que se tomar cuidados em ultrapassagens desse tipo, mas não há problema algum.
      Muito bom mesmo. O carro está me surpreendendo a cada dia. E olha que já tinha testado vários 1.6 MSI AT, e só com um percurso mais longo como esse que todas as qualidades do carro vão se explicitando.

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    5. A única coisa que me decepcionou foi a central multimídia sem o APP connect, então não há como fazer espelhamento de tela de celular.
      Eu acreditava que o "Composition Media" tem o APP Connect, inclusive na especificação do site da VW ele tem o APP connect.
      Mas o meu não veio com isso. Então vou verificar na concessionária, talvez seja questão de atualização do sistema. O meu é o MIB2, que tem o APP Connect. Não sei porque não está habilitado.

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  12. Fabio, na sua opiniao, quem anda mais, golf 7 automatico MSi ou o Golf Limited 1.6 vht? Andei no golf limited, apesar de nao ser uma bala, ele anda muito bem. Thyago

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    1. Eu já tive um Golf 1.6 VHT por 6 anos então conheço bem. E também o 2.0 Automático por outros 4 anos.
      O Golf 1.6 MSI Automático não deve nada para o 2.0 Automático. Em estrada, o 1.6 MSI AT tem até mais disposição, por conta das 16V.
      Em relação ao 1.6 VHT, o Golf 1.6 MSI AT é um mais ágil em cidade, especialmente por conta com câmbio, que não hesita em trocar as marchas.
      Mas em estrada, o 1.6 MSI AT é muito mais rápido que o 1.6 VHT. Muito mais, não tem comparação.
      Esse conjunto motor 1.6 MSI EA-211 + Câmbio AISIN está muitíssimo bem acertado, e ficou excelente.

      Claro, que não faz questão do câmbio AT, melhor optar pelo 1.0 TSI. Mas quem quer um AT, o 1.6 MSI AT é excelente.
      O carro me surpreende a cada rodada. Muito agradável de ser conduzido. Acabamento interno e sensações típicas de carro premium, como Audi, BMW e Mercedes. Não deve nada para esses carros mais caros, só que ele custa menos de 80k, enquanto os BMW e Mercedes acima de 150k.

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    2. Massa, entao digamos que o desempenho do MSI so e polemico por que e comparado aos TSi, mas aos anteriores e ate melho! Entendido!! VAleu

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    3. Se vc está acostumado com um Up! TSI, vai achar o Golf 1.6 MSI AT menos ágil. Foi o aconteceu comigo quando testei esse carro a primeira vez.
      Mas se vc está acostumado com uma Toro ou Renegade AT, vai achar o Golf 1.6 MSI AT muito mais rápido.
      No fim das contas, o Golf 1.6 MSI AT tem um desempenho muito bom. Não é esportivo, mas é muito bom, tanto em cidade, quanto, especialmente, em estrada.
      E o câmbio AISIN e sua implementação nesse carro tem um papel fundamental aí.

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  13. Fábio, você saberia me dizer se é possível atualizar sistema do composition média do meu Golf 14/15 para contar com o app Connect?

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    1. Pensei nisso. Não sou da área mas entendo que precisa de outro hardware, outro equipamento.

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    2. @Pedro, eu vi a atualização no sistema apertando o botão "Menu" e depois "configuração". Aí apareceu a opção de "Atualização de Sistema", mas é necessário ter uma versão atualizada colocada no SD Card dentro do porta-luvas. E parece que essa nova versão está disponível no site da VW USA.

      Agora, pelo que andei pesquisando, o MM do Golf 2016 é o hardware MIB2, compatível com o App Connect, enquanto o MM do Golf 2014 é o MIB1, que não seria compatível.

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    3. Entendi... uma pena então... app connect só no próximo Golf rsrsrs

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    4. A atualização para o SD card original é do GPS Navigon. Não adianta atualizar em SD de loja tem que usar o original do carro. Não fiz ainda e já tem 3 anos.

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  14. Preço foi Bom! Pena o 1.0 tsi não contar com cambio de operação automática.

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  15. Muito caro num carro inseguro, como mostrou o crash-test de compatibilidade do ADAC que revelou a economia porca na plataforma MQB e o Golf foi reprovado e considerado ameaça a segurança.

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    1. Cabral....acorda! Vc está no ar parceiro.

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  16. Hoje tive tempo, fui até uma concessionária aqui em Brasília, pedi pra conhecer essa versão. Parei num posto, coloquei do meu bolso 10 litros de gasosa. Andei na rua, peguei rodovia , fiz o diabo com o carro.

    Tenho um golf 1.6 Sportline, e apesar do que algumas publicações falaram, não percebi nenhuma perda de performance nesse modelo, pelo contrario, esse 1.6 msi é mais valente que o meu ea111 mesmo em baixas rotações.
    Agora é só esperar o meu chegar.

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