Car.blog.br

Pesquisar este blog

Jeep Compass 2.0 Flex 2017: dados de consumo e preços

Categorias: , , , 54 Comentários

A Fiat Chrysler do Brasil lançou esta semana o Jeep Compass 2017, em versões Flex (4x2) e Diesel (4x4), sendo que agora são divulgados os dados oficiais de consumo do modelo Flex medidos pelo INMETRO, os quais relacionaremos neste artigo, comparando-os com os indicadores dos concorrentes.

Jeep Compass 2017 2.0 Flex Automático - Consumo e Preço

O Jeep Compass Flex é produzido no Brasil, em Goiana (PE), e adota um motor quatro cilindros 2.0L com 159/166 cavalos (G/E) e 19,4/20,4 kgfm (G/E) de torque produzido no México (não há planos imediatos de nacionalização). Segundo o INMETRO, esse modelo consome 5,5 km/l de etanol em cidade, e 7,2 km/l em estrada. Com gasolina, os números são de 8,1 km/l em cidade e 10,5 km/l em estrada.

Jeep Compass 2017 2.0 Flex Automático - Consumo e Preço

Ainda segundo o INMETRO, o Jeep Compass 2.0 Diesel, com câmbio automático de 9 velocidades, consome, em cidade, 9,8 km/l, e chega a 11,4 km/l em estrada.

Jeep Compass 2017 2.0 Flex Automático - Consumo e Preço

Segundo a FCA, o Jeep Compass 2.0 Flex, que é oferecido em quatro versões (Sport - R$ 99.990 reais; Longitude - R$ 106.990 reais; Opening Edition - R$ 109.990 reais; Limited - R$ 124.990 reais), responderá por 70% das vendas do modelo.

Jeep Compass 2017 2.0 Flex Automático - interior

Essa versão tem como competidores diretos modelos como Hyundai ix35 2.0 Flex, Kia Sportage 2.0 Flex, VW Tiguan 1.4 TSI Automática e Mitsubishi ASX. O quadro abaixo traz o comparativo de consumo do Compass 2.0 Flex frente a esses concorrentes.


Os dados acima mostram que o Jeep Compass 2.0 Flex AT6 é o modelo que apresenta os piores dados de consumo entre os comparados, consumindo 2,6% mais que o ix35, 8,77% mais que o ASX, 10% acima do Sportage, todos com motor 2.0 Flex.

Comparativo de consumo: Jeep Compass (quanto mais baixo na tabela, pior)

Modelo
Consumo EtanolConsumo Gasolina
Média Gasolina
CidadeEstradaCidadeEstrada
Mercedes-Benz GLA 1.6 AT77,49,510,914,512,5
BMW X1 2.0 Flex AT87,09,010,313,011,5
Audi Q3 1.4 TFSI AT610,712,511,5
VW Tiguan 1.4 TSI AT6 10,712,511,5
Kia Sportage 2.0 Flex AT66,37,79,111,310,1
Mitsubishi ASX 2.0 CVT9,410,710,0
Hyundai ix35 2.0 Flex AT66,07,28,710,39,4
Jeep Compass 2.0 Flex AT65,57,28,110,59,2

Quando se compara o Jeep Compass com os demais SUV com mecânica mais moderna, como o VW Tiguan e o Audi Q3 (motor 1.4 Turbo e câmbio DSG), além de Mercedes-Benz GLA 1.6 Turbo Flex e BMW X1 Flex, fica ainda mais evidente a desvantagem do conjunto mecânico do Jeep.

Jeep Compass x VW Tiguan 1.4 TSI

O VW Tiguan 1.4 TSI, o Audi Q3 1.4 TFSI e o BMW X1 2.0 Flex AT8 são todos 25% mais econômicos que o Jeep Compass 2.0 AT6, a despeito de contarem com motores mais potentes e de mais torque.

Jeep Compass x Mercedes-Benz GLA

Finalmente, o Mercedes-Benz GLA 1.6 Turbo Automático é nada menos que 36% melhor em consumo que o Jeep Compass 2.0 Flex.

Conclusão

O Jeep Compass 2.0 Flex Automático tem dados de consumo extremamente elevados, sendo o pior modelo nesse aspecto entre todos os concorrentes.



Esse nível de consumo muito elevado do Jeep Compass Flex se deve ao fato de adotar uma mecânica de concepção antiga e pouco eficiente: motor quatro cilindros 2.0 aspirado e câmbio automático convencional com conversor de torque.

Postagens relacionadas:

54 comentários:

  1. Carro beberrão e o câmbio não casa bem com esse motor...pois é um câmbio moderno com um motor velho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta pedindo demais pelo preço... Pegue 1 Audi ou uma BMW com todo o recheio contido nele pelo preço é compare. Eu na dou bola para 3km a mais por litro se o carro e mais confortável e possui um pacote tecnológico mais superior. Inclusive vou sair da Captiva e ir para ele.

      Excluir
    2. Pega um nissan Sentra ou um Corola ou New Cruze (ambos com CVT) e vá ser feliz em conforto e consumo de combustivel, pois estes carros fazem em média 18 km/litro a 100 km/h na estrada em média.

      Excluir
  2. O desempenho também será apenas razoável, além do alto consumo. Mas pra quem quer um Suv completo pra andar na cidade é uma boa opção. Muito melhor que Ix35, Asx e Sportage todos de plástico e sem ESC...ar-condicionado manual, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de as versões de entrada não serem um primor pelo conjunto mecânico morno, ao menos compensa pelo nível de equipamento perante a concorrência de similar valor.
      A versão Longitude + Safety Package traz uma leva de equipamentos que no ix35 só faria sombra na versão próximo aos R$ 130k, e ainda com uma leva de mimos ausentes.

      Compass pode não ser um produto moderno, mas embarca apelos que certamente garantirão números bons de vendas e uma briga memorável pela liderança do segmento ...

      Excluir
    2. Exato. CAOA tira o couro no Ix35.
      Além do motor agora ter tido redução de potência (156cv), o Ix35 tem acabamento plástico, airbag duplo, ar-manual, farol monoparábola , volante de plástico...e não traz nem ao menos ESP ou um mísero computador de bordo na versão de 110 mil.
      Por 110 mil vc leva o Compass todo emborrachado com ESP e 7 airbags (pacote Safety), ar dualzone, etc.
      Muito mais negócio.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. "... O Jeep Compass 2.0 Flex adora um motor quatro cilindros 2.0L ..."

    hehehehehe

    Não sei se o Jeep Compass adora motores L4, mas em termos da versão Flex adora qualquer coisa que adentre ao tanque rsrsrs ....

    ResponderExcluir
  4. Deveriam ter adotado o motor 1.4 turbo do Punto. Andaria mais e seria mais econõmico.
    Acredito que o consumo deva ser pior ainda que esse divulgado, chegando a ficar abaixo de 5km/l em trânsito mais travado.
    Não é por outro motivo que a FCA vinha escondendo a versão Flex dos Blogs especializados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Deveriam ter adotado o motor 1.4 turbo do Punto. Andaria mais e seria mais econõmico."

      Aquele motor velho com turbolag? Você afirma que seria melhor baseado em que, mesmo?

      Excluir
  5. Consumo alto e totalmente esperado, mas ainda assim, compensa pelo preço

    ResponderExcluir
  6. Consumo muito alto na versão flex, ainda bem que essa ai cabe o GNV no porta malas.

    ResponderExcluir
  7. Tal como no Renegade, a casca bonitinha e o interior com telinha e cheio de luzinhas fará sucesso certo, pouco importando se anda pouco e ainda bebendo horrores... uma marca que não tem competência para produzir um powertrain eficiente e competitivo só resta colocar qualquer coisa no cofre do motor e encher o interior com perfumaria no mais das vezes inútil...

    ResponderExcluir
  8. Acredito que o desempenho pelo peso e torque sera similar ao ix35 e kia sportage, o consumo também, então acaba se tornando uma opção melhor por seus equipamentos, a tiguan também e uma excelente opção, o problema e o custo do seguro dela.

    ResponderExcluir
  9. No jeep a descrição da transmissão é: "câmbio automático convencional com conversor de torque."

    No golf seria câmbio automático aisin, melhor do mundo, robusto e confiável. Manutenção mais barata e adequada a realidade brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espertalhão, o câmbio do renegade é aisin! Do compass n deve ser diferente. E de câmbio a Jeep entende. Não foi ontem q ela começou a usar AT. E fama de Jeep é n quebrar.

      Excluir
  10. Jeep, ainda pecando no conjunto mecânico, em que pese um nível primoroso de acabamento, precisa de um motor mais potente e um câmbio melhor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já disse, deveria ter vindo com 2.0 tgdi gasolina e at9. Não me ouvem.

      Excluir
    2. Mas existe um motor mais potente com câmbio melhor, basta comprar a versão diesel.

      Excluir
  11. Na boa, o motor pode ser ultrapassado, mas tem um valor mais competitivo que o Golf.

    ResponderExcluir
  12. Uai, câmbio automático com conversor de torque agora ficou defasado é? Repliquem essa opiniao nas materias do Golf entao, por coerência.

    ResponderExcluir
  13. Alguém sabe dizer se o peso em ordem de marcha, desta versão flex, já foi divulgado?

    ResponderExcluir
  14. Os suvs médios vendidos no Brasil atualmente (na casa de 100 até 125 mil reais) possuem desempenho morno e consumo alto. Ponto final!
    Tiguan é uma rara exceção.
    Além disso, o Compass que concorre em valor com Tiguan 1.4 (uma completa sai por 135 mil), Q3 1.4 e Gla é a Longitude diesel 4x4, que custa 137 mil. Essa sim é uma boa opção, infinitamente superior a defasada Tiguan.

    ResponderExcluir
  15. Mas a Tiguan 1.4 TSi, além de defasadíssima (Quase 10 anos de idade essa geração) e feia, é cara. Parte de 125mil. Com esse valor, tu leva um Compass 2.0 Diesel, que deixa o VW no chinelo em todos os aspectos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a Tiguan 1.4 TSi, além de defasadíssima (Quase 10 anos de idade essa geração) e feia, é cara.

      Logo se vê que o sujeito que profere tal frase é uma pessoa facilmente enganada pelo marketing das empresas, e sai repetindo como um papagaio o que esse depto lhe falou por meio da propaganda.

      Vamos aos fatos:

      1. Tiguan tem motor muito mais moderno, com turbo e injeção direta, que produz mais potencia e mais torque com menos consumo. Enquanto isso, o Compass usa um arcaico, fraco e beberrão quatro cilindros 2.0 aspirado.

      2. A Tiguan tem um câmbio automático de dupla embreagem banhado a óleo, eficiente, suave e moderno, que não rouba potência do motor, enquanto o Compass usa um cãmbio automático com conversor de torque que rouba a já pouca potência do motor para funcionar.

      A Tiguan tem um sistema multimídia de série com capacidade de espelhamento de tela, compatível com apple car play e android auto, enquanto o multimídia do Compassa não tem esses recursos, sendo um sistema muito mais antigo.

      A Tiguan mede o mesmo comprimeiro externo do Compass, mas oferece mais espaço interno. O Tiguan tem um porta-malas de 505 litros, contra apenas 410 litros do compass.

      A Tiguan tem o mesmo comprimeiro externo do Compass, mas pesa 1.550 Kg, enquanto o Compassa mais de 1.700 Kg.

      Ou seja, o Tiguan tem mais tempo de mercado, tem desempenho muito superior, consumo muito inferior, mais espaço interno, motor mais moderno, câmbio mais moderno, recursos de tecnologia superiores.

      E o Tiguan custa a mesma coisa que o Compass Limited, sendo que o Tiguan 1.4 TSI básico já vem bem completo, com itens não existentes no Compass, como o sistema multimídia com espelhament de tela.

      Ou seja, basta pensar um pouco e analisar e ver que o Tiguan 1.4 TSI é um carro muito superior ao "novo" Compass. O que não é surpresa, já que a engenharia alemã da VW está pelo menos uns 25 anos à frente do da Jeep.

      Excluir
    2. Ué, no post do Golf você disse que o DSG é um câmbio de 2002 com manutenção cara, e que o AISIN AT6 é muito melhor. Mudou?

      Excluir
    3. o carro mais sem graça em termos de design é o tiguan... a vw é campeã em visual cansado em todos os carros, tirando o golf tsi.

      Excluir
    4. Percebam que o carro da reportagem é a versão de entrada, de 100 mil. Se levarmos em conta o preço dos "alemães" de entrada, temos que comparar com o Compass diesel, que por acaso tem praticamente o mesmo consumo, porém mais torque e potência.
      Quero trocar meu Golf, mas vou esperar pra ver a nova Tiguan, pois , mesmo o Carlos não gostando (reconhecendo e assumindo), a atual é feia, cara e defasada.

      Excluir
  16. Isso já era esperado, vai ser igual ao Renegade, um monte de gente vai comprar no "oba oba", ai logo em seguida vai começar as reclamações por conta de consumo, e depois as vendas estabilizam com os donos sabendo que irão passar a frequentar mais os postos de combustível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim é pior o desempenho ser fraco do que o consumo alto.
      Um carro de 1540 quilos com um 2.0 de 159 cavalos (gasolina) e 19 kgfm de torque a 4000 rpm deve demorar bastante para embalar. O 0-100 real deve ser em mais de 13,0 segundos.

      Excluir
    2. 13,0? duvido muito, deve fazer na faixa dos 15,0 como o renegade, pra mim um carro deve fazer entre 10,0 e 11,5 de 0 a 100 KM/H, com isso dá para se ter uma condição agradável, abaixo já entra na categoria dos nervosos e acima lento demais.

      Excluir
  17. A compra mais sensata seria, pra quem preza por espaço, tecnologia, segurança, bom desempenho e baixo consumo, é o Golf Variant. Deve ser ótimo de dirigir. E você ainda esquece que tem que parar num posto! Bem diferente da maioria dos SUVs citados aqui.

    O problema são os preços elevadíssimos que as concessionárias praticam no Brasil, especialmente nos últimos dois anos. A maioria dos salários, pra quem ainda tem emprego, deve estar congelada, enquanto as escalada de preços dos fabricantes de automóveis e concessionárias continua agressiva. Essa matemática é difícil de entender. Porém, ela se sustenta naqueles que, mesmo com o dinheiro apertado, assumem parcelas a perder de vista, para ter um carro novo na garagem. Basta ver os sites de carros usados. Quase todas as ofertas são de carros alienados. Há dívida pendente.

    A atitude do consumidor médio precisa mudar, para seu próprio bem, e para o bem da economia. De quebra, ainda daria uma forcinha para pressionar a inflação, para baixo.

    O brasileiro precisa ser mais exigente. Senão, continuaremos a rodar com "Corollas" sem alguns itens de segurança que, em países sérios, são de série. Até rimou! :)

    ResponderExcluir
  18. No meu primeiro parágrafo, no post anterior, considerar apenas que a compra mais sensata "seria", e não "é" o Golf Variant.

    ResponderExcluir
  19. Asx , Tiguan , q3 , Mercesdes gla são carros do tamanho do HRV , Eco , Renegade . O Compass é um carro maior por isso gasta mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Asx , Tiguan , q3 , Mercesdes gla são carros do tamanho do HRV , Eco , Renegade . O Compass é um carro maior por isso gasta mais.

      Vamos aos fatos.

      Compass Flex 2017: 4,4 metros de comprimento, 1.432 Kg.

      Tiguan 1.4 TSI: 4,4 metros, 1.400 Kg

      Audi Q3 2017: 4,38 metros, 1.400 Kg.

      HJ-V: 4,29 metros, 1.100 kg.

      Resultado: Compass 2.0 Flex mesmo tamanho do Tiguan e do Q3. E mesmo peso.
      MAs Compass 2.0 flex tem desempenho muito inferior e bebe 25% mais.

      Fatos. Apenas fatos.


      Excluir
  20. Na tabela de consumo do INMETRO, faltaram T6, CR-V, RAV-4, Captiva e 3008.

    ResponderExcluir
  21. Camaradas analizem bem: os carros mais economicos sao mais caros e em sua maioria em media 20mil reais q o compass... vc vai ficar c o carro de dois a tres anos? Entao ele vale mt mais a compra! Pela diferenca dos demsis vc coloca combustivel a vontade no compass eqt q com os outros vc vai ter q ter os 20mil a mais so pra tira-los da ccs, mais os custos c combustivel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acrescente aí IPVA mais caro e, normalmente, seguro também.

      Excluir
    2. Camaradas analizem bem: os carros mais economicos sao mais caros e em sua maioria em media 20mil reais q o compass...

      MENTIRA.
      O Ix35 custa a mesma coisa que o Compass mais barato.
      O Kia Sportage vem completo de série, custa R$ 110 mil, e é muito mais completo e mais econômico que o Compass 2.0 SPort.
      O Tiguan 1.4 TSI vem com os mesmos equipamentos do Compass Limited 2.0 Flex, mas o Tiguan anda mais, tem menor consumo e mais porta-malas, e ainda um multimídia com espelhamento de tela. E custa a mesma coisa que o Compass Limited.
      O Audi Q3 custa R$ 10 mil a mais que o Compass Limited, mas é um Audi.
      Mercedes GLA idem.
      Então, favor mentir menos.

      Excluir
    3. O Sportage de 110 mil é mais caro que o Compass Sport de 99 mil. O Sportage de 110 mil concorre com o Compass Longitude com pacotes Premium e Safety, INFINITAMENTE mais completo que o Kia - 7 airbags contra 2, só pra começar. Fatos, apenas fatos.

      Excluir
    4. Sportage de entrada custa 115.000, e tem 2 airbags, não tem ESP, tem ar condicionado manual, volante de plástico, não tem computador de bordo, nem GPS, bancos em tecido... Ix35 "intermediário" de 110 mil idem.
      Por 113 mil vc compra o Compass Longitude com 7 airbags (pacote Safety), couro, som premium com 10 alto falantes e subwoofer, ar dualzone...

      Excluir
  22. O Compass pode até ser uma boa compra por 99.900,00, mas dizer que é melhor compra que o ASX CVT que custa 103.990,00 e a Mitsubishi está vendendo a 87.990,00, só pode ser brincadeira.

    ResponderExcluir
  23. Vale lembrar que uma pessoa que compra um veiculo desse nao esta preocupado com consumo e economia... fica a dica... Quer economizar anda de palio... gol... etc. Carro para ninguem botar defeito por esse preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou um que estou namorando uma SUV"zinha" e consumo entra na parada sim... Pena que o design do Tiguan me lembra a minha vó...

      Excluir
    2. Tiguan nova vem aí, aguarde mais um pouco.

      Excluir
  24. esses dados do Imetro são todos doidos, onde eles dizem que com gasolina faz 8.1 na cidade , pode esperar ai 5,5 no máximo 6km.

    ResponderExcluir
  25. Vejo que o pessoal compara muito o Compass com a Tiguan. De fato, acho a Tiguan mais carro. Carro alemão é outro departamento. Mas o Compass é mais barato. E, querendo ou não, isso pesa. Com 120.000,00, compra-se o Compass 2.0 praticamente completo com teto solar panorâmico, algo que na Tiguan não sai por menos de 140.000,00. E tem mais um detalhe. A nova Tiguan chega ano que vem, o que vai fazer quem comprar agora perder um bocado de dinheiro.

    ResponderExcluir
  26. Pessoal,

    Comprei o Compass flex longitude há 15 dias
    Faço percurso 70% estrada e o consumo no álcool está aprox 7,5 km/L
    Não tenho pé pesado, no máx 110 km/h
    Estava com medo de ter errado na compra devido ao fato ser beberrão, mas isso não está se confirmando. E ainda o motor está novo...espero que melhore mais.
    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  27. Daniel Minutti, e o consumo com gasolina, o que pode nos informar a respeito, por favor? E o carro demora mesmo para embalar, é lento ou você está gostando? Estou pensando em comprar um, mas confesso que as críticas lidas aqui me deixaram pensativo.

    ResponderExcluir
  28. Gasolina por volta de 9,0 km/L
    Eu tinha um new civic 1,8 e acho que o Compass anda um pouco mais. Para mim está perfeiro o torque
    As avaliações de carros são feitas por Profissionais que guiam modelos bem mais potentes. Aí, é claro, por comparação, o Compass fica atrás...mas aí paga-se mais por um motor mais valente.

    ResponderExcluir
  29. Em termos de consumo é péssimo este carro, só tem uma saída para amenizar o consumo do mesmo:(EQUIPA-LO COM UM CÃMBIO ZF-9 MARCHAS).

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.