A Volkswagen do Brasil lançou a nova versão de acesso do Golf 2017, o Comfortline equipado com o motor 1.0 TSI, e transmissão manual de seis marchas, precificado em R$ 74.990 reais. Neste artigo mostramos os motivos pelos quais não consideramos essa configuração do Golf uma boa opção.

VW Golf 2017 Comfortline TSI

Não resta dúvida que se compararmos o Golf 1.0 TSI Comfortline com o próprio Golf 1.6 MSI Manual ou o Focus 1.6 Manual, a nova versão do hatch alemão mostra-se uma opção interessante. Em relação ao Golf 1.6 MSI, o Golf 1.0 TSI oferece mais desempenho em qualquer situação e menor consumo.

VW Golf 2017 Comfortline TSI

Quando confrontado com o Focus SE Plus Manual, o Golf 1.0 TSI é igualmente mais rápido, mais veloz, e mais econômico, evidenciando que o ajuste feito pela VW no motor de três cilindros 1.0 TSI usado inicialmente no Up!, que ganhou 20 cavalos para entrar no Golf, foi adequado.

VW Golf 2017 Comfortline TSI - interior

Entretanto, nem Focus e tampouco Golf 1.0 TSI oferecem opção de transmissão automática, o que é um pecado capital nesse nível de preço e nessa categoria. Hoje, as versões com transmissão manual do Golf respondem por apenas 20% de suas vendas, evidenciando que o consumidor desse tipo de carro rejeita o câmbio manual.

VW Golf 2017 Comfortline TSI x Focus SE 1.6

Dessa forma, o fato de não oferecer câmbio automático já é um fator que elimina o Golf 1.0 TSI (e o Focus 1.6 também) da lista de opções factíveis e desejáveis para a maior parte dos consumidores.

VW Golf 2017 Comfortline TSI x Focus SE 1.6

Ocorre que os problemas de competitividade do Golf 1.0 TSI não param na falta de transmissão automática. O grande desafio do Golf em geral, e da nova versão de entrada 1.0 TSI em particular, são seus "concorrentes indiretos", que são modelos de faixa de preço semelhante, ou até abaixo, mas de outros segmentos - como sedãs médios e SUV´s compactos.

VW Golf 2017 Comfortline TSI x Focus SE 1.6

No quadro abaixo mostrados os dados de consumo aferidos pelo INMETRO, e o preço, desses principais "concorrentes indiretos" do Golf 1.0 TSI: Toyota Corolla GLi CVT, Honda HR-V LX CVT, Honda City CVT e Hyundai HB20S.

Modelo
Preço
Motor
Câmbio
Consumo EtanolConsumo Gasolina
Média Gasolina
CidadeEstradaCidadeEstrada
Honda City 1.5R$ 65.2001.6-16VM-58,510,312,314,513,29
VW Golf 1.0 TSIR$ 74.9901.0-12VM-58,410,111,914,312,98
Toyota Corolla GLiR$ 69.0401.8-16VAut-77,89,211,413,212,21
Ford Focus 1.6R$ 74.5001.6-16VM-57,59,310,813,612,06
Honda HR-VR$ 86.8001.8-16VCVT7,18,510,512,111,22
VW Golf 1.6 MSIR$ 78.6001.6-1.6VAuto-66,88,91012,611,17
Hyundai HB20S 1.6 R$ 59.9001.6-1.6VAuto-67,19,49,912,511,07
Chery CELERR$ 35.0001.5-16VM-56,37,89,211,410,19

De todos os "concorrentes indiretos" do Golf TSI listados acima, consideramos o Toyota Corolla GLi CVT a melhor opção, pois ele tem basicamente o mesmo nível de consumo do Golf 1.0 TSI (o Golf é 2,4% melhor, mas diferenças abaixo de 3% são irrelevantes), o mesmo nível de desempenho, mesmo dispondo de uma transmissão automática CVT, e é mais barato.

Corolla GLi CVT x Golf 1.0 TSI

Em relação aos preços, o Golf 1.0 TSI Comfortline, só vendido com câmbio manual, custa R$ 74.990 reais. Ele vem com 7 airbags, rodas de alumínio de 16 polegadas, controle de estabilidade e tração, acabamento bem executado, direção com assistência elétrica, entre outros itens.

VW Golf 1.0 TSI Comfortline x Toyota Corolla GLi - comparativo

Ocorre que o Corolla GLi 1.8 custa R$ 69;040 reais - R$ 6.000 reais a menos, e, sim, fica devendo itens como rodas de liga leve, controle de estabilidade e tração, e até o sistema de som. Mas com os R$ 6.000 reis que se economiza no Corolla, dá para colocar esses itens por fora - como acessórios. E se você exigir ou quiser que venham instalados de fábrica, basta optar pelo Corolla GLi Couro, que já vem com tudo isso e ainda bancos em couro, comandos multifuncionais no volante, entre outros itens.

VW Golf 1.0 TSI Comfortline x Toyota Corolla GLi - comparativo
Toyota Corolla GLi - interior
Ademais, o Corolla 1.8 GLi CVT tem transmissão automática, mais espaço interno e mais porta-malas (470 litros no Corolla contra 380 litros do Golf), revisões mais baratas e seguro mais em conta. Ou seja, o Corolla é R$ 6.000 reais mais barato, e tem câmbio automático, que é um item absolutamente fundamental nesse segmento. E mesmo com câmbio automático, o Corolla acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 10 segundos - mesmo nível do Golf 1.0 TSI MT, e consome a mesma coisa.

VW Golf 1.0 TSI Comfortline x Toyota Corolla GLi - comparativo
Toyota Corolla GLi - interior
Então, no lugar do Golf 1.0 TSI MT, nós consideramos que o Corolla GLI CVT uma opção melhor.

Honda City Automático x Golf 1.0 TSI

Outra opção que consideramos mais interessante que o Golf 1.0 TSI é o Honda City Automático. O Honda pode não ter o comportamento dinâmico exemplar do Golf, nem seus requintes construtivos e de acabamento, como porta-objetos revestidos. Mas ele é quase R$ 10.000 reais mais barato na versão DX CVT, e vem com os mesmos bancos em tecido, tem porta-malas maior e um indispensável câmbio CVT.

VW Golf 1.0 TSI Comfortline x Honda City Automático - comparativo

O Honda deve, sim, items para o Golf, como controle de estabilidade e tração e 5 airbags (o Honda só tem 2 airbags frontais). Mas pelos R$ 74.900 reais do Golf, pode-se optar pela versão EX do City, bem mais completa, com sistema de navegação integrado no sistema de infotainment, bancos em couro e rodas de alumínio e o câmbio CVT.

VW Golf 1.0 TSI Comfortline x Honda City Automático - comparativo

Em termos de desempenho, o City 1.5 CVT, com aceleração de 0 a 100 km/h em torno de 11 segundos é um pouco mais lento que o Golf 1.0 TSI (9.7 segundos), mas, em compensação, o Honda é mais econômico, e muito mais confortável (pela oferta de transmissão automática).

VW Golf 1.0 TSI Comfortline x Honda City Automático - comparativo

Em resumo: O Honda City 1.5 CVT também é uma opção mais interessante que o Golf 1.0 TSI.

Outros concorrentes indiretos: HR-V LX CVT e Hyundai HB20S Automático

O Honda HR-V foge um pouco da faixa de preço do Golf, já que o modelo mais barato LX com transmissão CVT custa R$ 86.800 reais, que é mais de R$ 10 mil acima do Golf 1.0 TSI. O Honda deve 5 airbags, e um sistema multimídia mais completo, mas tem mais porta-malas (410 litros contra 380 litros do Golf), mais espaço traseiro, e é um "SUV" - categoria considerada superior no mercado brasileiro.

VW Golf 1.0 TSI Comfortline x Honda HR-V - comparativo

Há a opção também do Honda HR-V LX com câmbio manual, que sai a R$ 78 mil reais, mas, neste caso, o Golf 1.0 TSI é uma opção melhor. De qualquer forma, não consideramos nenhum dos dois (Golf 1.0 TSI e HR-V LX com transmissão manual) viável pela ausência de transmissão automática.

VW Golf 1.0 TSI Comfortline x Hyundai HB20S Automático - comparativo

Outro modelo que pode ser considerado como concorrente indireto do Golf 1.0 TSI é o Hyundai HB20S Automático. No preço do Golf 1.0 TSI básico manual, leva-se um HB20S Premium completíssimo, com 4 airbags, bancos em couro, ar-condicionado automático, entre outros itens.

VW Golf 1.0 TSI Comfortline x Hyundai HB20S Automático - comparativo

O HB20 fica devendo recursos como controle de estabilidade e tração, e bebe 20% a mais. Mas ele vem com uma transmissão automática de seis marchas bastante competente - o que, por si só, o torna uma opção mais interessante que o Golf 1.0 TSI MT.

Vídeo - VW Golf 1.0 TSI - Brasil



Conclusão

O Golf 1.0 TSI 2017 é um carro moderno, com elevado nível de segurança, atualizado em relação ao que é oferecido no exterior, bem acabado, com desempenho adequado e consumo relativamente baixo.

VW Golf 1.0 TSI Comfortline  2017

Mas ele se torna pouco competitivo no mercado por não oferecer câmbio automático e por ser mais caro que modelos de segmento superior, como o Corolla, que tem opção com transmissão automática R$ 6.000 reais mais barata que o Golf 1.0 TSI MT.

89 Comentários

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  1. Corolla não tem controles de estabilidade e tração, só isso já é motivo pra não comprá-lo. O ESC é o segundo dispositivo de segurança mais importante do mundo, só atrás do cinto de segurança. De acordo com o EuroNCAP vc tem 50% mais de chance de morrer dentro de um carro sem ESC do que com ESC.
    Pagar mais de 70 mil em um carro sem segurança? Sem chance.

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    1. É verdade. o problema é que o consumidor não vê o ESC e o ASR. E é o tal negócio: o que o olho não vê, o coração não sente.

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    2. Concordo com voces. É ridicula a postura adotada pelo Carblog pra nao dizer outra coisa. Até ontem o Carblog era um defensor implacável da segurança ativa e passiva nos automoveis modernos e hoje acabo de ler um texto totalmente sem isençao. Conversa de vendedor
      Decepção Fabio. Eu que rodo muito em estrada o controle de estabilidade e outros itens de proteção do Golf são fundamentais. Compro hoje qualquer sedan menos um Corolla pela falta de controles dinamicos. Pagar 70 k num carro sem ESC nem em pesadelo.

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    3. E sempre andei com carro sem controle de estabilidade, e nunca tive problemas. Concordo que é um recurso importante, mas, no meu tipo de uso, não faz a menor diferença.
      Quem anda dentro dos limites legais, não sentirá falta de ESC.
      Agora, quem anda em cidade, vai sentir muita falta de um câmbio automático. E isso o Corolla tem, e o Golf 1.0 TSI não tem.

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    4. Nos anos 90 todo mundo andava sem cinto de segurança, e muita gente nunca teve problemas. Não existia freios ABS, mas muita gente nunca teve problemas.
      Infelizmente muita gente morreu também...prefiro andar em um carro com o "anjo da guarda" (ESC) do que desamarrado.
      Mas...o brasileiro prefere carro "grande", "altinho", central multimídia xing-ling...

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    5. Concordo com você. O item mais importante para a segurança, é o bom motorista.

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    6. O problema aí não é o motorista e sim os outros motoristas!

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    7. Desculpa ai mas fechar os olhos pra tecnologia disponivel é no minimo demonstração de falta de critério. Quantas vezes todos nós aqui nos deparamos num rastro de agua corrente atravessando sobre o asfalto principalmente na serra. Numa situaçao dessas o ESC e ABS sao fundamentais. Nada a ver com limite de velocidade na via. Mas cada um faz o quer com seu dinheiro. Se posso eu só compro carro médio que é caro com toda a eltronica disponivel. Comprar carro sem ESC nem em pesadelo.

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    8. ESC é importante, com certeza, mas para quem anda mais na cidade não faz a mínima diferença, faz sim na estrada se vc estiver correndo e pegar uma aquaplanagem ou algo do tipo, eu tenho um golf e um corolla, concordo com a reportagem, a falta do câmbio automático é muito mais crítica do que o ESC.

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    9. Vc nunca sabe quando vai enfrentar uma situação de pista em condiçao adversa ou manobra brusca mesmo em cidade. Se o dinheiro permitir opta se pelo carro que oferece maior segurança ativa e passiva e nisso o Golf é inigualável sem chance pra concorrência.

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    10. Concordo plenamente!
      E se for pra ter melhor conforto,powertrain,segurança que esse Corolla peladão sem ''ESP'',o melhor custo x benefício x prazer em dirigir tem o C4Lounge THP auto Origine 2017 por 78000.Dá um banho nesse Corolla de entrada!!!

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    11. Ninguém está livre de precisar do esp, ele não apenas para quem corre, isso é muito óbvio.
      Ele pode te livrar de aquaplanagem, e não apenas quem corre está sujeito a aquaplanar.
      Se estiver chovendo e em uma curva a pista estiver suja com óleo ou até mesmo suja mesmo, no início quando começa a molhar forma um barro que pode fazer o carro perder o controle.
      Com pisa seca, sujeira na pista, pode tirar toda a aderência do carro.
      Desvio de emergência, seja por um acidente na tua frente, para escapar de um acidente ou desviar de um animal, um desvio brusco pode fazer o carro perder a traseira, é necessário dobrar para desviar e depois para retornar á linha reta, se a traseira escapa somente o esp vai trazê-la de volta.
      Nem o melhor piloto do mundo pode frear apenas uma das rodas para trazer o carro de volta para a linha reta, além do que em uma situação de emergência o tempo perdido até que nós consigamos reagir é grande demais.
      Eu gosto de comparar esp, esc e múltiplos airbags como um seguro, nunca tive o carro roubado e nas duas vezes que bati o seguro do culpado pelo acidente pagou o conserto,mas eu tenho o seguro e não apenas para eventualmente precisar pagar o conserto do meu carro, não é impossível que em um erro eu mesmo bata em alguém.
      É o mesmo com os equipamentos de segurança, eu nunca precisei de esp ou airbags mas nada impede que no futuro estes equipamentos sejam necessários, o sujeito que se considera o pica das galáxias, o fodão que não precisa de esp é no mínimo muito inocente.

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    12. Exato Marcio. Se posso ter um carro com toda a eletronica e equipamento como o Golf Tsi pra que vou comorar um pelo duro como o Corolla Gli que nem luzes de neblina tem?

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    13. Concordo com o Sérgio... e acho muito radicalismo avaliar a compra apenas pelo ESC....!!!! Utilizo estradas com frequência e quanto ao Corolla tenho só elogios....!!! O mesmo serve para o uso na cidade...!!!
      Analiso muitos outros fatores, que na minha opinião, são infinitamente mais importantes na compra de um bom veículo...!!!
      O mais importante e ser um motorista consciente com suas responsabilidades na condução de um veículo.

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  2. E outra, o Golf tem acabamento e construção muito melhores que o Corolla, além de ser muito melhor de dirigir, com direção direta (Corolla tem anestesia geral), dirigibilidade impecável, etc. O Golf é um carro pra quem gosta de carro, o Corolla é um meio de transporte.

    Quanto ao lixo do Honda city, melhor nem comentar...

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    1. Correto. Já comentei aqui coloquei um Comfort ao lado dum Altis. A construção e materiais utilizados no Golf é muito superior ao Corolla. Só nao vê quem nao quer.

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    2. Direção anestesiada? Você nunca deve ter dirigido o Corolla novo.

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  3. Por favor, né!
    Comparar Corolla com Golf é a mesma coisa que comparar um fusquinha com um Audi!
    Não tem comparação! Golf é um dos melhores carros do mundo!

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  4. Ontem mesmo liguei para o vendedor que me atendeu quando da "quase" compra do Golf 1.6, atrás de informações para a compra do 1.0TSI.
    Pedi a versão "básica", sem nenhum opcional, com exceção da cor prata metalico.
    Eles ainda não tem previsão de quando esta versão chegará para venda, mas aceitam encomenda, principalmente nessa versão "básica".
    Marcamos um encontro amanhã para fechar o negócio, principalmente antes que haja alguma "apreciação" no preço!
    O prazo de entrega será de até 45 dias.

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  5. Faltaram na lista de concorrentes Toro, Oroch, Saveiro Cross, Strada Xtreme, Dobló Adventure.... Pq se partir dessa premissa, todo mundo concorre com o Golf TSi. Acho que deveriam focar na categoria onde ele está e nos diferenciais que essa versão 'mil' oferece.

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  6. Genti, olha só gostei do Golf 1.0 tsi, mais nesses 75k que a VW tá pedindo, deveria vir câmbio automático. com câmbio mt não vai rolar.
    lançamento 1/2 fail da VW.

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  7. Amo o golf, mas a reportagem tem razão. Eu compraria o golf pq não troco o acabamento interno e o conforto por nenhum dos segmentos citados mas realmente falando na razão, o golf não é a melhor escolha, apesar de ser bom em tudo. As vezes eu chego a pensar o seguinte, melhor seria pra VW trazer o golf apenas importado do Mexico mesmo, ja que os preços estão acabamdo com o segumento

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  8. Mais em relação aos hatch o golf e a melhor compra, eu com 21 anos, escolheria o golf sem duvidas, amo seu design, mais o seguro ia ter que ser no nome dos meus pais.

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  9. Parabens uma materia sem ficar babando uma ou outra marca. Eu particularmente acho que ficou bem interessante essa versão do golf, mas quem procura um automático não o considera como opção.

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    1. Tem o MSI como opção com tiptronic.

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    2. Tenho dúvidas da permanência do MSI no portfólio da VWB. O mercado pede cambio AT...

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  10. Entenda que o GOLF é comparado a outras categorias de carro, porque o segmento de hatch médio está morrendo. São pouquíssimas opções hoje no mercado. Basicamente hoje são 4; golf, focus, cruze e o new civic. Os dois últimos, as versões hatch ainda não chegaram no mercado brasileiro. A política de preços / estratégia de venda praticada no golf pode ser bom para VW mas péssimo para o consumidor. O golf que era alemão tinha versões a partir de R$ 64.000,00 com diversos itens interessantes. Logo depois veio a importação do México e retiraram alguns itens; depois veio a nacionalização e mudaram a suspensão e mais itens como hill holder e auto hold. Já não bastasse isso, lançaram a versão 1.6 que é uma versão que demonstra que será descontinuada. E agora lançam o 1.0 com um motor mais eficiente que o próprio 1.6, porém terá que enfrentar um paradigma do mercado que motores de maior litragem rendem mais dos que o de menor litragem o que não é verdade hoje com o downsizing. Enfim com certeza a VW sabe o que está fazendo e deve praticar uma margem interessante de lucro mas os únicos que saem perdendo são única e exclusivamente nós consumidores. Entendo que a VW ajusta seu portfólio de acordo com a demanda do mercado e por esse ponto o golf 1.0 está precificado da maneira correta, entretanto o valor de R$ 74.000,00 acho um pouco acima do que esse carro realmente deveria custar.

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  11. Gente... comparar um Golf com o Honda City... E pior é dizer que este é melhor??? Compara o Golf TSi com o City LX Manual, com o Corolla Gli Manual...

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  12. Aí mostra que o site então não analisa quem verdadeiramente gosta de carros.
    O fato de ser manual não pode desmerecer carro nenhum. É uma característica, apreciável, diga-se de passagem.
    E restringir o comparativo com outros por isso é ainda pior. Não se pode analisar consumo por si só, o consumo dele não só é melhor que os concorrentes, como ele é bem mais eficiente, e isso sim conta... E ainda temos outros itens, como controle de estabilidade e tração, 7 airbags, nível de construção e plataforma infinitamente superiores, estabilidade, prazer ao dirigir, enfim, restrinfgir unica e exclusivamente ao câmbio mostra uma visão muito limitada do responsável pelo comparativo.

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    1. Discordo. Automático é uma tendência. Hoje na Europa para você querer um carro manual você precisa encomendar. O mercado está cheio de opções de carros com câmbio automático o que não se tinha antigamente. Quem aprecia câmbios automáticos também gosta de carros.

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    2. E mais e muito pessoal, eu mesmo nao acho graca em cambio automatico, principalmente quem gosta de sentir o carro, mesmo se tratando do DSG.

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    3. Comprei um focus 1.6 manual porque é manual, se houvesse um 2.0 manual teria sido a minha opção mas por ser automático eu não cogitei.
      E não importa se é powershift, o problema deste câmbio está resolvido, poderia ser um automático ou dsg, eu prefiro carros manuais.

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  13. Tenho um Golf Gti 2014 e meu pai tem um Corolla Xei 2015, moramos no Rio e temos o costume de ir à Aparecida do Norte pra benzer nossos carros qdo trocamos, e tenho que admitir que o Toyota e bem mais confortável para viajar dentro dos limites de velocidades.
    Gostaria de perguntar aos especialistas que frequentam o site, se o Corolla é tão ruim como dizem, por que é um dos carros mais vendidos do mundo?

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    1. Tenho curso de pilotagem e já andei a mais de 200 km/h várias vezes, realmente o Gti faz isso parecer muito fácil e seguro, mas pro trânsito das cidades grandes o câmbio automático tornou-se excencial.

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    2. José Luis, por que você achou o Corolla "bem mais confortável para viajar dentro dos limites de velocidades"? O câmbio DSG do GTI é no mínimo tão confortável quanto o CVT do Corolla, então não deve ter nada a ver com câmbio.

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    3. Ele quis dizer macio, pq o corolla e um carro para ser curtudi na paz, e o GTI e um esportivo, entao qualquer esportivo de verdade vai ter esse acerto. Eu nao andei em BMWs e AUDIs, mas ja ouvi falar que sao ate mais duros que o GTI. Nao sei

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    4. José, o teu gti é um carro um pouco mais duro que a média, um golf tsi, ou focus ou um cruze não são carros tão firmes.
      O corolla não é ruim, mas exceção ao conforto não se destaca em nada, nos EUA ele tem esp desde o básico, algo que o nosso está devendo.
      Outro ponto que comentam é que lá ele também é bem simples, ok, mas lá o posicionamento de mercado é outro, ele é feito para se popular, aqui não, o atual corolla perdeu qualidade de acabamento e equipamentos para o corolla anterior.
      Mas, certa está a toyota, se o consumidor não dá valor ao seu dinheiro ok, dependa o carro e aumenta preço, o objetivo da toyota é lucro.

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  14. Dentre todos eles o Corolla parece ter o interior mais simples, simples até demais.

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  15. Uma coisa, quem vai comprar um carro, não fica restrito a categorias, mas sim ao seu orçamento. E aos requisitos que ele julga necessários para fazer uso do carro, se câmbio automático ou manual, porta malas maior ou menor, cidade ou estrada, e tantos outros aspectos que as vezes são inimagináveis para alguns, mas importantes para os outros. Alguns acham que um item é mais importante que outro, e por pensar assim acham que ele é o mais certo, e desta forma os demais errados e burros. Mas a estes de plantão, burra é a unanimidade, e a falta de pluralidade.

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    1. Perfeito, Luciano. E eles tb se esquecem que antes da dupla airbag e abs serem obrigatórios, o Corolla já trazia esses equipamentos de série, enquanto as outras montadoras os ofereciam como opcionais mesmo nos top de linha GLSi, Guia, Elite... O fato é que nossos carros são caros em preço e pobres em segurança de série.
      Vamos lembrar tb que a VW e a Fiat, por interesses próprios ($), quiseram adiar a obrigatoriedade do airbag/abs.

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    2. Perfeito, Luciano. E eles tb se esquecem que antes da dupla airbag e abs serem obrigatórios, o Corolla já trazia esses equipamentos de série, enquanto as outras montadoras os ofereciam como opcionais mesmo nos top de linha GLSi, Guia, Elite... O fato é que nossos carros são caros em preço e pobres em segurança de série.
      Vamos lembrar tb que a VW e a Fiat, por interesses próprios ($), quiseram adiar a obrigatoriedade do airbag/abs.

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    3. José, isso é passado, hoje a toyota está sonegando esp e asr enquanto os concorrentes oferecem alerta de ponto cego, frenagem autônoma, lane assit e outros mais.
      A toyota parou no tempo, quando ela finalmente oferecer esp no corolla os concorrentes já estarão vários degraus acima.
      Quando anos até o corolla oferecer frenagem autõnoma? Dez?

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    4. Golf alemão veio pro Brasil oferecendo freio de estacionamento eletrônico com Auto-Hold, Start-Stop, Park Assist 2.0, Piloto Automático Adaptativo com Stop And Go, Dynamic Light Assist com Farol alto automático, Lane Assist, Front Assist, City Emergency Break, Detector de Fadiga, Multicollision Break, Pro-Active...fora o motor turbo com 25,6 kgfm de torque e um câmbio DSG/S-Tronic com trocas em 8 milissegundos.
      Talvez em 2030 a Toyota faça o Corolla com esses itens...

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  16. Achei a matéria bastante interessante e elucidativa , aliás, a mais isenta que já vi publicada aqui. Foi feito um comparativo e mostrado os prós e contras de cada veículo. Posto isso, cabe a cada um avaliar os itens de segurança / acabamento / conforto ou carroceria que mais lhe agrada. Acredito ser essa a base para um jornalismo confiável e imparcial , fornecer a informação. Faça a sua escolha as opções estão ai.

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  17. Tenho um Golf Gti 2014 e meu pai tem um Corolla Xei 2015, moramos no Rio e temos o costume de ir à Aparecida do Norte pra benzer nossos carros qdo trocamos, e tenho que admitir que o Toyota e bem mais confortável para viajar dentro dos limites de velocidades.
    Gostaria de perguntar aos especialistas que frequentam o site, se o Corolla é tão ruim como dizem, por que é um dos carros mais vendidos do mundo?

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    1. José, muitos especialistas, são analistas de ficha técnica, e reoetidores do que ouviram falar, taxam um carro de bom ou ruim, sem nunca ter ao menos entrado nele. Como ninguém diz o que tem, fica fácil avacalhar e/ou endeusar alguns. Em tempo tenho um corolla xei 15, e um Speed up!.

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    2. Já tive Corolla GL 1.6 auto, tive outro 1.8 VVti auto, e hoje tenho um Golf TSI DSG. Ninguém diz aqui que o Corolla é ruim. Corolla é sim um carro básico, não tem nada de especial, sai de traseira com facilidade, nem ESC tem! Aqui no Brazil a Toyota dá uma maquiada, perfumada, coloca preço alto e vende como carro de segmento superior. É um carro simples e durável, mas tosco, carro de frota, nada mais que isso. Quem tem um GTI sabe a que me refiro...materiais, eletrônica embarcada, tecnologia, comportamento dinamico. Mesmo um Speed Up é melhor carro que um Corolla em termos de desempenho em estrada, dinâmica e dirigibilidade.

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    3. Não é ruim , longe disso, confiável e te leva para onde vc quiser, só que realmente tem poucos equipamentos e é um carro que não te surpreende em nada, está tudo onde deveria estar e só.

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    4. Exato Ze e a Toyota cobra demais por esse carro. Um bom carro que está defasado na eletronica de segurança. Eu não compro mais e não recomendo Corolla.

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  18. E se o golf tivesse o cambio AT6 por 75k já estaria valendo a pena?

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  19. Corolao é o carro, para viajar é excelente. Nao desconsidero o Golf o que complica é o valor do carro, se tivesse por uns 65 mil valeria a pena.

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  20. Engraçado, quando a VW lançou o Golf 1.6 msi todos criticaram o eixo de torção, o freio de mão mecânico etc, ai agora vem esse comparativo sem sentido, só por causa do preço, são públicos totalmente diferentes, e ainda querem colocar o Corolla (nada contra o carro, afinal tem seus méritos também)num patamar que ele não se enquadra perto dos itens de segurança ativa e passiva que estão no Golf, olhem a diferença de quantidade de Air Bags, controle de tração e estabilidade(ate uno já tem). Quanto a dizer que o ESP não faz falta, é o mesmo que dizer que não faz seguro de acidentes por que sabe dirigir melhor que todo mundo e nunca vai se envolver em acidentes, seguro se faz, desejando nunca precisar usar, mas se acontecer acidentes melhor ter, da mesma forma é o ESP, melhor não usar, mas numa derrapagem melhor ter...

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  21. Sensor frontal com projeção da trajetória.

    Tem gente que acha que controle de estabilidade é tudo igual.

    O ESP do Golf possui uma série de sistemas de segurança:

    - Bloqueio de diferencial EDS freando a roda para impedi-la de patinar e transfere a tração para a outra roda, mantendo na trajetória e XDS que reage ao alívio da roda pra impedir derrapagem em curvas.

    - Controle de tração ASR diminui a tração do motor para as rodas em situação de patinagem.

    - BAS assistente de frenagem que identifica situação de emergência e aplica força extra ao ABS para diminuir a distância de frenagem.

    - Multicollision Brake, ao detectar colisão ele freia automaticamente o carro pra tentar evitar danos piores e ainda fecha os vidros.

    Não sei se manteve no nacional, mas o Golf ao menos importado tinha até alarme.

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  22. Como o pessoal ja falou aqui, antigamente nao existia nada dessas tecnologias e dirigiamos sem reclamar. Mas do meu ponto de vista controle de tração, estabilidade e de largada quem deve vir sao carros com motor maior tipo camry, azera, jetta tsi etc. Morei no japao um tempo e ja dirigi varios carros: toyota aristo v6 biturbo, mazda rx7 e toyota supra e sei o quanto eles sao animais!
    Aqui no brasil o pessoal so se preocupa quem faz 0 a 100 mais rapido, ou quem tem mais cavalos etc. Se for assim entao, um mazda Rx8 tem motor 1.3 aspirado de 260cv e faz 0 a 100 em 6s.
    Uma vantagem do cambio cvt é na hora de pegar estrada, pois a 120km/h fica em 2000 rpm, contribuindo na autonomia e ruido. E nao cansa quem usa todo dia na cidade.
    Ja o golf é legal pra brincar, dar umas puxadas e tal, mas na estrada não sei se aguentaria andar o tempo todo a uns 170/h por exemplo por causa de aquecimento da turbina.

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    1. Matsuo. como vc disse foi antigamente, hoje a turbina do Golf TSI não esquenta, e antes de desligar o motor não precisa ficar em marcha lenta por um minuto pra turbina resfriar como na Hilux até 2015.

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    2. Comparando um motor a gasolina com um diesel?

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    3. Nunca li tanta besteira! Segurança é necessário em qualquer situação, não apenas em super carros. Corolla é um bom carro, e só! A toyota se aproveita da fama de inquebrável e do bom pós-venda, para vender carros pelados. Meu pai dirigia antigamente, e está vivo. Mas muitas mortes no trânsito, poderiam ter sido evitadas por tecnologias já disponíveis na Europa e USA. Enfim, se itens de segurança não fossem necessários, o ESP não seria obrigatório nos USA e na Europa e só a Toyota BR estaria certa, e todas as outras montadoras estariam no caminho errado. Lamentável seu comentário.

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  23. Se esse golf 1.0 viesse por esse preço com cambio AT e bancos de couro valeria muito a pena, mas como sabem isso só vai acontecer quando porcos voarem.

    Caso lançararem a versão com cambio at vai passar dos 90 mil com alguns opcionais. Vai vender cada vez menos.

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    1. Exatamente, a volks peca nesses aspectos. O que adianta ter toda e essa tecnologia e não ter câmbio automático, um porta-malas decente para a categoria, pacote de opcionais com couro mais em conta. O carro é excelente, mas peca nesses aspectos básicos, e é onde honda e toyota nadam de braçadas.

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  24. http://www.car.blog.br/2016/01/vw-golf-16-msi-flex-at-preco-de-r-80.html
    Não entendi,na mateia de vcs com o link acima o golf 1.6 com menor desempenho e maior consumo tem preço justo pra brigar, mas o 1.0 tsi que anda mais, bebe menos e ainda é mais barato não vale a pena???lol!!!!!
    bela reportagem

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  25. A engraçado é que são carros de categorias diferentes não entendi essa comparação

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  26. No texto diz: "Mas com os R$ 6.000 reis que se economiza no Corolla, dá para colocar esses itens por fora - como acessórios. E se você exigir ou quiser que venham instalados de fábrica, basta optar pelo Corolla GLi Couro, que já vem com tudo isso e ainda bancos em couro, comandos multifuncionais no volante, entre outros itens." O blog só esqueceu que esse corolla gli couro custa 85mil reais, ou seja, se for acrescentar esse kit dignidade 2, o carro sai fora de realidade da comparacao com o golf de 75k.

    Nao sei como vao ter pessoas que compram o carro nesse preço sem comandos no volante e bancos de couro.

    Acho que seria justo esse golf por 67k com couro, comandos no volante e automático. Aí levaria. Mas acho que estou sendo inocente pensando assim, tendo em vista os preços abusivos das opções disponíveis no setor atualmente rs..

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  27. Os fanboys do golf pirando com a matéria, kkkkk. Esta matéria não afirmou q o golf é um carro ruim, aliás ele é um excelente carro (superior em vários aspectos ao corolla, city, hr-v, etc): "O Golf 1.0 TSI 2017 é um carro moderno, com elevado nível de segurança, atualizado em relação ao que é oferecido no exterior, bem acabado, com desempenho adequado e consumo relativamente baixo."

    O que a matéria quis deixar claro é que o golf pecou por não trazer itens considerados essenciais ou básicos como transmissão automática, controle no volante de série, espaço interno e porta-malas decente.Seu consumo e desempenho não ficou tão surpreendente como se esperava do carro, e cobra um preço acima de outros modelos que contam com esses itens. Fora que só para ter controle no volante e bancos de couro vc é obrigado a adquirir 2 pacotes que levarão o carro para mais de 82k!!!

    Falta à Volks alguém com mentalidade de marketing que consiga colocar em prática a máxima "ofereça aquilo que o cliente quer, não o que vc acha que ele quer". Com trânsito cada vez mais engarrafado das cidades, ter câmbio automático não é mais luxo, mas uma necessidade. Se somente 20% das vendas são manuais, a falta de um AT foi um tiro no pé. E quando lançarem o 1.0 com AT deverá vir por mais de 80K iniciais. Daí a conta não fecha e a galera pula pra concorrência.

    Eu não acho corolla, city ou HR-V nada demais, mas a falta de uma opção que me atenda, acaba direcionando-me para um deles. Nem o acabamento do novo civic achei bom, mas com preços premiuns e manutenções absurdas de BMW, MB e Audi, acabo tendendo a escolher o civic msm.

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  28. Quando li o título achei meio estranha a comparação. Mas concordo totalmente com a matéria, essa versão 1.0 TSI com câmbio manual apenas não tem sentido. É uma experiência da VW? Que conclusão vai ser tirada de testar no mercado um carro excelente, com motor excelente mas sem câmbio automático? Parece a Peugeot com o 2008. Sem nexo. Era melhor esperar um pouco mais, matar esse 1.6 que não vai fazer falta e lançar direito o 1.0 TSI. VW tá perdida....

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  29. Concordo com o Regis K. Lancer HL automático completo por 69990 e a melhor opção atualmente. As vendas do lancer melhoraram muito em julho e agosto.

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  30. Comparar o Corolla com o Golf é dose, Golf muito superior em tudo em relação ao Corolla(exceto a versão 1.6..), mais prazeroso em dirigir, mais ágil,montagem e acabamento impecável e principalmente mais seguro que o Corolla em qualquer situação, acho que falar que o Corolla vale mais a pena que o Golf somente devido ao cambio cvt é um erro, visto que hoje em dia as pessoas estão mais antenadas com itens de segurança ativa/passiva e desempenho, a unica coisa em que o Corolla é melhor é na sua rede de concessionários, pois nisso a Toyota esta muito a frente da Volks, pra vocês verem a diferença de nível de projeto, o Golf com um motor 1.0 TSi que anda mais que um 1.8, alem disso da um banho em itens de serie no Coroll, ou seja, não a comparação em nenhuma versão entre Golf x Corolla em que o carro da Toyota seja uma melhor opção.

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  31. Minha conclusão: nenhum supera o Gol; Corolla GLI não tem consumo só de 2% a mais; dá quase 10% no etanol e anda bem menos.; só dois airbags, não tem item nenhum de segurança, acabamento inferior, não tem roda de liga e olha esse painel, parece do século passado.A estrutura do Gol é moderníssima, 5 estrelas em qualquer versão. O demais então, não dão nem para o começo. Você estão nervosinhos porque a VW não colocou cambio automático só isso!Calma, virá com o tempo; é s´[o sair a versão 1.6 de linha, o que não deve demorar muito.

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  32. Bom o corolla Gli Upper automatico, é vendido aqui em SP por módicos R$82.000,00
    Portanto esse preço de R$69.900,00 é fake

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    1. 70 mil é o GLi de entrada, não o Upper.

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    2. Essa configuração é mais para vendas PCD e vem mais pelado que minha vizinha trocando de roupa na janela do apartamento.

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  33. Só quem passou por um acidente atrás do volante sabe o que significa a falta do controle de tração e controle de estabilidade, e dizer que o carro peca por não ter câmbio automático mesmo que seja pela faixa de preço não procede!
    Porque? quem quer um Corolla não compra Golf e vice versa.
    O que desejamos e demora pra acontecer é preços mais justos em qualquer carro fabricado ou importado no país.
    O câmbio automático é confortável? sim...claro...mas quem tem tesão em dirigir um carro mais na mão prefere sempre um manual ainda mais 6 marchas.
    Eu já tive carro automático, mas para meu gosto, este câmbio de 6 marchas é maravilhoso (tenho um Fox Pepper) e não quero mesmo um automático.
    Muito provável este Golf seja uma boa opção para minha garagem...e focus...sem dúvida vem ai um ecoboost, principalmente se as vendas do Golf passarem as do Focus cujo o segmento esta penando e perdendo força.

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  34. Coitado daqueles q compraram a versão 1.6. Ele já baixou 5k na tabela e na prática estão vendendo mais barato ainda a 71k. Isso mostra o qto a montadora já lucra com o carro e possui margem para dar descontos. O 1.6 tem dias contados e o 1.0 vai ter seu preço apreciado assim como ocorreu com o 1.4.

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  35. acho que essa versao tsi e pra testar o mercado. Aprovando a VW vai logo tirar a 1.6 de linha e deixar o golf apenas TSi. Acho que fica tudo como esta ate a reestilizacao do golf em 2018 que pode trazer novamente a suspensao ML e o cambio DSG banhado a oleo

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    1. Fio, esquece suspensão multilink no Golf no Brasil que não seja o GTI. Não tem a menor lógica essa suspensão nos Golf nacionais. Só pede suspensão multilink gente idiota que não entende nada de engenharia.
      O sujeito que pede suspensão multilink no Golf é o típíco analista de ficha técnica, um imbecil.
      É imbecilidade sem tamanho esse mimimi sobre multilink na traseira.
      O Golf nacional com suspensão por eixo de torção é muito mais macio, mais robusto e de manutenção muito mais barata que os Golf importados com multilink.
      Pior: colocar um multink no Golf nacional sujeitaria o consumidor a um custo mais elevado sem que haja qualquer benefício, já que multilink é mais dura, mais firme, exige uma cara e dispensiosa e constante manunteção para alinhamento na traseira (enquanto o Golf nacional jamais terá que alinhar na traseira).
      A VW Brasil tanto confia na suspensão do Golf nacional, que colocou ela no Golf Variant que vem do México com tal suspensão específico para o Brasil. Ou seja, gastaram dinheiro para trocar a suspensão do Golf Variant vendido no Brasil pois está claro que a suspensão usada no Brasil é infinitamente superior ao multilink em todos os sentidos.

      Eu sei que os manés de mimimi vão repetir: "e o Focus e o Civic"? mimimi. Bom, o que se pode esperar desses sujeitos que não sabem pensar? A Ford e a Honda não oferecem Focus e Civic no Brasil com suspensão que a VW adota no Golf e a Toyota no Audi por uma questão de custo. Elas não quiseram gastar mais para oferecer ao brasileiro uma suspensão adequada à sua realidade. Então elas falam que o multink é melhor, e sai um monte de papagario repetindo o mantra, sem pensar (eles não tem capacidade de pensar, apenas de repetir).

      Enfim, depois de Golf Variant nacional com suspensão semi-independente, só há uma explicação para esse povo do mimimi multilink: IDIOTIA. E isso não tem cura!
      Então, se vc faz parte desse indesejável grupo de pessoas de baixo QI, melhor ficar quieto para não queimar o seu filme.

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  36. Brasileiro não gosta de carro, na verdade, desconhece, acha sem graça e quase que detesta o "mundo automóvel" - exceção a gente como nós. Mas brasileiro, como um ser superficial e sem muita base cultural e histórica, gosta e idolatra o status associado ao carro - por isso, acho que esse bom Golf 1.0 não vai emplacar: o consumidor típico vai criticar o câmbio e o motor 1.0 (ambos de "gente pobre").

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    1. Besteira. Brasileiro, especialmente o que tem dinheiro para comprar Golf, não é burro como vc pensa.
      O Up! TSI está aí para mostrar. A VW estimava que seria 20% do mix do Up!, e hoje é mais de 50%.
      O Golf 1.0 TSI ninguém diz que é 1.0. Todo mundo diz que é TSI.

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  37. Ao contrário do que o texto faz questão de ressaltar eu fico com o Golf e o principal motivo é justamente a transmissão manual que, para quem gosta de dirigir, ainda é muito mais divertida.
    Um verdadeiro alívio para o stress.

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  38. Gostaria de saber a opinião de vocês acerca de qual suspensão é mais macia ao rodar (que absorve melhor as irregularidades do solo), a multilink ou a de eixo por torção. Qual destes carros é mais macio: o golf TSI 1.0, com eixo de torção, o golf 7, com suspensão multilink, ou o corolla, com eixo de torção? É verdade que o corolla tem uma suspensão mais macia que a do golf, apesar de alguns afirmarem que a dirigibilidade do hacth é muito mais prazerosa? Em uma viagem longa (+ ou - 500 km), qual deles cansa menos o motorista? Observem que não estou me referindo à segurança nem à capacidade de fazer curvas com mais precisão e de ter engates mais rápidos, pois isso ficou bem claro nos comentários aqui descritos que o golf tem mais tecnologia nesses quesitos. Quero saber apenas do aspecto maciez, e se a VW fez bom negócio em mudar a suspensão do golf p eixo de torção. Grato.

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    1. Eu tenho os dois carros. Um Golf 2013 com multilink e um nacional 2016 com eixo de torção, que inclusive estamos fazendo um teste de longa duração:

      http://www.car.blog.br/search/label/longa-duracao-golf

      E já testei o Corolla também:

      http://www.car.blog.br/2017/05/toyota-corolla-2018-defeitos-falhas-e.html

      O Golf nacional, com eixo de torção, é mais macio e agradável que o importado, com multilink.

      Entretanto, é importante ressaltar que TODOS os Golf com motor 1.0 TSI vendidos no mundo, inclusive os vendidos na ALemanha, usam suspensão exatamente como o modelo brasileiro (interdependente por eixo de torção).

      Golf com suspensão multilink só os modelos com mais de 150 cv na Europa e com gasolina. Todos os diesel na Europa vem com eixo de torção também.

      Entre os dois, o Golf com eixo de torção é mais macio, mais silencioso. As vantagens de suspensão multilink só aparecem em contornos de curvas em alta velocidade, acima de 180 Km/h. Como isso é proibido no Brasil, não tem sentido algum suspensão multilink no Brasil.

      Para o uso por aqui, o eixo de torção é superior, pois é mais macio, não tem diferença alguma de comportamento dinâmico abaixo de 180 Km/h.

      E o esquema de eixo de torção é indiscutivelmente mais robusto e de manuteção mais barata, e muito mais resistente.

      O eixo de torção não desalinha nunca, e exige manutenção quase zero.

      Já o multilink exige alinhamento traseiro, é um esquema mais sofisticado e delicado. Não adequado à realidade brasileira.

      Então, entre um Golf com multilink (até 2015) e um com eixo de torção (de 2016 em diante), recomendo que opte pelo com eixo de torção, que também tem um câmbio automático mais robusto (TipTronic, de origem Toyota).

      O Golf nacional é superior.

      Agora, em termos de maciez de suspensão, o Corolla é ainda mais macio que o Golf nacional. Mas não tem o mesmo comportamento dinâmico exemplar do Golf. O Corolla tomba mais em curvas que o Golf. Mas a suspensão do Corolla é marginalmente mais macia.

      Entre os dois, eu prefiro o Golf, pois tem um balanceamento melhor entre conforto e comportamento dinâmico.

      E o Golf tem acabamento bem superior, e é mais prazeroso de ser conduzido.


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  39. Gostaria de saber a opinião de vocês acerca de qual suspensão é mais macia ao rodar (que absorve melhor as irregularidades do solo), a multilink ou a de eixo por torção. Qual destes carros é mais macio: o golf TSI 1.0, com eixo de torção, o golf 7, com suspensão multilink, ou o corolla, com eixo de torção? É verdade que o corolla tem uma suspensão mais macia que a do golf, apesar de alguns afirmarem que a dirigibilidade do hacth é muito mais prazerosa? Em uma viagem longa (+ ou - 500 km), qual deles cansa menos o motorista? Observem que não estou me referindo à segurança nem à capacidade de fazer curvas com mais precisão e de ter engates mais rápidos, pois isso ficou bem claro nos comentários aqui descritos que o golf tem mais tecnologia nesses quesitos. Quero saber apenas do aspecto maciez, e se a VW fez bom negócio em mudar a suspensão do golf p eixo de torção. Grato.

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    1. Eu tenho os dois carros. Um Golf 2013 com multilink e um nacional 2016 com eixo de torção, que inclusive estamos fazendo um teste de longa duração:

      http://www.car.blog.br/search/label/longa-duracao-golf

      E já testei o Corolla também:

      http://www.car.blog.br/2017/05/toyota-corolla-2018-defeitos-falhas-e.html

      O Golf nacional, com eixo de torção, é mais macio e agradável que o importado, com multilink.

      Entretanto, é importante ressaltar que TODOS os Golf com motor 1.0 TSI vendidos no mundo, inclusive os vendidos na ALemanha, usam suspensão exatamente como o modelo brasileiro (interdependente por eixo de torção).

      Golf com suspensão multilink só os modelos com mais de 150 cv na Europa e com gasolina. Todos os diesel na Europa vem com eixo de torção também.

      Entre os dois, o Golf com eixo de torção é mais macio, mais silencioso. As vantagens de suspensão multilink só aparecem em contornos de curvas em alta velocidade, acima de 180 Km/h. Como isso é proibido no Brasil, não tem sentido algum suspensão multilink no Brasil.

      Para o uso por aqui, o eixo de torção é superior, pois é mais macio, não tem diferença alguma de comportamento dinâmico abaixo de 180 Km/h.

      E o esquema de eixo de torção é indiscutivelmente mais robusto e de manuteção mais barata, e muito mais resistente.

      O eixo de torção não desalinha nunca, e exige manutenção quase zero.

      Já o multilink exige alinhamento traseiro, é um esquema mais sofisticado e delicado. Não adequado à realidade brasileira.

      Então, entre um Golf com multilink (até 2015) e um com eixo de torção (de 2016 em diante), recomendo que opte pelo com eixo de torção, que também tem um câmbio automático mais robusto (TipTronic, de origem Toyota).

      O Golf nacional é superior.

      Agora, em termos de maciez de suspensão, o Corolla é ainda mais macio que o Golf nacional. Mas não tem o mesmo comportamento dinâmico exemplar do Golf. O Corolla tomba mais em curvas que o Golf. Mas a suspensão do Corolla é marginalmente mais macia.

      Entre os dois, eu prefiro o Golf, pois tem um balanceamento melhor entre conforto e comportamento dinâmico.

      E o Golf tem acabamento bem superior, e é mais prazeroso de ser conduzido.

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  40. Fábio LM, bastante esclarecedor seu comentário. Eliminaram minhas dúvidas quanto a esse tema. Obrigado pela atenção. Tenho interesse de comprar um golf daqui dois anos (agora sei que é o nacional, por eixo de torção). Contudo, por ora, pretendo comprar um cross up! tsi. Só estou achando o preço um pouco salgado. A NASA, do grupo SAGA, concessionária da VW aqui de Anápolis -GO, está vendendo o modelo, com composition phone incluso e banco de couro, na cor branca, por R$ 55.900,00. Será que compensaria eu esperar mais uns 2 meses, quando estaria bem ativo no mercado o Renault Kwuid, para ver se a VW reduziria o preço do up! tsi? Será que essa disputa de mercado poderá fazer com que a VW reveja sua política de preços em relação ao seu subcompacto turbo? O que vocês acham?

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